segunda-feira, 13 de abril de 2009

CRÔNICA DA ALMA - SONHO NA REAL!!!!

O mundo do teatro, da TV chama bem a atenção. Hoje é grande o número de pessoas que querem ser atores ou atrizes, As escolas de teatro ou cursos estão cheios de novos pretendentes à carreira profissional. Eu mesmo às vezes recebo e-mails de pessoas querendo entrar na Cia com sonhos de serem atores. Essa disposição é muito boa. Porém qual o real objetivo de cada um ao querer seguir uma carreira instável que ainda carrega muitos preconceitos e sujeito a ficar um bom tempo desempregado? Será a fama? O sucesso? O reconhecimento?
Ser ator além de tudo é ter que estudar muito, aprender o ofício não é fácil, talento muitos podem até ter, mas só talento não ajuda, é preciso toda uma disciplina, uma concentração, vontade de fazer para valer, entregar-se totalmente ao risco, pois, a concorrência é grande e muitos ficam de fora.
A grande maioria pelo que percebo e ouço de outros colegas quer a fama fácil, aparecer em revistas, estar no auge, mas isso é ser ator??? Todo sucesso fácil, fácil acaba. Nesses últimos anos em que tudo é ligado a fama, a glória rápida, percebo uma revoada de atores, muitos de dois anos atrás desapareceram e os atuais a grande maioria não saberá quem foram daqui há dois, três anos. É tudo muito instantâneo, a cara bonitinha, o corpo ideal por momentos é perfeito depois some e nunca mais. São poucos que demonstram muito mais que talento que ficam na profissão. Esses dão o suor, trabalham mesmo, sabem o que querem e porque fazem. Eles dominam a fama e o sucesso e não o contrário porque quando a glória domina o ator ele se perde em seus vícios e vaidade. O verdadeiro ator procura aprimorar-se sempre estuda sua personagem, busca linguagens, técnicas que o ajudem a compor, construir sua personagem, seu trabalho. E o principal ele acredita no que faz, entrega seus sentimentos à personagem, sua emoção, realiza no palco uma aventura real que o público acredita, sente e emociona-se, esse é o verdadeiro ator que domina seu talento, seu aprendizado, e que nunca deixará de ser humilde e simples, sabe ser pessoa, ser humano, sabe o valor real de sua profissão.
O sonho de ser ator é viável, mas ter os pés no chão é primordial, não é fácil, se manter na carreira precisa-se muito esforço, dar muito de si, em muitos casos sacrificar família, dias, horas, e saber o porquê está fazendo isso, com que intenção. Vale muito à pena, mas não é simples, demanda garra e muita, repito muita, disciplina!
Eu amo o teatro, ser ator, diretor e dramaturgo, mas não vivo disso, por enquanto não aconteceu e nem me preocupo com isso, sou profissional, deixo a vida seguir se tiver que ser será, faço por amor e não pelo sucesso, pela fama, aí está o ponto quantos atores fazem por amor??? Não sou melhor que ninguém, mas a força do teatro de atuar que está em meu interior é de grande energia, de grande satisfação, crescer todos nós queremos, mas vamos deixar a vida remar e ter os dois pés bem na realidade.
Quem quer seguir a carreira, digo, tente, nunca deixe para trás o sonho idealizado, mas estejam preparados para a desilusão, o fracasso, os nãos, isso irá acontecer, persistência, paciência e sempre seguir pelo caminho mais difícil, o mais fácil poderá ter cobranças as quais poderão comprometer a carreira.
Receberei sempre os e-mails para quem quiser maiores informações sobre nossa Cia, respondo e responderei a todos, quem quiser conhecer nosso grupo as portas estão abertas, mas sempre sabendo que o trabalho é muito extenso e pede disciplina e concentração, quem sabe desta nossa Cia alguém não sobressaia e torne-se um grande ator, ninguém sabe o dia de amanhã. Mas terei certeza que a base verdadeira de como ser ator, do que é a profissão, e como ser, aqui na Cia deixo bem claro a todos como funciona as coisas nesta profissão. Sonhar e tentar realizar o sonho é natural, mas consciente de como será o futuro! Ser ator posso afirmar que é uma das melhores profissões do mundo, contudo, o trabalho é árduo, pergunte a si mesmo se é isso que quer, suar a camisa, dar de tudo, ter dias e às vezes meses vivendo só uma personagem, e lidar com a possível fama, sucesso, sem cair???
Atuar é trabalhar em cima de uma grande brincadeira que é séria!!!

Galera nova semana, todos cheios de ovos de chocolate??? Empanturrados!!!??? Então vamos exercitar durante a semana para entrar em equilíbrio físico!!!!! Tenhamos uma ótima semana de chocolates, hehehe!!!!!

Galera ser ator é ser outro com razão e o coração!!!!

Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!!
O diretor colocando ordem na casa do casal melado de "Rascunhos" Nossa quanto açúcar!!!!
Roberto (Júnior) o salvador de Lúcia (Patrícia), braços abertos, sorriso no rosto, o que ele quer provar??? A receita de bolo de feijão dela?????


Jura de amor, olha que romântico, que coisa de outro mundo.... E o maior desprezo da mulher amada!!!!! Que drama??? Comédia??? Ih sabe que não sei....

Nossa olha a cara da mulher carrapato!!!! Agora o romance vai virar limão azedo!!!!


"Vídeo Arte" - Uma antiga repaginada - Ventura Highway - Paul Hardcastle - Viver uma aventura em uma estrada ir não sei para onde, apenas no som da aventura da vida!

"Vídeo Arte" - Festival Abertura de Novelas - "De Quina Pra Lua" novela apresentada às 18 horas entre outubro de 1985 e abril de 1986 pela Rede Globo com 164 capítulos!




5 comentários:

Unknown disse...

Ser ator...nunca havia pensando na idéia..até que apareceu a Cia de Artes Monteiro Lobato e hoje faz parte da minha vida, o teatro, os estudo a disciplina, ás vezes tão difícil esta tal disciplina. Mas não penso em ser famosa, aparecer em capas de revista, faço porque quero, porque gosto, como uma paixão. Ainda tenho que aprender muito com o nosso querido Diretor...Beijos no coração.

Unknown disse...

Ihhh postei com o nome da Rafa...mas quem escreveu foi a Faby. Como sempre atrapalhada....rsrsrsrsrsrs

Jeferson disse...

Antigamente eu não gostava muito de ir ao teatro não, na verdade não tinha muito conhecimento, agora estou adorando, apesar de eu naõ rir em algumas peças, rssss

Anônimo disse...

Eu sempre gostei de teatro, desde que me conheço por gente rsss.... Mas nunca fiz um curso profissional, tive vontede sim, mas a vida nos leva para outros caminhos. Fiz parte de um outro grupo de teatro espírita durante 12 anos. Depois veio a nossa Cia. de Artes Monteiro Lobato. Uma cia. onde me sinto feliz, uma família que proporciona tudo de bom... Claro que a cada encontro é um novo aprendizado e olha que ainda temos muito o que aprender rsss... Fazer parte dessa cia. é um bem enorme, onde posso ser o que nunca imaginei, viver o que nunca vivi, sentir o que nucna senti... Não sei se ainda quero fazer um curso profissionalizante, mas no momento é a Cia. que desejo.
Linda semana à todos! Beijos enormes!

Junior disse...

muitas pessoas sonham em ser atores/atrizes e acham que é só ler um texto e está tudo lindo! digo a voces: nao está nada lindo se voce(s) só lerem o texto, vai estar tudo feio desse jeito!!! teatro, tv, cinema, seriado, revista, até mesmo comerciais, é preciso dedicação, paixao e outras coisas fundamentais, nada cai do céu assim, veja se uma pessoa pega um bisturi e fala: pronto, estou pronto para ser medico. é preciso estudar para ser bem sucedido, é preciso suar, é preciso se esforçar, quando digo estudar, nao digo só escola, digo estudar aquilo que envolve o que voce faz, como um jogador de futebol faz, estudar os adversarios... estudar, dedicar, disciplina, paixao, junte tudo isso e voce terá muitas chances de ter sucesso. fama existe, sucesso existe, glamour, autografos, etc, existem, mas pode ser a curto prazo e assim nao tem graça, entao estudem, se apliquem, se aprimorem, se esforçem, pois o que vem facil vai facil, principalmente: façam o que gostem, seja lá o que for, mas façam o que o coração de voces pede, repito, nao importa o que for, pois assim será mais facil a dedicação, todos os esforços e, obviamente, a recompensa será muito mais agradavel.