sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ESPÍRITO EM CENA - APERTEM OS CINTOS!!!

O nosso fim de semana prolongado foi de 4 dias de muito ensaio, afinal amanhã estreamos “Nós Somos Encantados”. De sábado à terça muitas coisas se desenrolaram, afinal, muito precisava ser feito para que realmente pudéssemos estar no ponto para a estreia.
No sábado o ensaio começou às 14 horas e foi até às 18, sendo que exatamente às 17:30 a peça chegou na duração de 2 horas e estava na cena 13, faltavam 5 cenas para terminar. Encerrei o ensaio e discutimos sobre a possibilidade de até cancelar a estreia devido o tempo não ser reduzido, e como já falei para o elenco, essa peça deve ter 2 horas exatas ou até menos, todo problema se resume no texto não decorado e estudado e na falta de concentração. Decidimos que se no domingo não melhorasse o ritmo provavelmente cancelaríamos a peça ou cortaríamos algumas cenas.
Em casa preocupado com a peça tive a ideia de não adiar, mas fazer rodízio de cenas que podem ficar fora sem mexer no contexto principal da encenação. As cenas que não fossem representadas em um dia seriam no outro e assim teríamos uma peça diferente, o público teria que assistir duas vezes ou mais para ver todas as cenas. No dia seguinte falei sobre a ideia e todos aprovaram, contudo ainda tínhamos a chance de diminuir o tempo.
No domingo ensaiamos das 13:00 às 19:00, passamos a peça uma vez sem parar. Acabamos a apresentação com 2 horas e 20 minutos de duração. 20 minutos de texto não decorado, ou seja, voltei a afirmar que a peça tem duas horas ou menos. Pedi empenho de todos nós para que “Nós Somos Encantados” possa estar no palco com sua concepção na íntegra.
É trabalhar nossa disciplina, estudar muito o texto, pensar no outro em cena, não despejar o texto, prestar atenção no que está acontecendo, ajudar, haver uma união de atitudes e pensamentos no momento que o espetáculo está em cena. Mais segurança no texto, na personagem, no contexto todo. Tudo está em nossas mãos.
Na segunda ensaiamos das 10 às 16 horas, mas não com todo elenco, assim passamos as cenas mais individuais com os atores, passei várias vezes as cenas mais difíceis para eles e fiz que repetissem muitas vezes, ensaiei com eles, direcionei movimentos, sentimentos, atitudes, intenção das cenas, dos diálogos, repetimos muitas cenas que eram necessárias, tirei o máximo dos atores, e tivemos um resultado positivo, houve uma reação de todos, conseguiram colocar a personagem no ser deles, conseguiram sentir a alma da personagem, as cenas ficaram redondas, ideais, teatro é repetição, é fazer muitas vezes para que consigamos passar o que pretendemos para o público, é desenvolver todo um sentimento perante a personagem, criar a atitude, entender, compreender cada ação e isso só se faz com muitos ensaios.
Terça chegou o dia D. Ensaiamos das 9:00 às 16:00 passamos a peça duas vezes, isso mesmo foram duas passagens na íntegra. Até então estávamos passando com um ponto, aquele que estava no som ficava com o texto para assoprar quando algum ator esquecesse sua fala. Ensaio geral. Na primeira vez o elenco em peso reclamava do que esquecia ou repetia a fala do outro quando ele esquecia. Falava do som, das entradas erradas, reclamava de tudo. Todos falando no palco, uma agitação. Nesse compasso levamos a peça em 2 horas e 16 minutos, reduzimos 4 minutos. Demos uma pausa rápida e voltamos, só que aí eu tirei o ponto, pedi para que ninguém falasse no palco, disse que ensaio geral é igual a apresentação, corre tudo como se houvesse público e o espetáculo estivesse no palco, nada de reclamações, nada de barulho, indisciplina e nada de ponto, errou se der improvisa, inventa e segue, nada de esperar alguém falar o que devemos dizer em cena.
Nossa segunda passagem da peça foi muito melhor em todos os aspectos, houve ritmo, energia, quando esqueceram inventaram, as trocas de roupas transcorreram tranqüilas e nesse pique chegamos a duração de 2 horas e 5 minutos, finalmente vencemos e ainda quando ganhar ritmo de apresentação esse tempo irá cair com certeza. Foi nosso melhor ensaio de toda temporada dessa peça. Agora não tem mais volta estreamos amanhã sem falta e daí em diante é apresentação toda semana até dia 18 de dezembro!!!
Como ensaiar dias seguidos faz uma bruta diferença, o espetáculo ganha vida, forma, os atores entram no eixo, no ritmo da montagem, tudo acaba por se equilibrar mais facilmente, ensaio é imprescindível para que uma peça possa decolar e fazer seu voo sem grandes turbulências fora outros fatores que também influem na produção e apresentação, mas aí é outra história.
Amanhã galera, dia 6 de novembro, “Nós Somos Encantados” decola no Sepej às 19 horas. Entrem no site
www.sepej.org.br e vejam como chegar!!!
Nossas próximas apresentações: Oxalaça – dia 13 (sábado) às 20 horas, Educandário Allan Kardec – dia 21 (domingo) às 18 horas e dia 27 (sábado) às 19 horas, dia 4 e 18 de dezembro (sábado) no Cj às 20horas, e dia 11 de dezembro no Nill de Pádua às 20:30! Vejam em nosso blog a divulgação e em nosso site: www.ciadeartesalmaespirito.com.br
Agora é na raça e sem volta!

SOM & FÚRIA!!!!

Álbum Alma Espírito!!!

As santas??? Hum essas escondem muita coisa... "Nós Somos Encantados" o teatro na TV, a TV no teatro, tudo pode acontecer!!!!
Quem é João Ninguém??? Descubram vendo "Nós Somos Encantados" a partir de amanhã e todos os próximos fins de semanas! Estreia no Sepej às 19 horas!!!


"Vídeo Arte" - Festival TV Tupi - "A Selvagem" abertura da novela que é remake de "Alma Cigana" - 1971!


"Vídeo Arte" - Christmas Festival - Mariah Carey - "Oh Santa" - Oh Papai Noel - Quem acredita em Papai Noel?? Quem é Papai Noel???

6 comentários:

Anônimo disse...

Que possamos estar concentrados, unidos e com muita força de vontade para apresentarmos um bom trabalho, porque "NÓS SOMOS ENCANTADOS".
Beijos e super final de semana à todos!
Depois contamos sobre a nossa estréia.

Jeferson disse...

Sim, amanhã vamos nos testar,rsss
para ver se conseguimos ser rápidos,rss
Mais vai dar tudo certo

Por que "NÓS SOMOS ENCANTADOS"

DRYCKA disse...

O espetaculo vai começar............
Os atores estão em cena............
O publico concentrado assistindo a tudo...................
Gargalhadas no ar...........
Espanto.............
Sorrisos............
Quem são eles?
Ha eu me lembro desse ator!!!!!!!!
Como era boa aquela epoca!!!!!!!!
Isso tudo é porque
"NÓS SOMOS ENCANTADOS"

Malka disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Malka disse...

Que vocês sejam muito Felizes na apresentação de hoje, porque vitoriosos vocês já são! Mostrem que "vocês", como "eles", também são Encantados! Beijo no coração de todos!

Unknown disse...

Olá Pessoal, que as energias positivas de todos os personagens unam-se as energias de vocês atores, para que essa estréia seja realmente E N C A N T A D A!!!
Beijos...