sexta-feira, 3 de julho de 2009

ESPÍRITO É CULTURA - ARTE COM PERSISTÊNCIA!

Persistência, na nossa vida precisamos ser persistentes com nossos objetivos, ter persistência com tudo para chegarmos em algum ponto. Nas artes isso se faz mais presente e quase obrigatório, porque arte não é um artigo, algo que todo mundo quer, ou compra, precisa ser bem trabalhado para acontecer. A cultura em geral precisa de pessoas determinadas e persistentes para que a cultura em geral seja vista, apreciada, chegue onde precisa. Persistir com toda a força, esforço, vontade.
Persistência na vida e na cultura são essenciais para a vida geral de todos nós. Para montar uma peça precisamos ter muita persistência para que ela saia do papel, primeiras leituras, depois escalação de elenco, marcação, ensaio com o texto, sem o texto, figurinos, escolha da sonoplastia, luz, e durante esse período muitas coisas mudam em quase tudo até o resultado final. Se não houver de todos persistência, empenho, vontade , não sai, tem gente que não agüenta o pique e sai porque fazer teatro é muito mais que decorar textos. Requer muito esforço e sacrifícios de algumas coisas em nossas vidas. Persistir é talvez a virtude que mais precisamos para sermos felizes.
A cultura precisa de espíritos que lutem de verdade pelo que acreditam, que sejam corajosos, um pouco loucos, porque a loucura faz parte da arte, do teatro então nem se fale, tenham certeza do que querem, seguros, arrojados, com almas desta maneira a cultura sobrevive, mas sempre é necessário a luta. Em tudo na vida precisamos batalhar, mas no campo da cultura a batalha tem que ser maior, um empenho redobrado para chegarmos às conquistas. Infelizmente muitos veem a cultura e a arte como supérfluo, não necessário, mas nós não desistimos porque somos persistentes. Cultura para todos!

Por falar em persistência essa semana entrou em cartaz o filme “A Era do Gelo 3” onde a persistência de seus personagens faz que todos alcancem seus destinos. Principalmente o Scrat que desde o filme número 01 corre atrás de sua noz. Esse é um exemplo de persistência, ele já passou por tudo nos outros dois filmes e continua atrás do seu sonho, neste terceiro ele ganha uma namorada, Scratita e terá muitas situações engraçadas. Fora toda confusão que a preguiça Sid arranja quando acaba no território dos dinossauros, então Manny, Ellie e Diego, seus amigos tentam ajudá-lo. Muita diversão garantida e uma lição de persistência para que a vida seja melhor do que é. O filme é dirigido por um brasileiro, Carlos Saldanha, promessa de que haja um número 04 no futuro.

Há várias peças em cartaz, sim muitas mesmo, se pegarmos os guias de jornais, revistas, vamos descobrir que há mais de 100 peças pela cidade, as que são anunciadas, fora as que nem aparecem nos jornais, na grande mídia como nosso caso. Isso é persistência, amor a arte, garra, nem todas as peças terão casa lotada, mas sempre há alguém nos assistindo, sempre tem como expor a arte que fazemos. Essas 100 peças estão em cartaz graças a ideologia de seus atores, diretores, produtores, claro nem todas são boas, mas estão aí tentando, não desistem, pode ser só por fama, sucesso, mas tem muitas que estão em pé por causa do amor, da paixão daqueles que tem o teatro na veia, na respiração, na alma. A classe teatral é persistente, pode não ser tão unida, mas persiste a tudo, e sobrevive nem que seja por um sanduíche de pão com mortadela. Isso é vida galera! Isso é teatro!

Há exposições, danças, performances, tudo galera, muitas coisas no frio de Sampa. Vamos curtir cada detalhe, vamos ser persistentes, sair no frio e curtir a cultura que persiste lá fora nos esperando. E nós que fazemos arte esperamos que todos tomem coragem e saiam de casa para nos ver!!!

Nossas apresentações por enquanto acabaram, mas brevemente teremos mais, aguardem notícias. Esta semana é calma para nós, aquela agitação toda por causa da apresentação não haverá, que pena, já sinto falta da adrenalina tomando conta do corpo, agitação, a correria, é muito mil isso galera, faz falta, deveria ser toda semana. Um dia será tenho certeza!!!

Um fim de semana quente para todos e muita cultura e arte na veia!!!

Galera persistência é como o ar para viver!!!!

Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!
Nossa Roberto leva uma surra de Lúcia, olha a cena!!! Que vexame!!! Ela rola ele no chão!!! Tapete nele!!!! Que revanche!!! Os apaixonados Bolota e Chaveirinho!
Olívia confessa que matou o marido, Renato, por engano, ela é totalmente inocente!!!

Clotilde agradece a Luis Antônio e Dra. Marli a ajuda recebida. Ela se livrou de todas as coisas ruins de sua vida, o marido foi preso e a filha foi embora com o Ganso, seu "boyfriend"!
Maria Honestina na faxina diária!! Essa empregada é mão para toda obra! Haja vassoura! Na cabeça dela...


"Vídeo Arte" - Trailer de "A Era do Gelo 3" - Isso que eu chamo de persistência!!!!


"Vídeo Arte" - Essa cena aconteceu no dia 23 de março deste ano em uma estação de trem da Antuérpia na Bélgica!!!! Tudo pela arte!!!!! PERSISTÊNCIA!!!! Contagiente! Música do musical "A Noviça Rebelde" em cartaz na cidade!!!!

3 comentários:

REBELDE disse...

Eu sou persistente. Tem que ser galê se não não chega em nenhum lugar.
Cara para ter cultura precisamos quebrar muita pedra e mostrar do que somos capazes.
Cultura é lixo para muitos nesse nosso pedação de terra que é esse país. Só querem saber de lucro, cultura boa é a que dá grana no bolso dos maiorais.
Os verdadeiros artesãos ficam vendo navio passar. Eta pobreza de cabeça do homem, só a grana importa!
Eu consegui muita coisa na persistência, no acreditar em mim mesmo, quem acredita na gente...? Se não for nós acreditar em nós tamo roubado rsrsrsrsr.
Isso aí galê da Cia muita persistência para colocar as peças no palco, elenco muita vontade, todos juntos para fazer teatro, tem que tá no coração.
Eu amo esse desenho com certeza vou neste fim de semana.
Real cara 100 peças? Haja público... Só tendo tesão pela coisa mesmo, só assim vai e vocês tem galê.
Dez esse vídeo da Antuérpia, fazer uma performance assim no meio do público deve ser adre na veia geral.
Que tal vocês fazerem isso galê uma intervenção em algm lugar... Dá galera galê...
Eu faço, e vai dar o maior tesão em todos!!!
Cadê esse povo, pregui... ?
Seus tartuguiças.. isso eu ouvi lá na peça "Rascunhos" conhecem?
Valeu um beijo e um queijo na boca de todo mundo!!!!

Luciana disse...

Temos que ser persistentes se quisermos conquistarmos algo.
As vezes deixamos de conseguir aquilo que mais desejamos por não persistir.
beijos e um bom final de semana a todos.

Junior disse...

esse esquilinho da era do gelo é muito persistente, ele sempre se dá mal mas nao desiste. nao sou muito persistente, sou preguiçoso e acomodado, as vezes persistente, mas, geralmente pe quando quero muito... nao corro muito atras das coisas, mesmo quando sao para meu proprio bem, já me lasquei na vida, mas aprendi coisas importantes.