sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ESPÍRITO É CULTURA - UM SONHO CHAMADO TUPI!

Com certeza a grande maioria não vai se lembrar e nem se tocar da data histórica que vivemos nesse 18 de setembro. Há exatamente 59 anos atrás era inaugurada a primeira emissora de TV do Brasil e da América Latina, entrava no ar a TV Tupi PRF -3 São Paulo, então canal 3 até 1960 quando passou a ser o canal 4 de São Paulo.
Em uma aventura de pioneiros nascia a nossa TV Tupi emissora dos Diários Associados, empresa de Assis Chateaubriand, ele que teve a iniciativa e mirabolante idéia de trazer a televisão para o nosso país. Assis um pioneiro nas artes, dono de jornais e rádios, abriria uma nova fonte de produção artística em nossa cidade, o empreendimento para a época era loucura, todos os equipamentos vieram dos Estados Unidos, chegaram ao porto de Santos e subiram a serra para serem instalados em um prédio no Sumaré onde eram os estúdios e sua base de transmissão, a antena de TV e seus transmissores foram instalados no centro da cidade no prédio do antigo Banco Banespa, ponto alto da cidade. Tudo era um grande sonho onde muitos entraram para viverem momentos de suas vidas que nunca mais serão esquecidos, muitos amigos de Assis entraram na sua idéia, outros se empolgaram com a novidade e assim o sonho foi se transformando em realidade.
Foram meses de preparo, instalação dos equipamentos, construção dos estúdios ao lado do prédio dos Diários Associados onde havia a Rádio Difusora, construíram dois estúdios o A e o B, o primeiro o principal e o outro para comercias, muitos artistas, atores, atrizes, cantores vieram do rádio no início das operações, onde muitas coisas foram improvisadas. O primeiro programa chamou-se TV na Taba!
A transmissão iniciou-se às 21 horas ao vivo. Durante os primeiros 12 anos da TV, ou seja, até 1962, toda programação era realizada ao vivo, pois, não existia o vídeo tape que só chegaria ao Brasil em 1962, quando passaram a gravar a programação com antecedência.
Imaginemos isso tudo ao vivo, como no teatro, ensaiava-se antes e no dia da apresentação era ao vivo com as câmeras transmitindo tudo, infelizmente por ser ao vivo, praticamente não há nada registrado daquela época, só quem viveu as emoções da inauguração e os anos seguintes na aventura de ser ao vivo, sabe o que foi e como tão audaciosos foram os pioneiros que apostaram na idéia de Assis e colocaram o barco para frente.
A programação inicial era somente das 20 horas às 23 horas, com documentários e programas ao vivo. Tudo era idealizado, imaginado por técnicos que vieram de rádio outros aprenderam na raça a mexer nos equipamentos eletrônicos que faziam as transmissões.
Nesse espaço no Alto do Sumaré foram realizados diversos teleteatros como Grande Teatro Tupi, TV de Vanguarda, TV de Comédia, programas humorísticos, infantis, novelas, a primeira telenovela foi ao ar em 1951 –“Sua Vida me Pertence” escrita e dirigida por Walter Forster, foi exibida ao vivo com capítulos com 20 minutos de duração nas terças e quintas as 20 horas, entre 21 de dezembro de 1951 e 15 de fevereiro de 1952, nela houve o primeiro beijo da novela brasileira protagonizado por Walter Forster e Vida Alves. E a partir daí muitas outras novelas vieram.
Uma época de dedicação, amor, impulso, paixão pela arte a TV Tupi era um celeiro de criatividades coordenadas pelo seu diretor artístico Cassiano Gabus Mendes que juntamente com Lima Duarte, Hebe Camargo, Walter George Durst, Vida Alves, Walter Forster, Dioniso Azevedo, Jota Silvestre e muitos outros davam vida aos estúdios da TV Tupi todas as noites, uma grande obra de arte era idealizada todos os dias e tudo com muito empenho, a Tupi era uma grande família, muitos objetos de cenas, cenários, figurinos eram trazidos pelos atores de suas casas, de amigos, os autores e diretores arranjavam, tudo tinha um jeito, antes de ir ao parecia que não daria certo mais à noite tudo estava no ponto e a transmissão corria bem por causa da garra e do amor de vários profissionais unidos em um mesmo objetivo que era proporcionar cultura e diversão a população.
A TV Tupi com o tempo cresceu tornou-se a Rede Tupi de Televisão ficando no ar até o dia 18 de julho de 1980, quando saiu definitivamente do ar por má administração e condições financeiras bem precárias, faltavam dois meses para que a Tupi completasse 30 anos de existência, fato que infelizmente não ocorreu.
O que devemos guardar em nossa memória é o fato cultural da Tupi ter sido a pioneira no Brasil na América Latina e fundamentalmente ter sido o berço da TV brasileira, pois, a programação das atuais redes abertas tem como base a idealizada nos tempos da TV Tupi, isso não mudou nesses 59 anos de televisão aqui no Brasil. E lembrar de todos que se envolveram nesse grande sonho que começou com Assis Chateaubraind e sua determinação de vencer e fazer o sonho ser verdadeiro, ele desencarnou em 1968 e a partir daí seu sonho que já vinha se quebrando tornou-se um pesadelo dos quais muitos pioneiros saíram e poucos ficaram até o final.
Como seria a programação da Rede Tupi hoje no século 21???
Contei apenas uma parte da história dessa TV que merecia mais consideração de todos nós e homenagens anuais para os pioneiros e desbravadores da comunicação neste país!!!!
Nossa alegria para todos que ainda estão aqui na Terra e para uma grande maioria que partiu para o plano espiritual e que merecem serem lembrados por suas iniciativas. Feliz 59 anos TV brasileira, que possamos ter uma melhor programação e maior respeito para com o público e menos preocupação com os números do ibope!
Haveria muito a dizer, mas o espaço é pequeno, muitas coisas boas e ruins aconteceram na Tupi era como uma família mesmo havia romances, brigas, conflitos, entendimentos, reconciliações, tentava-se de tudo para manter a emissora no ar, e eles conseguiram até onde puderam, problemas financeiros, políticos, econômicos foram muitas as causas do fim de suas transmissões, mas que muitos ainda tem na lembrança as imagens que o tempo não apaga jamais.

Minhas fontes de pesquisa para essa coluna foram os livros “TV Tupi Uma Linda História de Amor” de Vida Alves e “De Noite Tem... “ de Mauro Gianfrancesco e Eurico Neiva. Ótimos livros, o primeiro narrando a história da TV Tupi desde o início das suas transmissões até o fim e o segundo se detém na parte de teledramaturgia, teleteatros, novelas, séries, especiais realizados pela Tupi nos seus 29 anos de existência! Vale a pena uma leitura dessas duas obras para descobrir um outro lado da TV brasileira que ficou esquecida e que não há arquivo gravado, só na memória de seus pioneiros!!!!

Nossa Cia. de Artes Monteiro Lobato tem um projeto para o ano que vem quando a Tupi faria 60 anos, aguardem 2010!!!!

E amanhã estaremos no Sepej apresentando “Rascunhos” A peça 4 em 1! As 20 horas, ingressos R$ 5,00 ou algum produto de higiene! Censura livre. Acessem o site
www.sepej.org.com e vejam como chegar ao local!!!!

Galera um fim de semana cultural mil!!!!


Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!!
Uma das cenas mais quentes de "As Notas" onde muita roupa suja é lavada... vai pegar fogo!!!! Muitas notas se queimarão, aguardem o incêndio em novembro!!!!
Jeferson faz anotações.. do que? Hum... será da sua personagem?? Ou alguma receita de comida...

Agora como ator faz sua personagem e também dirige os outros atores e se auto dirige, vou pirar qualquer dia....

Diretor concentrado na direção dos atores e no texto e nas mudanças de posições e tudo mais o que é necessário, teatro muda constantemente, texto, marcação, tem coisas que funcionam e não no palco... Os atores????


"Vídeo Arte" Com imagens da Rede Tupi! Programa Clube Dos Artistas, a novela "A Viagem", concurso de Miss, noticiário, e chamada da novela "Xeque Mate"!


"Vídeo Arte" - Abertura da novela "Mulheres de Areia" primeira versão na Rede Tupi entre 1973 e 1974!


"Vídeo Arte" - Abertura modificada da novela "A Viagem" primeira versão na Rede Tupi! Entre 1975 e 1976!


"Vídeo Arte" - Pedido de Bruno - Ana Cañas - "Mandiga, Não" - Tudo haver com nosso blog hahahahha!!!!!

10 comentários:

Faby Vilela disse...

Oh my god!!!agora eu viajei....me vi adolescente na gravação do clube dos artistas...que loucura....adorei....bjks

melisagomess disse...

"Xeque-Mate", 15 para as 8... diferente a maneira de mostrar o horário.

Realmente, as imagens estão muito boas. Parabéns! Eu vivo procurando coisas da Tupi aqui no YouTube e é complicado! Qualidade excelente!

nikolayburitiva disse...

A primeira versão da a viagem , foi exibida de outubro de 1975 ate março de 1976

kcs290 disse...

Belas imagens realmente!Parabéns para quem postou!Abraços!

bobsstu disse...

Olha,estasimagens estão muitobem gravadas, hein!!!!!Nem parece que são dos anos 70!!!!!!!

victoriabeckham disse...

Não me canse de ver e rever esta abertura que agora remasterizada ficou melhor ainda! Parabéns pelo ótimo trabalho!
Eva Wilma sempre maravilhosa e aqui nesta abertura ela mostra todo seu talento e beleza! Que saudade daqueles tempos...

Flavia Sonia disse...

Eva Wilma perfeita. Eu nasci depois da segunda versão, mas essa abertura junto com a da versão original de Selva de Pedra é a minha predileta. Essa corrida da Eva, as esculturas, a música... Tudo em perfeito compasso. Que pena que perdemos a Tupi.

Outra coisa impressionante: a sova que a novela dava na Globo com Cavalo de Aço e parte de O Semideus: 88% de ibope.

crizz ad disse...

sim, mulheres de areia e o profeta foram as unicas novelas da tupi a ameacarem seriamente o horario das 8 na globo.

Madonna disse...

Muito bom adoro Eva Wilma.

Anônimo disse...

EU ASSISTI NA TUPI A VIAGEM REALMENTE FOI MUITO BONITO, AINDA TENHO ALGUMAS CENAS EM MINHA MEMORIA.
ALMOÇO COM AS ESTRELAS ASSISTIA TBM.
FOI ÓTIMO RECORDAR ESTES MOMENTOS.
É COMO FAZER UMA VIAGEM PELO TUNEL DO TEMPO.
BEIJOS NO TEU CORAÇÃO MEU AMIGO.