sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

ESPÍRITO É CULTURA - LER É VIVER!!!

Um dos grandes prazeres para o espírito é a leitura de bons livros. Aqui toco em um ponto delicado, muitas pessoas simplesmente ignoram os livros, não tem o hábito de ler espontaneamente, a maioria lê por obrigação do colégio ou da universidade e depois raramente seguem lendo. É uma pena porque a leitura engrandece a alma, faz com que percebamos muito mais vida ao nosso redor, abre nossos olhos para assuntos que parecem banais, mas na verdade, são riquíssimos em detalhes que podem mudar toda nossa vida. A leitura abre o universo à nossa frente, deixa-nos mais livres para pensar e escolher. Se não tem o hábito da leitura tente adquirir, muito mudará em seu destino, vai por mim. Eu leio desde pequeno tudo que cai na minha mão, com o tempo vamos ficando mais seletivos, mas a leitura nunca deixou de fazer parte da minha existência, é fundamental no meu processo de criação e evolução. E o espírita precisa ler, é uma das coisas mais importantes na ciência espírita, ler muito, estudar profundamente para entender nosso trajeto no universo, o estudo é fundamental para quem é espírita ou não, o espírito precisa conhecer-se e saber um pouco de tudo para poder governar-se melhor não importa religião, sexo, cor, número da roupa, sapato, ele tem que ler, estudar! E desculpa não temos para não ler, certo que livros são caros, mas temos bibliotecas, sebos, recursos que nos ajudam a ler se quisermos de verdade, empecilhos não há, a não ser nós mesmos!
Acabei de ler o livro “Sempre Em Frente” de Roberto Shinyashiki, onde este psiquiatra coloca para todos nós como podemos administrar melhor nossas vidas para que possamos ser felizes. Claro que para isso vamos ter que trabalhar, fazer acontecer. Ele deixa bem claro que tudo depende de como nós encaramos a vida, aceitamos os dilemas, vivemos com o próximo. Fala sobre a crise em nossas vidas, que isso na verdade é um bom sinal para avançarmos e não parar e esperar tudo desmoronar. A crise pede atitudes para que façamos nossa travessia na vida. Precisamos modificar muitas coisas na nossa trajetória para podermos atingir nosso projetos. Nas mudanças temos algumas etapas para passar; O impulso de deixar aquilo que nos incomoda; a frustração; o luto e finalmente a da certeza; não vou explicar aqui se não vocês não lerão o livro. Mas faz muito sentido. Precisamos nos modificar essa é a verdade, ele fala isso no livro e o espiritismo diz a mesma coisa só pela reforma íntima seremos felizes! Escrito de maneira bem simples acaba por atingir todo o público leitor. Ele escreve que existe três maneiras das pessoas ficarem atoladas na vida:
Ser como um Peter Pan adulto, que mantém o estilo de vida de quando ainda era criança.
O Rebelde Sem Causa, que briga com todos na ilusão de que fazer loucuras é um atalho para se tornar um adulto poderoso.
O Faz Tudo, aquela pessoa que faz muitas coisas ao mesmo tempo, mas não completa nada do que começa e vive sempre na dependência dos pais.
O livro abre bem a mente, é da Editora Gente! Uma boa pedida para passar o fim de semana!


Quem gosta de cinema temos o filme “O Curioso Caso de Benjamin Button” Onde Brad Pitt interpreta uma personagem que nasce velha e vai remoçando durante a história. O sonho de todos nós nunca envelhecer, ser sempre jovem, todos nós gostaríamos de achar a fonte da juventude. Será que ela existe? Direção de David Fincher com bom elenco e se preparem para duração 159 minutos!!! Vamos ser jovens forever?


No teatro temos “Zoológico de Vidro” com Cássia Kiss, a peça conta a história familiar de Tennessee Willians, autor da peça, um drama familiar com direção de Ulysses Cruz. No teatro Sesc Anchieta na região central. Sexta à Domingo. Dramas na família quem não os tem? Mas se encararmos com mais leveza, mais humor tudo se resolve mais rápido!!!!


Galera vamos curtir o fim de semana enchendo nossa alma de cultura, as artes estão acontecendo e nós precisamos alimentar nosso espírito com emoções, sentimentos, risadas e muita aventura!!!
E nós aqui do blog Alma e Espírito da Cia de Artes Monteiro Lobato agradece a indicação do veja blog em seu site, muito obrigado pelo apoio a todos nós! E continuem acessando o blog de segunda à sexta com postagens inéditas!!!!
Galera ler é alimentar a alma com sabedoria!!!



Nossas fotos do dia 13/12/2008


A gargalhada da vitória!!!!! O mal contra o mal!!!! Uma bomba atômica!!!!

A Dona Augusta chilicando!!!! Dá-nos força!!!!! Alguém nos sacode!!!!!

Ninguém segura essa mulher!!!!! Ela quer mandar!!!! Será que até em Deus???

Ela se diverte a custa de toda família!!! Onde vai parar? Mistério!!!!!

"Espaço Alma e Espírito" com a Mariemma - A Emma das Spice Girls!!! Nos seus momentos de fama blog!!!! teatromonteirolobato@globo.com Vamos postar as fotos por ordem de chegada, aguardem as próximas na semana que vem!!!



"Vídeo Arte" Hoje com a agitada e dançante música indiana de abertura da novela "Caminho da Índias" aqui completa com fotos do elenco da novela, demais o som e o ritmo!!! Vamos ouvir e dançar!!!!!

14 comentários:

Anônimo disse...

So tem Spice esta semana???/

Madonna disse...

Ai meu Deus que chuva, como vou sair hj?

Anônimo disse...

Eu vi o Blog de vcs la na Veja.

Anônimo disse...

Genial seu texto. Sua pergunta chave também está me acompanhando há algum tempo. Afinal, são poucas as pessoas que percebem essa suavidade de ação. É possível mudar a cultura? Bem, também acho que o orgulho e a competitividade andam juntos. Gostei de voltar ao seu blog.

Anônimo disse...

Todo dia pode ser o começo de uma nova fase. É o seu olhar que será o ponto de partida.

Anônimo disse...

Nossa, q bom reencontrar o seu blog! Tinha perdido toda a lista dos meus favoritos e junto o seu... bom, já comecei bem 2009 e volto aqui para ler o q não li, acho que faz mais de um ano q não apareço e espero q vc tenha escrito muita coisa maluca, do jeito q só vc sabe. Um abraço e feliz 2009!

ricardo alvares disse...

Mario
Algumas pessoas tem fases de 'encontrar', de 'construir' e por ai vai...tente não julgar, mesmo quem encontra tb tem 'trabalho' pela frente. Quanto as mudanças você está sentindo isso vem com a maturidade, (bom!!!) espero q toda essa mudança signifique o primeiro passo
...E quando isso acontecer, por experiencia própria, lhe garanto, você conhecerá uma realização nova. Abraço

Anônimo disse...

tbm gosto de ano ímpar. bom ler você de novo. =)

Anônimo disse...

Nem com a maturidade, a vida adulta, consegui viver bem, sem minhas viagens interiores, sem o meu tempo para mim mesma..É necessidade orgânica ter o MEU tempo, aquele em que eu contemplo o meu interior, avalio, reavalio, choro, canto, falo sozinha , aliás discuto até. Não conseguiria manter a sanidade mental, se é que ainda a tenho, se não fossem minhas escapadas mentais, espirituais, astrais. Nesses momentos é que me reequilibro, me sinto pronta para o turbilhão de coisas que tenho a resolver, nesse momentos consigo enxergar as prioridade, consigo vislumbrar resoluções... E isso aí..

Anônimo disse...

Parabéns pela pontuação lá no Fresh Blogs. Abs, Acir

Anônimo disse...

moji bakari de yoku wakarimasen. sorry.

Anônimo disse...

Não li nada do que tá aqui, mas o farei assim que pisar em casa. (e essa gente aí com "parabéns pelo blog"? pelo visto isso ainda existe)

silvia disse...

olá parabéns por esse trabalho maravilhoso e a idéia de cada dia da semana ter um tema diferente para ser falado,discutido,debatido,amei!!

Eremita disse...

Ler-Imaginar-Sonhar
"Que extraordinário exercício de alienação é a literatura! Mergulhados num livro a realidade que nos cerca deixa de existir. Estamos inteiramente no mundo do pensamento. Se Marx estava certo ao afirmar que “o homem é o mundo do homem” então, na literatura, tornamo-nos criaturas dos muitos mundos da fantasia. Tornamo-nos personagens de uma estória inventada, “atores” de teatro. “Não é incrível que um ator, por uma simples ficção, um sonho apaixonado, amolde tanto sua alma à imaginação, que todo se lhe transfigure o semblante, por completo o rosto lhe empalideça, lágrimas vertam dos seus olhos, suas palavras tremam e, inteiro seu organismo se acomode a essa mera ficção? (Shakespeare,Hamlet, ato 2º.,cena II).Os atores são seres alienados da realidade por estarem vivendo totalmente no mundo da ficção. É nisso que se encontra “a virtude paradoxal da leitura, que consiste em fazer-nos abstrair do mundo para lhe encontrarmos um sentido.” Todo artista é um fingidor. Todo leitor tem de ser um fingidor. Fingir, brincar de fazer de contas, tratar as coisas que são como se não fossem e as coisas que não são como se fossem! É dessa loucura que surgem as mais belas criações da arte e da ciência. Por isso eu me daria por feliz se a educação fizesse apenas isso: introduzir os alunos no mundo mágico do pensamento tal como ele acontece na literatura.. Quem experimentou a magia do pensamento uma única vez não se esquece jamais... "