sexta-feira, 3 de abril de 2009

ESPÍRITO É CULTURA - TIJOLO POR TIJOLO!!!

Lidar com arte não é fácil. Precisa muita persistência, paciência e principalmente amar o que se faz neste caso o teatro. Em nossa cultura o teatro não é tão cultuado, ou seja, não há o grande costume de ir ao teatro com uma freqüência como ao cinema, shows ou danceterias, acaba sendo para muitos um passeio de elite principalmente pelo preço. E se não repararam há muitos teatros nesta cidade e ao mesmo tempo muitas peças, há um público que vai, porém não é tão popular, e tudo é muito centralizado, os melhores teatros e espetáculos ficam longe da grande população, todos se concentram no centro de São Paulo, para muitos nem há condição de chegar. A cultura com relação aos teatros precisa de novas diretrizes, o teatro precisa chegar mais perto das periferias, abrir mais o campo não ter medo de avançar seus horizontes e não se fechar em seus núcleos. Tudo é muito reservado neste meio, poucos abrem os segredos de produção, como fazer, quem procurar, o pouco que tenho conhecido mais afundo parece que há um mistério que ronda os produtores, diretores e atores, ninguém quer falar muito. Parece medo de concorrência, disputa, será? Ou eu estou enganado?
A arte não busca unanimidade. Isso é verdade, se não que graça teria ser igual aos outros, todos aprovarem, sermos reconhecidos por trilharmos caminhos já conhecidos só para agradar? Isso seria o suicídio da criatividade, aliás, é o que vem acontecendo em nossa cultura, que cada vez anda mais pobre de invenções, genialidade e criação, tudo se copia nada se cria nos últimos tempos. O porquê disto? O teatro sempre foi uma fonte de criação, mas ultimamente tem se repetido em fórmulas, encenações e precisa ter um rosto conhecido para dar lucro. Há lógico várias variantes, busca de novas linguagens, aliás, leio muito sobre isso, nova linguagem , novo tipo de encenação.... Tudo bem precisamos renovar, mudar, mas percebo que há mais interesse na direção e encenação do que na história da peça. Nas palavras, no conteúdo. O que a peça leva ao público, onde ela quer chegar, qual pensamento quer jogar no ar, deveria ser o mais importante, uma montagem simples, com direção certa, encenação tocável, sem muito malabarismo, estranheza, subjetividades que muitos não entendem seria o ideal para o grande público, não podar a invenção mas sabermos dosar tudo isso para que o teatro cresça em todas as dimensões possíveis.
Nossa Cia. não procura unanimidade, por termos um objetivo próprio, uma linha a seguir, sabemos o que queremos dizer ao público, e com temáticas dirigidas nas nossas peças para a ciência espírita, muita gente torce o nariz, achando que queremos evangelizar, doutrinar alguém, mas não é isso, tentamos expor o que somos, da onde viemos e o que poderemos ser através de histórias cômicas ou nem tanto deixando vários questionamentos dentro do universo humano. Dentro do próprio meio espírita muitos devem nos achar loucos, pois, montamos peças espíritas, mas com um ritmo bem diferente de outros grupos espíritas, qualquer dia vamos ser “excomungados” da doutrina.... Procuramos ser mais ativo, dinâmico, provocar sem causar guerra, mas fazer pensar, divertir e termos prazer no que fazemos. Infelizmente o homem fecha a cultura em regras e em apadrinhamento.
Somos persistentes, loucos, e amamos o que fazemos, não vamos parar nunca. A cultura precisa de mais loucos, mais aventureiros, vamos remar sempre!!! Nós buscamos um espaço para apresentações, não é fácil, muitos querem ganhar as nossas custas, mas vamos conseguir um teatro para “Rascunhos” estrear, alguns negam pelo conteúdo, outros pedem grana demais, mas é assim que vamos abrir caminho, na busca, na insistência, na loucura da vida, da encenação e da criatividade lúdica. Vamos lutar por uma cultura mais democrática que apóie os pequenos artistas de todos os gêneros. O espírito vai salvar-se pela arte e cultura que realizar!

Galera, estamos em busca de um teatro para apresentação em junho, se alguém souber de algum espaço, barato ou de graça, nos avise, não precisa ser grande com capacidade de 60, 80 pessoas está ótimo. Pessoal fazer arte é uma construção tijolo por tijolo!!!

Fim de semana mil para todos!!! A cultura acontece na cidade, no país, no mundo!!!!!

Galera a arte acontece em nós!!!
Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!!

Olha a alegria do Jeferson em seu papel!!! Quem será ele?? Vendedor de alegrias??? Ou um louco???
Parece que está fazendo alguma coisa, preparando algo, o que seria??? Uma comida, uma macumba???


Hum acho que ele está entregando alguma coisa para alguém. Uma carta, um pouco de carne, seria um açougueiro??? Um médico??? Ou estaria tomando algo, tirando???? Um cobrador de impostos???

E ele faz com prazer, com vontade, deve ser algo relacionado com comida!!! Galera ele era o homem pipoca, quero dizer um pipoqueiro!!!!!


"Vídeo Arte" - Delta Goodrem - "Born to Try"- Todos nós nascemos para tentar uma nova vida, novas oportunidades e isso se repete quantas vezes forem necessárias, nascer e renascer para tentar....


"Vídeo Arte" - Festival Abertura de Novelas - "Livre Para Voar" - novela apresentada entre setembro de 1984 e abril de 1985 às 18 horas pela Rede Globo com 184 capítulos! (Hoje vem com algumas cenas da novela, pois, foi o único vídeo que achei com a abertura completa.)

21 comentários:

Doida disse...

Boa TArde

Madonna disse...

Ola
Eu conheço um aqui na Republica

Fabio disse...

good to see she's more like mandy moore than britney spears :P

Luiza disse...

Serve uma garagem grande??/

Cleo disse...

Eu estou alugando por R$ 1,00

Guto disse...

A vida bate e estraçalha a alma e a arte nos lembra que você tem uma.

Vera disse...

Obras de arte, na minha opinião, são os únicos objetos no mundo material que possuem ordem interna e isso porque, apesar de não acreditar que só a arte importa, acredito que a arte vale à pena pela arte.

Valeria disse...

Nunca devemos esquecer que arte não é uma forma de propaganda, é uma forma de verdade

Romeu disse...

A arte é feita para perturbar; a ciência tranqüiliza

Will disse...

Religião e arte procedem da mesma raiz e são parentes próximos. Economia e arte não se conhecem

Paraná disse...

É incontestável que a arte deve conter valor social; como poderoso meio de comunicação que é, deve ser dirigida e em termos compreensíveis à percepção da humanidade

Loca disse...

A arte de um povo é um reflexo autêntico de sua mentalidade

Bruno disse...

Só admito que uma coisa não seja natural: a arte.

Carla disse...

É preciso ter o diabo no corpo para alcançar êxito em alguma arte.

Carlos disse...

A arte é a expressão da sociedade em seu conjunto: crenças, idéias que faz de si e do mundo. Diz tanto quanto os textos de seu tempo, às vezes ate mais

Vania disse...

A arte está em crise porque se prende inteiramente ao mercado.

Marlom disse...

Arte nada tem a ver com literatura, sentimento ou moral; tem seus próprios meios e conteúdo.

Diego disse...

A arte vence a monotonia das coisas assim como a esperança vence a monotonia dos dias

Adriana disse...

Os tempos mudaram e a história da arte também. Neste fim de século, houve uma trivialização. Hoje, não há o vanguardismo que até trinta anos atrás era importante

Quenia disse...

Não é possível estar dentro da civilização e fora da arte

Mara disse...

Quero ver esse video.
Toni Basil - Mickey