quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ALMA LIVRE - TEATRO ALÉM...

TEATRO DE SOMBRA

A lenda e sua origem...
Existe uma
lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. Diz a lenda que no ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", caso contrário, seria decapitado. E seria cortado seus testiculos.
O mago usou a sua
imaginação e através de uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz.
Houve uma apresentação para o imperador e sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma
flauta que "fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade". Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.
O
teatro de sombras é uma arte muito antiga, originária da China, de onde se espalhou para o mundo, sendo atualmente praticada regularmente por grupos de mais de 20 países.O teatro de sombra necessita ser apresentado num local escuro, com uma luz por trás do boneco para que haja a projeção do mesmo num lençol branco. Normalmente os bonecos são feitos com cartolina guache preta, recortados com um estilete e nas partes vazadas cobre-se com papel celofane colorido. Restando ao bonequeiro acrescentar as vozes dos personagens e o movimento respectivo.



"Vídeo Arte" - Teatro de Sombras!!!! Uma pequena amostra dessa arte!!!

TEATRO DE FANTOCHES
Teatro de Fantoches, Teatro de Bonecos ou Teatro de Marionetes é o termo que designa, no teatro, a apresentação feita com fantoches, marionetes ou bonecos de manipulação, em especial aqueles onde o palco, cortinas, cenários e demais caracteres próprios são construídos especialmente para a apresentação.
Kheimeh-shab-bazi é o nome do tradicional teatro de fantoches
persa, executado numa pequena câmera. Há duas pessoas envolvidas: o artista musical e um outro, denominado morshed. Os diálogos ocorrem entre o morshed e os bonecos. A forma de atuação, as caracterizações e as técnicas de redação dos textos tornam essa forma de teatro de bonecos única e opilanal entre as demais.
Uma variação desse teatro surgiu no
Irã, durante a era Qajar, sendo ainda bastante popular naquele país. A ópera de bonecos "Rostam e Sohrab" é o exemplo mais notável desta arte no Irã atual.
Além do fantoche pode ser trabalhado também o DEDOCHE, são bonecos confeccionados para serem vestidos nos dedos.
(Artigo enviado por Patrícia.)

Essas variedades de teatro mostram como podemos criar e inventar sem limites dentro do palco seja ele onde for e de que maneira for. O que mais importa é colocar a arte para fora, deixando claro que há vários jeitos de divertir, ensinar e deixar a mensagem com o público de qualquer idade.
E estes dados históricos só comprovam como o teatro acompanha o homem em sua evolução ajudando-o a entender a si próprio, sua cultura, e o próximo.
E mesmo com tantas tecnologias, o palco ainda resiste em pé porque é ao vivo e todos nós precisamos da ação cara a cara, seguir os atores em suas personagens, penetrar na história e ver até onde eles nos levarão é uma catarse do ator e do público, algo sempre fica em ambos para refletir, estudar, ver, há uma troca de energia entre atores e platéia um complementa o outro, o teatro não existiria sem o povo ele não pode ser ignorado.
Hoje o público não é tão grande nos teatros, primeiro pelo preço, há muitos espetáculos caros que a grande população não pode nem pensar em pagar, segundo não há estímulo, investimento para fazer novos espectadores, muitos jovens nunca entraram em um teatro e nem sabem o que é isso. Precisaria haver um movimento que envolvesse todos os interessados em uma grande divulgação e ao mesmo tempo conseguisse ingressos mais baratos permanentes, não somente nas campanhas de popularização do teatro, mas algo que fosse barateado para todos terem acesso, afinal teatro é cultura!!! Temos que agitar essa classe teatral... Mas isso é um texto para uma outra oportunidade!!!

Pessoal dia 16 de outubro a Cia de Artes Monteiro Lobato apresentará a peça “Rascunhos” no Teatro Plínio Marcos no Shopping Pompéia Nobre sexta às 21 horas. Ingressos 20 com a apresentação do flyer 10! Censura Livre. E você também pode comprar seu ingresso pelo site
www.chequeteatro.com.br entre e veja como adquirir!!!

Galera enviem textos, fotos e peçam seus vídeos!!!! E se você quiser conhecer nossa Cia envie email com nome completo, idade (acima de 16) e fone para contato. Nossa Cia ensaia todos os domingos pela manhã!!! teatromonteirolobato@globo.com

Tudo pode transformar-se em teatro!!!



Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!! Agora elas são carregadas como saco de batatas... Para onde irão??? Segredo!!!!

Hum mas que cartomante atirada agora vai pular no Bolota, nossa.... Ela ataca qualquer um...

Voo de Gioconda em pleno palco, se atira nos braços de Juca... Hum quais intenções???

O pesadelo continua, todos com as mãos para cima pedindo ajuda aos céus... Que céus??? Com esse curriculum vão todos para o inferno....




"Vídeo Arte" - Crowded House - "Don´t Dream It´s Over" - Não sonhe que esteje acabado - Nada acaba tudo se transforma!!!!


3 comentários:

administracaorodrig disse...

Nossa essa musica fez muito sucesso, legal

Jonhm disse...

maaaan 2 b honest i normaly h8 music like dis its cheesy but i memba as a kid drivin to liverpool from plymouth an it on da radio wen i was'a kid so only brings me goood memories looooooooool

Jonhm disse...

the 80s had excellent music! especially Euro punk rock, I dunno what was going on in the American charts other than maddona, whitney, lionel richie, michael j, and so on...but Euro music was the bomb!! you can't discredit today's music either, some of it is also amazing, alternative is very cool Alanis, Dido, Jewel, Also Soul is pretty darn good...Alicia K, Nora J, etc...I think we have the good and the bad in every era.