sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ESPÍRITO EM CENA - UMBIGOS!

Toda sexta dentro da nova coluna “Espírito em Cena” vou falar aqui do que fazemos, quais nossos projetos a serem desenvolvidos, afinal o que rola dentro dos ensaios e tudo mais.
Voltar a ensaiar depois de um tempo ou mesmo simplesmente fazer exercícios, jogos teatrais colocam os atores de volta com um universo diferente de muitos outros, porque o ator vive em mundos paralelos, vive vidas diversas, e esses movimentos, jogos, fazem com que nós saiamos do nosso umbigo e vejamos o do outro.
A grande sacada do ser ator é que nós somos obrigados a ficar no lugar do outro, a sentir o que o outro sente em qualquer situação, ação, o que geralmente não fazemos na vida, só julgamos e não nos colocamos no lugar de ninguém.
O teatro é um grande universo infinito, tudo é possível e não é necessário explicar tudo, está no palco, acontece, os atores precisam provocar, instigar o público, tirar a monotonia que envolve o homem comum e o coloque em choque com certas realidades que muitas vezes estão na cara de todos, mas como estamos mais preocupados com nossos umbigos, não vemos nada. O teatro tem a magia de trazer a todos a verdade, uma farsa, uma loucura que mexa e tire do ar o ser.
No nosso primeiro dia pedi aos atores que criassem ou fizessem a apresentação de uma personagem de alguma peça e teriam cinco minutos para apresentar uma história com começo meio e fim, improvisação total.
O exercício rolou com muito humor e sinceridade, mas ainda não fiz meus comentários, nós agora estamos gravando em vídeo e alguns desses vídeos serão postados em nosso blog. No domingo farei os comentários sobre cada apresentação...
Fora isso, volta-se com animação, empolgados, todos querendo fazer. Este ano por enquanto vamos trabalhar “As Notas” em duas apresentações, que mais tarde avisarei quando serão, vamos ainda trilhar mais um pouco o caminho do drama.
Há lógico novos projetos na cabeça nada no papel ainda, mas aos poucos as coisas irão surgindo. Neste ano estou mais preocupado em aprimorar nossas atuações, fazer muito exercício de corpo, voz, sentimentos, este ano precisamos buscar a alma das personagens, fazer com que mente, vontade e sentimentos estejam trabalhando para que o ator realmente assuma outra identidade no palco.
Um ponto que precisamos também lutar é para apresentações, afinal hoje em dia não há mais lugar nenhum praticamente que não cobre, assim sendo preciso ver como arranjar locais onde possamos de algum modo pagar para podermos fazer as peças ou conseguirmos patrocínio que banque as apresentações, fazer teatro é uma batalha constante, sem cessar, não podemos desistir e nem desanimar senão paramos de vez.
O palco é nossa grande paixão, pelo menos a minha, não consigo viver sem teatro, faz parte da minha alma.
Muitas coisas vêm por aí, aguardem, toda sexta colocarei aqui o que rola em nossos bastidores.
Atuar é um trabalho árduo que requer muito do ator, não é só decorar as falas é muito mais do que isso é ir além do próprio espírito, atravessar fronteiras nunca imaginadas e vencer a si mesmo, é uma aventura nova a cada nova personagem que nos chega, aprendemos muito com elas, somos várias vidas em uma só a do próprio ator...

No palco o ator se desnuda para ser o outro e em seguida seguir sendo si próprio, mas nunca mais será ele mesmo de novo...

Álbum Alma Espírito!!!

Eu, o diretor e ator observando alguma improvisação maluca dos atores, minha cara de surpresa, tipo não acredito, demonstra tudo...


"Vídeo Arte" - Esta é Janaína, um pouco de nós para todos... Segredos revelados!!!


"Vídeo Arte" - "Glee" - "Bust Your Windows" - Arrebentei Suas Janelas - A vida nos leva a tomar algumas atitudes rápidas, e às vezes insensatas... !!! Mas em algumas ocasiões precisamos quebrar algo...

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

ALMA CULTURA - SOPÃO CULTURAL

“Todas as expressões da cultura humana são apreciadas, na esfera invisível, como um repositório sagrado de esforços do homem planetário em seus labores contínuos e respeitáveis. Todavia, é preciso encarecer que, neste “outro lado” da vida, a vossa posição cultural é considerada como processo, não como fim, porquanto este reside na perfeita sabedoria, síntese gloriosa da alma que se edificou a si mesma, através de todas as oportunidades de trabalho e de estudo da existência material.
Entre a cultura terrestre e a sabedoria do espírito há singular diferença, que é preciso considerar. A primeira se modifica todos os dias e varia de concepção nos indivíduos que se constituem seus expositores, dentro das mais evidentes características de instabilidade; a segunda, porém, é o conhecimento divino, puro e inalienável, que a alma vai armazenando no seu caminho, em marcha para vida imortal.” (O Consolador – Resposta a questão 197.)

“Alma Cultura” é a coluna que começamos a publicar hoje, na verdade uma nova versão da “Espírito é Cultura” do último ano que era publicada às sextas. Vamos falar aqui de muitas coisas, das peças em cartaz na cidade, cinema, Tv, livros, etc e tal. E vamos enfocar também diretores, autores e atores de teatro, uma coluna aberta a todas as expressões da cultura.
E resolvemos começar com as palavras acima sobre como a cultura é vista do outro lado da vida e sua comparação com a terrena.

Nossa cultura está em movimento constante, em mudanças substanciais, há uma transformação atual, estamos na tentativa de encontrar um caminho para a cultura no planeta, daí a instabilidade das criações na arte em todas as direções.
Hoje em dia estamos contaminados com muita cultura ruim, inútil, estamos naquele estágio onde só a porcaria aparece para no futuro as boas obras começarem a nascer. E essa maturação leva tempo, talvez ainda alguns anos ou mesmo séculos. Estamos naquele estágio de aprendizado, de saber escolher o que é que nos alimenta culturalmente. E pelo que está no ar.... Não estamos sabendo escolher.
A cultura está contaminada com músicas ruins, filmes sem expressões, peças de teatro de sucesso rápido e que são esquecidas, nossa Tv aberta está um caos com uma programação ruim em quase todos sentidos, salva-se uma ou outra tentativa de inovar, até a Tv pública está mal das pernas por não ter dinheiro para produzir. O que se salva um pouco é a Tv paga com séries inteligentes, programas diversificados e claro para ter isso custa no bolso...
Enfim a cultura está em ebulição, tudo fervendo e desse caldo muito se joga fora, mas há novos talentos surgindo, novas caras na arte, novas tentativas de ser e estar cultura. É um momento para testes, provas de novas linguagens, novos textos, atores, artistas, dançarinos, comediantes, estamos em um grande provão cultural. Haverá uma limpeza das impurezas e ficará só o que poderemos realmente chamar de cultura que alimenta a alma e o espírito.

A partir da próxima semana estaremos comentando sobre o que vem acontecendo no mundo das artes pelo globo em geral...

Cultura é o reflexo da nossa evolução!



Álbum Alma Espírito!!!!

Bruno e Fabiana prontos para entrarem em cena, olhares fatais!!!!


"Vídeo Arte" - Improviso - "A Minhoca" - Interpretação Jeferson!

"Vídeo Arte" - "Glee" - "Take A Bow" - "Agarrar um Laço" - Todos nós temos laços com algo ou com alguém, ninguém vive sem laços... Quais são os seus????


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

ESPÍRITO DA ALMA - "A BOLA"

Cena 01 – (Palco vazio. Luz fraca. Som de multidão gritando e correndo, sirenes de carros de polícia. José e João entram cada um de um lado do palco correndo de costas um para o outro. Apressados primeiramente e aos poucos diminuem o ritmo, cansados, ambos se aproximam do centro do palco, eles se esbarram, assustam-se moderadamente, viram-se e então percebem que vestem uniformes de times rivais, são torcedores fugindo de mais um confronto entre torcidas. Olham-se.)

José (Com receio, mas não demonstra tenta ser valente.) – Vai encarar é mané?
João (Também com medo não mostra seu verdadeiro sentimento) – Por que? Vai fazer o que bocó?
José – Tá fugindo que nem teu time foge no campo?
João – E tu tá se escondendo vacilão como o técnico do teu timinho? (Clima é tenso. Os dois com medo por não saber qual reação cada um pode ter, mas sem demonstrarem, fingem valentia.)
José – Olha aqui meu irmão ninguém fala assim comigo, não fujo de nada falou... Teu time que é um bando de galinhas...
João – O teu é um bando de urubu só joga em cima da carniça...
José – Teu time é a carniça...
João – O teu morre com a podridão que engole...
José – Chega mané... Aqui alguém vai ter que ganhar...
João – E não vai ser você brother... (Ele empurra José com as duas mãos. José revida o empurrão, fazem isso umas duas três vezes. De repente som de uma bomba de efeito moral assusta ambos que sem perceberem se abraçam com medo, seguram a cena por alguns segundos, gritaria, sirenes, aos poucos o som abaixa. Os dois se olham se soltam rapidamente, se distanciam um pouco.)
José – Tá me estranhando é cara?
João – Eu sou macho, agora você mano...
José (Irritado.) – Olha fica na tua cara, chega já ter que sair correndo do estádio por causa da briga que tua torcida começou...
João – Minha torcida? A tua que começou essa pancadaria, bando de retardados que não sabe perder.
José – Olha quem fala vocês tavam perdendo vacilão...
João – Foi roubo do juiz, aquele cego, desgraçado, tomara que a mãe dele ferva no azeite...
José – Bando de covardes, isso sim, esse trio de arbitragem tudo ladrão.
João – Com certeza tudo combinado com teu timinho para roubar, conheço é tudo cheio de tretagem...
José – Cala boca meu... Teu time que faz conchavo para ganhar campeonato porque é incompetente pra ganhar soando a camisa no campo...
João (Ele bate no peito com uma das mãos.) – Meu time ganha na raça, o teu nem raça tem mais...
José (Bate também no peito.) – Eu me orgulho da raça do meu time...
João – Vira lata...
José – Poodle (Faz pose de mulherzinha.)
João (Ele avança sobre José.) Seu... (Som de correria de novo. Sirenes, tiros, um tiro acerta as costas de João que cai sobre José que o apóia.)
José – O vacilão que foi? Te acertaram? (Ele que está abraçando as costas de João para dar apoio, vai descendo com ele até o chão do palco. Ao tirar sua mão de trás, vê sangue em sua mão, ele se assusta e grita.)
José – Alguém, socorro, cara não morre, socorro, polícia... (Ninguém aparece. João abre os olhos.)
José – Calma cara alguém vai aparecer...
João – Cara... Eu só vim assistir o jogo... Não queria confusão com ninguém...
José – Sei cara... Eu também não sou de arrumar confusão não, saí correndo para não acabar morto...
João – Deixei minha família em casa, meu filho pediu para eu não vir, minha mulher falou que eu era teimoso.
José – Eu também tô na tua... Minha mãe falou: “não vai sempre dá confusão.”
João – Mas a gente acredita que vai haver paz que todos serão civilizados...
José - Tu fala bem cara... Não sei falar isso não... Eu só vim me divertir, ver o time jogar...
João – Alegria do povo...
José – Mas por causa de uns zés manés vira tragédia.
João – Cara agora tá doendo... (Ele geme.) – Cara avisa minha família, meu filho, minha mulher...
José – Cara tu não vai morrer não... Segura as pontas aí, pô isso era para ser uma festa...
João – Será um enterro... E nem vimos o jogo...
José – Galera maldita... Isso tem que mudar...
João – Nós temos que mudar. Cara tá ficando tudo preto, eu não consigo mais respirar...
José – Não faz isso comigo não cara, eu nem te conheço...
João – Meu nome João...
José – Meu José... (João pende a cabeça e morre.)
José – Não... (Ele grita.)
(Entra narração de um jogo de futebol. Marcação de um gol. O campo delira. O grito de gol invade o palco e plateia.)

FIM


Hoje estreamos a coluna “Espírito da Alma” onde haverá cenas de peças, poesias, literatura, mensagens, mas principalmente vamos focar mais no teatro com cenas criadas para o palco. Hoje com esse texto “A Bola”, criado especialmente para a coluna. Se alguém quiser mandar suas criações elas serão analisadas e se aprovadas publicadas aqui nesta coluna todas as quartas. Espero que gostem da novidade e mandem sugestões e colaborações.
Nosso e-mail:
teatromonteirolobato@globo.com

Provocar galera!!!!

Álbum Alma Espírito!

Janaína e Maria Creuza, mãe e filha no palco, isso dá uma peça!!!!


"Vídeo Arte" - Patê - A desencalhada da cia!!!! Ela tá podendo...


"Vídeo Arte" - "Glee" - "Gold Digger" - Escavador de ouro! Em nossa vida precisamos ser escavadores de ouro, mas do ouro dos bos sentimentos, atitudes, alegrias, podemos escavar muita felicidade para nós!!!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O ESPÍRITO - VOCÊ É ARTE?

O Consolador – Emmanuel – Francisco Cândido Xavier
Sentimento – Arte

Questão 161 – Que é a arte?
- A arte pura é a mais elevada contemplação espiritual por parte das criaturas. Ela significa a mais profunda exteriorização do ideal, a divina manifestação desse “mais além” que polariza as esperanças da alma.
O artista verdadeiro é sempre o “médium” das belezas eternas e o seu trabalho, em todos os tempos, foi tanger as cordas mais vibráteis do sentimento humano alçando-o da Terra para o infinito e abrindo, em todos os caminhos, a ânsia dos corações para Deus, nas suas manifestações supremas de beleza, de sabedoria, de paz e de amor.

A arte é a manifestação mais elaborada do homem porque faz com que ele crie todas as formas possíveis de expressão, burilando a argila, as tintas, as telas, o barro, colocando palavras no papel, escrevendo um romance, uma peça, uma novela, o homem sai de sua vida típica e passa a viver o outro eu, uma personagem inventada por algum criador que como Deus cria personagens que ganham vida nos corpos dos atores que lhe emprestam suas almas por momentos elas desfilarem suas vidas perante a platéia surpresa com os acontecimentos, a arte explode em todas suas cores. Desafia a inteligência humana que supera obstáculos para tornar a arte obra viva cheia de nuances, detalhes, complexidade, que invade os espíritos que veem, ouvem, leem, interagem...
A arte vem de Deus pela essência de Sua obra, Ele criou verdadeiros monumentos artísticos, criou toda uma gama de cores, quadros naturais, criou as personagens mais complexas e difíceis de serem interpretadas, nós mesmos... Ele faz a arte ser divina... Mensagem que vem Dele e para Ele volta através de nosso progresso que aprofunda nossas descobertas dentro da arte infinita que nos leva ao conhecimento de nós mesmos e a mudanças essenciais na vida.
O artista é o “médium” que traduz para os seres comuns o que Deus precisa dizer através das formas belas, originais e que eleva a alma ao êxtase da sua plenitude.
Todos que criam de alguma forma são instrumentos dos espíritos porque são intuídos a fazer isso ou aquilo, a obra pode ser boa ou ruim mediante a sintonia do criador.
Provocar o riso, o choro, a surpresa, o medo, o alívio, a paz, a harmonia e toda a gama dos sentimentos através da obra artística só podem vir de um amante da arte que não é um cidadão comum, ele pensa além, ele vê além, ele vive além de todos, seu olhar é diferente dos demais, sua vida não segue os padrões sociais, ele não liga para o que dizem de si, mas vive para e pela sua arte, ele cria suas regras, muda o sistema, e atinge a alma do outro, ele no fundo é um louco amado por Deus que permite que ele crie suas loucuras para alegrar o mundo e provocar reflexões sobre o eu, o espírito e a alma...
A arte é Deus, o mundo, o universo, eu sou arte, você é arte, todos somos arte com sementes prontas para brotar e quem for artista de verdade deixará frutos pelo caminho da eternidade.

Simplesmente criar!

Álbum Alma Espírito!

Fabiana na sua interpretação de pastora sem noção!!!! Olha a pose!!!!


"Vídeo Arte" - Maria Creuza. Algumas palavras sobre nós, aguenta galera!!!


"Vídeo Arte" - Glee - "Can´t Fight This Feeling" - Não posso brigar mais com esse sentimento! Os sentimentos elevados nos levam a descobrir a nós mesmos e lutar por aquilo que acreditamos! "Glee" é isso acreditar e lutar com sentimentos!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CRÔNICA DA ALMA - CRÔNICA DA VOLTA!

VOLTAMOS!!!! Isso aí galera, o nosso blog volta em nova temporada, com novidades e com muita alegria. Tempos novos momentos diferentes, tudo está para acontecer... E muito pode acontecer se quisermos e assim desejarmos.
2010 está no início ainda, há um longo caminho a percorrer de ensaios, apresentações, e mudanças.
A primeira delas é que a partir deste ano nosso nome passa a ser: Cia de Artes Alma Espírito, pois, estamos registrando nossa marca e como Monteiro Lobato não poderíamos, assim estamos com novo nome e novo logo. E este nome nos dá uma abrangência maior para nossas produções porque o teatro é da alma infinita, eterna, poderemos nos aventurar em novas linguagens, temáticas todo um infinito criativo se abre para nós sem perdermos nossa essência que é a alma, o espírito e suas dimensões além da vida terrena, o teatro é um leque de possibilidades imensas e queremos explorar mais todas as maneiras de fazer e ser teatro.
Além disso nosso blog ganha novas colunas, vamos esse ano nos dedicar mais ao teatro, à cultura sem deixar de lado as crônicas e os questionamentos da alma. Mas vamos falar de palco, atores, autores, diretores, tudo que envolve a arte cênica e as outras artes, há muito para explorarmos e sempre com uma mensagem dentro de nossos contextos um conteúdo que levem todos a refletirem sobre a vida que é uma arte sem fim.
Nosso blog terá as seguintes colunas: “Crônica da Alma” (segunda), “O Espírito” (terça), essas duas conhecidas e continuarão a pedir a reflexão de todos nós sobre quem somos e nossas atitudes. Na quarta teremos “Espírito da Alma” onde pretendemos colocar aqui minitextos teatrais criados, diálogos de peças importantes, poesias, mensagens, literatura, teatro enfim com tudo aquilo que for possível fazer pensar o ser. Na quinta “Alma Cultura” falará de cultura em geral, cinema, teatro, tv, com uma ênfase maior no teatro é lógico. Na sexta vamos olhar para nosso próprio umbigo e falar de nossa Cia, nossos projetos, ensaios, tudo o que ocorre em “Espírito em Cena”! E outras novidades aparecerão com o tempo, aguardem.
Nossa Cia voltou a ensaiar ontem com muita vontade de realizar muitos sonhos e isso depende de cada um do elenco e claro do público de vocês também nos prestigiarem, a colaboração de todos é essencial para que possamos continuar nossa luta, nossa persistência para que algo sempre bom aconteça. Tudo está em nossas mãos, nossos sonhos dependem de nós para viverem e voarem para a eternidade.
O tempo longo sem postagem foi de muita importância para reflexão, para analisarmos esses sonhos, nossa vontade, ficar quieto faz parte da transmutação do ser, da vida, a volta é sempre com ânimo, alegre, vibrante, tudo na vida tem momento de parar, recomeçar, acabar, reiniciar, estamos voltando com muita garra e a certeza que vale a pena cada palavra aqui derramada, o que mais pensei nesta parada é na qualidade das palavras que precisam ser deixadas aqui, no conteúdo, na alegria, na força, uma coisa é nunca desistir e isso nunca farei, mas férias são essenciais para burilar o nosso ser, repensar, e descobrir que a qualidade está muito acima da quantidade, dos números, precisamos valorizar mais o artístico do que o comercial, ambos são importantes, mas a arte está à cima do valor em espécie que o homem dá a ela, precisamos voltar a olhar o belo pelo seu sentimento, ver o belo pela sua emoção que nos toca, que nos leva a emocionar, a arte é alma espírito, é infinita, é transcendental, além da nossa própria vida, acima de qualquer valor material, ela na verdade é divina, êxtase eterno da alma em busca de si própria e da felicidade do próximo...
Que este ano possamos valorizar o belo em todo seu potencial e ver que o lado artístico é essencial para a vida humana e nada pagará sua sobrevivência a não ser a mão do artista que realiza arte pela arte, pelo amor, pela paixão de estar vivo e ser eterno!

A Cia de Artes Alma Espírito está aberta a ideias, propostas, este blog como sempre coloco é de todos nós vamos participar e fazer a arte ganhar seu espaço merecido entre todos nós.
Nosso e-mail:
teatromonteirolobato@globo.com

Som e Fúria Galera!!!

Álbum Alma Espírito!


Patrícia em mais uma interpretação!!! Quem é ela??? Qual sua personagem??? Voltamos com muitas novidades!!!!




"Vídeo Arte" - Os atores aparecem!! Quem são? O que falam??? Cuidado pode ser trote... Um pouco de nós como somos!!! Esta é Fabiana!


"Vídeo Arte" - Glee - Don´t Stop Believin´- Não devemos nunca parar de acreditar, sermos persistentes em nossos sonhos!!! Por isso voltamos!!! Glee é uma série musical que vem ganhando prêmios e fama! E essa música é um hino para acreditarmos que a arte pode ser o caminho!