sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

ESPÍRITO É CULTURA

“Espírito é Cultura” é o nome da coluna das sextas onde falaremos de cultura em geral, teatro, cinema, livros, TV, arte em seu todo, não vamos escrever sobre tudo, mas o que for mais marcante ou algo que vimos e indicaremos. Aqui em Sampa, que aliás faz 455 anos neste domingo, há várias atrações inclusive gratuitas é só ficar de olho nos jornais e seus guias de cultura! E se quiserem dar sugestões, podem fazer à vontade.

Um filme que assisti há duas semanas atrás foi “Marley e Eu” uma história real sobre um casal de jornalistas que compram um cachorro labrador, ele é um dos piores cães do mundo segundo seu dono, afinal apronta do começo ao final do filme. O filme funciona bem como comédia e drama em alguns momentos, bem dirigido, atuação dos atores perfeitas. O que fica ao final é toda uma relação de amizade entre o ser humano e seu cão de estimação, deixa bem claro que precisamos muito mais do querer um cachorro ou qualquer outro tipo de animal, não é só ter, é saber cuidar, acaba sendo um filho, alguém da família, presente o tempo todo, cheio de querer e desejar, com personalidade, tem alegrias, tristezas, medos, só não fala, e sabe transmitir sentimentos, é um companheiro. Há cenas no filme que mostram bem esse comportamento. Saímos do cinema com vontade de ter um igual, mas é muita responsabilidade, não pode-se maltratar um animal, ele tem que ter espaço para viver, ser alegre, temos que ter tempo para ele, caminhar todos os dias, alimentar, ver se estar bem, e o casal soube fazer isso muito bem, apesar de todos os problemas da vida em comum, Marley era um fiel amigo de toda família.
O filme é baseado no livro de mesmo nome, o qual eu li e recomendo também, o livro tem maiores detalhes e muito engraçado, dei boas risadas com suas páginas divertidas, tanto o filme ou o livro é uma boa pedida para relaxar a cabeça. Alguém tem cachorro? Gosta? Vejam “Marley e Eu” com Owen Wilson e Jennifer Aniston. O livro é de John Grogan.
Uma peça que volta em cartaz é “A Reserva” com Irene Ravache, conta a história de uma dona de casa que abre um restaurante após ficar viúva e passa anos cuidando de seu negócio. Aqui mostra como vale lutar pelo o que se quer, e que precisamos batalhar dia a dia para poder vencer. Claro que tendo uma noção clara de que precisamos mudar sempre que necessário para que possamos seguir adiante. Na peça a personagem da Irene Ravache coloca seus princípios à frente do lucro e muitas coisas acontecem. Será que ela está certa? Como saber quando devemos mudar aquilo que sempre fazemos? Interessantes questões aborda a peça. Assisti a peça no fim do ano passado e recomendo, atuação de primeira, vale muito a pena. Em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso de sexta à domingo.
Na Tv temos a nova novela “Caminho das Índias”, difícil ver novelas, mas me interessei por causa da Índia, lugar interessante para conhecer, vale dar uma olha, o que mais gostei por enquanto foi da abertura e da música, pena que logo tudo só se passará nos estúdios da Globo, aí não devo acompanhar mais, que saudades das antigas novelas, mas para quem gosta dê uma olhada, costumes, cultura muito diversificada, isso a novela está mostrando bem. Globo às 21 horas.
Isso aí galera há muito mais acontecendo ainda mais este fim de semana, muitas coisas culturais comemorando aniversário da cidade, acompanhem as notícias, tem muita coisa de graça.
Pelé o blog é para todos não se preocupe muitos que são de outros países escrevem em suas línguas. A canção é sobre aquilo que coloquei mesmo, e o Pette escreveu:”Sinto que isto é sobre lições esquecidas e aprendidas. Se escolhemos ignorar os erros do passado para viver neste mundo que impacto deixaremos nas futuras gerações?” Profundo. Aos demais muito obrigado pelos comentários, Eremita, Eliezer, legal o texto dos dois, esclarecedor!
Galera fim de semana não tem blog agora só na segunda. Curtam o sábado e domingo com muito equilíbrio e muita cultura!



A mãe quer dominar todos mas alguns saem do controle, como o marido Emílio e a filha Tereza, vivem como querem! Será? "Família, Prá Quê?"!




"Vídeo Arte" Hoje com trailer de "Marley e Eu" curtam as cenas e vejam o filme e leiam o livro!





"Vídeo Arte" 02 - Hoje com uma música com mais de 20 anos mas que cabe bem nesses dias de hoje!!! Vamos rir e não nos preocupar. Vamos viver!

32 comentários:

Anônimo disse...

Adorei este filme é nota 1000000, ate chorei.

Madonna disse...

Olha aquele gordinho tinha sumido, bjosss

Madonna disse...

Alias no domingão aniversario da minha cidade maravilhosa, estarei toda bonita la na republica uiuiui

Anônimo disse...

ameeeeeeeeeeei o filme!! no final só tinha gente chorando no cinema..rs

Anônimo disse...

eu tb choreeeiii muito no livro, inclusive parei de ler por um tempo, pois meu labrador acabou por falever e n aguentava ler o livro, pq me lembrava dele.Mas depois consegui terminar o livro e sem duvidas foi o meu livro favoritoo, sou apaixonada por labradores!

Madonna disse...

Jesus eu fui assistir o filme com a Mona, nos choramos tanto, que meu vestido ficou todinho molhado, parecia que tinha feito xixi nele, não assisto mais ele não, não quero chorar de novo.
Bjoss

Anônimo disse...

eu tb choreeeiii muito no livro, inclusive parei de ler por um tempo, pois meu labrador acabou por falever e n aguentava ler o livro, pq me lembrava dele.Mas depois consegui terminar o livro e sem duvidas foi o meu livro favoritoo, sou apaixonada por labradores!

Anônimo disse...

Amei o livro e assisti o filme e tb adorei...
chorei quando li o livro e no cinema...
vale a penar ler e ver marley e eu

Anônimo disse...

Fui ver ontem no cinema!
Praticamente a sala inteira saiu chorando.
HUAHUAHUHA

Mona disse...

Eu fui assistir com a Madonna, pensando que era um filme infantil, eu falei para ela que era bobo, mas chorei muito tb.
Pq ele Morreu não endenti?

Spices disse...

Como nos podemos colcoar nossas fotoas aqui no blog?
Bjoss

Anônimo disse...

Como faço para minha foto parecer ai do lado?

Anônimo disse...

hahhaahha,com sertesa eu tambem fui ver hontem e tadas as mulheres sairam com a cara enchada e vermelha,hahahaha

Anônimo disse...

Cara vc arrebenta parabéns continue com o ótimo trabalho!!!

Anônimo disse...

Muito Muito BOM!!!!!

Adoro essa música!

Anônimo disse...

FRIDAY NIGHT
with all ur favorite stuff ur hat hur housecoat ur pepsi ur food u lik everything
just dancing how you want to not giving a care in the world singing your heart out best feeling in the world
I just wierdly made me own life complete wierd but im so happy
look at me im happy
give ur phone number when ur down call me I'll make you happy
no gal hell yeah i make meself smile
god thank this song
god thank happiness
god make everyone feel how im felling now and ths song is perfect

Unknown disse...

São Paulo
Paula Mlaker
Na noite fria, na noite quente.
Todos na rua vivendo, sobreviventes.
Aqui não tem casa.
Aqui só caçam.
Caçam futuros sem estudo.
Eles viventes de rua........
Mas São Paulo acolhe, recebe.
Porque foi Santo e percebe.
Que caçam futuros.
E que querem somente ser paulistanos.
Sobre tudo.

Anônimo disse...

Acredito que cada novo dia é melhor do que o que passou; pois afinal é um novo dia;
Acredito que cada amizade nova é uma forma de gostar e aprender um pouco mais de alguém; pq melhor que um ombro amigo?
Acredito de que viver é pura adrenalina; pois para viver é necessário muitos tombos e coragem de enfrentá-los e levantar-se;
Acredito que em vez de vingar-se é melhor perdoar; pois "amar" é um dom bem maior do que a vingança;
Acredito que muitas vezes chorar é bom, fortalece os pulmões;
Acredito no amor, na amizade, no perfume das flores pq posso sentir ambos; posso sentir o amor dentro de mim, o carinho pelos amigos e sentir (hummmmmm) o perfume das flores;
Acredito que sonhar é bom mas tornar esse sonho realidade é mais ainda, com fé em tudo que faz, em tudo que podemos fazer e ajudar alguém fazer...

EU ACREDITO NOS MEUS SONHOS E VOCÊ ACREDITA??????????

Anônimo disse...

pow! show de bola o filme... muito bom mesmo...

Anônimo disse...

Gostaria muito de saber o nome da música que toca logo no começo do filme.
È antiga...

Anônimo disse...

o filme realmente eh mto bom....
era dificil nao ver um chorando no final....
até um tiozinho q tava perto de mim tava dando umas fungadas....

o mais engraçado foi q depois do filme fui ao banheiro e tinha um cara dentro do box chorando q nem loco....

vale mto a pena assistir....

e pra quem eprguntou ae, acho q a musica do começo q tocou é
R.E.M - Shiny happy people

Anônimo disse...

Adorei esta peça A Reserva.
Muito bem feita

Anônimo disse...

Vou ganhar o livro hauahauahaua
mas ainda nao sei de quem =)

Anônimo disse...

Pareceu bem fiel ao livro. A cena do Marley andando c metade do corpo p fora está como eu imaginei... ri mto!!!
Dá-lhe, Marley

Madonna disse...

Se vc vier no meu ap ee do o livro para vc baby.

Anônimo disse...

Caraca... eu assiti hj...
Quando pensei que só eu tava chorando olhei pra tras, e muita gente no cinema tava chorando... meu Deus... só via a galera limpando os olhos... até minha namorada chorou...
Muuuito bom o filme...
E por coincidencia minha labradora morreu faz 2 meses...
mas o filme realmente é 10!!!

Anônimo disse...

eu tenho 3 salsichaas e o meu de 8 anos esta meio doente spyke senti uma saudade dele quando vi! chorei muuuiiito

tirando : Nina:2 anos
Half:1 ano
e minha boxer q é bem marley da vida a Shakira 5 meses :D

mais o q importa é q me derreti com o filme e livro!

Jacqueline disse...

Amo esta cidade loca, barulhenta, a cidade da fumaça, admiro a coragem de dois padres José de Anchieta e Manoel da Nobrega, de s aventurarem pela serra e chegra no meios dos indios e fundar esta cidade como o nome do apostolo Paulo, que com sua determinação e garra divuldiu o evangelho de Jesus Cristo por entre os gentios. Como eles(os padres) sabiam que este pedaço de terra, num futuro distante seria a locomotiva que move um país tão grande como o Brasil, que as pessoas que aqui chegaram e chegam, buscam atraves do trabalho, da determinação, da vontade de vencer, o sucesso, sem perder a alegria e o amor, certo tem muitos problemas claro, mas, tem muito amor e esperança, e é isso que faz de São Paulo uma cidade muito especial...Sem São Paulo o meu mundo é solidão....
Parabéns minha terra amada, São Paulo.
Besos a todos, bom final de semana, comemorem muito....
Jacqueline

Eremita disse...

RÉQUIEM - DO PREMIADO AUTOR HANOCH LEVIN - ESTRÉIA NO
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO EM JANEIRO DE 2009, COM DIREÇÃO DE FRANCISCO MEDEIROS


Em 2009, dez anos após sua morte, o público brasileiro tem a oportunidade de assistir à primeira encenação de uma obra de Levin em solo nacional

As produtoras Dinah Feldman e Priscilla Herrerias, com apoio do Centro da Cultura Judaica, trazem ao público o espetáculo teatral Réquiem. O autor Hanoch Levin, referência obrigatória no panorama teatral e literário de Israel, é reconhecido mundialmente como um dos artistas mais inquietantes da literatura e da cena contemporâneas. Com um elenco de sete atores, sob direção de Francisco Medeiros, o espetáculo ocupará a Sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo. Inspirada em três contos do mestre Anton Tchékhov, Réquiem é estruturada em 15 cenas curtas como um afresco de imagens alinhavadas por um eixo central: uma estrada e o percurso de um Velho por diferentes caminhos, encruzilhadas, esperas, partidas e chegadas.
Centro Cultural São Paulo na Sala Jardel Filho
Cidade: SÃO PAULO / SP
Telefone: (11) 3397-4002/ 3383-3402Endereço Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso (próximo à estação Vergueiro do Metrô)

R$ 10,00 e R$ 5,00 (para estudantes, idosos e portadores de deficiência que apresentarem o bilhete único - passageiros especiais emitido pela SPTrans e o documento de identidade com foto). Sessão Popular no dia 03/02/2009. http://www.centrocultural.sp.gov.br.imprima o cupom e tenha desconto.(para cadastrados do site)

Eremita disse...

Quem estiver na capital paulista no feriado do aniversário de São Paulo poderá participar das comemorações do Ano Novo chinês, que marca a chegada do ano do Boi, nos dias 24 e 25 de janeiro, na praça da Liberdade.

Para a festa, será instalado um palco para apresentações na Praça da Liberdade e, nas ruas próximas, barracas temáticas onde os visitantes poderão conhecer mais sobre cultura, arte e culinária chinesas.

Os shows pirotécnicos que caracterizam a chegada do Ano Novo na China também farão parte da festa.
A programação gratuita ainda inclui atividades com música, dança e artes marciais.

Anônimo disse...

Adorei este vídeo!! Muito divertido...
Parabéns pelo blog, ficou bacana.
Qual presente dar a São Paulo?
Bjss

Jacqueline disse...

Buenas Noches a todos. Hoje fui com minhas amigas, as comemorações de 455 anos de Sampa, foi muito bom, as apresentações de teatro, o passeio na Pinacoteca, o passeio de trolebus que esta fazendo 60 anos, foi muito bom ver que tudo aconteceu com muita alegria e em paz, este dia foi muito bom.
Besos a todos.