quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PALAVRAS DO ATOR - QUE BRASILEIROS SOMOS NÓS???

O Brasil será a sede das Olimpíadas de 2016. Mais especificamente a cidade do Rio de Janeiro (RJ). Ok, até aí não há novidade alguma, mas, confesso... Não me animo muito com essa história de Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.
Claro que, pelo lado nacionalista, fico lisonjeado! Primeiro que sou americano, latino americano, sou brasileiro! Segundo que amo o Rio! Sou meio carioca, pô, eu quero o meu crachá!
Mas também fico preocupado e meio irritado! O Brasil ganha uma visibilidade interessante no quesito esporte, mas perde uma GRANDE visibilidade no quesito educação, segurança e afins. Pode parecer clichê bater nesta mesma tecla, mas é a verdade. O Rio de Janeiro está se mobilizando para as obras que ocorrerão no Maracanã, mas são raras (raríssimas) as vezes que vejo a cidade se mobilizar com tanta força e tanto ânimo para algo que realmente importa. Sim, eu acho as Olimpíadas pouco importantes. Um acontecimento no esporte? Talvez. Mas em que isso melhora a segurança, a saúde pública, a educação. Em que isso ajuda na cultura e no conhecimento? Se eu tivesse que escolher entre Olimpíadas de 2016 e um próximo Festival de Woodstock no Brasil, acho que nem preciso dizer o que eu escolheria, não é?!?!
A felicidade e o orgulho latino americano (o brasileiro, sobretudo) podem ser comoventes, mas não me convencem. Os brasileiros só se mobilizam em eventos como Olimpíadas, PanAmericano, COPA DO MUNDO – e agora entro num quesito muito meu!
Como eu ODEIO a Copa do Mundo! Um evento que para o mundo por incontáveis dias, quisá meses, não pode ser lá uma boa coisa! O mundo inteirinho para e assiste sentado em frente a sua TV de plasma aos jogos, mas simplesmente se esquece que, enquanto estamos parados vendo sei lá quantos homens correndo atrás de uma bola no meio de um campo gigante (no qual a Madonna com certeza já se apresentou), os problemas continuam rolando. Não é porque é Copa do Mundo que os assaltos diminuíram nem o tráfico de drogas, de crianças, nem o trabalho infantil, nem o número de analfabetos, nem o número de mortes... Nada disso muda! E o pior de TUDO: Quando o Brasil perde uma Copa do Mundo, todos choram e choram! Eu não choro! Eu fico contente, assim o povo acorda mais rápido e não fica naquela doce ilusão de que somos os melhores, porque não somos! Não somos um país de primeiro mundo (apesar de o número de habitantes em capitais dizer o contrário), não estamos no patamar de NENHUM país da Europa, não somos Estados Unidos nem Canadá! Não somos asiáticos (e nesse quesito eu só digo GRAÇAS A DEUS), só o que podemos nos comparar (e ainda assim nos envergonhar em alguns casos) é com o Malawi (África) e com alguns países do Oriente Médio (e olhe lá!).
Eu amo o Brasil, mas não suporto a mentalidade brasileira. O jeitinho brasileiro! Em Portugal não é assim! Na França não é assim! Espanha, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Japão, China, Canadá, Estados Unidos, em nenhum destes lugares é assim. Eu tenho pra mim que somos um bom país latino americano, mas perdemos em muitos quesitos para a Argentina. Os argentinos são patriotas, brasileiro só é patriota na Copa do Mundo. Argentino realmente acredita que Maradona é melhor que o Pelé. Aqui há dúvidas. Argentino se coloca num dos maiores patamares da história mundial cultural devido ao tango, que chega em TODOS os continentes. Brasileiro renega sua música. Desacredita da força do samba, da bossa, do rock Brasil e do que quer que seja! Há reais momentos em que o brasileiro me envergonha. Me orgulho da Sônia Braga, do Rodrigo Santoro, Tom Jobim, João Gilberto, da Marisa Monte, Adriana Calcanhotto, do Paulo Coelho... todos que levam o melhor do Brasil para o mundo.
Eu sempre digo e hoje volto a repetir: PEOPLE, ACORDA! O Lula é confiante que o Brasil será uma das maiores potências (talvez a 5ª) em 2013, eu estou confiante de que a segurança no Rio, em São Paulo e em cidades do Nordeste vai realmente melhorar até 2035. Estou confiante de que Brasília vai começar a abrigar políticos de bem (como eu sei que há muitos lá) e não gente como nosso queridíssimo José Sarney (FORA SARNEY)... Enfim, só depende de nós acordar. O Brasil é um país lindo, de gente bonita, porém preguiçosa. Vamos dar um fim de uma vez por todas no nosso jeitinho brasileiro e ler um bom livro. Vamos ler Saramago, Paulo Coelho, Fernanda Young, Fernando Pessoa (e todos os seus heterônimos), Machado de Assis... Vamos nos tornar formadores de (boa) opinião... vale à pena (quando a alma não é pequena)!!!
E, para colorir este textinho, deixo vocês ao som de dois clichês da nossa música brasileira, mas que SEMPRE caem bem!
Primeiro Capital Inicial cantando "Que País é Esse?" do Legião Urbana (escolhi a versão do Capital porque não gosto da Legião Urbana e menos ainda do Renato Russo).


"Vídeo Arte" - Capital Inicial - A letra diz tudo!!! No meio da música ele fala "I don´t Care" ou seja eu não me importo!!! Nós nos importamos???

Segundo, temos Gal Costa no momento mais polêmico de sua carreira, durante o show "O Sorriso do Gato de Alice" (1994), onde a cantora interpreta versão arrebatadora de "Brasil" (a canção de Cazuza). (Bruno Cavalcanti)


"Vídeo Arte" - Gal Costa - "Brasil" - Tema de abertura da novela "Vale Tudo" aliás somos o país das novelas também... Qual é a nossa história???

Realmente teríamos que estar mais atentos as reais necessidades do país e não ficarmos ligados nessas manifestações momentâneas, pois, a copa acaba, as olimpíadas acabam e aí o que nos resta? Um monte de entulhos parados e sem destino e com certeza muitas dívidas que quem pagará será o contribuinte, ou seja, nós!
Aliás da onde eles irão tirar grana para essas construções e reformas? Do nosso bolso, e ninguém ainda parece ter se tocado disso, às vezes me pergunto de tipo de povo somos nós?
Bem se analisarmos perante a doutrina espírita, estamos onde precisamos estar nesta vida, e tendo os políticos que merecemos, mas isso não quer dizer que temos que aceitar tudo e não fazer algo para modificar a situação precária deste nosso país. Precisamos nos mexer mais, pedir que nossos direitos de cidadãos sejam respeitados, que percebam que o povo existe. Porque parece que o povo existe só quando é copa do mundo e carnaval, depois ele some e é engolido por todos que querem tirar vantagem dele e tiram, pois a cabeça brasileira é de samba e carnaval que pena, poderíamos ser muito melhores se houvesse mais incentivo a educação, a leitura, ao estudo em geral. E o povo acordasse para toda uma realidade que está a sua frente, mas parece não querer ver.
Gosto de estar aqui, mas não sou nenhum pouco patriota, hehehe, não gosto de futebol, acho carnaval e samba muito chatos, nem consigo ouvir, bem MPB em geral é difícil ouvir, já repararam pelos vídeos que coloco aqui, hehehe, só o Bruno me faz colocar essas músicas... Gosto do país, mas não curto nada que seja típico daqui, mas não acho ruim de estar encarnado no Brasil, o clima, a natureza são ótimos, um dos melhores lugares do mundo para se viver, sem carnaval e futebol seria melhor ainda hahahahaha. Aos poucos tudo um dia será melhor, teremos mais educação para o povo, melhores políticos e seremos mais felizes!!! Confio nisto, mesmo porque nas próximas encarnações todos nós poderemos mudar de país ou de planeta e continuar a evolução necessária em qualquer ponto do universo, afinal a nossa verdadeira pátria é a espiritual, aqui é apenas por um momento! Contudo façamos ser esse lugar um ótimo lugar e isso depende de nós também, invés de reclamarmos vamos meter a mão no trabalho e fazer acontecer esse país! Porque ele pode ser muito mais que o país do carnaval e do futebol, temos muito mais que isso em nossa cultura e arte!!!

Sexta às 21 horas no Teatro Plínio Marcos a Cia. de Artes Monteiro Lobato apresenta “Rascunhos” a peça 4 em 1!!! Censura livre. Ingressos 20 com apresentação de flyer 10! Ou adquira pelo site
www.chequeteatro.com.br

Galera enviem seus textos para publicarmos aqui no blog, mandem suas fotos, peçam suas músicas, se quiserem conhecer nossa Cia é só mandar email com nome completo, idade (acima de 16) e fone para contato.

Galera onde vivemos???





Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!! Nossa que medo... Hehehe!!! Bruno por inteiro no papel de mentor espiritual!!!! Cara de caridade...

Bem sem muitos comentários sobre essa foto, uma Fabiana na foto... A cara não condiz com sua personagem...




Maria Creuza em seu melhor momento!!! Olha os cabelos... Mudaram totalmente mas a atriz...

Nossos atores em suas poses fatais!!! Hheheh, segura o povo... Aqui Lucas com sua cara de ingênuo!!!





5 comentários:

Anônimo disse...

OLÁ, SÓ PARA VC SABER SÃO 22 HOMENS EM CAMPO, FORA UM ARBITRO E DOIS ASSISTENTES.
GOSTO DE FUTEBOL SIM, MAS DA COPA NÃO, TUDO É NEGOCIADO, JÁ SABEM ATÉ QUEM VAI GANHAR (ENTRE ELES).
SOBRE AS OLIMPÍADAS, KKKKKK, SERÁ UMA VERGONHA, NÃO TEMOS ATLETAS.
DINHEIRO, VAI ENTRAR BASTANTE, MÁS QUEM SOMOS NÓS PARA VER PARA ONDE VAI.
O RIO, QUER QUE TUDO SEJA LÁ, A FANTÁSTICA CIDADE MARAVILHOSA, O QUE TEM DE MARAVILHOSO É OBRA DE "DEUS", PQ. OS HOMENS, N. FAZEM NADA, SIMPLISMENTE DESTRÓI O QUE TEM.
OS CARIOCAS DIZEM QUE OS PAULISTANOS, SÓ PENSA EM TRABALHO NÃO SE DIVERTEM, MAS TRABALHAMOS, PARA CARREGAR ESTE PAÍS INTEIRO NAS COSTAS, PRINCIPALMENTE O RIO.
DAONDE VAI SAIR O DINHEIRO PARA DEIXAR TUDO LINDO PARA A COPA E OLYMPIADAS NO RIO?
PARA MIM O BRASIL, É UM PAÍS DE 1º MUNDO SIM, POIS É ABENÇOADO POR "JESUS CRISTO", É UMA TERRA QUE TUDO QUE SE PLANTA NASCE.
MAS INFELISMENTE, BRASILIA PRECISA TER REALMENTE PESSOAS DE BOA FÉ!!!
ANTES DE COPAS E OLYMPIADAS, VAMOS COLOCAR NOSSO MARAVILHOSO BRASIL EM ORDEM, COMEÇANDO PELA EDUCAÇÃO DO POVO, EDUCAÇÃO, NÃO DE ESTUDOS, MAIS SIM UM SER HUMANO EDUCADO EM TODOS OS SENTIDOS.
CHORAR PQ PERDEU UMA COPA? É PARA QUEM NÃO TEM COM QUE SE IMPORTAR, NÃO TEM AMOR NO CORAÇÃO, POR SI MESMO E PELO PROXIMO, GUARDEM SUAS LAGRIMAS, POIS SE O PAÍS CONTINUAR ASSIM ,AINDA TEMOS MUITO O QUE CHORAR.
AMO MEU PAÍS E SEMPRE AMAREI, PESSOAL VAMOS LUTAR E CHORAR POR COISAS IMPORTANTES.
NESTA ÉPOCA DE COPA E OLYMPIADAS, NÃO A MORTE, CRIME, ENCHENTE, TUDO É LINDO, TUDO É MARAVILHOSO, OS JORNAIS NÃO FALAM DE OUTRA COISA, SÓ PELO FATO DO BRASIL TER GANHO, PARA AS OLYMPIADAS, FOI ASSUNTO PARA A SEMANA INTEIRA, É FOGO.
FICA AQUI MEU DESABAFO.
E VIVA O BRASIL!!!!!!!!!!
BEIJOS

Anônimo disse...

SOU EU DE NOVO, ME ESQUECI, DE COMENTAR SOBRE OS VIDEOS, AS MUSICAS SÃO FANTÁSTICAS!!!!!
PARABENS A QUEM ESCOLHEU.
BEIJOS A TODOS.

João Alfredo disse...

Cara eu é que pergunto que BRASILEIRO é você? Morando ainda aqui porque? Cara que decepção! Tô fora!

Bruno Cavalcanti disse...

João Alfredo, uma coisa é ser nacionalista, outra coisa é ficar completamente cego e incapaz de ver o que está a frente de seus olhos. Uma nação não é feita de lisonjeiros elogios e de festa, mas sim de um público crítico, coisa que o brasileiro não é. Eu sou aquele brasileiro que sabe do que está falando. E eu te pergunto, que brasileiro é você?!

João Alfredo disse...

Cara uma nação é feita de gente. Gente de todos os tipos, raças, credos, cores, sexos, gostos, sonhos e realidades. É feita de vitórias e derrotas. De misérias e riquezas. De alegrias e tristezas. Da diversificação de gostos. De gente que como você se diz sabedor do que fala e de gente como eu... que já passou fome. Você sabe o que é fome? Fome de verdade? Fome daquelas de doer o estômago, porque só água não sustenta? Já dormiu na rua? Já cheirou mal? Já catou lata e papelão pra comprar pão com margarina rançosa no boteco porque na padaria... maltrapilho e mal cheiroso nem te deixam entrar? Cara já vivi tudo isso e muito mais e hoje estou aqui porque um brasileiro de verdade, aquele de coração verde e amarelo que não é cego nem incapaz de ver o que está a sua frente, mas nem por isso fala mal da terra que o acolhe, o ama, o alimenta e que também ama o futebol, ama dançar no carnaval, torce pro país ser sede das olimpíadas, derrama seu suor numa ong como voluntário e acredita neste Brasil de contradições... acreditou também em mim! Cara você não sabe o que é ser brasileiro, você sabe é ser pretensioso!