segunda-feira, 5 de outubro de 2009

CRÔNICA DA ALMA - PALCO NÚ!!!

Tenho lido em alguns artigos e entrevistas de atores, diretores, produtores de teatro sempre falando do problema de arranjar incentivos para que o espetáculo aconteça.
Se eles que já tem nome tem dificuldades imagine nós aqui da Cia, hahaha. É interessante porque só vejo o pessoal falar da precariedade, de como é trabalhoso conseguir um patrocínio, apoio, e a grande maioria não vê uma solução em curto prazo para que o teatro possa sair da onde está.
Muitos falam da época em que os teatros funcionavam de terça a domingo sem parar com as sessões lotadas e que hoje fazem no máximo 2 meses ou 3 de temporada quando chega a isso e sem salas lotadas e somente apresentações no fim de semana.
Há fatores para serem vistos e refletidos. O preço do ingresso para o público é muito caro, claro que temos que levar em consideração o preço da produção, o aluguel do teatro, e outros encargos que deixam o ingresso mais caro, mas penso que tudo isso poderia ser pensado para que o grande público tivesse acesso a cultura do teatro. Muitos dizem que não há mais público, mas é só fazer uma temporada popular que lota... Público se conquista.
Outro fator com relação ao público é que muitos nem conhecem teatro nunca foram, até um tempo atrás 60% dos universitários nunca tinham ido ao teatro. Como ganhar esse público? Incentivar é a atitude, criar programas, festivais que englobem os jovens como um público a se mirar, correr as periferias, aproximar o teatro do povo com desenvolvimento cultural voltado a todos de modo geral e com o teatro como base principal.
Levar os espetáculos para perto das regiões mais distantes do centro da cidade, pois, a maioria dos teatros está concentrada na região central de São Paulo, muito longe para muitos que moram até quase 3 horas do centro. Ou seja, está na hora de descentralizar as produções em um só local e ao mesmo tempo facilitar o acesso de todos.
Vejo que se fala muito, mas nada é aplicado ou tentado. Por que? O que falta a classe teatral? União? Uma questão a ser pensada.
E com relação aos novos grupos, Cias, a situação é muito difícil para se conseguir um incentivo, porque ninguém acredita no potencial de novos atores, diretores, é tudo feito na raça, com persistência, a produção sai de nossos bolsos mesmo, montar uma peça é uma aventura sem dinheiro, sem patrocínio, mas ao mesmo tempo nos ensina o que é teatro, isso é um grande aprendizado.
Porque somos nós que arrumamos tudo, cenário, luzes, sonoplastia, não há técnicos, somos nós os técnicos, quando não estamos em cena, estamos na iluminação ou na sonoplastia. Somos nós os contra regras que tiram ou colocam as coisas em cena enquanto a peça rola. Somos as camareiras, trocamos e ajudamos todos nós a trocar de roupa, limpamos o palco, varremos, enfim todos os atores, diretor, fazem tudo, ninguém é melhor que ninguém e neste esquema não há competitividade, rivalidade como outro dia ouvi uma pergunta de um estudante de ator, como lidar com a rivalidade... Gente que é isso??? Ser ator não é competir, é participar com o outro, é ajudar, colaborar dentro e fora de cena com humildade sem pretensão de ser melhor, mas de ser igual, um bom ator como todos, nada de ser rival, muito pelo contrário, ser companheiro de cena e de vida.
Nos pequenos grupos e Cias rola muito dessa participação integral em tudo, o bom ator acaba sendo um pouco de tudo, e isso é bagagem para não esquecer jamais, o ator precisa ser humilde na sua profissão e saber que precisa lidar com sua vaidade e se um dia for famoso, não perder sua humildade, ser ator é uma relação complicada conosco mesmo porque precisamos dominar vários bichos internos que querem escapar e não podem, precisam ser domados. Considero essa profissão a melhor que há justamente por lidar com a alma com tanta profundidade e tentar despertar em nós algo melhor como seres, é enriquecedor.
Agora como fazer para conquistar mais público, mais incentivos, mais apoios, com certeza é uma união de todos sem pensarem em interesses, mas em como ampliar o campo do teatro para que todos possam ser beneficiados com essa arte viva e que fica cara a cara com o povo, é ter coragem de provocar, cutucar, remexer, sacudir estruturas velhas e lançar novas bases para que um novo edifício seja construído a favor de todos que pensam, fazem e querem ver teatro.

Nova semana no ar!!! Enviem seus textos para quinta, peçam seus vídeos, mandem suas fotos. Se você quiser conhecer nossa Cia envie email com nome completo, idade (acima de 16) e fone para contato. Nossos ensaios ocorrem domingos pela manhã!

Dia 16 de outubro, sexta às 21 horas a Cia. de Teatro Monteiro Lobato apresentará “Rascunhos” A peça 4 em 1! No Teatro Plínio Marcos localizado no Shopping Nobre Pompéia. Ingressos 20 com a apresentação do flyer 10 e pode ser adquirido no site
www.chequeteatro.com.br Venham incentivar e apoiar nosso espetáculo!!!!

Galera o que incentivamos na vida????




Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!O diretor aqui como ator é o neto da avó da peça representada por Maria Creuza, aqui o elenco quase todo em cena!!!

Jeferson o maestro encarnado e Maria Creuza aqui fazendo a megera da peça, mas que não é ela, ensaio tem dessas coisas, atriz falta outra faz, isso é teatro!!!
Aqui Bruno ao fundo sendo o maestro desencarnado, Ana Paula novamente como tia, Patrícia como a sobrinha e na frente Maria Creuza como a avó piradona!!! Aguardem muito drama, música, danças, e uma pitada de comédia, "As Notas" em novembro!!!

Ensaio de "As Notas" ainda com o texto na mão!!! Aqui Ana Paula, nossa atriz convidada, e Patrícia, respectivamente no drama, tia e sobrinha desencarnadas...





"Vídeo Arte" - Oasis - "Wonderwall" - Poderia ser traduzido como parede dos desejos, da maravilha... O que é maravilha em nossas vidas???

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

ESPÍRITO É CULTURA - ZOOLÓGICO DE ALMAS!!!

Há pessoas que são como o vidro, frágeis, qualquer esbarrão, encontro ou queda pode partir-se em mil pedaços! Parece que em certos momentos da vida todos nós somos de vidro e podemos nos quebrar de uma hora para a outra.
E como catar os cacos???
Às vezes demora tempo para recolhermos os restos, em alguns casos mais graves pode demorar anos, séculos, vidas... Depende da situação e claro da reação de cada um para colar os cacos e seguir adiante superando o acontecido e aos poucos os remendos, as lascas vão desaparecendo e o vidro fica como cristal novo.
E que essa nova aparência seja de reforma para que quando a vida esbarrar no vidro ele não quebre tão fácil seja mais resistente as pancadas da vida. Porque esbarrões, trombadas e surras da vida ainda levaremos, se nosso vidro não for duro o suficiente vamos sempre nos partir em mil pedaços e não podemos ser eternamente frágeis.
A vida vai rolando e a cada situação que nos dá pede força, agilidade, energia, vontade para que nada se arrebente tão fácil, vamos ganhando experiência com o tempo e nosso vidro mais forte fica e as novas pancadas da vida acabam por bater e voltar sem grandes danos, podemos ser de vidro, mas sólidos e firmes!!!

No domingo fui assistir à peça “O Zoológico de Vidro” de Tennessee Williams, a mesma peça já foi montada várias vezes com o nome de “À Margem da Vida”. Nesta nova leitura ganhou nova tradução de Marcos Daud com direção de Ulysses Cruz e um elenco ótimo. Trilha sonora perfeita e cenário delicado como uma pintura.
A peça nos traz a história da família Wingfield, Amanda (Cássia Kiss), e seus dois filhos Tom (Kiko Mascarenhas) e Laura (Karen Coelho) e há ainda uma outra personagem Jim (Erom Cordeiro), amigo de Tom.
Uma família com problemas como qualquer outra, a mãe abandonada pelo marido, o filho com um emprego em uma fábrica de sapatos, a filha aleijada que não faz nada por se achar uma infeliz e o amigo de Tom quem sabe um pretendente para Laura e talvez a salvação da família.
Neste núcleo a mãe autoritária consegue manipular todos. Tom tenta se desvencilhar desta vida com sonhos de sair de casa e seguir seu rumo. Laura coleciona figuras de vidro, animais com que fala e sonha, todos tão frágeis assim como as personagens desse drama que estão prestes a se quebrarem mediante as angústias, sofrimentos e mágoas que carregam em seu interior.
A encenação é de primeira, os atores desfilam em cena suas personagens com maestria, cada uma tem algo de nós, sim é muito fácil se achar nessas personagens tão humanas, tão fortes, exalam vida, energia e fraqueza também.
As cenas são de pura arte, como se os atores dançassem em cena, há uma leveza na montagem que surpreende mediante ao texto forte, tudo muito delicado como vidro que pode quebrar a qualquer deslize de movimento.
A construção das personagens está perfeita, Cássia Kiss faz de sua Amanda a típica mãe abandonada pelo marido que vive de vender assinaturas de uma revista feminina e que quer o bem dos filhos custe o que custar, mas no fundo os ama apesar de suas atitudes bruscas. Consegue ser cômica, dramática, leve, frágil e forte, ela toma conta do palco como grade atriz que é, mas com humildade e simplicidade. Kiko Mascarenhas dá a seu Tom um ar de comédia, mas é no drama que ele brilha, nas angústias de um jovem que escreve, porém vive preso entre a família, o trabalho e seus sonhos. Karen Coelho baila em nossa frente com sua delicadeza em todas as cenas, ela faz uma Laura frágil como vidro, mas que está partida por não aceitar seu defeito físico escondendo-se em casa. Erom Cordeiro faz de seu Jim o típico galã aventureiro, alegre, brincalhão, que traz a vida sem bloqueios, ele consegue segurar muito bem a personagem envolvendo-se com todas as outras e traz consigo algo também que pode se quebrar.
A direção é perfeita, Ulysses Cruz consegue transportar para o público todos os sentimentos das personagens, há uma grande interação de emoção entre atores e platéia, ao final parece que levamos uma facada no peito de tão forte os sentimentos deixados no ar.
Uma tradução com ótimo texto, contemporânea apesar da peça se passar na década de 30 e esse drama ter estreado em 1944, consegue ser bem atual e mostrar que o núcleo familiar continua apesar de toda modernidade ser o traço forte de todos nós vidros frágeis que tentamos resistir as tempestades da vida.
Não percam essa encenação, toca os sentimentos e é teatro de primeira linha.
Em Cartaz no teatro Raul Cortez, Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista. Sexta e sábado às 21 horas e domingo às 19 horas. Ingressos promocionais nas sextas e domingos R$ 20,00! Vale muito a pena!!!!

Galera a semana acabou!!!! Que possamos curtir os dias que virão com muita vontade e energia!!!!

Vidros são para serem admirados não só na sua beleza, mas na sua fortaleza viva e iluminada!!!! Adquira ingressos no site http://www.chequeteatro.com.br/

Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!!
Loucura geral no elenco e final de peça, que peça???? Boa pergunta!!!!
A muvuca no palco, isso é uma dança??? Sim de tribos...

Uma imagem para ficar gravada nos palcos dos teatros!!!! Ser ou não ser peruqueiro???

Juca ainda impressionado com seu novo look no cabelo!!!! Haja chapinha na peruca!!!




"Vídeo Arte" - Glenn Medeiros - "Nothing Gonna Change My Love for You" - Nada irá mudar meu amor por você! Quantos amores nós temos neste zoológico da vida??? Um pedido de Márcia.


"Vídeo Arte" - Cenas de "O Zoológico de Vidro"!!!!!


"Vídeo Arte" - Mais cenas de "O Zoológico de Vidro" !!!!!


"Vídeo Arte" - "O Zoológico de Vidro" !!! Imperdível!!!!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ALMA LIVRE - TEATRO ALÉM...

TEATRO DE SOMBRA

A lenda e sua origem...
Existe uma
lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. Diz a lenda que no ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", caso contrário, seria decapitado. E seria cortado seus testiculos.
O mago usou a sua
imaginação e através de uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz.
Houve uma apresentação para o imperador e sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma
flauta que "fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade". Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.
O
teatro de sombras é uma arte muito antiga, originária da China, de onde se espalhou para o mundo, sendo atualmente praticada regularmente por grupos de mais de 20 países.O teatro de sombra necessita ser apresentado num local escuro, com uma luz por trás do boneco para que haja a projeção do mesmo num lençol branco. Normalmente os bonecos são feitos com cartolina guache preta, recortados com um estilete e nas partes vazadas cobre-se com papel celofane colorido. Restando ao bonequeiro acrescentar as vozes dos personagens e o movimento respectivo.



"Vídeo Arte" - Teatro de Sombras!!!! Uma pequena amostra dessa arte!!!

TEATRO DE FANTOCHES
Teatro de Fantoches, Teatro de Bonecos ou Teatro de Marionetes é o termo que designa, no teatro, a apresentação feita com fantoches, marionetes ou bonecos de manipulação, em especial aqueles onde o palco, cortinas, cenários e demais caracteres próprios são construídos especialmente para a apresentação.
Kheimeh-shab-bazi é o nome do tradicional teatro de fantoches
persa, executado numa pequena câmera. Há duas pessoas envolvidas: o artista musical e um outro, denominado morshed. Os diálogos ocorrem entre o morshed e os bonecos. A forma de atuação, as caracterizações e as técnicas de redação dos textos tornam essa forma de teatro de bonecos única e opilanal entre as demais.
Uma variação desse teatro surgiu no
Irã, durante a era Qajar, sendo ainda bastante popular naquele país. A ópera de bonecos "Rostam e Sohrab" é o exemplo mais notável desta arte no Irã atual.
Além do fantoche pode ser trabalhado também o DEDOCHE, são bonecos confeccionados para serem vestidos nos dedos.
(Artigo enviado por Patrícia.)

Essas variedades de teatro mostram como podemos criar e inventar sem limites dentro do palco seja ele onde for e de que maneira for. O que mais importa é colocar a arte para fora, deixando claro que há vários jeitos de divertir, ensinar e deixar a mensagem com o público de qualquer idade.
E estes dados históricos só comprovam como o teatro acompanha o homem em sua evolução ajudando-o a entender a si próprio, sua cultura, e o próximo.
E mesmo com tantas tecnologias, o palco ainda resiste em pé porque é ao vivo e todos nós precisamos da ação cara a cara, seguir os atores em suas personagens, penetrar na história e ver até onde eles nos levarão é uma catarse do ator e do público, algo sempre fica em ambos para refletir, estudar, ver, há uma troca de energia entre atores e platéia um complementa o outro, o teatro não existiria sem o povo ele não pode ser ignorado.
Hoje o público não é tão grande nos teatros, primeiro pelo preço, há muitos espetáculos caros que a grande população não pode nem pensar em pagar, segundo não há estímulo, investimento para fazer novos espectadores, muitos jovens nunca entraram em um teatro e nem sabem o que é isso. Precisaria haver um movimento que envolvesse todos os interessados em uma grande divulgação e ao mesmo tempo conseguisse ingressos mais baratos permanentes, não somente nas campanhas de popularização do teatro, mas algo que fosse barateado para todos terem acesso, afinal teatro é cultura!!! Temos que agitar essa classe teatral... Mas isso é um texto para uma outra oportunidade!!!

Pessoal dia 16 de outubro a Cia de Artes Monteiro Lobato apresentará a peça “Rascunhos” no Teatro Plínio Marcos no Shopping Pompéia Nobre sexta às 21 horas. Ingressos 20 com a apresentação do flyer 10! Censura Livre. E você também pode comprar seu ingresso pelo site
www.chequeteatro.com.br entre e veja como adquirir!!!

Galera enviem textos, fotos e peçam seus vídeos!!!! E se você quiser conhecer nossa Cia envie email com nome completo, idade (acima de 16) e fone para contato. Nossa Cia ensaia todos os domingos pela manhã!!! teatromonteirolobato@globo.com

Tudo pode transformar-se em teatro!!!



Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!! Agora elas são carregadas como saco de batatas... Para onde irão??? Segredo!!!!

Hum mas que cartomante atirada agora vai pular no Bolota, nossa.... Ela ataca qualquer um...

Voo de Gioconda em pleno palco, se atira nos braços de Juca... Hum quais intenções???

O pesadelo continua, todos com as mãos para cima pedindo ajuda aos céus... Que céus??? Com esse curriculum vão todos para o inferno....




"Vídeo Arte" - Crowded House - "Don´t Dream It´s Over" - Não sonhe que esteje acabado - Nada acaba tudo se transforma!!!!