sexta-feira, 17 de abril de 2009

ESPÍRITO É CULTURA - LEI PARA QUEM?

Fazer arte, levar cultura, divertimento para o público não é fácil! Há vários empecilhos para que cheguemos onde queremos, a falta de incentivo é enorme, e em crise a cultura e a arte em geral é deixada de lado e praticamente abandonada. Se está difícil para quem tem certo nome na praça, imaginem para os amadores e sem nome no meio artístico. É uma grande aventura!
Estão em discussão os caminhos que devem ser dados a Lei Rouanet que incentiva as produções culturais, muito se fala, muitos querem enfiar o dedo na bendita lei, mas não se chega a um consenso. Dizem que há idéias de abrir mais esse incentivo para que muitos possam ter o direito de mostrar o que fazem. Será? Alguém pensa realmente na periferia, no subúrbio de nossas cidades onde o povo não tem nada? Será que terão coragem de incentivar grupos amadores para que possam crescer e fazer um belo trabalho em suas regiões? Espero que sim, mas ao mesmo tempo tenho dúvidas. Esta lei e outras que por aí existem deviam começar a descentralizar essa nossa cultura das grandes cidades e dos grandes centros, promoverem mais teatros, danças, arte nos bairros afastados do centro onde tudo acontece como aqui em São Paulo que praticamente todos os teatros se localizam bem longe da grande população. Será que pensam em expandir a cultura para todas as camadas da população e darem chance para grupos de música, dança, teatro existirem? Se isso acontecer seria uma grande mudança em nossa cultura e haveria um crescimento e com certeza muitos talentos verdadeiros apareceriam para renovar o quadro cultural de nosso país. Mas é preciso coragem, vontade, inteligência para acabar com a panelinha cultural em que vivemos há anos. Alguém tem essas qualidades????
Vejo a situação pela nossa companhia de teatro, para conseguirmos um simples espaço para apresentações nos querem cobrar de R$ 5.000 à R$ 6.000 por um mês em teatros dentro de escolas aqui em Interlagos, realmente fica difícil difundir o teatro onde só há visão de lucros e ganhar fácil o dinheiro. Para qualquer tentativa de incentivo, dependendo da lei ou fomento, precisa que todo elenco seja profissional, que sejamos jurídicos ou precisamos apresentar um projeto segundo os moldes de quem quer incentivar. O espaço cultural fora do meio conhecido é bem estreito e restrito. E os incentivadores culturais são resistentes e preconceituosos de arriscar em algo novo, desconhecido e quem sabe inovador.
Precisamos de uma revolução cultural onde a chance possa ser dada a todos e naturalmente a seleção do que é bom ou ruim seja realizada pelo próprio público, o que todos necessitam é somente de uma oportunidade de mostrar a cultura e arte que criam.
Nossa idéia sempre foi de crescer aqui dentro de nossa região fazer teatro e atrair outros grupos de cultura, arte que possam incentivar a comunidade a participar e abrir novos pólos culturais aonde for possível. E com todos participando com certeza novos artistas surgirão, novas tendências e caminhos serão uma nova cultura, mas para isso precisamos ser persistentes não desistir na primeira derrota e tentar e tentar quantas vezes forem necessárias para quebrar esse muro de Berlim que existe entre os profissionais e os amadores! O amor ao teatro é que nos leva adiante!!! Quem respira palco não esquece jamais e luta até o fim!!!

Vamos mudar de assunto totalmente, essa nossa coluna do blog é para falar do que acontece, estréias da semana, mas ultimamente fugimos um pouco do conteúdo, mas tudo bem, vamos lá!

Ontem voltou à TV o seriado “A Grande Família”, um dos melhores já feitos, está na sua nona temporada e promete muito para essa nova etapa vista pelo episódio de ontem muito engraçado, inovador, bem dirigido e como sempre com o elenco afinado. Vale à pena assistir todas as quintas, um dos poucos programas que se salvam em nossa TV aberta. Para um seriado que iria em sua segunda versão durar só 17 episódios, sua duração é de se elogiar, mais de 200 já foram ao ar. Quem não sabe houve uma primeira versão entre 1972 e 1975 começou em preto e branco e terminou colorido com outro elenco, mas de grande sucesso também. Essa versão teve 112 episódios! E eu vi todos hehehe, nossa o tempo passou rápido. Retratando o cotidiano de uma família que pode ser a nossa, o seriado consegue falar a língua do povo e atingir seus objetivos! Diverte, faz uma leve crítica social e demonstra sem medo os defeitos normais de cada um de nós! Uma realização simples, sem vergonha de errar, e acima de tudo percebe-se que tudo é muito humano, há carinho na produção do seriado, o que está faltando em muitas outras obras televisivas hoje em dia. Muitos têm que aprender com este formato que não parece, mas inova-se a cada temporada!

Só para lembrar hoje faz dois anos que a atriz Nair Bello voltou ao plano espiritual onde deve estar fazendo muitos rirem com seu talento e sua graça. Vamos sempre lembrá-la com muito carinho e o que nos comove é saber que ela continua do outro lado viva e com certeza atuando!!! Viva a eternidade do espírito e nossa grande fazedora de risos, Nair Bello!

Isso aí galera!!! Um feriado longo neste fim de semana, mas estaremos aqui na segunda e terça, o blog não para. Tenham um ótimo descanso e semana que vem falaremos mais sobre cultura e os acontecimentos em geral.

Galera para quem quer cultura, incentiva o povo!!!!!!


Vídeo Arte Super Especial!!!!!!


"Vídeo Arte" Especial - Uma homenagem a Nair Bello levada ao ar na semana de seu desencarne e que vale a pena rever! Os grandes artistas não podem ser esquecidos e devem servir de exemplo para os novos!


"Vídeo Arte" Especial - Cenas da primeira versão de "A Grande Família" produzida entre 1972 e 1975! Bons tempos!!!!


"Vídeo Arte" Especial - "A Grande Família" nova produção de 2001 até hoje!!! Muita loucura junta!!!! E sucesso garantido!


"Vídeo Arte" - Um novo pedido para ver Starship -"Sara"- um grande sucesso nos anos 80!!! Um bom clip!


"Vídeo Arte" - Festival Abertura de Novelas - "Bebê A Bordo" novela apresentada às 19 horas entre junho de 1988 e fevereiro de 1989 pela Rede Globo com 209 capítulos!


Um comentário:

Junior disse...

falta de incentivo à cultura é uma coisa da nossa cultura, cultura nacional, pessoas que nao ligam a minina para ajudar: voce quer se apresentar aqui? facil! 5 mil reais! voce quer se apresentar aqui? facil! seja proffisional! voce quer se apresentar aqui? facil! seja bem vindo e aproveite. HAHA essa ultima é uma raridade... ou seja, falta de costume das pessoas em deixar rolar, experimente deixar um grupo amador se apresentar e veja se vale a pena, infelizmente o dinheiro brilha nos olhos de muitos, o dinheiro move o mundo! acho um absurdo: voce nao pode se apresentar aqui pois seu grupo nao preenche os requisitos... que requisitos??? precisamos ter 3 braços? 4 olhos? que babaquice! da vontade de xingar mas nao vale a pena, quem acredita sempre alcança, para toda coisa ruim tem uma coisa boa, entre outras frases... o engraçado é que essas pessoas que hoje estão por cima, fazendo exigências, um dia já passaram dificuldades, mas pelo visto nao aprenderam nada, fazer o que... mas também sem dificuldade nao tem graça, assim quando conseguimos o objetivo fica mais gostoso e prazeroso o que foi alcançado. muitas coisas eu poderia dizer mas pararei por aqui, bom feriado a todos, apesar de que eu acho que o povo ta tudo viajando, mas mesmo nao lendo isso, desejo bom feriado, hehe.