sexta-feira, 11 de setembro de 2009

ESPÍRITO É CULTURA - UP, UP, UP!!!!!

Galera hoje vamos dar algumas dicas para cinema, teatro e leitura. Como é importante nós diversificarmos nossa cultura, buscarmos coisas interessantes que nos tragam algo ou simplesmente ver algo que nos divirta muito, afinal é bom em alguns momentos apenas rir, achar engraçado sem se preocupar com a mensagem precisamos de tudo um pouco para sermos completos como seres em evolução.

No último sábado fui ao cinema assistir “Up, Altas Aventuras” animação da Pixar e da Disney. Simplesmente magnífico. O filme é de uma ternura incrível, e ao mesmo tempo, muito engraçado e cheio de aventuras. Mas muitas crianças talvez não entendam onde eles quiseram chegar e chegaram bem, na verdade a animação é para os marmanjos, toca fundo em nós.
Tudo começa quando Carl quando criança conhece Elly e os dois crescem juntos com um grande sonho de viajarem para as florestas da América do Sul. Eles acabam casando e a vida os leva a ter a sua realidade, pagar casa, despesas, e o velho sonho fica para trás, eles envelhecem, mas sempre com o desejo de realizar o sonho de ambos, guardam o dinheiro, no entanto sempre acabam gastando para outras emergências. Já idosos, ela morre e ele passa a viver sozinho. Devido a várias situações que ocorrem, Carl um belo dia decidi partir na louca aventura para as florestas, instala em sua casa vários balões de ar e sai voando pela cidade e sobe até as alturas, só que sem imaginar que um escoteiro, Russel acaba embarcando nessa louca viagem, a partir daí é só aventuras, os dois argumentam boa parte do filme, e acabam por criarem uma amizade com laços fortes onde um acaba por ajudar o outro.
Não vou contar todo filme porque se não perde a graça e o interesse, contudo a mensagem grandiosa desta animação é que nunca devemos deixar os sonhos morrerem, mesmo depois de uma vida com dificuldades, onde sempre adiava seu sonho, por amor a Elly e a ele mesmo, Carl com 78 anos vai a busca de seu sonho com força, energia, destemido, vai em frente.... Essa é a grande lição para nós adultos que já desistiram de seus sonhos por causa da idade ou por causa da vida em que nos metemos, sempre podemos tentar, se houver vontade de verdade, poderemos em qualquer momento realizar nossas aventuras, basta querer e não morrer antes da hora.

Outra coisa importante que a história deixa, é que precisamos nos desligar do passado, não ficar agarrados as coisas ou pessoas, lembranças são normais, mas reviver constantemente tudo e todos, não podemos. Precisamos nos desligar do passado aos poucos e continuar viver!!! Desfazer de coisas velhas principalmente até de uma casa se for necessário!
Mostra o amor, a amizade, a vontade de continuar vivo, a alegria de viver, tudo que nós precisamos para estar aqui, um filme imperdível, ótimo roteiro, ótima direção e animação de primeira. Ri muito e saí do cinema com a alma em paz, afinal tenho certeza que não larguei meu sonho para trás, estou com ele bem perto de mim e a luta para que ele possa crescer é forte até o final desta encarnação, muita coisa vai rolar ainda...
O que estamos fazendo com nossos sonhos???

No domingo fui ao teatro assistir “Amigas, Pero no Mucho”, uma comédia deliciosa onde quatro atores fazem quatro mulheres. O universo feminino é totalmente encenado com muita realidade pelos atores e com muito humor em quase todas as cenas. É de rolar de rir.
Tudo o que as mulheres falam, desejam, são, está lá na pele de quatro homens, elas se amam e se odeiam, se invejam e se ajudam, falam o que pensam uma para outra sem meias medidas, tem chiliques, ambicionam os homens das outras, fazem cena, chegam ao ridículo sem medo, extravasam e vivem.
Interpretação de primeira, onde os quatro atores não têm medo da exposição, são mulheres durante uma hora e meia de espetáculo, é uma história que passa rapidamente, mas que deixa mesmo sendo pura diversão, nós público pensar sobre como viver é tão tudo, tudo acontece, tudo está aí, e nós ao invés de entender tudo como uma grande piada caímos no dramalhão piegas e exagerado da vida... Afinal tudo passa tudo vai, porque ficar remoendo mágoas, ódio, sofrimento, temos que sim lavar a alma deixando todas as impurezas fora de nós.
A vida é uma grande comédia, vamos rir muito de nós mesmos e fazer drama só de vez em quando!!!!
Uma ótima dica para o fim de semana!
Texto de Célia Regina Forte. Direção de José Possi Neto. Com Leopoldo Pacheco, Eucir de Souza, Romis Ferreira e Elias Andreato (Esse é um show em cena.) No teatro do Shopping Frei Caneca, sábados às 19 e domingos às 18. Ingressos R$ 50 e 60 reais.

A dica de leitura vem do nosso ator Bruno Cavalcanti:
Jornalista, atriz e agora escritora, a mineira Gisele Lemos debuta no mercado literário com Uma Viagem Além da Porta. Humor, inteligência e muito bom gosto, todos presentes numa compilação de crônicas escritas entre 2004 e 2009 e publicadas por insistência da amiga, a poeta Alícia Maria. Gisele nasceu na cidade de Belo Horizonte, mas já morou no Rio de Janeiro e em Nova York, cursou jornalismo na PUC Minas e artes cênicas na Faculdade do Rio de Janeiro e no conceituado The Lee Strasberg Theatre Institute, em Nova York. Já atuou em espetáculos como Arlequim Ainda não Morreu por Colombina, Rapunzel, O Noviço e Sangue e Laquê. Marcos Alvisi, um dos conceituados diretores que já teve a função de dirigir Gisele em cena, descreve Uma Viagem Além da Porta da seguinte forma:

"São crônicas na qual a autora espia, com humor, e certa dose de lirismo, seus personagens pelo buraco da fechadura. Entre seres fictícios e reais, Gisele vai construindo seu mundo, ou melhor: sua visão de mundo, aliás, extraordinariamente genuína. Suas palavras ecoam através de Shirlene Pires, porém, são palavras às vezes ásperas, porque sua vontade principalíssima era misturar-se com seus personagens na urdidura de suas tramas indo às últimas conseqüências em suas angústias, alegrias e especialmente inquietações. Entretanto, a autora sabe que se isso fizesse, poderia se perder nesse caleidoscópio multicolor, em que os personagens giram vertiginosamente coloridos e encharcados por fortes pinceladas, oferecendo-nos amplos relevos, entre luzes e sombras, abarrotados de dúvidas tão inquietantes quanto às criaturas e situações que descreve"

Uma Viagem Além da Porta chega às livrarias pela editora Mazza e tem lançamento agendado para 29 de setembro, com direito a noite de autógrafos da autora na Academia Mineira de Letras (Belo Horizonte - MG) às 18h.

Nossa enquete continua pessoal votem: Muppet Fever 3 votos, Muppet Elton 1 voto e Muppet mahnahmahna 1 voto.
Uma enquete foi sugerida pelo nosso amigo João Alfredo, referente ao texto de ontem, responda:
Qual seu papel na vida?
Ator ou espectador?
Você consegue ser verdadeiro e responder nua e desprendidamente? Tem coragem para tal?
Isso aí galera ele lançou um desafio vamos lá responder????

Galera fim de semana de novo, tudo passa, mas a vida está aí precisamos viver e agarrá-la com tudo!!!! Capa do livro: "Uma Viagem Além da Porta"




"Vídeo Arte" - Trailer de "Up Altas Aventuras" !!!!





"Vídeo Arte" - Cenas de "Amigas Pero No Mucho" !!!!




"Vídeo Arte" - 2 Unlimited - "Get Ready For This" - Pronto para isto - Afinal para que estamos prontos??? Uma música para extravasar a semana, pura diversão e balanço!!!

23 comentários:

Unknown disse...

Valeu pelas dicas de cultura!

Bom final de semana beijos!

administracaorodrig disse...

A verdadeira imagem do passado perpassa, veloz. O passado só se deixa fixar como imagem que relampeja irreversivelmente, no momento em que é reconhecido

administracaorodrig disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
administracaorodrig disse...

É muito dificil você conseguir vencer numa boa. Pra vencer você tem que lutar, e essa luta muitas vezes significa indispor de certa forma com algumas pessoas, pra prevalecer aquilo que você acredita. Teu ponto de vista, tua cabeça, a tua personalidade acima de tudo. E se você não lutar pra valer, você acaba perdendo teu proprio rumo. E se você perde o teu proprio caminho, você não é ninguem. Então,´pra conseguir manter essa linha de conduta, você tem que lutar muito. E, muitas vezes, tem que brigar mesmo.
Abraços

Bruno Cavalcanti disse...

Eu recebi "Uma Viagem Além da Porta" hoje pelas mãos da minha amiga Gisele Lemos e já estou começando a ler (o lançamento oficial acontece apenas no dia 29 de setembro) e, digo com muita certeza, é um livro ótimo! Crônicas envolventes... é tudo ótimo!

Respondendo a uma das enquetes: acho que eu levo um pouco do teatro para a minha vida, mas levo a dose certa, sem muita fantasia, mas viver apenas na realidade não tem graça. Eu me divido um pouco entre ator e espectador, afinal do mesmo modo que adoro estar à frente dos holofótes, gosto de estar atrás deles por vezes.

Marlene disse...

Desta vez "podemos" ser espectadores, tenho, também, uma dica, há uma Temporada Popular no Tuca:
“A Alma Boa de Setsuan”, de Bertold Brecht

A história se passa na China. Os três deuses da peça são representados por um único ator, Ary França, que com uma pomba irreverente no ombro, é chamado de Santíssima Trindade. Ele vem a Terra em busca de uma alma boa e ao chegar à província de Setsuan, encontra entre outros, Chen Tê, interpretada por Denise Fraga é a única pessoa que se dispõe a dar-lhe um teto para dormir. Por sua generosidade, ele conclui ser ela a alma boa que tanto procurava e resolve presenteá-la com uma recompensa em dinheiro, o suficiente para ela comprar uma tabacaria e mudar de vida. Dona de seu próprio negócio, os miseráveis da cidade começam a abusar de sua bondade. Para se livrar dos importunos e exploradores, Chen Tê inventa a existência de um primo, Chui Ta, ela própria disfarçada.

Chen Tê desaparece. O sumiço pode ser um golpe e a responsabilidade recai sobre seu primo. Como ser bom e ao mesmo tempo sobreviver no mundo competitivo em que vivemos? Esta é a questão levantada pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht na peça “A Alma Boa de Setsuan”.


FICHA TÉCNICA:

Autor: Bertold Brecht
Direção: Marco Antônio Braz
Adaptação: Marco Antônio Braz e Marcos Cesana
Elenco: Denise Fraga, Ary França, Cláudia Mello, Joelson Medeiros, Maurício Marques, Fábio Herford, Marcos Cesana, Jacqueline Obrigon, Virgínia Buckowski, Maristela Chelala e João Bresser

Onde : Teatro TUCA - Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes
Temporada: 14 de Agosto à 27 de Setembro.
Horários: Sex e Sáb às 21h30 e Dom às 19h.
Ingressos: Sex – R$ 20,00
Sab. e Dom. – R$ 30,00

A enquete já respondi.

Bom fim de semana a todos!
Bjss

Marlene disse...

Brigar muito Digão?
Tipo, sair nos tapas??

"HAY QUE ENDURECER, PERO SIN PERDER LA TERNURA JAMÁS"
(ERNESTO CHE GUEVARA)
Abç

Brunoooo! Beijos!

Madonna disse...

Boa Noite, gatos
sumiram todos, passado é passado
bjosss

Debora disse...

Oi Mário tudo bem , blog esta cada vez melhor
Bjosss

Viviane - Assis disse...

Nem o próprio céu tem poder sobre o passado

Unknown disse...

O passado é lição para refletir, não para repetir

Jonhm disse...

Se queres prever o futuro, estuda o passado

Cilene disse...

Qual a proxima apresentações de vcs?

Mona disse...

O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto

Claudia disse...

Qual o video, dessa semana?

katryobrian disse...

Boa Noite no Brasil, Bom Dia aqui na Nova Zelandia.
Mário recebeu meu mail, bjos

Alexxxxxx disse...

Estou na aerea de novo, bjossss

Panj disse...

O passado, pelo menos, é seguro

Jeferson disse...

Todos nos podemos sonhar um pouco, não custa nada, mas o importante, é saber que esse sonho pode se realizar, basta nos acretidarmos e esforçamos um pouco, tudo depende de nós ate mesmo o sonho.

SempreAprendiz disse...

NÃO BASTA SONHAR! O que dá realmente um pouco de graça à nossa existência é a total falta de previsibilidade. Estamos fadados a ser permanentemente surpreendidos. Ainda bem! Ter em mãos um roteiro preciso, minucioso e infalível seria enfadonho. Por sorte, os eventos acontecem de forma diversa. Preparados para um aguaceiro, enfrentamos céu claro; prontos para um conflito, constatamos que ele não acontecerá; dispostos a enfrentar o pior, o melhor nos acolhe; e onde esperávamos encontrar flores, somos espetados implacavelmente por espinhos hostis. A realidade prima pela tei-mosia em atropelar SONHADORES.
(Alexandru Solomon)

SempreAprendiz disse...

Serei Verdadeiro! - Talvez por imposição e não opção da própria vida: sou ATOR. Não corro da vida. Não permaneço a margem. Minha alma parece fazer questão absurda de se enroscar em tudo que passa ao seu contorno. E assim... vive se metendo em confusão! Mas, o que gosto mesmo é dos momentos em que ela se cansa de tanto enrosco e aplacada transfigura-se em espectadora. Reflexão, análise, consideração, estudo, exame, meditação são suas reais paixões. Retroceder alguns passos e observar a vida é o que verdadeiramente alimenta minha alma. Amo olhar pra você. Acreditar sentir o que você sente. Viver interiormente o que você vive. Minha alma ama se enroscar a sua alma e desvendar sua essência... o que ela faz com extrema destreza!

AnônimoJunior disse...

Sempre me coloquei mais focado no papel de espectador, mas, penso se “me acho” no “papel” de espectador, já estou me colocando como ator! Um espectador de teatro não se senta unicamente em uma cadeira na platéia... ele também “reage” (mais) comumente de maneira externa (ri, chora, bate palma, grita...). Eu, enquanto espectador da vida (alheia), também termino por reagir, mas (mais e quase de forma única) internamente. Então penso, sou ator enquanto vivo minha vida em compasso com outras vidas. Espectador enquanto foco outras vidas. Participo mas, sobretudo... observo. Sinto-me mais visão que mãos. Mais interno que externo. Volito por entre mil máscaras... Então penso... Sou ator... Mais um entre os milhares de grandes atores... Mais um personagem no palco do mundo. Mais um espectador na platéia da vida... Sou múltiplo! Farsante dentre muitos...

SempreAprendiz disse...

Foi assistir UP. Basicamente o filme nos mostra que NUNCA devemos desistir de nossos sonhos. É como se não tivéssemos esse direito! Portanto, não vou desistir de você! NUNCA! - A distância faz ao amor aquilo que o vento faz ao fogo: apaga o pequeno e inflama o grande, então, quando sentir uma brisa leve tocar seu rosto, não se assuste, pois sou eu, melhor, apenas minha saudade que a beija em silêncio.