segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

CRÔNICA DA ALMA - ESTAMOS DEZEMBRO!!!

Esta é a primeira segunda de dezembro um mês amado por uns e odiado por outros. Mas por que essa reação? O que há dentro desses dias deste mês para ganhar simpatias ou antipatias? Será que a aproximação das festividades de fim de ano são como um furacão? E nesse caso em dois sentidos, furacão de alegria de uns e de tristeza de outros...
Muitos gostariam que esse mês durasse pelo ano inteiro, que as vibrações permanecessem pelos próximos meses do novo ano, e na verdade podem permanecer se nós cultivarmos isso, ou seja, a data ajuda, mas a duração do sentimento depende de nós. Por que só somos mais caridosos agora? Por que somente agora olhamos para quem não olhamos o ano inteiro que passou? Esta temporada é a que mais abraçamos, beijamos, falamos palavras gentis, prometemos, nos desculpamos, reconciliamos... Contudo podemos fazer tudo isso nos próximos dias, meses, anos, séculos, se desejarmos, se quisermos mudar as atitudes.
Muitos gostariam de sumir em dezembro, desaparecer e voltar só em janeiro. Desprezam totalmente a data, e se participam de comemorações estão indo forçados, por obrigação familiar, entretanto gostariam de estar bem longe de tudo. Adorariam colocar fogo na árvore de natal, chutar papai Noel e causar um blecaute para que todas as luzes que enfeitam ruas e árvores fossem apagadas, já pensou um blecaute em plena noite de Natal??? Seria a vitória de muitos...
Contudo o mês está aí, gostemos ou não teremos que passar por ele. Então tentemos conter tanto a euforia de quem curte como a depressão de quem abomina, o negócio é aceitar o mês como ele é, ser educado na medida adequada, passar pelas situações familiares ou com amigos sem muita angustia, simplesmente levar com humor tudo o que vemos e ouvimos nesse mês... Porque há coisas muito engraçadas, estranhas, e isso fazem a data ser uma comédia se observarmos com sutileza, com olhar humano, não crítico, mas compreendermos que o ser humano é tão criança é tão infantil que não percebe que precisa crescer para manter a “harmonia” que enche esse mês pelos próximos meses e fazê-la ser real! Somos cômicos sem nos dar conta.
E o mês passa rápido quando abrirmos os olhos já era, 2011 chega e voltamos ao nossos afazeres, todavia o dezembro que passou nos deixa algumas coisas no ar para tentar levar o ano novo melhor. Compaixão sempre, caridade com limites, respeito ao outro, entendimento das diferenças, deixar de reclamar, arriscar mais nas coisas que não gostamos, encontrar outros caminhos além daquilo que nos satisfaz, se analisarmos bem, esse mês é um período que podemos aprender muito, gostando ou não dele, porque é como um tempo de parada em nossas vidas rotineiras. Dezembro pede que paremos um pouco nossa agitação e pensemos em nós e no outro e quem sabe se essa reflexão der resultados a curto, médio ou longo prazo, dezembro não esteja cumprindo seu dever?
Agora não tem jeito, não adianta fugir, ele chegou se instalou e tudo está dezembro, é viver, sentir, refletir e fazer com que nossa alma seja feliz da forma que nós desejamos que ela seja, isso sendo dezembro, janeiro, fevereiro, março...
Tudo tem uma razão de ser... Então...

Álbum Alma Espírito!!!!
Escolhas feitas, Altair auxilia Dináh (Maria Creuza), "A Viagem" em "Nós Somos Encantados"!

Daniel entra em crise, todos avançam... Altair (Mário) à esquerda observa... O que irá acontecer??? "Nós Somos Encantados"!

Dênis (Bruno), "Ídolo de Pano", Daniel (Lucas), "O Profeta", Isabel (Patrícia), "A Fábrica", Julinho "Éramos Seis", uma trama e tanto em "Nós Somos Encantados" !!!

Julinho (Tiago) e Nicete (Luciana) em "Éramos Seis" dentro de "Nós Somos Encantados"!!!


"Vídeo Arte" - Festival TV Tupi - "AViagem" com Tony Ramos (Téo) e Elaine Cristina (Lisa) em 1975!


"Vídeo Arte" - Christmas Festival - Frank Sinitra e Cyndi Lauper - "Santa Claus Is Coming To Town" - Papai Noel está vindo para a cidade - E nós estamos indo para onde???

3 comentários:

Jeferson disse...

Como já falei eu adoro Dezembro pena que passa rápido esse mês,

Santa Claus disse...

Lógico... Sem generalizar, mas...
Passei o ano convivendo com “montes” de pessoas insensíveis, alienadas, sem interesse, preferindo dizer “Não quero me envolver” para não ter que assumir responsabilidades com a verdade. Pessoas distorcendo acontecimentos segundo as suas conveniências; sem falar naqueles que se ausentam completamente para não encarar que aqueles que amam estão apenas usando uma máscara de bons cidadãos. Pessoas julgando atitudes e palavras que nunca aconteceram ou foram ditas.
Não têm sentido ser Natal, no coração das pessoas, uma vez ao ano. Não encontro valores reais em pessoas cheias de “boas intenções” em períodos natalinos, quando elas, durante todo ano, desprezam a palavra de Deus. Quando, na verdade, passam o ano inteiro mentindo, enganando, cometendo injustiças, sendo arrogantes, discriminando, constrangendo moralmente, sendo desonestas, traindo, julgando, sendo hipócritas, e ao aproximar-se a atmosfera natalina, beijam, abraçam e se confraternizam fingindo amizade e amor!
Não têm sentido ser Natal, no seio das famílias, uma vez ao ano. Onde está a família, cheia de “boas intenções”, fora do período natalino? Onde está a família unida? Onde está a família que procura ajudar, compartilhando e compreendendo o sofrimento daquele que está precisando? Onde está àquela família solidária? E aqueles que se dizem “amigos”, companheiros de jornada?...
Reunir amigos, familiares, companheiros, estranhos em um único dia no ano, por algumas horas... Beber, comer, se fartar, presentear... Muitas vezes lavar a “roupa suja” que “engoliu” o ano todo... Isto é Natal?
É quando pergunto... Será mesmo Jesus, o centro desta comemoração?
Faça-me compreender, porque quero tanto estar errado...

Jeferson disse...

Olha eu acho que o Natal pode ter ate esse espirito de familia, amizade e perdão etcc.
Para mim o Natal e o mês de Dezembro é mais uma "temporada" de festas e cores, pq para mim, tem que pensar e acreditar em Deus não somente no dia de Natal e sim todos os dias, não considero que Natal é dia de Deus e sim todos os dias é dia de Deus.
Natal é bom sim.