quinta-feira, 22 de outubro de 2009

ALMA LIVRE - A TERCEIRA IDADE CHEGA!!!

"Ando meio pensativo. Minha idade já não floresce no jardim da mocidade. Não sei bem o porque, mas muito tenho pensado sobre a solidão na velhice, então, outro dia recordei uma estória que ouvi, em minha infância, uma velha tia contando a outra: Dizia que na Europa, nos velhos prédios, você comumente encontrava os canos de água a mostra, pois passavam a descoberto por dentro dos apartamentos. E, naquele tempo, não havia canos de pvc. Todos eram canos de ferro. Assim, a velha tia, contou que há muitos anos passados, duas velhinhas amigas moravam num mesmo prédio. O apartamento de uma ficava bem em cima do apartamento da outra. Ao lado de suas camas passava, na vertical, um cano de ferro. Elas tinham um acordo. Todas as manhãs, aquela que acordasse primeiro bateria no cano de ferro e a outra responderia com outro bater. Faziam isso porque tinham medo de morrer – e que ninguém descobrindo passasse muito tempo sem que seus corpos fossem respeitosamente acolhidos ao merecido descanso causando paz a alma. Assim, quando a outra respondia às batidas da primeira elas sabiam que as duas continuavam vivas. Então, a estória da velha tia terminava aqui. Mas, eu ficava imaginando que deve ter havido um dia em que a velhinha bateu no cano e não houve resposta. Bateu mais uma vez, e outra e mais outra – e era só o silêncio... E, hoje recordei essa estória e fiquei pensando quão triste deve ser a solidão no avançar dos anos e quão belo é ter amigos eternos... para sempre!
Então escrevi este texto para meus amigos. Quero agradecer a todos eles. Todos. Os que habitaram meu passado, os presentes e àqueles que sei ainda virão. Obrigado! Meu coração agradece, minha alma agradece, minha vida agradece! Obrigado!"
(Texto de Aprendiz da Vida)

Um texto feito com muita sensibilidade, e que traz a nós um assunto que muitos de nós esquecem, vamos envelhecer, não há outro meio, todos nós iremos ficar velhos se nada nos tirar dessa vida antes, contudo é processo natural que nos levará a sermos idosos.
A vida atual pede a todos que sejamos jovens, há na mídia em geral, às vezes não muito explícito, mas está lá seja sempre jovem, como se a velhice não existisse e ao mesmo tempo andando nas ruas deparamos com vários senhores e senhoras e naquele momento nem nos tocamos que iremos chegar onde esses espíritos encarnados já chegaram, e aí como vai ser?
Hoje estamos aqui dispostos, correndo com nossos afazeres, queremos tudo rápido, queremos viver no mesmo compasso da tecnologia que só se renova a cada minuto, mas com o nosso corpo acontece justamente ao contrário a cada minuto fica mais velho, células morrem, neurônios desaparecem, nem todos reparam, mas muitos de nós já não fazem as ações como antes, alguns movimentos estão lentos, muitos começam a esquecer tudo facilmente, o corpo vai se transformando afinal a idade chega e nem tudo será como na época da juventude!!!
Será que estamos nos preparando para envelhecer? Hoje há muitas coisas que não havia nos tempos de nossos avós, toda uma saúde voltada para terceira idade vem sendo cada vez mais presente. Velho hoje não é mais sinônimo de morte, muito pelo contrário, há de tudo para se continuar bem na vida.
Muitos voltaram a estudar, pois, há as faculdades de terceira idade, outros estão tendo seus próprios negócios, muitos estão fazendo exercício, se mexendo, há toda uma nova cabeça para a velhice, ela só existe no corpo, porque o espírito se quiser pode se manter sempre jovem.
Apesar dessa nova mentalidade sobre a terceira idade, muitos ainda têm medo de envelhecer, exageram nas plásticas, nos remédios, nas loções, outros ainda tentam ser jovens de qualquer maneira, temos que ter o cuidado porque tudo tem um limite. E não há escapatória o corpo vai envelhecer e precisamos seguir a natureza, e fiquemos muito felizes porque nossa geração terá todo um acompanhamento diferenciado do que tiveram talvez nossos pais e avós quando envelheceram.
E nesse caminhar todo, como escreveu o Aprendiz, não podemos esquecer tudo o que fizemos, das loucuras maravilhosas, dos amigos que chegaram, partiram, ficaram, só podemos agradecer esta sabedoria Divina que nos mantém aqui e deixa que avancemos a idade para nosso próprio aprendizado. E muito ainda há por vir, muitos chegarão a nós, muito faremos, tudo é possível quando o espírito não envelhece, ele mantém acesa a chama da vida e nem o velho corpo o impede de fazer aquilo que deseja na medida das suas possibilidades, mas ele faz não desiste.
Lembremos o corpo vai envelhecer, vamos aceitar essa realidade e saber lidar com ela sem medo do futuro!!!
E hoje não precisamos bater no cano para avisarmos que ainda estamos vivos ou saber se o outro está encarnado, basta usar o celular e dizer um bom dia cheio de carinho!!! Tempos Modernos!!!

Isso aí galera façam como o Aprendiz da Vida mandem seus textos para publicarmos aqui no blog!!! Enviem suas fotos, peçam seus vídeos!!!! O espaço é nosso!!!

Dia 13 de novembro tem mais apresentação de “Rascunhos” aguardem notícias!!! E dia 21 de novembro estreia “As Notas” nossa nova produção, nosso primeiro drama, mas com uma pitada de humor, venham descobrir mais sobre o suicídio!!!

Galera respeitemos os idosos, pois, seremos eles no futuro e precisaremos ser respeitados!!!



Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!Kaio (Mário) faz promessa para se livrar da mãe megera e da irmã chata!!!! Uma família da pesada!!!!

Karin (Patrícia) ao chão, por que??? Hum mistério... Antunes (Jeferson), Isaura (Janaína) e Isa (Fabiana) preparam um ataque... Nossa essa peça promete!!!!

Vó Ceci (Maria Creuza) tenta envelhecer, parece tão real, hehehe, a neta só de olho, e Júlio (Lucas) parece bem feliz para um obsessor... Isso é um drama???

Ensaio de "As Notas" cena correndo e o elenco se prepara para sua entrada. Jeferson esparrachado!


"Vídeo Arte" - Mcfly - "Do Ya" - Você...??? Uma mistura de Natal e Halloween os dois estão chegando!!!!! Nossa o tempo voa!!!!!





4 comentários:

Anônimo disse...

Bacana o texto Aprendiz. Realmente muitas pessoas não pensam na velhice, outras tem medo, mas é inevitável. Então, como disse nosso diretor, há tantas possibilidades para se envelhecer com prazer... Viver, amar, nadar, comer, saborear, extrapolar, ir a praia, aprender, se apaixonar (não tem idade para isso), fazer um passeio, encontrar a pessoa certa, amizade, sentir a brisa do vento, ter fé em deus, sorrir, dançar, presentear, brincar, ser criança novamente, família, a cama quentinha..... Pois é! Há tantas coisas que também se pode fazer na velhice. Talvez envelhecer seja gostoso também, pois são tantas histórias, tantos encontros, tantas transformações...

Anônimo disse...

Poema sobre a Velhice

Não tenho medo da velhice,
Mas sim de não ter realizado
Tudo aquilo que podia ou pretendia...
De chegar ao fim d vida
Sem deixar minha digital
E carregar uma frustração sem saída...
De amargar por onde for
Esta dor de nesta lida ser tão preterida...
Não tenho medo da velhice,
Mas d'existir como se não existisse,
E seguir entre sonhos intocáveis
Onde sequer me percebem
Onde nem faço parte da paisagem...
E mesmo sobrepujando obstáculos
Que me humilham, ferem no escuro,
Perseguir um destino que s'estilhaça ante meus olhos
E parece não ter porta para o futuro...
Não tenho medo da velhice,
Apenas de esquecer quem sou,
E não esquecer o mal que me fizeram,
Em tanto tempo,por tantos séculos
Essas dores e tristezas ancestrais que carrego
Dentro d'alma contrita,
Numa expansão universal incontida...
Não tenho medo da velhice.

Anônimo disse...

Boa tarde diretor!
tenho uma pergunta: hj estava vendo a novela "Alma Gêmea", reprisada no horário da tarde. Vi uma cena que fiquei pensando. A personagem Serena conversa com sua alma/espirito atraves do espelho (mostrando a atriz que fazia a Luna, onde a Luna pedia para Serena ter cuidado com algumas coisas). Uma pessoa que esta encarnada, pode conversar com sua alma/espirito?

Morena disse...

Viver o aqui e o agora te permite desfrutar plenamente de todos os momentos da sua vida sem arrependimentos.
Quando você aprende a viver assim, você não deseja ter outra idade senão aquela que você tem no momento; você não suspira mais: “Ah! Meus dezoito anos”; você não deseja cor-rer atrás de uma juventude física que não está mais lá.
Há alguns anos aprendi a viver assim, grande parte porque transformei meu sonho de ser mãe numa realidade tão plena e feliz que fez todo a minha vida se iluminar de uma manei-ra tão grande que entendi, em um “click”, todo o sentido da vida.
Daqui a alguns anos, quero ser uma velhinha bem feliz e resolvida sem arrependi-mentos e com o sentimento de dever cumprido. Quero deixar para meus filhos muito mais do que uma herança material, quero deixar para um futuro três velhinhos também felizes criando mais gente feliz e assim por diante.
Viver não é só ter, mas acima de tudo SER.
Ser alguém que se ama de verdade e sabe amar aos outros na mesma intensidade, conseguindo espalhar este amor por onde passar e deixar o mundo um lugar bem melhor para viver cada vez mais e mais e para sempre.