sexta-feira, 6 de março de 2009

ESPÍRITO É CULTURA - PARA ONDE IRÃO NOSSAS NOVELAS?

Um dos objetivos que nós espíritos reencarnamos é para ganharmos cultura e se possível fazê-la acontecer. No caminho em que estamos podemos admirar todo tipo de arte, literatura, ciência, tudo que nos traga cultura interior e faça o espírito elevar seu nível de alguma forma. Estar antenado com o mundo é muito importante, e mais ainda é selecionar o que é bom para nós. Aí entra o gosto de cada um, do qual não devemos discutir, o gosto é individual, faz parte da personalidade, e é natural, assim vamos formando nossa própria cultura, trazendo para dentro de nós o que nos faz bem, deixa-nos feliz, alegres e pensativos, faz refletir, cada um escolhe aquilo que é cultura para si. Neste espaço tentamos falar de tudo que é cultural seja popular ou não.

Hoje escolhi como tema nossas novelas de televisão. Estão no ar há mais de 40 anos e ainda são um dos programas favoritos de todos, ou quase todos. Inspiradas nos folhetins que saíam em jornais, depois nos romances em livros, passaram pelo rádio na forma de radio novelas e finalmente chegaram a TV. Desde 1963 são diárias, e já vimos muitas. Na década de 60 foram patrocinadas por sabonetes e as histórias eram mais mexicanizadas, dramas de capa e espada, rainhas, princesas, tomavam contam do vídeo. Em 1968 com “Beto Rockfeller” na TV Tupi, a novela brasileira tomou novos rumos passou ser mais natural e contar histórias do dia a dia, deixando de lado tanta fantasia. As décadas de 70 e 80 foram os anos dourados das novelas, praticamente nessas épocas a Rede Globo dominava as produções. Quem não se lembra de “Irmãos Coragem”, “O Astro”, Dancin´Days”, “Uma Rosa com Amor”, “Carinhoso”, “Locomotivas”, “Plumas e Paetês”, “A Gata Comeu”, “Escrava Isaura”, “Guerra dos Sexos”, “A Viagem” !!?? E tantas outras que se eu for enumerar não escreverei mais nada. Eram histórias simples, gostosas de se ver e que traziam alguma mensagem em seus enredos, mesmo quando era pura fantasia, uma grande comédia, algo de emoção, de vida ficava para o público. Naquele tempo eram escritas por um só autor, tinha um elenco menor, mas de maior qualidade, e o sentimento era mais elaborado, ficava mais em evidência. Autores como Ivani Ribeiro, Janete Clair, Dias Gomes, Cassiano Gabus Mendes, Geraldo Vietri, e outros faziam o imaginário da TV ser mágico. Todos esses infelizmente já desencarnaram, e um pouco desta magia se perdeu. Quem não acompanhou uma novela na década de 70 ou 80 não conheceu uma novela de verdade. Na década de 90 poucos ainda conseguiam fazer uma boa história, Sílvio de Abreu, Benedito Rui Barbosa, Lauro César Muniz, Gilberto Braga, que vinham de outras décadas continuavam e continuam sendo os melhores escritores de novelas. Contudo hoje se questiona muito qual o caminho tomado e qual caminho será no futuro desta linguagem televisiva!
Hoje as novelas não empolgam muito, suas tramas estão fracas, atores medianos, apesar de toda produção envolvida, parece que nenhuma história conquista o público mais, o que está acontecendo? Muitos criticam a corrida pelos números no ibope, procura-se formas para alcançar o sucesso, vale tudo na trama para ter números favoráveis. Velha questão da ambição, do dinheiro, da vaidade. Estão deixando de lado, a emoção, a simplicidade de contar uma boa história, emocionar, fazer rir com muita vontade, falta talvez um pouco de amor pelo que se faz, é necessário uma discussão aberta para poder-se achar um caminho onde tenhamos boas histórias, bons atores, sem se perder em rumos perigosos e desgastantes. A telenovela é um produto nacional que entra em nossas casas e devemos preservá-lo, apesar de alguns serem contra e até torcerem para o seu final definitivo. O que vai haver na verdade acredito eu, será uma transformação, mas as novelas nunca deixaram de ser produzidas, ganharão talvez novos formatos, mas que não seja esquecida a emoção, os sentimentos, e a simplicidade de contar uma história com amor. Uma cultura popular que invade todos o país e deve ser repensada para ganhar um novo caminho, a volta da autoria de um só autor talvez ajudasse no conteúdo, no andamento da história. Acredito que no máximo três autores cuidando dos roteiros seria o número ideal para dividir idéias e fazer a história render o que precisa e conquistar o público. Sem falar que movimenta muitos espíritos encarnados que trabalham e tentam progredir através do que fazem!

Há muito que falar sobre esse assunto, mas o espaço é curto e não quero tomar muito tempo de vocês galera, gostem ou não, a novela precisa tomar um novo caminho entre o passado e um futuro promissor. Novela também é cultura!!!!

Muito acontece na cultura deste país e do mundo vamos ficar ligados e fazer de nosso espírito um conhecedor, um atuante e que possa dar opiniões e discutir o movimento cultural do mundo!

Vamos fazer este fim de semana ser aproveitável em todos os sentidos!!!

Galera buscar e achar!!!!!!!

Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!



O diretor pensa bem o que falar para não confundir mais a cabeça do elenco!!!!!!!




Todos parecem ouvir perfeitamente as explicações sobre suas personagens, será??? Vamos ver no palco!!!!




Jeferson parece muito interessado, muito, muito.........



O interesse é tanto que os olhos estão brilhando para acontecer no palco, podem ver por detrás das lentes????





"Vídeo Arte" - Uma música para trazer paz, harmonia em nossos dias. "Join Me" - Junte-se a mim!!! Reflitam!!!!!!

22 comentários:

Anônimo disse...

nunca assisti novela

Anônimo disse...

Enquete

Qual video clip vcs gostaram mais ate agora?

Anônimo disse...

Eu voto no culture Club - Mistake number three

Anônimo disse...

Cindy Lauper

Anônimo disse...

Madonna meu

Anônimo disse...

Boa Noite ai, Mário fique sabendo que não estou sumida do Blog não viu.
è que não da tempo de escrever.
Bjossss

Anônimo disse...

Gregorian is a German band, headed by Frank Peterson, performing Gregorian chant-inspired versions of modern pop and rock songs. Because it features both vocal harmony and instrumental accompaniment, the music cannot be considered true Gregorian chant.

Anônimo disse...

amelia is so hot!!! and also her voice.....

Anônimo disse...

Adorei esta musica.
Bjosss

Ramona disse...

Genti ela é irmão da Sara?

Anônimo disse...

Que Sara????? do Video Show?

Ramona disse...

Não da Sara Brightman

Anônimo disse...

Sei la

Anônimo disse...

Oi Mário, não sabia que vc tinha um Blog, eu vou na casa de Fabiano toda a sexta.

Anônimo disse...

Acho que ela é prima

Anônimo disse...

Ola sou a Gabriela de Assis, tinha perdido o endereço do Blog.
Bjosss

Anônimo disse...

Mário coloca este video aqui.

Let Me Out - Official Video - Ben's Brother

Anônimo disse...

Eu gostei mais do Duran Duran - Come Undone

Anônimo disse...

Posso mandar a foto da minha familia?

Anônimo disse...

Sempre que tenho um tempo pra extravasar o sentimento que vai se acumulando dentro de mim, também gosto de visitar uma listinha de blogs que guardo em meu e-mail. Um deles é o seu. Adoro a clareza com que vc escreve as coisas e quão oportunas são as frases que você encaixa em seus textos. Espero que você consiga atingir todos os seus objetivos da melhor forma possível. "O sucesso não ocorre da noite para o dia e para alcançá-lo, é preciso mais do que força de vontade. Determinação, paciência e persistência são características que diferenciam os profissionais dos amadores."

Anônimo disse...

Eu queria ouvir a musica da Sandra - HI HI

Anônimo disse...

Boa Noite

Vem ai a Festa de Peão de Candido Mota
Bjosss galeras