quarta-feira, 29 de abril de 2009

PALAVRAS DO ATOR - A VIDA NA ARTE!

Eu tenho uma ligação muito forte com a arte! Todo o tipo de arte! Amo ler, escrever, cantar, atuar, dançar, criar... Amo estar em contato com a arte, e me sinto lisonjeado por viver ao lado dela por tanto tempo num país como o Brasil.
Não acredito que tenha havido algum tipo de grande acontecimento para que eu me apaixonasse pela arte, não! Isso é uma coisa que vem lá dos primórdios do meu bercinho! Sempre tive um contato estreito por demais com a música, sempre ouvindo, aprendendo, fazendo... Porém comecei a expandir meus horizontes... Tive contato maior com o teatro, com a dança (obrigado Miriam Druwe) e com a minha grande paixão: a literatura (obrigado Cadu)!
Estar em contato com a arte (ao menos um contato tão estreito) não é para todos! Ou melhor, é para todos, mas nem todos são para a arte! Há pessoas que gostam e tem talento, há pessoas que gostam e não tem talento, há quem odeie e tenha talento e há quem odeie e não saiba nem o que é a arte (num contexto geral)! É exatamente por isso que me sinto lisonjeado! A primeira música que eu ouvi (que me fez apaixonar pela música) foi “Lança Perfume” (Rita Lee), o primeiro livro que eu li (que me fez apaixonar pela literatura) foi “Tráfico de Anjos” (Luiz Puntel), o primeiro espetáculo de dança que eu assisti (que me deixou fascinado pela arte de dançar) foi o “Lúdico” (Cia. Druw) e a primeira peça a qual assisti e tive total fissura pelo teatro foi “O Casarão” (Viverarte).
São tantos produtos, tantas indagações e esses labirintos do meu coração! A primeira canção que eu escrevi (a qual me deu a certeza de que eu poderia sempre melhorar) foi “Balada Pop”, a primeira peça que me levou aos palcos foi o monólogo “A Ilha Bela”, o primeiro espetáculo de dança que fez com que eu dançasse em cena foi o “Formas Poéticas” e o primeiro livro que eu escrevi... Bom, aí fica a surpresa! Hehe!
Mas o que todos deveríamos saber é que a arte é reintegração... A arte é cura, é vida! Vamos nos permitir sermos artistas... Vamos viver!
(Bruno Cavalcanti)

A arte deveria ser um acesso para todos para que houvesse a integração maior do ser com a magia da vida que a arte produz em todos os sentidos. Todo tipo de arte é válido, desde que equilibrado, direcionado para um objetivo concreto que englobe as pessoas de alguma forma.
O teatro tem a capacidade de colocar todas as artes no palco. Uma peça consegue levar para o público literatura, dança, música, pintura, escultura, vídeo, interpretação de várias formas, ouvi esta frase em um início de peça a qual fui mais ou menos isso: ”No teatro podemos realizar tudo sem precisar dar maiores explicações.” É criação total, cada vez que ensaiamos mais coisas vem à cabeça, porque é uma criação viva, e podemos mexer nela quantas vezes quisermos. Nossa arte é de criar livremente, mas sabendo discernir o que é bom para o público, arte tem que pensar nas pessoas que vão ver, ouvir, admirar, ler, todo artista precisa pensar em seu público, o que ele necessita, o que ele quer como arte. Além de fazermos porque amamos, não podemos esquecer de nossa audiência, a arte é muito mais para quem assiste, pois, sem público não existimos!

Galera muito obrigado pelas questões de ontem, serão respondidas na próxima terça. Continuem tirando suas dúvidas. E mandem fotos para “Espaço Alma e Espírito” e textos para “Alma Livre” para publicarmos nas quintas, amanhã já têm estreia agendada aguardem!!!!!! Nosso e-mail:
teatromonteirolobato@globo.com

“Rascunhos” vem aí galera, em junho se tudo estiver certo aguardem!!! A peça 4 em 1!
A alma fala pela arte!!!!
Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!

Bruno Cavalcanti e Luciana na concentração para entrar em cena!! Quem acredita nisso???Concentrados??? Hahaha!!! É a coisa mais difícil do planeta!!!!! Aquilo é a luz da ribalta???
Isabel (ao fundo lendo seu texto) parece concentrada??? E o diretor de olho no que acontece no "palco"! Tudo muda quando menos se espera!!!! Assim é o teatro, assim é a vida!

Nossa primeira mudança Maria Creuza agora será Gioconda, a cartomante em uma de nossas peças e ela já começa dançando!!!!! Júnior ao fundo fazendo não sei o que!!! hahhaha!!!!
Olha a concentração da Patrícia!!! Enrola cabelo, enrola!!!! Em ensaio acontece de tudo, até cata piolho!!!! Hhahahah!!!!! Aguardem as próximas cenas!!!!!


"Vídeo Arte" - "Love is a Losing Game" - Amy Whinehouse - O amor é um jogo perdido! Será? Amar é perder? É um jogo??? A pensar....



"Vídeo Arte" - Festival Abertura de Novelas - "Vida Nova" novela apresentada às 18 horas entre novembro de 1988 e maio de 1989 pela Rede Globo com 143 capítulos!






2 comentários:

Anônimo disse...

A arte me minha vida é essencial, é uma paixão, é uma interação com o mundo... Eu também desde criança amo o teatro. Lembro-me de um caderno de capa vermelha que eu tinha onde eu escrevia peças de teatro infantil, “tentava” fazer poesias, letras de músicas, rsss... Fazia peça de teatro na escola. Mas não sei como esse caderno sumiu.
Mas voltando a falar de arte, em alguns casos vemos que a arte é uma forma de terapia, pois dizem que cura qualquer mal. Acredito que qualquer forma de arte: dança, pintura, teatro, desenho, enfim, são formas de nos sentirmos livres, felizes e saudáveis rsss.... A arte vem de dentro... A arte é sinceridade, temos que realiza-la com amor, se entregar mesmo ao que estamos fazendo. A arte nos proporciona coisas boas, criatividade, nos dá energia... A arte precisa ser experimentada por todos, vivida... Pois como disse o Bruno em seu texto, há pessoas que dizem não gostar de arte mesmo sem ter experimentado. Arte é onde podemos revelar nossos sentimentos mais escondidos, mostramos o que estamos vivendo, o que já vivemos, o que sentimos e o que amamos.

Jeferson disse...

A Pat entrou mesmo na personagem, rssss