quarta-feira, 8 de abril de 2009

PALAVRAS DO ATOR - SAUDADES....

A saudade mata a gente.

Chico Buarque acertou na mosca quando disse que “a saudade é o pior tormento, é pior do que o esquecimento é pior do que se entrevar”.
Quem nunca sofreu por saudade? Não importa o tipo de saudade! Atire a primeira pedra quem nunca sofreu pela falta de um amigo, de um ente querido, de um amor... Do que for! A saudade de um beijo, de um abraço. A saudade daquilo que só a pessoa pode lhe dar, seja segurança, seja afeto, seja carinho, seja o que for! Eu morro sempre de saudades! Saudades de amigos muito queridos que, ou não tenho um contato muito próximo pelo fato do tempo tão corrido dessa nossa paulicéia ou pela distância, ou então amigos que a morte levou fazendo com que eles aportassem numa outra realidade (e nós também), ou a saudade daquela pessoa que, por infortúnio do destino, deixou de falar com você, ou se afastou, ou simplesmente sumiu!
A questão é: quem não sofre ou sofreu por saudade? Quem não sofre pela pessoa amada que simplesmente te deixou... O que dói mais? A perda ou a saudade? Ou aquele amigo, aquela amiga que simplesmente foram embora e não deram explicação... Do que você mais sente falta? Da pessoa ou dos gestos que a marcaram em sua vida? É bem essa a questão... Sofrer por saudade é bom? É saudável? Dizem que muitos sofrimentos são saudáveis (dependendo do quanto você sofre), a saudade é um deles? Fica a questão.

No vídeo-arte eu achei que seria interessante ilustrar este mini-texto com a canção citada acima. O dueto de Zizi Possi e Chico Buarque de Hollanda em “Pedaço de Mim”.
Fiquem ao som destes.
(Bruno Cavalcanti)

A saudade aparece muitas vezes de repente, arrebata nosso sossego e nos transporta para um passado, outro momento de nossas vidas que ficou gravado, memorizado em nosso interior e quando menos esperamos esse arquivo desponta mediante a algo dito, uma cena que nos lembra, um devaneio, ... e pronto a saudade se instala. Mas essa saudade precisa ser gostosa, fazer lembrar cenas ou pessoas para nos deixar felizes agora no presente, não pode ser uma saudade de dor, que machuca, essa devemos eliminar, a saudade deve proporcionar felicidade, risadas sozinhos, fechar os olhos e recordar as boas coisas da vida, essa é a saudade que devemos cultivar! A que dilacera nosso coração, nos faz chorar desesperadamente, ou faz sofrer, essa deve ser apagada, eliminada do nosso arquivo, saudade vem para às vezes ser uma vitamina para podermos prosseguir e ver que muitas coisas e muitas pessoas boas aconteceram e passaram em nossas vidas, que a dor é superável, que o dilema tem solução, saudade vive-se aquele momento para adubar nossa vida e depois é seguir adiante sem medo. Sofrer por saudade definitivamente não é saudável, muitos vivem apegados as suas saudades, ao seu passado e suas vidas não andam no presente, tudo passa inclusive a saudade, a vida nos pede algo, caminhar, caminhar, sempre, sem parar para lamentações. Saudade no limite certo, depois é viver!!!!!!!

Galera obrigadão pelos comentários de ontem, valeu, na próxima terça estarei respondendo as suas questões. Valeu galera da Oceania pela força, espero ver todos aqui agora que voltaram de férias!!!!! Para quem não sabe existe uma comunidade no Orkut. Oceania Alma Espírito com a galera que vive na Nova Zelândia e Austrália, vamos movimentar essa comunidade galera!!!!
“Rascunhos” vem aí com cartomante, um casal ultra romântico, uma dona de casa preguiçosa e sem ânimo pela vida, quatro espíritos desencarnados buscando a verdade, e uma empregada que faz tudo ao pé da letra. Em junho se tudo estiver em pé!!!! E local de apresentação agendado, estamos à procura!!! Aguardem mais notícias!

Galera saudade não tem idade!!!!!!!!

Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!
Disposição, risos, reflexão, descontração, todos se preparam para o ensaio!! Vai ter ainda????
Júnior se prepara para encenar, a animação do diretor e Bruno na vontade de entrar em cena!!!O drama começa, Patrícia jogada aos pés de Júnior, Júnior no total desprezo, esse é o casal mais romântico da nossa peça.... Pura comédia!!!!!

Lúcia (Patrícia) agarra-se com unhas e dentes no seu amado Roberto (Júnior) que a arrasta tapete a fora... Isso é o amor!!!!!! Aguardem amanhã, para onde vai Lúcia??? E o que Roberto fará???


"Vídeo Arte" Ano 1978 faz tempo!!!! Saudades sem sofrer é bem melhor. Sofre quem quer! Música para momentos reflexivos e bem rápidos depois é sacudir e viver!!!!




"Vídeo Arte" - Festival Abertura de Novelas - "A Gata Comeu" novela apresentada às 18 horas entre abril e outubro de 1985 pela Rede Globo com 160 capítulos!!!


21 comentários:

Junior disse...

Sofri de saudade, sofro de saudade e sofrerei de saudade. sofro de coisas do passado, sinto falta de coisas, as vezes nem sinto falta de pessoas, mas de coisas que fazia quando jovem que nao faço mais, porém, muitas dessas coisas envolviam pessoas. as vezes é um saco ficar com tanta saudade, essa saudade nao faz bem nao, nao nos deixa comer, nao nos deixa sentir vontade de fazer outras coisas, se é que essa dor absurda que sentimos é saudade, pode ser a perda de uma forma geral, sei lá. nao nos esqueçamos que saudade só existe no nosso dicionario =). sinto falta de tantas coisas...

Palito disse...

Saudade, como seu sempre gosto de dizer, pode ser amarga, mas pode ser doce. Saudade amarga é angústia, é insegurança, não vale a pena. Normalmente saudade é doce. É bom a gente transformar a saudade em doce. É sensação boa de pensar em coisas boas que a gente viveu, pessoas queridas que conheceu, lugares bacanas que visitou... De pensar que houve momentos que realmente valeram a pena. Saudade boa é viver de novo os momentos bons que ficaram na lembrança. É fechar os olhos e sentir os mesmos cheiros, ouvir a mesma música, dar a mesma risada gostosa, visitar os mesmos lugares, iguais ou tão diferentes. É esperar e fazer com que momentos tão bons ou ainda melhores possam acontecer amanhã, e depois, e depois, e depois. É poder sonhar dormindo ou acordado imaginando histórias, criando surpresas, montando estrelas, construindo castelos, mesmo de mentira, só pra visitar no sonho e sentir saudade depois. Saudade do que passou, saudade do que não foi...

Jeferson disse...

Eu tenho saudades da minha cidade,o tempo que eu era inocente, adoro as vezes relembrar, o passado
è muito bom,
Da epoca do exercito, e tb quando eu era magro, rsssss

Bruno disse...

A casa da saudade chama-se memória: é uma cabana pequenina a um canto do coração.

Vivi disse...

Saudade não tem forma nem cor; não tem cheiro nem sabor.
Fala-se nela, mas não se vê; só pensa nela quem acredita.
Ela é parte da ausência; ela é parte do amor; ela tem realidade, mas quem a tem sente dor, uma dor miudinha, que cresce no coração, e que nunca vem sozinha…
Acompanha a solidão; quem a sente nunca esquece, nem nunca esquecerá, o sentimento que não adormece, por alguém que não está

Jonhm disse...

A saudade é o alimento vão de um espírito desocupado. É preciso, acima de tudo, evitar a saudade ocupando sempre o espírito com novas sensações e novas imaginações.

Vê disse...

Saudade é uma coisa que não tem medida, é um vazio que só se pode preencher com a lembrança.

Lumila disse...

Saudades: presença dos ausentes

Guga disse...

Vivamos de tal forma que, quando morrermos, até o agente funerário sinta saudades.

Luana disse...

Amei as fotos
Parabéns muito original
Bjosss

Bruno Cavalcanti disse...

A Saudade mata a gente, Pedaço de Mim, Saudade Morena, Saudade, A Vida do Viajante... Enfim, tantas músicas e poemas que falam de saudade! Mas o que é a saudade afinal? É dor ou é bom? A minha se divide... muitas vezes é bom sentir saudades quando você sabe que pode matá-las! Saudade de um local, de um amigo, uma amiga... saber que você pode simplesmente chegar e matar essa saudade é muito bom, o pior é quando você não tem essa certeza... aí a saudade dó... ela mata a gente.

Anônimo disse...

Saudades de tudo, saudades de nada... Tantas saudades do amor, dos ausentes, dos presentes, das histórias contadas quando criança... A saudade às vezes dói, dói pq queríamos que aquele momento vivido nunca tivésse parado por ali, porque qeríamos voltar no tempo e fazer tudo diferente. Mas quando dormimos a saudade passa e acordamos sem nos lembrarmos que sentimos saudades...

Clarice Lispector disse...

Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.

Luis Fernando Verissimo disse...

Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode,que o medo impeça de tentar.
Desconfie do destino e acredite em você.
Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando,
vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo,
quem quase vive já morreu.

Martha Medeiros disse...

Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche.

manuella christina de sousa disse...

Saudade da vida que eu nunca mais vou ter...
Saudade daqueles que nunca mais vou ver...
Saudade do tempo que a gente era feliz sem saber!

Vinicius disse...

E por falar em saudade, onde anda você?
Onde andam seus olhos, que a gente não vê?
Onde anda esse corpo,
Que me deixou morto de tanto prazer?
E por falar em beleza onde anda a canção,
Que se ouvia na noite dos bares de então?
Onde a gente ficava, onde a gente se amava
Em total solidão.
Hoje eu saio na noite vazia,
Numa boemia sem razão de ser,
Na rotina dos bares, que apesar dos pesares,
Me trazem você.
E por falar em paixão, em razão de viver,
Você bem que podia me aparecer,
Nesses mesmos lugares, na noite, nos bares
Onde anda você?

Edú disse...

É como se a dor trouxesse uma chuva negra para minha saudade. ... Eu, cada vez mais, a cada amigo que "perco", sinto nitidamente que a saudade aumenta minha dor e que meu tempo "passou"...

Edú disse...

I miss my friend.

SempreAprendiz disse...

Eu tenho saudades de tudo que marcou a minha vida...
Quando vejo retratos, quando sinto cheiros, quando escuto uma voz, quando me lembro do passado, eu sinto saudades...
SINTO SAUDADES - de amigos que nunca mais vi, de pessoas com quem não mais falei ou cruzei...
Da minha infância, do meu primeiro amor, do meu segundo, do terceiro, do penúltimo e daqueles que ainda vou vir a ter...
Do presente, que não aproveitei de todo, lembrando do passado e apostando no futuro...
Do futuro, que se idealizado, provavelmente não será do jeito que eu penso que vai ser...
De quem me deixou e de quem eu deixei, de quem disse que viria e nem apareceu; de quem apareceu correndo, sem me conhecer direito, de quem nunca vou ter a oportunidade de conhecer.
Dos que se foram e de quem não me despedi direito; daqueles que não tiveram como me dizer adeus; de gente que passou na calçada contrária da minha vida e que só enxerguei de vislumbre; de coisas que eu tive e de outras que não tive mas quis muito ter; de coisas que nem sei que existiram mas que se soubesse, de certo gostaria de experimentar;
SINTO SAUDADES de coisas sérias, de coisas hilariantes, de casos, de experiências...
Do cachorrinho que eu tive um dia e que me amava totalmente, como só os cães são capazes de fazer, dos livros que li e que me fizeram viajar, dos discos que ouvi e que me fizeram sonhar, das coisas que vivi e das que deixei passar, sem curtir na totalidade;
Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que, não sei aonde, para resgatar alguma coisa que nem sei o que é e nem onde perdi...
Vejo o mundo girando e penso que poderia estar sentindo SAUDADES em japonês, em russo, em italiano, em inglês, mas que minha saudade, por eu ter nascido brasileiro, só fala português embora, lá no fundo, possa ser poliglota.
Aliás, dizem que costuma-se usar sempre a língua pátria, espontaneamente, quando estamos desesperados, para contar dinheiro, fazer amor e clarear sentimentos fortes, seja lá em que lugar do mundo estejamos.
Eu acredito que um simples "I Miss You", ou seja lá como possamos traduzir SAUDADE em outra língua, nunca terá a mesma força e significado da nossa palavrinha.
Talvez não exprima, corretamente, a imensa falta que sentimos de coisas ou pessoas queridas.
E é por isso que eu tenho mais SAUDADES...Porque encontrei uma palavra para usar todas as vezes em que sinto este aperto no peito, meio nostálgico, meio gostoso, mas que funciona melhor do que um sinal vital quando se quer falar de vida e de sentimentos.
Ela é a prova inequívoca de que somos sensíveis, de que amamos muito do que tivemos e lamentamos as coisas boas que perdemos ao longo da nossa existência...
SENTIR SAUDADES, é sinal de que se está vivo e a vida, mesmo com tantas saudades, depois dos amigos, é o bem maior que possuímos!

Junior disse...

sinto saudade de quando eu jogava video game o dia todo, de quando eu jagava handebol aos sabados e domingos, de quando eu nao sabia o que era a maldição do capitalismo, de quando eu era criança e tinha como obrigação brincar e tomar banho de mangueira (coisa que hoje ate podemos fazer, mas como o planeta esta sendo destruido, melhor nao fazer) de tantas coisas, mas pararei por aqui mesmo