sexta-feira, 10 de julho de 2009

ESPÍRITO É CULTURA - SOM & FÚRIA

Tudo tem uma razão de ser. Isso não tenho dúvida. Nada em nosso andar na vida é atoa, vago, inútil, tudo tem um objetivo e um sentido claro. Cada vez mais me convenço disso, dessa obra que nós vamos construindo e que muitos nem se dão conta. Tudo é tão sólido, firme. Somos nós que criamos as areias movediças e afundamos nelas.
Às vezes olho para tudo e parece que ao mesmo tempo nada disso é real, e que vivo em outra dimensão. Quando se sabe mais da vida, do que vem logo em seguida a morte, tudo se torna mais simples. Para mim é tão natural estar aqui ou lá, sentir os dois lados, ou várias dimensões da realidade fora de nós que nada me espanta. A vida não acaba, ela apenas muda de espaço, de dimensão e continuamos a ser o que somos... Imortais!!!!
Venho me sentindo meio fora de mim, meio lá e cá, como se eu conseguisse viver nas duas realidades sem me causar prejuízo, devo estar louco?
Não, apenas é minha confiança em tudo que acredito, no que trago no meu ser, a imortalidade viva, real, palpável. Pelo menos sei que serei eu após a morte, sei o que devo encontrar, pelo menos imagino o que encontrar, mas não estarei sem direção, sem rumo, estarei em algum lugar, vivo, pensando, sentindo, encontrarei minhas afinidades, meus desejos, meu eu consciente da minha essência!
Há algo que me liga demais a toda essa realidade invisível que nos rodeia, que nos observa e vive conosco. Isso não é sobrenatural, é vida, vida que bate na nossa vida ao lado, perto, cara a cara. Convivo com essa verdade há anos e é ela que me impulsiona a continuar a ser o que sou e tento mudar essa natureza interior a medida que posso. Não é loucura, é estar e ser imortal em si próprio, quando isso é verdadeiro no âmago do ser, nada o vence, nada o atrapalha, tudo é transponível, as barreiras se desmancham no ar!!! Ser imortal é quebrar todas as amarras do ser, é deixar o espírito, a alma livre nas andanças da vida infinita!

O texto acima deve ser inspiração direta do teatro, de algo que vem dentro de mim mesmo. Acho que fui levado por um devaneio consciente, e penso que o que vem provocando isso, é nada mais que a minissérie “Som & Fúria” que vem sendo transmitida pela Globo nesta semana. Assisti seus três episódios e nossa há quanto tempo não se via algo tão bom na TV?! Com um texto inteligente, claro, vibrante. Uma direção impecável e atores dando um show de interpretação. Vale cada segundo!
E o que está sendo mostrado é puro teatro, a vida no teatro está ali, nas personagens, na trama, em cada diálogo a vida teatral é expressada com sinceridade, com paixão, ódio, raiva, rancor, inveja, orgulho, loucura! Sim a loucura faz parte do processo, mas não a loucura doença, a loucura que mata, mas a loucura que cria, que revoluciona, que transforma, que provoca!!!Essa é a verdadeira essência do teatro, fazer eboluir a consciência humana, tirar da acomodação o ser prostrado em si mesmo.
O diretor Dante (Felipe Camargo) é puro teatro, pura personagem de Shakespeare, revolucionário, louco, perturbador, ciente do que ele precisa ser e fazer. E ele mesmo vivendo com seus fantasmas tenta sobreviver na arte de fazer o que ama, teatro, ele parece em alguns momentos outro personagem, Dom Quixote brigando contra os moinhos de vento, mas ele não desiste, derruba suas barreiras e acredita nos seus propósitos. Me vejo muito nele, quebrando barreiras até invisíveis para sobreviver a cada movimento que tenta ser um grande obstáculo, mas para nós amantes do teatro as montanhas não são intransponíveis, muito pelo contrário, elas que nos dão força para escalar e ir para o outro universo.
A minissérie tem muitas coisas e ainda faltam nove capítulos para sua conclusão, muito com certeza será mostrado ainda, voltarei falar nela na outra semana. Quem ainda não viu, veja, a alma do teatro está lá com toda sua sandice, normalidade, loucura, paixão e amor!!! Quem ama o palco entenderá cada cena, cada diálogo. Temos muito a conversar sobre “Som & Fúria”!!!

Mais um fim de semana!! Já planejou o que fazer? Como? Com quem? Vamos mexer nossa alma e esquentar nosso espírito!!!!

Galera som e fúria na vida!!!!!

Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!
Os últimos acessórios sendo preparados!!! Uma personagem quase pronta... Falta muito ainda.... Olha o sinal de entrada!!!!!
Um espelho para todos!!! Quem será o mais belo ou bela?? O espelho pode quebrar....


O palco preparado para a primeira peça!!! Vamos encher esse espaço com muito barulho!!!!

Antes de tudo começar!!! Os preparativos!!!! Corre corre!!!


"Vídeo Arte" - Imagens de "Som & Fúria" Uma peça na tv!!!!



"Vídeo Arte" - Um pouco mais de "Som & Fúria". Passado, presente, vida após a morte, delírios, vencer os medos, arte acima de tudo!!!!

7 comentários:

REBELDE disse...

Sem dúvida é um espetáculo como há muito não era visto na tv aberta, concordo contigo diretor. Imagens dez, bele pra caraca. To amando. Um show desse cara Felipe, o cara se entregou ao papel, a personagem, a gente vê o Dante em cena, isso é massa. Sem falar nos outros atores, nossa é um presente para os olhos.
Teu texto hoje é carregado de som e fúria, aliás todos nós precisamos carregar nossas vidas de som e fúria!
Movimentar galê!
O povo diz que não tem grana e some no feriado, eta nóis. rsrsrsrsr
Vamo lá galê colocar som e fúria na veia.

Luciana disse...

É as vezes caminho pensando no amanhã, no acordar do outro lado e ver que tudo mudou, que nossa vida mudou que não somos mais quem éramos, estamos em outra dimensão.
É sempre bom nos ver em dimensões diferentes, ,as sempre caminhando com firmeza.
É diretor.
que tempinho,chuva, pipoca e um bom livro.
bjs. a todos.

Alexandre disse...

Gozado conheço esse lugar que vcs estão ensaiando...

Thiago Mota disse...

Gozado nao eles tao ensaiando no nosso espaço ¬¬

Thiago Mota disse...

cade minha foto?

Thiago Mota disse...

ah agora sim... a foto ta ai =#

Roger disse...

O caminho para ser imortal é cantar, dançar, atuar, escrever, pintar... em fim é a arte. A arte muda a cada minuto, cria e recria a vida e ao senti - la na essencia, nunca mais a esquece e nunca mais serás esquecido.

(Roberto Mendes Barbosa)