terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O ESPÍRITO

“O Espírito” é o nome da coluna de terça onde iremos abordar assuntos ligados a doutrina espírita, nossa idéia não é converter ninguém ao espiritismo, mas somente um espaço para informar e tirar dúvidas que muitos tem sobre a ciência espírita, reencarnação, vida após a morte e outros assuntos. Vamos usar como base livros da doutrina comentando sobre tema específico a cada semana, estamos abertos as questões, as dúvidas de todos que serão respondidas todas as terças dentro deste nosso novo espaço. Espero que agrade a todos!
Vou começar com “O livro dos espíritos” que logo no primeiro capítulo fala de Deus. As questões de Kardec aos espíritos são bem claras e os espíritos respondem com detalhes o que nós precisamos saber. Das questões 01 à 16, o assunto é Deus, colocando que Ele é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas, Ou seja tudo é criado por Deus, tudo parte Dele, Ele é a causa de nossa existência, de tudo o que há na natureza, ao nosso redor, da matéria, tudo vem de Deus. A cada questão e resposta do livro precisamos usar nossa lógica para analisar cada resposta dada pelos espíritos e acabamos por chegar a conclusão da existência de Deus! Basta olhar a natureza, sua criação maior, e ver que o homem não consegue criar o que Deus criou e cria, porque Ele cria incessantemente, não para de criar em nenhum segundo, neste exato momento que digito essas letras Ele está criando espíritos, mundos um atrás do outro!
Deus é Eterno, Ele não foi criado sempre existiu.
Deus é Imutável. Caso contrário o Universo seria um caos.
Deus é Imaterial, Ele difere de tudo o que chamamos matéria e se fosse matéria, seria mutável.
Deus é Único, por isso a organização do Universo, se fossem vários deuses seria uma turbulência.
Deus é Todo Poderoso, porque é único. Se assim não fosse, haveria alguma coisa mais poderosa do que Ele.
Deus é Soberanamente Justo e Bom, tudo está conforme precisamos, conforme criamos e Ele deixa que vivamos as nossas necessidades para aprendizado, não é um Pai que pune, mas que ensina, que ama eternamente seus filhos, nós!
De todas os atributos de Deus, o de ser eterno, não ter sido criado é muito louco não acham? Imaginem isso sempre existiu, ninguém criou, se começarmos a raciocinar profundamente parece que isso vai de encontro a nós mesmos, entramos em um delírio mental.... Pensem sobre isso!
“Para crer em Deus é suficiente lançar olhos às obras da Criação. O Universo existe; ele tem, portanto, uma causa. Duvidar da existência de Deus seria negar que todo efeito tem uma causa, e avançar que o nada pode fazer alguma coisa.” Questão 04.
Olá Eremita que bom que está de volta, também senti falta de estar aqui, e é sempre bom saber o que se quer. Sempre aprendiz, essa viagem ao fundo da alma deve-se se fazer regularmente para não perdermos nossas direções e convicções! Bem vindos meus amigos! As novidades estão aí outras virão se Deus quiser e fizermos por merecer, aguardem!
Galera Deus confia em nós e nós confiamos em quem?






Nossa apresentação no Sepej com "Família, Prá Quê?" no dia 13 de dezembro!


"Espaço Alma e Espírito" abrindo o ano com a Janaina, prima da Mônica, pela semelhança é a do meio, nos seus momentos de fama blog! Nosso e-mail: teatromonteirolobato@globo.com





"Vídeo Arte" - "Epitáfio" uma música para refletirmos sobre nossa existência na Terra e sobre o que Deus nos deu e como estamos fazendo uso no dia a dia!

41 comentários:

Mona disse...

Espírito e fastama é a mesma coisa??

Anônimo disse...

Eu tenho medo dessas coisas uiiiii

Anônimo disse...

Onde que é este Teatro??

Anônimo disse...

Nossa que gata meu, Parabéns Janaina
Tem tel gata?
Bjoss

Unknown disse...

Boa Noite galera, estou de volta ao Blog novo,
Abraços

Anônimo disse...

Eu ja li o Livro dos Espiritos

Anônimo disse...

Vai ter pedidos de música, video?

Anônimo disse...

Janaina

Se você quer ser minha namorada
Ai, que linda namorada
Você poderia ser
Se quiser ser somente minha
Exactamente essa coisinha
Essa coisa toda minha
Que ninguém mais pode ser
Você tem que me fazer um juramento
De só ter um pensamento
Ser só minha até morrer
E também de não perder esse jeitinho
De falar devagarzinho
Essas histórias de você
E de repente me fazer muito carinho
E chorar bem de mansinho
Sem ninguém saber porquê
E se mais do que minha namorada
Você quer ser minha amada
Minha amada, mas amada pra valer
Aquela amada pelo amor predestinada
Sem a qual a vida é nada
Sem a qual se quer morrer
Você tem que vir comigo
Em meu caminho
E talvez o meu caminho
Seja triste pra você
Os seus olhos têm que ser só dos meus olhos
E os seus braços o meu ninho
No silêncio de depois
E você tem que ser a estrela derradeira
Minha amiga e companheira
No infinito de nós dois.

Anônimo disse...

É verdade que eu posso ter sido uma gata na minha vida passada?

Anônimo disse...

Deus e Jesus é a mesma pessoa?

Anônimo disse...

Larga mão de ser burra Mona.

Anônimo disse...

Que eu reze não para ser preservado dos perigos, mas para encará-los de frente

Anônimo disse...

Eu morro de medo dessas coisas.

Anônimo disse...

Como Deus cria Espiritos????

Anônimo disse...

Coloca outra rádio ai.

Anônimo disse...

Boa Noite turma do rodeio.
Estamos na area de novo, viva 2009 viva o Blog e viva o rodeio.

Anônimo disse...

Se espiritismo não é religião, segundo eles próprios declaram, significa que podem adotar outra e freqüentar igrejas?

Anônimo disse...

Eu tinha uma amiga espírita que acreditava em Jesus Cristo. Além disso sei que existe o evangelho segundo o espiritismo. Isto significa dizer que espíritas são cristãos?

Anônimo disse...

Por que espíritas normalmente batizam os filhos em igrejas, bem como se casam?

Anônimo disse...

Posso dar passe de estômago cheio?

Anônimo disse...

Que legal que vcs voltaram! O Blog está muito bom. Gostei da idéia de haver tema específico para cada dia da semana. Gostei da estrutura. Gostei! Mas meu amigo diretor, por favor, eu uso óculos e estas letras em vermelho me deixaram mais vesga do que já sou. Não dá pra mudar a cor ou colocar o vermelho "em negrito" pra ficar mais forte? Não enxergo lá muito bem e nessa hora da noite é pior ainda! HELP!!!!!!!!!!!!

Eremita disse...

De todas os atributos de Deus, o de ser eterno, não ter sido criado é muito louco não acham? Imaginem isso sempre existiu, ninguém criou, se começarmos a raciocinar profundamente parece que isso vai de encontro a nós mesmos, entramos em um delírio mental.... Pensem sobre isso!
Raciocino faz horas e "literalmente" me encontro em "mental delírio"! - Roubo a expressão da Laís-Ceará e grito HELP!
“Será dado um dia ao homem compreender o mistério da Divindade?”
A que os Espíritos, solícitos, responderam:
“Quando não mais tiver o Espírito obscurecido pela matéria. Quando, pela sua perfeição, se houver aproximado de Deus, ele o verá e compreenderá”.

Anônimo disse...

Não entendo MESMO como Deus NÃO FOI CRIADO mas já EXISTIA... ONDE, COMO, PQ?

Anônimo disse...

Uma curiosidade pra quem está fora dos campos universitários:- Vocês sabiam que alunos de Graduação em Psicologia sentem-se desconfortáveis ao falar sobre religião, sobre Deus. Isso acontece por causa do conflito entre a crença dos alunos, geralmente baseada em dogmas, e o que eles estudam na universidade. Entre os alunos religiosos, os católicos são os que se incomodam mais, pois têm sua crença, considerada verdade revelada, muitas vezes abalada pelos questionamentos científicos da Psicologia. Os espíritas são os que enfrentam menos conflitos, pois sua a crença já comporta o cienticismo. E essa foi a conclusão da professora Marta Helena de Freitas (professora de psicologia) em sua tese de doutorado, difundida na Unb. E podem acreditar - ela tem razão - o estudante de psicologia é um dos seres mais dogmáticos que já conheci.

Madonna disse...

Oi Renato vc é novo aqui?
Bjoss

Madonna disse...

Bom Dia
Semana que vem vou fazer uma votação aqui.
Do velho Blog, qual é a pessoa mais legal vota ai.
Bjosss

Anônimo disse...

Oi Madonna, não sou muito novo, só um pouco. Fiz alguns comentários no blog "velho". Pouco antes dele ser diluído.

Madonna disse...

Que Bom Renato vc mora aonde querido?

SempreAprendiz disse...

•Aprendi com o espiritismo que o conhecimento da existência de Deus não ocorre pela fé cega, mas pela análise, observação e constatação do funcionamento harmonioso da Natureza. Nos processos da Natureza, tudo revela uma força inteligente e uma precisão que só poderiam resultar da criação de uma inteligência superior a qualquer outra que possamos imaginar. O acaso não poderia produzir estes efeitos. Aprendi que Deus não precisa ser temido, nem existe para nos julgar, nem se entristece com nosso comportamento. Em suas deduções a respeito de Deus, os seres humanos lhe conferiram emoções e atitudes humanas que negam os seus atributos como qualidades máximas. Por ser superiormente sábio e conhecer profundamente o ser humano, não haveria sentido em nos julgar, ou entristecer-se por fazermos coisas próprias de nosso estágio evolutivo. Por ser imutável não muda sua forma de agir, não nos oferece perigo, por isso não há motivo para se ter medo. Aprendi que Deus não intervém diretamente nos acontecimentos, mas age através das leis sábias que regem o Universo. A ação das leis de Deus em toda parte, das interações microscópicas no interior do átomo aos movimentos planetários e ao mais fundo dos seres é, em si mesma, prova de que a criação é perfeita desde o início, não exigindo providências de Deus para ajustar os rumos dos acontecimentos e para fazer prevalecer Sua vontade. A relação do ser humano com Deus é feita sem intermediários, através da prece (pensamentos e sentimentos). Cada criatura, em qualquer hora ou local em que se encontre, pode elevar-se a Ele. A principal qualidade da prece corresponde ao sentimento que transmite, sem uso de objetos ou palavras especiais.

Anônimo disse...

Praia de Iracema - Fortaleza - Ceará e vc é de onde?

Madonna disse...

Nossa que legal
Eu moro em Sampa mesmo
Bjoss

Anônimo disse...

O espíritismo pelo que eu li começou nos eua com as irmãs FOX. Elas ficaram ricas com esta brincadeira. Mais tarde elas falaram que tudo não passava de uma brincadeira.
Anos mais tarde elas voltaram de novo atrás, dizendo que o que elas viram era tudo verdade.

Anônimo disse...

Bjs

Anônimo disse...

Da maneira como são mortos os animais que comemos, por exemplo: bois,galinhas,porcos etc; vemos que é uma grande tortura. Por isto existem grupos vegetarianos. O que recomenda a doutrina espírita? É errado comer estes animais?

Anônimo disse...

Dois Espíritos simpáticos são complemento um do outro, ou a simpatia entre eles existente é resultado de identidade perfeita?

Anônimo disse...

Como se explica o desejo que às vezes temos de fazer o mal? Podemos evitar isso?

Anônimo disse...

Existe batismo no Espiritismo?

Anônimo disse...

Como é o casamento no Espiritismo?

Anônimo disse...

È legal, os convidados são invisiveis e as comidas tb, não gasta muito dinheiro nos casamentos Espiritas, e sobra espaço para caramba.

Anônimo disse...

Como fazer feitiços?

Anônimo disse...

Como posso obter previsões para o futuro?