quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PALAVRAS DO ATOR - UM GÊNIO DA ARTE!!!









QUEM FOI CHARLES CHAPLIN?
Muitas pessoas nem sabem quem foi Charles Chaplin.
Charles Chaplin foi o gênio da comédia, coisas tão simples que ele nos mostrava e nos fazia rir. Por trás daquela maquiagem do engraçado vagabundo, existia um homem muito talentoso, mas que sofreu muito com as pessoas que o rodeavam, ouvi dizer que Charles Chaplin era o verdadeiro artista incompreendido. Um artista que usava da graça, da expressão facial, corporal para nos fazer rir, sem precisar usar de palavras.
Sr. Charles Spencer Chaplin Jr. Mais conhecido como Charles Chaplin, foi um ator, diretor, dançarino, roteirista e músico. Foi um dos atores mais famosos do período conhecido como Era de Ouro do cinema. Chaplin foi uma das personalidades mais criativas que atravessou a era do cinema mudo, acabando por produzir e financiar seus próprios filmes.
Nasceu em Londres em 1889 e faleceu em 1977 na noite de Natal. Seu principal personagem foi o “Vagabundo” (1915) de casaco, bengala, chapéu e seu bigode, um personagem oprimido e engraçado, o qual denunciava as injustiças sociais de forma inteligente. Em 1918 (auge do sucesso) abre sua própria empresa cinematográfica. Chaplin era muito crítico com a sociedade e sempre denunciava os grandes problemas como: miséria e desemprego, mostrado muito em seus filmes. Produziu grandes obras como: O Circo, Rua de Paz, O Grande Ditador, Tempos Modernos e Luzes da Ribalta.
Como era adepto ao cinema mudo, criticava o surgimento do cinema sonoro, mas logo se adaptou ao novo. Mas o sucesso dos filmes foi tão grande em outros países que foram traduzidos para outros idiomas: francês, alemão, espanhol, português. Em 1965 publicou sua auto-biografia. Teve uma vida sentimental intensa, casou-se quatro vezes, as três primeiras com estrelas do cinema. Com 54 anos, conheceu a filha do teatrólogo irlandês Eugene O’Neill, Oona (18 anos), sua quarta mulher com quem teve seis filhos e viveu com ela até o fim da vida. (Texto de Patrícia.)




Poema de Chaplin:


Pensamos demasiadamente

Sentimos muito pouco

Necessitamos mais de humildade

Que de máquinas.

Mais de bondade e ternura

Que de inteligência.

Sem isso,

A vida se tornará violenta e

Tudo se perderá.




"Vídeo Arte" - Charles Chaplin - "Smile" - Sorria!!! Seja como for a vida sorria é a melhor maneira de levar nossa loucura!!!

Esse espírito foi um gênio na arte, tudo que criava era sinônimo de inteligência e sucesso. E dentro de sua obra ele conseguia mostrar a todos nós as grandes dificuldades humanas, sem usar nenhuma palavra na maioria de seus filmes, os sentimentos brotavam na tela emocionando multidões e fazendo rir.
Teve uma vida sentimental agitada, aliás, praticamente os artistas em geral têm uma vida particular cheia de acontecimentos, muitos romances, escândalos, e muitas outras coisas.
O importante em suas obras era as denúncias sobre as atrocidades contra o ser humano, principalmente no filme “O Grande Ditador” que colocava a segunda guerra mundial em cena através de uma personagem que no lugar do verdadeiro ditador faz um discurso a favor da vida. Podemos na arte mostrar de maneira inteligente sem sermos grosseiros, a sociedade, a política, a religião, os sentimentos, colocar para quem assiste as situações, como deveria ser, ou como é e o que vem acontecendo e que devemos mudar algo para termos uma sociedade melhor em todos os aspectos. A arte além de divertir, tem que fazer pensar, refletir, acordar o público para muitas realidades que o cercam e que por vivermos no automático nem percebemos. E Chaplin conseguia fazer isso com maestria.
Todos nós artistas sejamos de TV, teatro, cinema, precisamos pensar sobre o instrumento que temos em mãos, que ele pode salvar muitas vidas, esclarecer plateias, chacoalhar almas para acordar para o mundo e trabalharem por elas e por todos.
Nisso esses estilos de arte cumprem bem seu papel, pois, há de tudo, desde aquilo que não traz nada de conteúdo apenas diverte, assim como outras obras que fazem rir, chorar, mas trazem em si conteúdos para balançar a audiência, fazer o cérebro movimentar, isso tudo é arte.
O teatro espírita tem como finalidade acordar para a realidade do espírito, da vida, mas também traz a vida real, o que estamos fazendo conosco, as conseqüências, tentamos mexer com o público, além claro de fazermos teatro com emoção, alegria, o conteúdo é espírita, mas quando a galera vai nos ver não corre o risco de assistir uma sessão espírita, assiste teatro.
Arte expressa a vida, o ser e seus sentimentos desde o mais bruto até o mais sublime, e tenta transformar na medida do possível o espírito que somos! Chaplin cumpriu bem o seu papel merece nossos aplausos eternos!

Galera mandem seus textos, enviem suas fotos, peçam suas músicas. Vamos explorar mais esse espaço! Valeu galera pelas perguntas na próxima semana serão respondidas!!! Mil abraços!!

A vida é uma arte de improviso a cada segundo!!!


Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!
Isso que é prova, carma, vudu, bruxaria, filha e mãe na vida real, são filha e mãe na ficção, será o futuro anunciado???


As irmãs inseparáveis, fazem tudo juntas, combinam tudo, um exemplo de poder e simplicidade, isso dá certo???

Cena entre filha e mãe, um amor incondicional, total, uma grande tragédia se anuncia!!!

O elenco assite as cenas em ensaio, Lucas e Janaína na maior concentração!!! Espero...




"Vídeo Arte" - Kt Tunstall - "Little Favours" - Pequenos Favores - A vida acontece de favores um do outro...

Nenhum comentário: