sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ESPÍRITO EM CENA - UMBIGOS!

Toda sexta dentro da nova coluna “Espírito em Cena” vou falar aqui do que fazemos, quais nossos projetos a serem desenvolvidos, afinal o que rola dentro dos ensaios e tudo mais.
Voltar a ensaiar depois de um tempo ou mesmo simplesmente fazer exercícios, jogos teatrais colocam os atores de volta com um universo diferente de muitos outros, porque o ator vive em mundos paralelos, vive vidas diversas, e esses movimentos, jogos, fazem com que nós saiamos do nosso umbigo e vejamos o do outro.
A grande sacada do ser ator é que nós somos obrigados a ficar no lugar do outro, a sentir o que o outro sente em qualquer situação, ação, o que geralmente não fazemos na vida, só julgamos e não nos colocamos no lugar de ninguém.
O teatro é um grande universo infinito, tudo é possível e não é necessário explicar tudo, está no palco, acontece, os atores precisam provocar, instigar o público, tirar a monotonia que envolve o homem comum e o coloque em choque com certas realidades que muitas vezes estão na cara de todos, mas como estamos mais preocupados com nossos umbigos, não vemos nada. O teatro tem a magia de trazer a todos a verdade, uma farsa, uma loucura que mexa e tire do ar o ser.
No nosso primeiro dia pedi aos atores que criassem ou fizessem a apresentação de uma personagem de alguma peça e teriam cinco minutos para apresentar uma história com começo meio e fim, improvisação total.
O exercício rolou com muito humor e sinceridade, mas ainda não fiz meus comentários, nós agora estamos gravando em vídeo e alguns desses vídeos serão postados em nosso blog. No domingo farei os comentários sobre cada apresentação...
Fora isso, volta-se com animação, empolgados, todos querendo fazer. Este ano por enquanto vamos trabalhar “As Notas” em duas apresentações, que mais tarde avisarei quando serão, vamos ainda trilhar mais um pouco o caminho do drama.
Há lógico novos projetos na cabeça nada no papel ainda, mas aos poucos as coisas irão surgindo. Neste ano estou mais preocupado em aprimorar nossas atuações, fazer muito exercício de corpo, voz, sentimentos, este ano precisamos buscar a alma das personagens, fazer com que mente, vontade e sentimentos estejam trabalhando para que o ator realmente assuma outra identidade no palco.
Um ponto que precisamos também lutar é para apresentações, afinal hoje em dia não há mais lugar nenhum praticamente que não cobre, assim sendo preciso ver como arranjar locais onde possamos de algum modo pagar para podermos fazer as peças ou conseguirmos patrocínio que banque as apresentações, fazer teatro é uma batalha constante, sem cessar, não podemos desistir e nem desanimar senão paramos de vez.
O palco é nossa grande paixão, pelo menos a minha, não consigo viver sem teatro, faz parte da minha alma.
Muitas coisas vêm por aí, aguardem, toda sexta colocarei aqui o que rola em nossos bastidores.
Atuar é um trabalho árduo que requer muito do ator, não é só decorar as falas é muito mais do que isso é ir além do próprio espírito, atravessar fronteiras nunca imaginadas e vencer a si mesmo, é uma aventura nova a cada nova personagem que nos chega, aprendemos muito com elas, somos várias vidas em uma só a do próprio ator...

No palco o ator se desnuda para ser o outro e em seguida seguir sendo si próprio, mas nunca mais será ele mesmo de novo...

Álbum Alma Espírito!!!

Eu, o diretor e ator observando alguma improvisação maluca dos atores, minha cara de surpresa, tipo não acredito, demonstra tudo...


"Vídeo Arte" - Esta é Janaína, um pouco de nós para todos... Segredos revelados!!!


"Vídeo Arte" - "Glee" - "Bust Your Windows" - Arrebentei Suas Janelas - A vida nos leva a tomar algumas atitudes rápidas, e às vezes insensatas... !!! Mas em algumas ocasiões precisamos quebrar algo...

9 comentários:

Bruno Cavalcanti disse...

"Só não se perca ao entrar no meu infinito particular"

Teatro é um novo universo e a volta, depois de um recesso, é sempre mais revigorante. Eu sinto que voltamos com mais força, com um time maior, revigorados, mais chiques até haha. É ótima essa nova vida que nós assumimos com o teatro, nos colocarmos no lugar do outro e estarmos sobre os holofotes é delicioso. Eu tenho necessidade de palco, sou louco por palco, por estar em cena, falar com o públio... é uma delícia!

Senhores, estamos de volta, como vocês já sabem... mas onde estão vocês?!

Até a próxima, até a volta e até a vista.

BC.

Luiz Fernando disse...

A arte imita a vida, que imita a vida
:: Acid ::

Imita mesmo? Isso nos remete à velha discussão do mundo das idéias, iniciada com Sócrates em 250 a.C. Segundo Platão, em sua alegoria da caverna (do livro A República), o que vivemos aqui (neste plano) nada mais é do que uma veste grosseira para algo que está situado em outro plano, no mundo das idéias. Para Sócrates, a "idéia cavalo" existe antes do cavalo como o vemos. Se, sim, quem o concebeu? A criação se processa primeiro no campo mental (idéia) e só depois é transformado em físico (isso quando alguém faz o que imaginou). E se esse "campo mental" for, na verdade, um plano físico mais sutil, mais maleável, moldável pelo poder da mente? O registro mental ficaria lá, como se fosse uma maquete, para quem pudesse acessá-lo e transformá-lo em "realidade", aqui na Terra.

Jeferson disse...

Ola

Boa Noite, o Diretor vendo as maluquices nossas,rssss

Faby Vilela disse...

O Diretor não acredita no bando de loucos que ele tenta dirigir....rsrsrsrsrsrs...
Cadê o povo que nos acompanha????

Marlene disse...

Fazer teatro não é fácil, precisa, mesmo, de muita dedicação...e paixão e você tem os dois... mistura boa, dará um bolo saboroso.
Tive uma experiência inesquecível ano passado com teatro e digo que este é o caminho.. "O teatro é o primeiro soro que o homem inventou para se proteger da doença da angústia."
(Jean Barrault).
Pude ter esta constatação com o trabalho desenvolvido lá onde trabalho. Quem entra não sai, vira dependente...dependência de arte, a melhor dependência...o duro é aguentar a síndrome de abstinência...rsrsrs

Mudando de assunto... a questão do estado civil "parece" ser uma questão importante no grupo, né? Pelo menos na parte feminina ou tô enganada?

Bjs

Anônimo disse...

Marlene, minha parte civil está resolvida, estou feliz com ela rsss... Vamos ajudar nossas amigas, faze campanha, panfletagem, muita divulgação gente rsss... Bjos!

Eremita disse...

Bilhete
Se tu me amas,
ama-me baixinho.
Não o grites de cima dos telhados, deixa em paz os passarinhos.
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem que ser bem devagarinho,
amada,
que a vida é breve,
e o amor
mais breve ainda.

Mário Quintana

Laís Ceará disse...

Penso que teatro seja um espaço. Alguém ocupando o espaço e alguém observando tal espaço. Teatro é o lugar onde os atores podem tornar real a máscara que muitas vezes vestem fora dele.

Laís Ceará disse...

Olha gente vou fazer 1 comentário do vídeo A Minhoca, postado no outro dia.
Não achei legal usar uma cruz, mesmo que sendo de papel e usar o nome de Jesus na brincadeira.
Sabe que mostrei o vídeo pra uns amigos meus aqui q tb são espíritas e eles concordaram q a brincadeira pegou mal.
Pra mim esse tipo de brincadeira fica ruim pra qquer religião.
Acho q 2 coisas não se misturam: Jesus e piadas.
É eu precisava falar pq spre leio suas postagens mesmo qdo não escrevo e spre gostei e acho os vídeos legais, mas esse atravessou minhas idéias e me chateou e não me considero obcecada por religião alguma, mas essa não deu!