sexta-feira, 24 de abril de 2009

ESPÍRITO É CULTURA - SOMOS CULTURAS VIVAS!!!

Cultura é uma palavra que nos assusta em algumas ocasiões. Depende de onde estamos pensamos: “Eu tenho cultura?” “O que devo falar?” “Escrever” “Sou alguém com cultura?” Afinal o que é ter cultura?
Estudar muito? Ler vários livros? Se inteirar de todos os assuntos? Estar atento as notícias, jornais, rádio, enciclopédias, internet, onde consigo cultura???
Hoje há um grande exagero de informações, e parece que temos a obrigação de saber tudo, ler tudo, ouvir tudo, será? E o que é cultura? O que é que nos ensina, mostra, desenvolve em nós o senso de cultura? Alguém realmente sabe? Compra-se cultura? Vende-se cultura?
Cultura é a vida que vivemos, é tudo que estamos aprendendo para viver neste planeta, é a forma com que falamos com o outro, fazemos nossas ações, continuamos algo de nossos ancestrais, isso é cultura de um povo, de uma cidade, de uma família, existe essa cultura natural que passa de geração a geração e vai se renovando conforme o tempo e as necessidades, ela é inerente a nós.
A outra cultura seria nosso esforço de adquirir mais conhecimento, se informar sobre o que ocorre ou sobre coisas que nos interessam. Também tende a ser natural, pois, trazemos em nosso espírito as aptidões, as tendências de desenvolver habilidades ou querer aprender algo, vai ocorrer naturalmente, nosso espírito vai à busca do que sente em seu interior.
E há a cultura forçada, pode ser no sentido de competição, tipo: “Eu preciso saber mais que os outros”, “Eu vou ser melhor” ou a cultura do tudo, “Eu preciso saber que eu sei.”
Na verdade a cultura será aquilo que escolhermos para nós, não precisamos ler todos os livros do mundo, nem ler todas as notícias que nos rondam, nem saber se isso é assim ou aquilo é assado, vamos nos informar do que realmente queremos, do que sentimos necessidade, do que é natural e real em nós. Não precisamos ser uma biblioteca ambulante, cheia de informações, pois, acabamos até nos tornando chatos, para tudo temos uma explicação, é muito bom falar: “Eu não sei.” “Nunca ouvir falar disso”, não nos rebaixa apenas mostra que somos normais, seres humanos com sentimentos e não computadores cheios de arquivos, mas sem saber exatamente como lidar com as situações mais simples da vida. Cultura adquirimos com a vivência da vida, das encarnações, pouco a pouco mediante as necessidades do espírito e da alma, e por fim o espírito é uma cultura infinita!

Por falar em cultura, essa semana que termina foi cheia de datas comemorativas, dia 19 dia do índio, dia 21 dia de Tiradentes, dia 22 dia do descobrimento do Brasil, tudo em uma semana só. E muitos nem notaram essas datas, é importante saber, guardar essas comemorações? Para muitos sim, para outros o que vale é o feriado do que não importa como disse um aluno meu, cada um coloca em seu coração o que é relevante para si, e isso pode ser cultura ou não.

E como sempre não escrevo nada do que vai acontecer, ou do que vi em cinema, teatro, mas tudo bem, quando sento para escrever simplesmente vem às idéias e deixo acontecer, e sai o texto, como esse acima, mas galera tem muitas coisas acontecendo culturalmente pela cidade, busquem aquilo que toca e deixe se levar pelo momento.

Esta semana vamos ensaiar em dois dias amanhã e depois, vamos colocar mais velocidade na montagem de “Rascunhos”, quanto mais ensaiamos, mais firmes e seguros ficamos e teatro nos traz cultura de todas as formas e sentidos, afinal a montagem pede muitas vezes que entremos em outros mundos, em outras culturas e pelo menos o básico o ator precisa saber para construir sua personagem com mais firmeza e saber como atuar com toda realidade possível. Teatro é uma gama de cultura e fazemos uso dela mediante as nossas produções e necessidades do espetáculo.

Galera cultura faz parte do ser!

Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!!!
Hum... Em quem Clóvis está de olho? Em Olívia... Aí tem!
Judith com cara de santa faz sua confissão... O que será que ela aprontou??? Os outros dois fofocam lá trás!


Clóvis deve está inconformado com Judith, ela continua posando de santa... Ele vai atacar.. Será que vai mordê-la como vampiro???
Judith acordou para a verdade? Olívia ri da desgraça da amiga. Amiga? Clóvis espera com ar de louco! Que peça é essa??? E eu ainda nem apareci, digo minha personagem!!!


"Vídeo Arte" - Uma música indiana com ritmo e uma dança bem humorada. Alegre e contagiante!!!


"Vídeo Arte" - Festival Abertura de Novelas - "Bambolê" novela apresentada às 18 horas entre setembro de 1987 e março de 1988 pela Rede Globo com 172 capítulos!


15 comentários:

Jeferson disse...

A cultura do espírito aumenta os sentimentos de dignidade e de independência

Selma disse...

A cultura é o que subsiste quando se esquece tudo o que tinha aprendido

Danilo disse...

Sem cultura moral não haverá nenhuma saída para os homens

Clara disse...

A cultura está acima da diferença da condição social

Madonna disse...

Uma vez eu fui numa comemoração do dia do Indio, nossa que locura,todo mundo pelado.

ricardo alvares disse...

A cultura brasileira reflete mais a africana do que a americana. Nos E.U.A. temos o Jazz e quase só isso. Não existem figuras como Machado de Assis, um mulato considerado um dos maiores escritores do país

Matheus disse...

Uma novela excelente. Trazia a beleza da Myrian Rios ao lado de Paulo Castelli. Uma trama familiar bem interessante. Joana Fomm estava incrível como Fausta Lopes, assim como Rubens de Falco.

Bia disse...

legal gostei da musica , mas qual o nome dessa musica me digam.

Deuterone disse...

Conquistador Barato", de Léo Jaime

Paulo disse...

E vem ai mais um feriadão, 1º de Maio

Debora disse...

Por que a disciplina dos centros da aliança espírita é mais rigorosa que outros centros? Qual a diferença entre Edgar Armond e Allan Kardec? Qual a diferença entre a Federação Espírita e Aliança Espírita?

Gerusa disse...

Gostaria de saber um pouco mais sobre "ambiente do meio". Como reagir quando o ambiente do trabalho não vai bem? É correto se "proteger" de vibrações ruins e não interferir em nada mesmo que o que esteja acontecendo possa de alguma maneira atingir diretamente nossa vida de maneira negativa? O que fazer?

Paulo disse...

Cultura?........................
São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.

AnônimoJunior disse...

É demasiadamente difícil definir o que é cultura, e ao mesmo tempo simples. Tudo aquilo que nos cerca, ou tudo o que nos preenche e forma o nosso intelecto, o fruto da nossa inteligência, obras das nossas mãos ou da nossa filosofia, a própria filosofia, aquilo que realizamos a partir da natureza, não a própria; ou nas palavras de Aldo Vanucchi em Cultura Brasileira - o que é, como se faz:
"...cultura é tudo aquilo que não é natureza. por sua vez, toda ação humana na natureza e com a natureza...a terra é natureza, mas o plantio é cultura. As árvores são natureza, mas o papel que delas provém é cultura. Em resumo tudo que é produzido pelo ser humano é cultura."
Sem dúvida, se pensássemos, o mínimo que fosse, a respeito de como e porque nos comunicamos com sotaque, ou sem ele, se é que exista tal condição; como nos movimentamos, o que comemos, e por que gostamos desse ou daquele sabor, por que calça, porque chapéu de palha, por que boné, óculos de sol, tênis vermelho ou por que sandália de couro?
Certamente, cientes desses significados, estaríamos cada vez mais motivados pela valorização de nossa condição cultural, e assim passaríamos a respirar com mais orgulho e riqueza a nossa própria terra. A nossa cultura, mesmo que digamos a sertaneja, não é um sei que de pragmatismo inundado de atos ignorantes apenas, um relaxamento cerebral cômico, como pensam e reproduzem inclusive os próprios artistas e empresários ligados ao cultural oriundos do sertão. A cultura, seja ela qual for, se está no amálgama social certamente compartilha esse mesmo amálgama.
E hoje em dia principalmente, com a malha cultural tecida pela globalização, está ficando ainda mais difícil identificar culturas virgens, sem mescla. Com a proliferação da tecnologia computacional, das telecomunicações principalmente, um número incontrolavelmente em crescimento de pessoas estão aderindo a costumes que não nascem de suas regiões, não trazem elementos de sua descendência. Um mundo de cultura global se instala, tornando os indivíduos não mais latinos, ianomâmi, sertanejo, mas sim terráqueos. Lógico, desde que estejam sob a luz da cultura de massa imposta pela mídia.
Isso é ruim? Não de todo.
er acesso a informação é uma forma simples e fácil (não em algumas condições de exclusão) de compartilhar outras culturas, outros costumes, conhecer fatos que podem até ter papel fundamental na origem da cultura local. Isso se dá em várias vertentes. Se hoje lemos jornal não é porque nossos antepassados situados no Brasil pré-descobrimento costumeiramente o faziam, mas sim graças aos europeus que vieram para cá. Muitas verduras, legumes, pratos da culinária brasileira atual, não são necessariamente itens originados na nossa terra. E realmente muitos identificados como nosso não o são. Assim como, depois de patentearem a rapadura, americanos a fabricam como sendo sua "invenção". Polêmicas comerciais a parte, o que podemos entender é que cultura, na era da globalização, é uma mercadoria em expansão e com poder de amolduramento social incontrolável. Ter a sensibilidade de trabalhar com as possibilidades culturais transforma um simples web designer, um programador, ou um diretor de arte num profissional mais completo, e que ainda não se tem o nome certo para esta profissão, mas, definitivamente, é o que o mercado espera.

Anônimo disse...

Companhia Teatral de São Paulo seleciona atores e atrizes com DRT para ingressar em seu elenco. Se você se interessa por improvisação baseada em imagens, metáforas e teatro físico e queira participar do processo seletivo envie seu Curriculo* para o email selecao_atores@yahoo.com.br até o dia 18/05. Idade mínima 24 anos.
O foco principal do grupo é o trabalho desenvolvido para empresas. É necessário ter disponibilidade de horário.
*Máximo 2 páginas. Se possível com foto.