segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

CRÔNICA DA ALMA - NOSSO INTERIOR!!!

Estar longe de casa é muito agradável para relaxar, passar em exame nossos pensamentos, analisar nossa vida, e também para esquecer tudo isso ao mesmo tempo. Seja que lugar for em que estejamos, sempre é diferente de nosso lar, aqui no interior o ritmo e o tempo parecem ser outros. O céu tem um azul mais forte, pode ser por não haver tanta poluição, apesar que às vezes vem pelo ar o cheiro de azedume da cana de açúcar sendo processada em destilarias para virar pinga, isso é poluição do interior, e fede muito!
Aqui não há ônibus para locomoção, como a cidade é pequena, os trajetos podem ser feitos à pé, de bicicleta ou de carro. Em meia hora de caminhada percorremos a cidade. As ruas são calmas, há apenas um edifício na cidade bem no centro, há uma parte de casas normais, outra onde percebe-se uma maior simplicidade e uma outra ainda onde a riqueza impera, provavelmente aqueles que mandam na cidade. Há desde construções mais pobres até as mais luxuosas, aparentemente parecem viver todos em harmonia. Todos na rua dizem bom dia ou boa tarde, mesmo que não conheçamos a pessoa. O movimento é um pouco mais lento do que na cidade grande.
Há um ar mais familiar, mais amigo, a cidade na verdade é como um círculo, um núcleo fechado, todos sabem de todos, as informações correm de casa em casa ou de grupos de amigos para amigos, um acontecimento se espalha, a vida na cidade pequena perde um pouco da sua privacidade, há um olho ou ouvido apostos para saber e informar. Seria isso mais familiar? Mais amigo?
No entanto os dias passam rápidos mesmo com um movimento mais lento, o relógio é igual em todo lugar, as horas voam na cidade do interior, mesmo no fazer nada. Quem não é morador o dia parece feriado, mas para os moradores o ritmo do trabalho existe, apesar de ser muito diferente da cidade grande, o comércio da cidade abre ao mesmo tempo, e cada um segue seu dia de trabalho, mas não estressante, pelo menos ao olhar nosso alheio de forasteiro, todos trabalham em harmonia, não é a loucura de Sampa! Trânsito não existe, a cidade só tem um sinal de trânsito, a delegacia está constantemente fechada, dizem que a criminalidade é 0,1%! Não há corpo de bombeiros, acho que nunca houve um incêndio por aqui, caso aconteça, usarão um caminhão pipa da prefeitura ou precisarão chamar os bombeiros de uma outra cidade. Calmaria no ar, nas pessoas! Será que é assim mesmo, ou é nosso olhar de xereta que não vê o que há por trás disto tudo?! Segredos? Escândalos? Traições? Mentiras? Farsas? Loucuras? Drogas? Sexo? Será que o interior está livre das condições humanas?
No carnaval há uma transformação, todos os jovens da cidade e mais das outras cidades ao redor se agrupam na avenida principal onde há vários blocos formados pelos jovens da cidade que fazem o carnaval do interior. Carnaval de rua? Marchinhas? Desfile de carros? Som normal, todos bem vestidos??? Não muito pelo contrário, aqui rola muita música eletrônica no último volume, um pouco de música de carnaval, axé, todos os jovens bebendo cerveja, vinho..., poucas roupas, as meninas com vestes mínimas e os garotos sem camisa e mostrando a cueca, e muitos bêbados!!!! Cidade do interior? Sim aqui o carnaval é assim uma verdadeira bagunça “organizada” onde rola muita bebida, droga, e sabe mais o quê! A cidade grande invadiu o pedaço? Ou é onde os jovens agem como os da cidade grande? Ou na verdade não há grande diferença? O carnaval daqui é assim uma grande balada ao ar livre!
Interior, paz, tranquilidade, sossego, ele existe, mas às vezes ele não fica nada a dever à nossa cidade grande! Quem está fugindo do que? Grande x Interior! Onde quer que estejamos ou moremos, todos somos humanos imperfeitos, sujeitos às vicissitudes da vida, não dá para julgar e nem podemos, resta-nos entender e ser um dos que podem fazer alguma diferença neste contexto!
Interior... Um sonho... Uma ilusão... realidade!!!




Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!




A Jacqueline ainda não voltou ao normal depois das cenas onde ela é uma cigana! A bola de cristal deve ter mexido com ela!!!! Vixi meu Pai!!!!!




"Vídeo Arte" - Pedir desculpas é fácil??? Curtam a música e reflitamos a respeito! "Apologize" The Republic!


Nenhum comentário: