quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ALMA LIVRE - SÍMBOLOS VIVOS!

CEMITÉRIO

Aqui jaz um leão
chamado Augusto.
Deu um urro tão forte,
mas um urro tão forte,
que morreu de susto.

Aqui jaz uma pulga
chamada Cida.
Desgostosa da vida,
tomou inseticida:
era uma pulga suicida.

Aqui jaz um morcego
que morreu de amor
por outro morcego.
Desse amor arrenego,
Amor cego, o de morcego.

Neste túmulo vazio
Jaz um bicho sem nome.
Bicho mais impróprio!
Tinha tanta fome
que comeu a si próprio.
(Poesia enviada por Patrícia)

Lendo no primeiro momento parece sem nexo, sem conteúdo. Contudo novas leituras depois essa poesia leva a uma reflexão sobre nós mesmos. O poeta (não foi mencionado a autoria) coloca os animais como símbolos, pois, somos nós que nos destruímos, nos devoramos na vida por tão poucas coisas.
Nossa ânsia de ser nos mata, nos devora, nos complica na trajetória do nosso destino. Quantas vezes não nos assustamos com nossas próprias atitudes?
Quantas vezes por não conseguirmos o que queríamos, ou por desilusões, obstáculos não pensamos pelo menos uma única vez em acabar com tudo?
Quantas vezes o amor não nos deu cambalhotas insuperáveis, nos deixou na mão, sozinhos, desolados, incapazes?
Quantas vezes não nos mordemos a nós mesmos por raiva, por loucura, devoramos os sentidos, as emoções, os sentimentos, ficamos vazios, ocos como cadáveres?
Depende como levarmos nossa vida ela pode ser um cemitério cheio de túmulos que vamos encravando em nossa alma nos deixando mórbidos, sem ação, olhar vago, procurando uma explicação para tudo e essa explicação está em nosso espírito.
Queremos nos salvar?
Olhemos para nós simplesmente e perscrutemos o nosso interior e ouçamos o que nosso coração diz. Nos surpreenderemos!!!

O teatro nos apresenta em muitas ocasiões muitos símbolos na peça para que o público possa identificar o que a história quer dizer, o que aquela ação da personagem nos mostra na realidade, às vezes esses símbolos estão nas personagens, nas suas ações, no cenário, figurino, iluminação, na trilha sonora, tudo é usado pelo dramaturgo e diretor para que a mensagem seja passada de alguma forma e os símbolos acabam por fazer que a platéia de alguma forma use sua inteligência para descobrir os significados da simbologia da peça e muitas vezes isto está no próprio texto. A vida é cheia de símbolos que nos rodeiam querendo nos dizer algo, o palco é um local ideal para simbologia viva!

Galera dia 16 de outubro no Teatro Plínio Marcos às 21 horas a Cia. de Artes Monteiro Lobato apresenta: “Rascunhos” A peça 4 em 1! Censura Livre. Ingressos 20 reais com apresentação do flyer 10! Ou Adquira pelo site
www.chequeteatro.com.br

Enviem seus textos para que possamos publicar em nosso blog, mandem suas fotos e peçam seus vídeos, o espaço é de todos!

Galera entendemos a simbologia da vida???





Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!
Jeferson fazendo laboratório de sua personagem... Em outro espaço e tempo de vida!!!! Acorda!!!!!

O diretor marcando os atores conduzindo para que a cena fique melhor! Não é só decorar é muito mais que isso... Suamos a camisa!!!!!

O maestro dando uma notícia fatal para a pretendente a cantora... Será a ruína de sua vida...
Aqui é a neta e a avó ou a filha e a mãe??? Ensaio tem dessas coisas quando um ator cobre o outro vira uma farofa...



"Vídeo Arte" - Deborah Blando - "Merry Go Around" - Carrossel - Às vezes nossa vida é como um carrossel, gira, gira, gira....

15 comentários:

Cassia disse...

A ideia do suicídio é uma grande consolação: ajuda a suportar muitas noites más

Maria Luiza disse...

A obsessão pelo suicídio é própria de quem não pode viver, nem morrer, e cuja atenção nunca se afasta dessa dupla impossibilidade

administracaorodrig disse...

O suicídio não é querer morrer, é querer desaparecer.

Gaucho disse...

A dificuldade de praticar o suicídio está nisto: é um ato de ambição que só pode ser realizado depois de superada toda a espécie de ambição

Marcia disse...

O suicídio demonstra que na vida existem males maiores do que a morte.

Madonna disse...

Todo mundo parece que quer morrer aqui??
Bjoss

Carlos disse...

A vida é o valor máximo de que dispomos para pagar seja o que for. E é por isso que o suicídio valoriza por extensão o que se tiver realizado. Se escreveste um livro ou dois que não levantam grandes aplausos e desejas naturalmente que sim, mete uma bala na cabeça

Cowboy disse...

Imitação é suicídio.

Cleo disse...

O desespero é o suicídio do coração

Weepes disse...

A ciência comete suicídio quando adopta um credo

Paulo disse...

A resignação é um suicídio cotidiano."

Unknown disse...

Existem muitas maneiras de cometer suicídio. Os que tentam matar o corpo ofendem a Lei de Deus. Os que tentam matar a alma também ofendem a Lei de Deus, embora esta falta seja menos visível aos olhos do homem"

Luigui disse...

Matei minha alma para não ver minha morte. Matei meus sonhos para não ver meu pesadelo!

Anônimo disse...

QUE HORROR, COMO ESSE PESSOAL, ADORA SUÍCIDO!
ATÉ AONDE EU ENTENDO, NENHUM TIPO DE SUÍCIDO VALE A PENA!
TODOS SÃO CONTRA AS LEIS DE "DEUS".
VAMOS VIVER, PENSEM, FALEM E VIVAM A VIDA.
VIVA A SOCIEDADE ALTERNATIVA!!!!!!
VIVA!!!!!!!!!!
BEIJOS.

Dênis disse...

Como talvez já saibam, a insônia ou excesso de sono, apetite alimentar e sexual, diminuído ou aumentado, lentidão de raciocínio, pouca memória, reduzida atenção (incapacidade de se concentrar), sentimento de culpa, crises de choro, lamentação ou mesmo agitação, transtorno de humor, diminuição da capacidade de sentir prazer pela vida, diminuição da energia (desvitalização), que pode se caracterizar como cansaço, preguiça ou mesmo desânimo total são consideradas características básicas para se identificar um quadro depressivo e podem indicar um suicida em potencial. Portanto, vocês familiares ou amigos, cônjuges e colegas de trabalho sendo os primeiros a notarem mudanças na pessoa a seu lado não permitam que estas continuem trilhando sós este caminho. Fiquem alertas. Existe um sinal de perigo para este estado de alma que leva muitas vezes a pessoa ao extremo ato de cometer o suicídio. Há casos em que se é necessário o uso de medicação, mas em todos, levando em conta o lado espiritual (sempre presente), a existência da alma, do espírito se faz necessário o tratamento espiritual. Muitos não admitem estar deprimidos e mascaram esta depressão de inúmeras formas, como excessos alcoólicos, drogas, comida, sexo, jogo, vício em trabalho. A depressão pode também estar mascarada em forma de sintomas psicossomáticos, tais como dores de cabeça constantes, fadiga, dores lombares, náuseas, vômito, úlcera, colite e alergias diversas. Muitos suicídios ou tentativas de suicídio inesperados e aparentemente inexplicáveis também são provocados por depressões mascaradas. Prestem atenção em quem está a seu lado, você poderá se surpreender!