quinta-feira, 10 de setembro de 2009

ALMA LIVRE - SOMOS TODOS PERSONAGENS!!!

Cada vez mais que entro no mundo teatral, cada nova montagem, vejo como o teatro é a vida em tudo, ou seria a vida um grande palco onde cada um desempenha sua personagem faz sua história, vive em seus cenários ricos ou pobres, viaja, muda, transforma-se, parece que tudo é um teatro...
Nós somos na verdade grandes atores atuando em tempo real, cada cena nossa pode ser espontânea ou premeditada, quando queremos algo, quando queremos levar vantagem, se vingar, nós elaboramos as cenas, as falas, montamos as cenas em imagens em nossas mentes, dirigimos tudo. Claro que na hora sai muita coisa diferente, os diálogos são outros, e vira uma grande confusão às vezes, transformamos tragédia em comédia e vice-versa.
Atuamos em tempo integral e nem notamos, há os especialistas em tramar os conflitos, em serem teimosos, em causarem tumultos, essas personagens sempre estão presentes em nossas vidas quando não somos nós mesmos. Tem aquela que gosta de irritar, uma que só quer mandar, a submissa, a que acredita em tudo, a quieta, a espevitada, a sabe tudo, a invejosa, enfim há infinidades de personagens a nossa volta além de nós mesmos. Quais personagens somos no teatro da vida???
Sim nós representamos alguém, temos uma personalidade, e a conhecemos? Entramos e saímos de várias cenas todos os dias, como foi a interpretação? Ouvimos o que falamos? Ouvimos o outro em cena? Ficamos muito na coxia ou entramos várias vezes em cena? Qual é a participação de nossa personagem neste teatro real?
E trabalhamos em várias peças no mesmo dia, tem a peça do “trabalho”, a da “faculdade”, da “escola”, tem a da “academia”, dos “amigos”, da “vida social” e a principal talvez a que pega mais, e que geralmente pode ser uma comédia ou uma grande tragédia, a da “família”, essa é a peça carro chefe da nossa vida, é onde todos são os protagonistas, onde os conflitos são maiores, cruciais, cheios de sentimentos, de tensão, tudo às vezes é mais passional, mais dolorido, mais louco, é onde somos os grandes atores da vida! Tudo acontece nessa peça, as cenas são as mais fortes e de mais colorido.
Interpretamos várias personagens nessas peças de nossas vidas, em muitas delas não somos as mesmas em cada história somos uma personagem muito diferente!!!
A vida é um teatro, o teatro é uma vida!!!!
Qual é sua peça preferida?
É a mesma personagem em todas elas?
Qual roteiro mudaria?
Faça sua peça melhorar, depende de nós mesmos, porque somos nós que escrevemos os diálogos e dirigimos as cenas, todos somos diretores, atores e dramaturgos na vida...
Como estamos nos saindo???

Galera vamos falar mais de teatro sempre que possível, vamos trazer biografias de atores, diretores e autores para comentar falar de teatro espírita ou não. Vamos falar daquilo que nós somos apaixonados neste espaço, podem também trazer seus textos, referentes a teatro ou não para a quinta, este espaço já existe, mas o pessoal anda devagar com os textos, assim vamos falar de teatro quando aqui não houver texto de ninguém para colocar. Vamos agitar galera!

Nossa enquete anda assim; Muppet – Fever 3 votos, Muppet – Elton – 1 voto e Muppet – Mahnahmahna 1 voto. Continuem a votação!!!!

Galera vamos atuar???


Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!
O diretor agora é ator ele será o irmão da Patrícia em "As Notas" vinte anos mais jovem, hahaha, ele conseguirá???

Alguém se esconde atrás do texto... Quem será??? Uma atriz desesperada....



Maria Creuza toda atrapalhada com o texto!!! Ela está na pele da personagem, perdendo a noção...


"Vídeo Arte" - Roxette - "Spending My Time" - Perdendo meu tempo - Com quantas coisas ou pessoas nós não perdemos nosso tempo...

5 comentários:

Anônimo disse...

Verdade. Nossa vida real também é uma peça de teatro, nunca sai como queremos. Magoamos alguém, alguém nos magoa, mas o que fazer quando uma das personagens não entende o que você quer dizer? Quando você quer apenas uma explicação e a outra personagem lhe faz sentir a pior pessoa, a culpa? Continuar, mas será que dá para consertar essa peça, esse texto? Saibamos falar e também ouvir.
Beijos!

Marlene disse...

Jung fala essa gama de personagens (personas) e sua importância:

A persona é muito importante, na medida em que dependemos dela em nossos relacionamentos diários, no trabalho, na roda de amigos ou na convivência com o nosso grupo.

Como qualquer outro componente psíquico, a persona possui um lado benéfico e outro maléfico. Em seus aspectos benéficos, a persona auxilia a convivência em sociedade, extremamente importante em nossos atuais dias. Também transmite uma certa sensação de segurança, na medida em que cada um desempenha exatamente o papel dele esperado, da melhor forma possível. Assim, espera-se de um médico que se comporte como tal, que atenda o paciente e que o cure dos males que o atingem. De um bombeiro, que seja solícito e enfrente, sem grandes medos os incêndios, e assim por diante.

No sentido nefasto da persona, há o perigo de o indivíduo identificar-se com o papel por ele desempenhado fazendo com que a pessoa se distancie de sua própria natureza.

Um médico, por exemplo, não é médico o tempo todo. Em casa é o pai, o marido, o filho e assim outras máscaras ele estará utilizando. Aqueles que são possuídos por sua persona, tornam-se pessoas difíceis de conviver, são rígidos em sua persona e exigem dos demais que se comportem igual a ele.

A persona serve também como proteção contra nossas características internas as quais achamos que nos desabonam e, portanto, queremos esconder. É o lado sombrio aquele que escondemos até de nós mesmos, que exige um trabalho animal para fazê-lo desaparecer e não há personagem dê jeito para o sublimar.

... Ao pisarem em terra firme, veio ao seu encontro (de Jesus) um homem da cidade, possesso de demônios [...] Para guardá-lo prendiam-no com grilhões e algemas, mas ele arrebentava as correntes [...]. Jesus perguntou-lhe: “Qual é o teu nome?”- “Legião”, respondeu... LUCAS 8, 27-30

Somos inúmeros...personagens....em busca de nosso protagonismo na vida.

Bjss

SempreAprendiz disse...

SOMOS TODOS PERSONAGENS... PALHAÇOS NO PALCO DA ILUSÃO!
(Sonhos de Um Palhaço - Antônio Marcos)

Vejam só
Que história boba
Eu tenho pra contar
Quem é que vai querer
Me acreditar
Eu sou palhaço sem querer...

Vejam só
Que coisa incrível
O meu coração
Todo pintado e nesta solidão
Espero a hora de sonhar...


Ah, o mundo sempre foi
Um circo sem igual
Onde todos representam
Bem ou mal
Onde a farsa de um palhaço
É natural...


Ah, no palco da ilusão
Pintei meu coração
Entreguei, entreguei amor
E sonhos sem saber
Que o palhaço
Pinta o rosto pra viver...

Vejam só e há quem diga
Que o palhaço é
No grande circo apenas o ladrão
Do coração de uma mulher...

João Alfredo disse...

POSSO SUGERIR UMA ENQUETE?
QUAL O SEU PAPEL NA VIDA?
ATOR OU ESPECTADOR?
VOCÊ CONSEGUE SER VERDADEIRO E RESPONDER NUA E DESPRENDIDAMENTE?
TEM CORAGEM PARA TAL?

Marlene disse...

João Alfredo, sinceramente?
Na vida sou uma atriz protagonista, crio e recrio, constantemente, alguns papéis... embora, em alguns momentos, não nego, tenha atuado como espectadora em alguns momentos de impotência, mas considero, como sabedoria, pois há coisas que não podemos modificar. Não há lugar, mais, para onipotências em mim...
Bjss