quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ALMA CULTURA - TV DE 80!!!


Hoje vamos falar um pouco sobre televisão, mais precisamente sobre as boas audiências em cima de clássicos da década de 80. Isso mesmo os grandes fenômenos do momento são duas novelas que foram ao ar na década de 80 pela Rede Globo e voltaram esse ano com força total. Por que será que a audiência está a responder bem para algo que já viu?
O primeiro sucesso é o remake da novela “TITITI” que na verdade foi ao ar em 1985, já comentei sobre ela quando estreou em julho deste ano, a obra de Cassiano Gabus Mendes ganhou toda uma roupagem nova sem perder a essência. Maria Adelaide Amaral consegue a cada capítulo imprimir as cores que Cassiano colocava em suas novelas.
Passados mais de cem capítulos o resultado é mais do que eu poderia esperar, esse remake supera o original sem deixá-lo esquecido, mas a versão 2010 de “TITITI” é simplesmente um ar em nossa dramaturgia tão insossa hoje em dia. Cada capítulo ações, diálogos inteligentes, engraçados, interpretações que surpreendem, as reviravoltas acontecem a cada momento deixando todos nós ligados na trama.
E o genial de Maria Adelaide Amaral é que ela escreve de uma maneira gostosa, leve, mesmo pegando pesado em alguns dramas, tudo tem leveza, assim era Cassiano que fazia suas novelas com 70 por cento de humor e 30 de drama e como funcionava, e o mesmo ocorre agora. E quando vejo algumas cenas parece que faço uma viagem no tempo, há cenas que lembram exatamente os anos 80 pela maneira da direção, interpretação e o texto, sinto que estou vendo uma novela de Cassiano, mesmo repaginada “TITITI” não perdeu a alma de seu autor.
As tramas estão excelentes, todos os atores têm espaço dentro da novela coisa rara hoje em dia, mais com certeza o grande destaque é para Claudia Raia que faz a mulher tarja preta Jacqueline Maldonado, uma descompassada como muitos a chamam na novela, cada cena sua é um delírio de interpretação e de humor, impossível não rir, mesmo quando ela encara um drama pela frente, tudo fica louco, ela é o colorido da novela, sem falar em Alexandre Borges com seu excelente Jacques Leclair, Murílio Benício que consegue dar verdade a Victor Valentim, e muitos outros, destaque para Regina Braga com uma ótima construção de Cecília, e em especial ao Chico personagem de Rodrigo Lopez, uma interpretação segura e muito engraçada. A novela é um grande sucesso novamente como foi em 85 e ficará no ar até março de 2011. Ainda voltarei a falar dela!
O outro sucesso é uma reprise no Canal Viva que reprisa antigos sucessos da TV desde outubro o canal a cabo começou a passar a novela “Vale Tudo” que foi ao ar em 1988 e fez um tremendo sucesso ao colocar em discussão a corrupção e a situação do país naquela época. Por incrível que pareça a reprise às 0045 tem deixado muita gente acordada para acompanhar a história de Raquel (Regina Duarte), Maria de Fátima (Glória Pires) e Ivan (Antônio Fagundes) a novela é sucesso de novo e ainda repassa o capítulo ao meio dia no dia seguinte.
Engraçado ver os atores desta novela mais novos, as cenas da época, os carros, as roupas, as gírias, os cenários, o texto, tudo é impagável e os mais jovens estão curtindo ao ver a exibição da novela, afinal foi uma época muito diferente, eram outros tempos, outros ideais, mas o que se percebe que a discussão da novela continua atual, corrupção, desmandos, pouco caso, isso infelizmente não mudou, talvez seja um dos motivos do sucesso nos dias de hoje.
É uma grande nostalgia a novela escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères marcou uma geração e ainda consegue mexer com todas as gerações. Texto bom, direção segura de Denis Carvalho, o grande marco também foi ao final da trama quando os autores matam uma das vilãs da história Odete Roitman vivida por Beatriz Segall que até hoje é lembrada e agora por causa da reprise ganha destaque novamente, e todos ficam a se perguntar quem matou pelos 12 capítulos finais.
A novela mexeu com muitas situações colocou em debate o país e deixou várias personagens na lembrança de todos. A reprise está sendo na íntegra sem cortes até a marcação do número dos capítulos está indo ao ar. E a audiência do canal a cabo subiu com “Vale Tudo” e olha que nem é um remake é original.
Respondendo a pergunta que fiz acima, talvez a audiência queira algo com mais texto, com melhores interpretações, histórias elaboradas, personagens mais profundos que tenham algo a contar, ou seja, o público quer qualidade e tanto o remake de “TITITI” como a reprise de “Vale Tudo” mostram muita qualidade na televisão, tomara que os executivos percebam isso e comecem a estruturar melhor a programação de nossas emissoras. Se a década de 80 estoura em audiência há algo errado com o modelo dos dias atuais. Pensem!!!



Álbum Alma Espírito!!!!


Esposa? Madrasta? Caixa de Sapataria? Cigana? Matar a Sirigaita? Saiba o que é tudo isso em "Nós Somos Encantados"!


Amália (Maria Creuza) de Portugal chegou!!! "Nós Somos Encantados"

Beto Rockfeller encontra Nino, o Italianinho (Tiago) em "Nós Somos Encantados"!!!


Beto Rockfeller (Mário) junto com Antônio Maria (Victor ) e Heloísa (Adriana) um conquistador barato!!!




"Vídeo Arte" - Festival Tupi - "Clube dos Artistas" em 1976 - Airton Rodrigues e Lolita Rodrigues e seus convidados!



"Vídeo Arte" - Christmas Festival - "Sleigh Ride" - Passeio de trenó - Isso seria ótimo muita neve, um trenó e muita alegria!!!!

Nenhum comentário: