sexta-feira, 27 de março de 2009

ESPÍRITO É CULTURA - SEM ARTE???

“A arte existe para que a realidade não nos sufoque” Esta frase deixada em um comentário no ano passado me fez refletir se nós não tivéssemos arte??? Não houvesse TV, rádio, cinema, teatro, quadros, obras de arte, livros, música, ou seja, como estaríamos nós vivendo sem uma gota de arte??? Provavelmente sufocados pela nossa realidade.
Imaginem chegar em casa e não ter uma música para ouvir, um livro para ler, um DVD para ver, nada para consolar nossa alma, diverti-la depois de enfrentar a vida? Estaríamos sufocados??? Ou estaríamos proporcionando diálogos com a família, com os vizinhos, nos conhecendo melhor, sendo mais generosos do que trancados em nossas casas, fechados em nossos universos?! E agora como estaríamos sem arte, vivendo em harmonia com todos, trocando informações cara a cara, o que praticamente não acontece, pois, estamos presos à tela do computador a falar por MSN da vida, sem ver o rosto de ninguém em muitos casos, ou poderíamos estar provocando guerras loucas entre nós mesmos e com os outros, como seria nossa vida sem arte? Qual caminho seguiríamos, harmonia ou inferno?
A arte é uma grande ajuda para que possamos encontrar nosso espírito, trabalhar nosso interior, represar nossos traumas, curar nossa timidez, abrir espaços jamais pensados, a arte é um caminho que todas as almas deveriam seguir e descobrir o que podem fazer por si mesmas e pelo próximo. Arte é o ar do espírito em renovação!!!
O que a alma do homem precisa é encontrar o bom senso no uso da arte com sua realidade, na verdade ela existe para que saibamos lidar melhor com nossa vida, sejamos mais sábios e esclarecidos sobre nossos problemas, a arte é um sustentáculo em nossa encarnação.
E ainda nosso espírito precisa aprender a arte de dialogar melhor, proporcionar momentos com harmonia na família, no trabalho, com os amigos. Falar é uma arte, proporcionar a paz, lidar e saber direcionar é arte, tentemos realizar essa arte tão importante para que possamos crescer em conjunto. A arte faz parte da nossa alma, como obra e como agente de relacionamento!
O teatro é um fator que desperta no ser toda uma gama de sentimentos e emoções. Teatro traz para o ser uma realidade muito maior as vezes que a sua própria que ao sair do palco o ser consegue lidar melhor com a sua, no palco ficamos face a face conosco, face a face com a personagem, e quanto ela nos ensina, nos dá, nos proporciona, mas para isso acontecer o ser ator precisa se desnudar por completo e deixar acontecer à magia da encenação onde todo espírito e alma acabam sendo tragados pela emoção e verdade do espetáculo, depois de experimentar nunca mais seremos os mesmos!

Na semana que passou fomos ver a peça “A Força da Bondade” da Cia. Operários do Palco, adaptação do livro de mesmo nome no teatro Juca Chaves. Um elenco de oito atores traz para o palco uma saga de épocas passadas. Como nossa companhia, eles realizam peças com temáticas espíritas. Indo para outro caminho, o de colocar o evangelho no palco através das personagens, diálogos pontuados de ensinamentos e exemplos por toda encenação. Um elenco que segurou a encenação do começo ao final sabendo como agir nos momentos delicados, boas interpretações. Uma tarefa árdua é adaptar um livro para o teatro e saber bem o que deve ser contado no palco sem que a peça vire um livro com cenas. Esse cuidado é essencial, pois, pode quebrar o ritmo da cena teatral, um livro é um livro, uma peça é uma peça, todo cuidado é pouco. Vale apena dar uma conferida na encenação, todos os domingos às 18 horas. Sem contar que com esse trabalho todo um grupo de espíritos trabalha para ajudar aqueles que precisam de socorro, uma peça como essa serve com propósito de salvar vários espíritos que ainda se acham perdidos em seus problemas e que através de uma encenação teatral entendem o que lhes acontece e buscam uma saída com os espíritos que lá ajudam em todo trabalho, ou seja, nada é em vão.

Além desta dica há muito mais acontecendo na cidade galera, novos filmes, peças, exposições, danças, cultura e arte para todos os gostos!!!! Fim de semana mil para todos!

Galera fazer arte na vida, vida na arte!!!

Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!

Maria Creuza e sua personagem para o exercício, bem elaborada! Conhecemos alguém assim???



Onde que ela foi? Será que está fazendo exercícios??? Surpresa!!!


Cara de quem apronta alguma coisa! Esperta, parece saber o que faz!!!! Cuidado com ela!!!! Ela te pega na curva!

Agora parece uma madame, olhar, a mão, o figurino mente sua riqueza, mas vai saber o que ela é realmente??? Louca??? Hum ... sei não.....


"Vídeo Arte" - Adele - "Chasing Pavements" - Belo clip, onde nos faz pensar que às vezes estamos mortos mesmo antes dos acidentes e que a vida e a morte é uma longa dança!!!


"Vídeo Arte" - Festival Abertura de Novelas - "TITITI" novela apresentada pela Rede Globo entre agosto de 1985 e março de 1986 às 19 horas com 185 capítulos!





3 comentários:

AnônimoJunior disse...

“A arte existe para que a realidade não nos sufoque.” Frase de Friedrich Wilhelm Nietzsche

AnônimoJunior disse...

Como estaríamos sem cinema, sem teatro, enfim, sem arte? Desde que eu me lembre, ouço que o teatro 'está morto', a arte 'está morta', que o cinema 'morreu'... pfui! Nem a história morreu como queria Fukuyama e muito menos a arte, o teatro, o cinema, etc... foram enterrados.
Ouvi de novo esse papo na fila da Mostra de Cinema de um estudante de cinema cujas espinhas no rosto, e a impaciência de segurar um 'tique' com a perna sempre 'telegrafando no chão', denunciavam sua saída da adolescência em busca de uma opinião definitiva sobre os caminhos do futuro que lhe espera. Adoro papo de fila, pode ser de banco, supermercado, correio, 'Mostra' então nem se fala, fiz vários amigos que mantenho contato até hoje. Mas desta vez preferi ficar ouvindo aquele estudante 'idealista' tomar um café com uma amiga de cabelo colorido e piercing na boca, 'tiritando suas pernas' e despejando um discurso inflamado e apaixonado sobre o fim do cinema. Nem sempre as pessoas devem ser contestadas muito menos aceitar opiniões de terceiros só porque para estes 'aquela é a verdade absoluta'. Prefiro seguir o 'pensamento socrático' de que existe a minha verdade, a sua verdade e "A Verdade"! E o papel do artista é exatamente questionar 'todas' estas verdades e os 'conflitos' destas verdades e confrontá-las com todos nós: leitor-público-expectador.
Pode ser que para determinado artista a arte tenha morrido e nada mais faz sentido, não porque o 'veículo' tenha morrido, talvez não seja o 'meio' adequado para realizar determinadas experiências.
Lembro da estréia do filme "Prospero's Books" do cineasta Peter Greenaway em que ele dizia que o cinema estava morto e que não tinha mais nada que inventar. "Prospero's" é genial, se não viu veja, compre a trilha e leia Shakespeare ("A Tempestade" é o pilar do filme), que com essa peça 'decreta' a morte da humanidade e o 'reinício' de um 'admirável mundo novo'. Grenaway é múltiplo e 'não cabe numa tela de cinema' expande seus conflitos para as artes visuais, multimídia, a performance ou qualquer forma até descobri-la 'finita' para os seus questionamentos. Enfim, quando ouvirem que qualquer coisa artística morreu, saiba que mais cedo do que você pensa algum 'highlander' aparecerá para ressuscitá-la rapidinho.
Assim, ninguém ficará de 'luto' por muito tempo.

SempreAprendiz disse...

Maior união entre os espíritas permitirá que a Arte cumpra seu papel de divulgação doutrinária e elevação das almas. (Martha Guimarães)
Foi Allan Kardec quem primeiro se manifestou sobre a Arte Espírita, em seu livro Obras Póstumas : “o Espiritismo abre para a arte um campo novo, imenso, ainda inexplorado. E, quando o artista reproduzir o mundo espírita com convicção, encontrará nessa fonte as mais sublimes inspirações.” Reforçando esta idéia Leon Denis, em seu livro O Espiritismo na Arte , traz mensagens do espírito que se apresenta como O Esteta e que nos dá a seguinte definição de arte: “São irradiações que provêm de um campo supracósmico; mantendo em nosso mundo a luz, a grandeza, a força, a beleza, a bondade, que emanam do foco que forma o centro do campo fluídico divino. (...). A arte é, portanto, um dos meios de se sentir a grandeza de Deus ”.
Diante destas afirmações, chega-se a conclusão de que a Arte Espírita deve ser vista como uma importante ferramenta de divulgação doutrinária e de intercâmbio entre os planos material e espiritual e, se desenvolvida com responsabilidade, “ desempenha um importante papel no Espiritismo, já que possui duas funções: informar e distrair, usando para isso a emoção do público ”