quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

PALAVRAS DO ATOR - ESCOLHAS!!!

Quando penso nos acontecimentos da vida, nas coisas que fazemos, que realizamos, percebo que aquilo sempre podia ter acontecido diferente. Que temos opções, sejam elas boas ou ruins. Temos a cada momento o poder de decisão sobre algumas coisas em nossas vidas. Atitudes que não cabem a ninguém alem de nós. São as nossas escolhas. Temos esse “poder” independente de nossa classe social, do que fazemos, somos ou de como estamos.
Por isso todos os dias eu escolho.
Escolho esquecer meus problemas e ter um momento de paz, só meu.
Escolho pensar no que há de bom nas pessoas que conheço.
Escolho passar mais tempo com a minha família e as pessoas que gosto.
Escolho cuidar bem de mim, cantar alto e dançar.
Escolho escrever sobre coisas boas e ver a vida diferente.
Escolho fazer novos amigos.
Eu escolho acreditar que por menor que eu pareça ser, posso sim ser útil e cada um de nós pode ser um agente de mudança.
Eu acredito nisso e faço escolhas.
E você, o que vai escolher hoje? (Isabel Tropardi)


Todo segundo em nossas vidas estamos escolhendo algo, não importa o que, não há como fugir, a escolha é obrigatória. Se vou comer macarrão ou feijão, se vou trabalhar ou não, se tomo ônibus ou não, se acordo ou não, das coisas menores da vida até as maiores são escolhas nossas, não é uma obrigatoriedade é uma escolha, porque mesmo o que é obrigatório podemos escolher fazer ou não. Por isso o nosso caminhar na Terra está em nossas mãos, ninguém decidi por nós, nós decidimos, nós escolhemos, nós seguimos o que queremos e desejamos. Precisamos ter muita cautela antes de escolher, muito cuidado, podemos mudar nossa escolha? Sim, mas em muitos casos, o estrago já está feito e leva um tempo para consertar. Cada escolha tem seu preço, seu efeito,sua causa, se for uma boa escolha, bingo, nosso futuro será bom, se for uma má escolha, opa, agora entraremos pelo cano no nosso futuro, mas lembrar sempre, nunca culpar ninguém pelas nossas escolhas, elas são exclusivamente nossas, ninguém tem nada haver com o que escolhemos. Vamos parar de culpar o outro pela nossa vida, nós escolhemos estar vivendo da maneira que estamos, se há um culpado, somos nós mesmos. A vida é um bem precioso em nossas mãos, olhemos, cuidemos melhor dela, afinal cuidar da vida é cuidar de nosso espírito! Acabamos de escolher algo lendo esse texto, e já fizemos outra escolha imediatamente! Qual?
Cuidado escolheu de novo.... olha.... pois é....!




Galera acabou carnaval, agora a vida entra em ritmo total de aventura, muito para fazer, trabalhar, estudar, viver, progredir, nada de ficar parado, o tempo está nos empurrando, precisamos andar no compasso dele...
Esta semana voltamos aos nossos ensaios normais, aguardem novas notícias de nossa nova produção. “Rascunhos” a peça 4 em 1 esperem!!!!!!




Galera tomar fôlego, a vida nos aguarda!!!!

Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!

Lúcia é a nova personagem de Patrícia, e Roberto a nova de Júnior. Um casal ultra romântico em "A Alma da Cartomante" Uma das 4 peças de "Rascunhos"! Um casal açucarado!!!!







Vídeo Arte - Hoje voltamos ao passado com uma disco music de muito sucesso. "Zodiacs" com Roberta Kelly anos 70. Alguém acredita em signos? Segue o horóscopo todos os dias? Será que eles dirigem nossa vida???


6 comentários:

Bruno Cavalcanti disse...

Escolhas... isso me lembra um poema do Antônio Cícero que ele diz: "Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la.
Em um cofre não se guarda nada.
Em cofre perde-se a coisa à vista.
Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por
admirá-la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado.
Estar acordado por ela, estar por ela, ou ser por ela!"

Isso é meio que nossas escolhas, digamos assim... Nós as guardamos e nem sempre as exercemos, não escolhemos, não levantamos a voz (isso me lembra uma cena daquele filme "Legalmente Loira 2" hehe)! Acho que é por isso que muitos de nós não vai pra frente... nossas opiniões e escolhas estão guardadas! Vamos nos permitir!

AnônimoJunior disse...

To be or not to be, that's the question!

Anônimo disse...

Coisas ruins não são o pior que pode nos acontecer. O que de pior pode nos acontecer é NADA.

Uma vida fácil nada nos ensina. No fim, é o que aprendemos o que importa: o que aprendemos e como nos desenvolvemos.

Traçamos nossas vidas pelo poder de nossas escolhas. Quando nossas escolhas são feitas passivamente, quando não somos nós mesmos que traçamos nossas vidas, nos sentimos frustrados.

Uma pequena mudança hoje pode acarretar-nos um amanhã profundamente diferente. São grandes as recompensas para aqueles que têm a coragem de mudar, mas essas recompensas acham-se ocultas pelo tempo.

Geramos nossos próprios meios. Obtemos exatamente aquilo pelo que lutamos. Somos responsáveis pela vida que nós próprios criamos. Quem terá a culpa, a quem cabe o louvor, senão a nós mesmos? Quem pode mudar nossas vidas, a qualquer tempo, senão nós mesmos?

Deus sabe que isto é verdade.

Richard Bach

Marlene disse...

Belo texto Isabel! Então Bruno..,saber lidar com a frustração, "essa é a questão". Ao fazermos escolhas, imediatamente perdemos algo, essa perda é q é sentida, qdo fazemos a escolha "errada"..., qdo acertamos, ôpa!beleza está tudo certo, há o conforto e, talvez, a acomodação. Se pensarmos q sempre haverá o aprendizado independente de qualquer dessas situações, sem dúvida essa frustração e sensação de fracasso nos abandonará. Por isso autoconhecimento é tão importante, com ele vc pode bancar a frustração e tentar novamente e novamente, e fazer escolhas conscientes, sem a neurose de querer acertar sempre.
Bjss

AnônimoJunior disse...

Cada escolha que fazemos traz com ela ganhos e perdas. Ganhamos pelas novas possibilidades que se tornam possíveis, mas perdemos quando descartamos outras opções menos atraentes. Somos constantemente forçados a realizar estas escolhas. E muitas são as ocasiões em que sentimos receio de errar. Na verdade não existem escolhas erradas; o que acontece é que muitas vezes somos levados a optar por algo que naquele momento nos traz maior prazer. Nestes casos preferimos a satisfação imediata, não nos importando com seus efeitos em longo prazo. Alguns são mais previdentes; outros mais imediatistas. Não existe o certo e o errado. O que existe são as diferentes formas de encarar a vida. Somente devemos evitar fazer nossas escolhas movidos pelo desejo de agradar aos outros. Acima de tudo precisamos estar conscientes de que tudo que fizermos irá afetar principalmente a nós mesmos. Embora todos nós sintamos necessidade de compartilhar nossos pensamentos e emoções, nenhuma pessoa, por mais que ela nos queira bem, poderá viver a nossa vida. Um amigo verdadeiro nem sempre é aquele que impõe suas próprias idéias, mas sim aquele que nos ajuda a desenvolvermos as nossas. Porque somente seremos autênticos quando tivermos a ousadia de assumir nossas escolhas e as conseqüências que elas possam causar.

Marlene disse...

Então Isabel..., conheço situações em q este tipo de escolha q descreveu parece utopia, eu digo parece...explico: Paz, algo inatingível (pelo menos por enquanto) para aqueles cuja vida é devastada por tormentos infindáveis, onde só a dor e a sensação de fracasso os acompanha, q não conseguem lidar com culpas, só parando de sofrer qdo estão anestesiadas pelo álcool ou pelas drogas;Q a escolha de parar de beber ou usar drogas é uma "droga" pq pensam q tirar essa válvula de escape ficam sem chão, pq não tem o q colocar no lugar. Pois sabem q estão num País em q a oportunidade de soerguimento não é em cada esquina q se encontra; Onde pessoas escolhem viver longe de pessoas, pq sentem a repugnância com que são fitadas pq estas lhes afirmam a todo momento, a doença social q elas próprias se consideram, pq perderam sua dignidade e cidadania, não sabendo mais viver em "sociedade", e tb, pq perderam sua identidade; Q escolheram viver longe da "família" pois esta só lhes trouxeram ou mostraram, como a vida pode ser ruim ou perversa; Q cuidar de si é um tormento, pq as vezes, nem um banho se tem acesso, q cantar e dançar não vai encher a barriga, pq eles tem fome e procurar o "rango" o dia inteiro, é o q os move; Escolhem sobreviver, onde a meta do dia é buscar um papelão para forrar o chão a noite, é buscar um pão no fechamento da padaria para não passar o noite de estômago vazio; Q escolhem amigos por interesse, para proteção mútua, pq sempre aparece uma faca ou a polícia com brutalidade e violência. E tem muitos q "escolheram" viver em situação de rua, mas outras, onde a rua foi a sua única escolha. A MINHA escolha, tb, é ser útil e ser um agente de mudança, eu tb acredito nisso. Como também acredito q tudo q vc falou é possível qdo se tem a oportunidade de viver a vida com possibilidades de escolhas e igualdade de direitos para todos. E sei, tb, q existam espíritos q estão nesta situação pq "precisam" passar por algumas outras situações para valorizarem as suas encarnações, com o despertar espiritual, é nisso q trabalho,tb.
Bjss e obrigada. Continue com suas ótimas escolhas, as q te fazem feliz! Bjs a Ana, a Vê e Rubão.