quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PALAVRAS DO ATOR - ARTE COM DEFICIENTES!

TEATRO COM SURDOS

Muitas pessoas não sabem que a arte também é feita com deficientes. A música, a dança, a pintura. Então vou falar um pouquinho do “fazer teatro com deficientes auditivos”.
O teatro com surdos tem objetivo da integração da família, pois existem famílias que não aceitam e com o teatro a família do surdo pode reconhecer a surdez na condição de que o surdo pode aprender, tem como objetivo mostrar a condição essencial do viver e conviver, praticar as habilidades sociais com várias situações, fazendo com que o aprendizado tanto do surdo como do ouvinte seja prazeroso.

O teatro pode mostrar aos pais e a sociedade que o surdo tem potencial sim, tem possibilidades de aprender, de ter suas próprias escolhas, mesmo sem saber usar a linguagem oral, mas que diz seus desejos e necessidades através do teatro colocado no palco. O teatro como já sabemos, desenvolve habilidades e mostra que o surdo pode participar de atividades em condições iguais a de um ouvinte. E não só no palco, mas também mostrando essas habilidades em cenário, figurino, iluminação e som através das vibrações. Todo esse magnífico trabalho da arte do teatro pode romper a barreira que existe entre o deficiente auditivo e outras deficiências também e ajudar na aproximação das pessoas, interagindo, compreendendo o trabalho em conjunto, a mensagem a ser transmitida pelas sensações e emoções que o espetáculo desperta, não só através da fala (linguagem oral), mas a expressão também é muito importante. E tudo isso provoca no expectador sentimentos de prazer, proporcionando novos ensinamentos. Um exemplo de trabalho pode ser a escolha de um texto de alguma história de Charles Chaplin, onde através dos gestos e expressão corporal a mensagem é transmitida.
Divulgando essa arte feita com surdos, contribui para que a inclusão social aconteça de forma plena.
(PATRÍCIA WEISS)

O teatro é um grande amigo de todos aqueles que têm algum tipo de deficiência, a arte em geral é uma beneficiadora de muitos progressos dentro dessa área de auto-estima ao deficiente, mostrar a família que independente do problema somos todos iguais e todos nós podemos desenvolver habilidades sejam quais forem com os obstáculos que tivermos justamente para superá-los!
É um trabalho que requer muita paciência, experiência, compreensão, mas de muita ajuda a todos deficientes que precisam desenvolver suas mentes, seus corpos, gerar maior segurança, estímulos, o teatro principalmente por ter todas as artes contidas nele, acaba sendo um gerador de criatividade e imaginação enormes tanto para os deficientes como para aqueles que estão ensinando há uma troca de ambas as partes todos aprendem.
Incluí-los na vida social é de suma importância para o desenvolvimento do deficiente como ser humano, como espírito em evolução, sua aceitação sobre a deficiência e a da família principalmente, ajudam no processo de viver em sociedade e participar da vida como todos.
E nenhum espírito vem deficiente atoa, tem um motivo para que nesta encarnação ele reencarne com essa ou tal dificuldade fruto de alguma ação de suas vidas passadas que precisa resgatar agora e nesse processo a família tem participação geralmente, inclusive os médicos que cuidam, especialistas podem estar envolvidos na trama do passado, não é regra geral, mas pode haver afinal ninguém está aqui com o outro por mero acaso.
A arte é e será sempre um instrumento para todos que tem algum tipo de problema físico, mental, e também é de grande ajuda para todos que não portam nenhum tipo de deficiência. Muitos de nós devíamos procurar na arte ajuda e apoio para melhor desenvolvermos a nossa vida. A arte faz-nos ver tudo de um outro ponto de vista e passamos a encarar nossa vida com mais compreensão, sentimento e profundidade. A arte e especialmente o teatro faz com que nós descubramos muitas realidades sobre nossa alma, as nossas capacidades, como somos, ele mexe em todo ser e para isso o ator tem que deixar isso acontecer e não travar, o processo é enriquecedor em todos os pontos. Experimentem!!!

Dia 16 de outubro a Cia de Artes Monteiro Lobato apresenta “Rascunhos” a peça 4 em 1! Sexta às 21 horas no Teatro Plínio Marcos localizado no Shopping Pompéia Nobre. Ingressos R$ 20 com apresentação do flyer 10! Censura Livre!

Valeu galera pelas perguntas e comentários de ontem, na próxima terça responderemos os questionamentos. Vamos colocar os vídeos na ordem que foram pedidos, aguardem. Isso aí pessoal, agitem o pedaço, mandem textos para quinta, enviem fotos, peçam seus vídeos!!!

E aguardem notícias sobre a estreia de “As Notas” em novembro!!! Nosso primeiro drama! Muita história vai rolar dentro de uma família desestruturada, ambição, dor, suicídio, personagens complexas e seus dilemas, em novembro “As Notas” mais uma produção da Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!!

Galera todos somos deficientes da alma!!!


Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!
O pesadelo é longo!!! Deixa Gioconda louca, louca... As cartas são as caras de todas as pessoas que ela enganou... Vai pagar Giocondaaaaaa...

O pesadelo de Gioconda!!! Cartas gigantes assombram sua vida... Bola de Cristal, previsões, mentiras... Vamos te pegar cartomante salafrária...

Aqui Lúcia(Patrícia) recebe Alonsio o marido desencarnado de Gioconda (Maria Creuza) e uma mensagem do além cai como uma bomba!!!!

Juca fez chapinha em seu cabelo com o dinheiro ganho na bola de cristal... Haja previsões!!!!




"Vídeo Arte" - Lady Gaga - "Paparazzi" - Um vídeo bem realizado com uma crítica bem feita contra os fotógrafos que estão sempre querendo as fotos das celebridades nem que precisem ultrapassar todos os limites do bom senso!!! Um pedido de Mona!!!









6 comentários:

Anônimo disse...

BOA TARDE A TODOS.
JÁ TIVE A OPORTUNIDADE DE ASSISTIR NO TEATRO, UM ESPETACULO, COM PESSOAS DEFICIENTES, DE TODO O TIPO, EM UMA SÓ PEÇA, FIQUEI SIMPLESMENTE ENCANTADA COM A FORÇA DE VONTADE DELES, PARA MIM SERÁ INESQUECIVEL.
QUEM TIVER OPORTUNIDADE ASSISTA, VALE A PENA.
ABRAÇOS A TODOS.

Vinicius disse...

Maravilhosa essa apresentação

Gabriel disse...

doida e pouco por isso eu amo ela

Pedro disse...

Meu Deus!!!
Essa Lady Gaga é loka de pedra!!!
Mas adoroooo!!!!

Jacqueline disse...

Adorei Patê seu texto, realmente o teatro é o local mais propicio a inclusão pessoal, a liberdade de poder se comunicar de forma livre e aberta, faz com que o ser aprenda mais e seja util primeiramente para ele mesmo e depois para aos que estao ao seu redor.
Todos soms filhos de Deus, todos temos sua centelha divina dentro de si, o que nos resta é espalharmos esta centelha (amor) a todos.
Vamos nessa???
Besos

Rafael Mourão disse...

Adorei tudo aqui, texto bem interessantes e já sabia da existência desses grupos e gosto muito dessas manifestações artísticas estou seguindo e pedindo que me siga também

Abraços,

www.riosul2012.com