quinta-feira, 2 de julho de 2009

ALMA LIVRE - 3 ANOS DE AVENTURAS!!!

Hoje peço licença a todos para ocupar o espaço especialmente sobre nossa Cia. Hoje a Cia. de Artes Monteiro Lobato completa 3 anos de existência. Isso mesmo já se passaram 3 anos inteiros de trabalho, esforço, loucuras e diversão. Parece que foi ontem que iniciamos com a primeira aula com umas 25 pessoas, na segunda só tinham 10, e desde então os trabalhos foram acontecendo.
“Rascunhos” foi nossa sétima peça, mas na verdade como ela é uma peça 4 em 1, nosso repertório conta ao total com 10 peças de vários tipos de duração desde de dez minutos a uma hora e quarenta. Entrou e saiu gente, outros com certeza sairão e outros entrarão, tudo é cíclico, fases em nossas vidas. Mas acredito que há aqueles que ficam e ficarão até onde agüentarmos, pois, a paixão pelo teatro é imensa.
Em 3 anos muitas coisas aconteceram. Falei o que devia e não devia, escrevi o que devia e não devia, mas é assim mesmo entre erros e acertos vamos acertando os passos, entendendo para onde temos que ir, como fazer, o que fazer, erros e acertos são lições que ficam, não me arrependo de nada que fiz, ou disse ou escrevi, tudo foi e é aprendizado para mim. Tento não cometer os mesmos erros do passado e caminhar sempre em frente.
Nossa Cia. é como uma grande família, tudo pode acontecer, e vamos tocando o barco. O que rege nosso trabalho é a garra, a força e vontade de fazer, não desistir de nada, se empenhar cada vez mais para podermos progredir dentro do nosso objetivo. Vamos superando todos os obstáculos, vamos acreditando na nossa capacidade de realizar peças que mexam com o público e deixe algo em seus espíritos. Nosso maior estilo é a comédia, praticamente só realizamos comédias nesses três anos, mas aguardem uma surpresa vamos montar nosso primeiro drama!
E não realizamos tudo sozinhos há muitas pessoas que nos ajudam em todos os sentidos para que possamos colocar nossas peças no palco. E isso temos que reconhecer quantas coisas boas acontecem, tudo sempre dá certo, às vezes não sai como fora planejado, mas sai, isso que é o importante, todos nossos projetos passam por todo um trajeto de mil transformações até chegarem ao seu final, mas chegam.
Lutamos com persistência contra as adversidades que surgem, incrível como tudo acaba tendo uma resposta e as soluções aparecem.
Nossa Cia. tem como objetivo maior divulgar a ciência espírita em suas peças de uma forma bem teatral, usando toda linguagem do palco, realizamos as construções das personagens para que os atores possam realmente conhecer essas personalidades que vestimos em nossas histórias. Procuramos usar tudo o que o teatro possa proporcionar para contar uma peça, todos os recursos são estudados, e sempre tentamos inovar em nossas produções, causando impacto, chamando a atenção sobre o tema apresentado e deixar assim o público pensativo.
Não estamos ligados a nenhum centro espírita para que assim possamos ter maior liberdade de criação e sermos independentes em nossas decisões e realizações. Aliás os atores não precisam ser exatamente espíritas para fazerem parte da Cia. é só cada um respeitar sua crença e ter vontade de fazer, mas sabendo que todas as peças terão um cunho espírita para despertar a atenção de todos sobre a imortalidade da alma.
Nesse período compramos nossos holofotes, nossa mesa de luz e agora vamos comprar nosso som, um amplificador e uma caixa de som para podermos trabalhar com maior autonomia. Cada ano conquistamos algo para nós. Nosso maior sonho é lógico é ter um local permanente para ensaiar, uma boa sala onde possamos realizar nossos exercícios e ensaiar nossas peças e no futuro um teatro de no máximo cem lugares e com um bom palco, pode ser utopia, mas se não sonharmos e acreditarmos não conseguimos nada. E se isso se realizar será um teatro para outras companhias e grupos de teatro utilizarem também, afinal nós sabemos o sacrifício para ter um local para apresentar temos que lutar muito, mas graças a ajuda de muitos sempre aparece o local.
Não posso esquecer de citar nossos mentores espirituais que com certeza nos ajudam, nos dão força, a Cia leva o nome de Monteiro Lobato porque é ele que está no leme de nossos trabalhos, só ver o estilo de nossas peças. E além dele outros companheiros do plano espiritual estão ligados a nós, Luigi Pirandello, Ivani Ribeiro, Maria Clara Machado e Bárbara Heliodora. Mas que fique bem claro que não falamos com eles, não há comunicação com eles, apenas uma grande afinidade com todos esses companheiros, suas presenças às vezes são sentidas, mas que ninguém pense que há diálogos com esses espíritos. Geralmente todo trabalho que tem como direção a doutrina espírita, há um ou mais mentores na direção do outro lado da vida, isso é normal.
Que possamos continuar nossos trabalhos nos próximos anos sabendo que tudo poderá acontecer nos movimentos da vida. Quem quiser conhecer nosso trabalho ou entrar em nossa Cia entre em contado conosco para podermos dar todas as informações. Nosso e-mail:
teatromonteirolobato@globo.com
Nossos agradecimentos profundos a todos que nos ajudam e nos ajudaram de qualquer forma: Advertising Agency Publicity, Wolf Design, Lerski, Amigos da Paz, Casa de Fabiano, Paulo, Rubens, Fábio, Ana, Adriana, Luciana, Gazeta de Interlagos, Gazeta da Região, os comerciantes que nos deixam colocar os cartazes de nossas peças aqui pela redondeza, Marina´s roupas, Grupo Teatral Silveira Sampaio, Educandário Allan Kardec, Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição (Nosso atual local de ensaios.). Meu elenco por me aguentar durante todo esse tempo com minhas loucuras, broncas, chatices, obrigado por estarem comigo nessa empreitada muito gratificante, deliciosa e divertida e também séria, porque ela muda a nossa vida em vários sentidos. Valeu elenco amo todos vocês!!! E claro todos vocês do blog que estão sempre na torcida conosco para que tudo dê certo, obrigado pelo apoio, pelo carinho, pela força, que possamos continuar muitos anos juntos nessa nossa louca viagem na Terra. Galera vocês são muito dez, adoramos ler seus comentários, ver suas fotos, galera vamos sempre em frente, todos juntos. Se esqueci alguém ou algo me desculpem, a idade vai chegando, hehehe, mas saibam que todos estão em nossos corações para sempre.
E agora vamos continuar mais anos em trabalho, em força para novas conquistas. Dia 29 de agosto “Rascunhos” no teatro do Colégio Paralelo e dia 19 de setembro no Sepej centro espírita no Butantã. E vem mais por aí galera aguardem notícias de nossa nova montagem.

Galera tudo se faz com perseverança e muita fé!!!

Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!!
Roberto perde perdão e tenta voltar para Lúcia, ele se joga aos seus pés, ela o arrasta, bem pelo menos ela tentou... Bolota e Chaveirinho!!!
Um velório animado por duas almas do além, enquanto elas fofocam, as almas prometem enlouquecer suas vidas!!!
Pedrão tenta acordar Clotilde para a vida! Essa tartuguiça não quer nada com nada! A casa é um lixão!!!

Epifásio tendo um ataque com as loucuras de Maria Honestina, esses dois sei não... Um dia a casa cai!!!!


"Vídeo Arte" Enya "The Celts" essa música é o tema principal de nossa Cia. Usamos em nosso primeiro exercício e desde então ela é o tema de preparação antes de nossas apresentações. Vibramos com essa música.





7 comentários:

Anônimo disse...

Além da esperança, o teatro proporciona um trabalho de identificação, encontramos no humor situações de nossas vidas, é uma viagem, é poesia, é música, no placo colocamos nossas outras máscaras e esquecemos por um momento nossas máscaras do dia-a-dia só por uma noite... O teatro aflora nossas emoções, nosso coração acelera pedindo para que coloquemos nossa voz, nossa expressão, olhar, sentimentos, tudo..... Teatro é um desejo de realizações onde não temos medo e nos entregamos ao imaginário, somos de tudo um pouco. Teatro é trabalho e como é rsss.... Lemos o texto, ensaiamos, paramos, repetimos, deixamos de lado família, amigos, colocamos idéias, refazemos, tanta dedicação para subirmos ao palco e fazermos uma apresentação de 1:30, tanto tempo para uma platéia. O que é isso que nos prende tanto ao teatro? É fugir, se entregar, ser ou não ser, é confiança, desejo, magia, liberdade, vai além do olhar, é vida... E que bom que cada apresentação é diferente, as pessoas devem se perguntar? Como agüentamos apresentar sempre a mesma coisa? Respondemos: a energia é outra, o público é outro, pois sentimos juntos, sofremos juntos, amamos, respiramos, caminhamos.... Uma vez li um pequeno texto de “Augusto Boal”, onde ele dizia assim: “somos todos espectatores deste grande Teatro que é a vida. Estamos todos sempre atuando, ora como protagonistas da vida, ora coadjuvantes, ora como figurantes, e na maioria das vezes como espctatores”. Bem verdade mesmo. Eu amo o que faço, amo essa família, damos trabalhão, somos amigos, respeitamos, mas tudo nos leva a tudo isso rsss..... Não consigo mais viver longe, fique afastada um tempo, mas já estou contaminada rsss.... Isso sim é obssessão rss....
Ih! Agora? É a minha vez de entrar? O que é que eu tenho que dizer mesmo? Ai meu Deus, onde fui me meter? Será que o público está gostando?
Bem, vou sair, viva a Cia. de Artes Monteiro Lobato, que a cada dia, a cada mês, a cada ano faz a diferença, levando nossa alegria, nossa mensagem, nossa magia a tantos que nos prestigiam, mesmo aqui no Blog com as postagens do nosso Diretor, os comentários ricos. Mais um ano de grandes realizações e muito trabalho para subirmos ao palco e ficarmos apenas 1:30 rss..... Isso é aventura, diversão, magia....
Ufa! Me empolguei hoje rsss.... Bjos!

Bruno Cavalcanti disse...

Mês que vem, mês de agosto, completo eu 1 ano na CIA! Imaginem vocês que há 1 ano atrás estava eu assistindo "Estado Gasoso" por TODAS as noites que ele esteve em cartaz no Educandário!!! A CIA faz 3 anos e eu fico tão feliz de poder fazer parte de um trecho dessa história tão maravilhosa escrita nas estrelas! É delicioso.
Loucuras, broncas, surpresas, aplausos, sorrisos, lamentos, percausos... tudo isso faz parte! O caminho é árduo mas, confesso a vocês, se assim não fosse não seria tão divertido! A CIA conta com a ajuda de muita gente, temos muita sorte! Há CIA's que estão batalhando sozinhas, mas nós não, nós temos apoio, temos gente amiga, gente bonita e interessante que apóia nossos desvairios! A CIA tem sua gloriosa história e eu tenho orgulho de fazer parte de um trechinho dela! O elenco maravilhoso que brilha em cena e toda a ajuda por trás dos holofótes, aqueles que não aparecem, aqueles que não recebem (diretamente) as palmas, mas que são tão importante quanto (quisá mais). São pessoas amigas! Pessoas do bem! Não são "voldemort's" haha. Eu agradeço do fundo do meu coraçãozinho fútil e vulgar por este 1 ano tão maravilhoso e parabenizo a CIA por estes 3 anos tão cheios de glória, explendor, luta, dedicação e genialidade! Gente bonita e interessante!

Well, well, well people! Tree yaers! Não é pouca coisa! É um história que está sendo construída e crescerá muito, muito, muito mais porque, afinal, todos ali (cada qual de sua maneira distinta e única) merece!

Parabééénnnsss CIA! Orgulho enorme destes 3 gloriosos anos!

BC.

Bruno Cavalcanti disse...

PS: Fica a dica ao nosso diretor de listar aqui no blog todas as peças já feitas pela CIA em ordem cronológica. Acho que seria bastante interessante!

BC.

Bruno Cavalcanti disse...

Well, well, well! Como são 3 anos, o "Infinitivamente Pessoal" não podia ficar de fora dessa festa! Fica aqui a homenagem à Cia das Artes Monteiro Lobato postada: http://brunoparticular.blogspot.com/

come on, people!

BC.

Jeferson disse...

Hj é dia de alegria meu coração vai conquistar vcs
PARABÉNS A TODOS NOS DO GRUPO, POR MAIS UM ANO VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.
ME ORGULHO DE ESTAR COMPLETANDO 3 ANOS NO GRUPO.

LEGALLLLLLLLLLLLLL

Anônimo disse...

Ai Jef, seu coração vai nos conquistar? Rss.... Hj eu que pergunto: Cd o povo do Blog? NInguém deu as caras, vou cobrar tb..... Bjos!

REBELDE disse...

Galê muito dez isso. 3 anos de teatro. Isso é um marco porque muitas cias não passam do primeiro ano. Isso demonstra garra, força e muita energia de vocês, se não não vingaria por muito tempo.
Continuem Galê não percam o rebolado, tudo vale a pena quando a alma não é pequena!!!!
Caminhar sempre cara, você não faz por fazer dá para perceber, faz porque gosta, tem tesão pela palco.
Continua com esse tesão que tudo tende a crescer sempre.
Mil votos de felicidades para vocês galê. Não parem nunca.
Um beijo na boca de cada um de vocês, sem preconceito galê. rrsrsrs
Tesão para todos.