segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CRÔNICA DA ALMA - SENSO DE CRITÉRIO!


Ler algumas notícias faz com que pensemos muitas coisas. Primeiro que há crise de critério sobre o que é arte. Tudo é arte? Aparentemente para muitos tudo que sobe ao palco é arte... Será? O que se busca dentro do desempenho teatral? Há uma democracia, uma diversidade, contudo dizer que isso é arte é outro ponto de vista. Democratizar, diversificar nem sempre cai na arte, pode ser tudo menos arte. Aí fica essa crise de critério, uns dizem que é, outros não, afinal o que fazer? O público escolhe aquilo que ele gosta... Entretanto qual é o critério da plateia para qualificar o que vê de arte, a grande maioria aceita como arte porque dizem que é, uma parcela torce o nariz, pois, julga o que vê sem estética artística nenhuma, e tem aqueles que gostam de tudo pouco importa a questão artística.
Realmente ter um critério sobre o que é teatro ou não hoje em dia está uma indefinição. Tudo pode ser teatro, qualquer encenação, qualquer apresentação podemos caracterizar como uma obra teatral. Pode ser na rua, na praça, no parque, em casa, em apartamento, em escritórios, nas estações de metrô, trem, nos shoppings, hoje mais do que nunca há uma diversificação de locais para o teatro se expor, principalmente os novos grupos, Cias, todos tem chance de mostrar a arte do teatro... Aí entram os críticos, os entendidos da cena teatral e tentam definir o que é arte ou não. Geralmente caem em uma discussão que não leva a nada, quando não acabam no falatório intelectual que não atinge nem o público e nem o artista, escrevem, escrevem e não chegam a lugar algum.
Esquecemos que quem decidi o que quer ver é o público independente de ser arte ou não, ele vai pelo que ouve, pelo ator, pelo que lê, ou simplesmente segue o outro. Formar uma consciência de teatro requer tempo ver muitas peças é um requisito, infelizmente limitado pelos preços cobrados nas bilheterias, assim criar uma cabeça de teatro dentro das novas gerações é difícil justamente porque uma pequena parcela de jovens pode gastar para ir ao teatro. Muitos jovens que entram em um curso de teatro sonham com fama fácil, contrato de 3 anos na televisão, mal sabem o que é teatro e nem querem saber na verdade, querem uma chance de estrelato. Mas claro que há os que querem estar no palco, entender aquilo que leram, viram, agora querem fazer, o teatro requer muita disciplina, concentração, empenho, repetição constante incansável, poucas almas estão dispostas a esse labor de arte. É nesse ponto que o teatro é arte porque ele foi estudado, entendido, há compreensão de onde podemos chegar com a ideia cênica.
Diversificar, democratizar é correto, contudo precisamos colocar certos limites caso contrário tudo vira teatro e passa a ser chamado de arte e há várias coisas que nem podemos chamar de arte quanto mais de teatro.
Se o critério sobre o que é arte está em crise, tomara que entre em entendimento brevemente ou então teremos que engolir muito lixo que poderá subir no palco e ainda fazer sucesso...
Nossa alma precisa ter critério sobre o que quer ver, ouvir, ler, entender, ela não pode aceitar tudo como arte, necessita colocar limites em seu gosto, descobrir o seu ponto de vista artístico e não ser uma alma que engole tudo como arte, não opina, não discute, não enxerga... É hora de enxergar, opinar, discutir para chegar a um critério de que é arte no teatro, olhar com olhos de alma artista que sabe olhar para a diversidade, sabe ser democrática, mas dentro desse quadro tenha um senso estético, artístico apurado ou pelo menos uma base para não deixar sua alma ser engolida por um sucesso fácil e sem limites...
A alma é um teatro com arte em suas encenações na vida, contudo no palco nem toda alma é arte...
Diversificar, democratizar, entretanto até onde poderemos ir??? Onde está o critério???



Álbum Alma Espírito!!!


Será que sempre é tudo doçura entre esse casal? Vejam em "Nós Somos Encantados"!!!
John (Victor) e Eva (Maria Creuza) um casal "Alô Doçura" em "Nós Somos Encantados"!!!!
Uma receita um tanto complicada... Vamos fazer??? "Nós Somos Encantados"!!!

Ofélia (Adriana) faz sua receita de pão no programa Revista Feminina com um ajudante trapalhão (Tiago). Em "Nós Somos Encantados"!!!




"Vídeo Arte" - Festival Tupi - "Simplesmente Maria" novela que foi ao ar em 1970 pela Tupi com Yoná Magalhães e Carlos Alberto!




"Vídeo Arte" - Christmas Festival - Bing Crosby - "White Christmas" - Natal Branco! Um clássico que não pode deixar de aparecer todo ano!

Nenhum comentário: