quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ALMA LIVRE - PALCO SONHO!

TBC – TEATRO BRASILEIRO DE COMÉDIA! –

A revolução na dramaturgia nacional
A companhia paulistana, fundada por Franco Zampari em 1948, mudou o rumo do teatro nacional. Foi a partir das inovações do empresário italiano que começou a ser desenhada a profissionalização teatral no país, com grande preocupação artística e sucessos de bilheteria. O grupo revelou grandes nomes como Cacilda Becker, Paulo Autran, Sérgio Cardoso, Tônia Carreiro e Cleyde Yáconis.
Zampari se aproximou do movimento teatral amador de São Paulo a partir de 1945, após a montagem de uma peça escrita por ele. Como mal havia salas para as apresentações, ele propôs a fundação da Sociedade Brasileira de Comédia, entidade sem fins lucrativos que congregaria os grupos de teatro amadores. Alugou um sobrado no bairro da Bela Vista, na Rua Major Diogo, para transformá-lo em um estruturado teatro, chamado na época de ‘teatro assobradado’. O TBC foi inaugurado três anos mais tarde com as peças “La Voix Humaine”, de Jean Cocteau, por Henriette Morineau, em francês, e “A Mulher do Próximo”, de Abílio Pereira de Almeida, com o Grupo de Teatro Experimental, dirigido por Alfredo Mesquita.
A companhia seguiu com montagens amadoras e, em 1949, estreou sua fase profissional com “Nick Bar... Álcool, Brinquedos, ambições”, de William Saroyan, dirigida por Adolfo Celi. A partir daí, segue um longo aprendizado técnico e artístico em busca de um teatro mais sofisticado. Cacilda Becker foi a primeira atriz contratada pelo TBC, seguida de Paulo Autran, Madalena Nicoll e muitos outros nomes que marcaram o teatro nacional. Houve também a implementação de inovações técnicas, como a utilização de palcos giratórios, com a peça "Entre Quatro Paredes", de Jean Paul Sartre, também dirigida Celi. No início da década de 50, o TBC já havia conquistado a posição de um dos mais importantes do país.
Em 1954, Zampari abriu uma filial no TBC com intuito de prolongar a temporada das produções e aumentar a renda da companhia. A crise começa a rondar o teatro. Em 1955, Tônia Carrero, Adolfo Celi e Paulo Autran saíram do grupo para fundar companhia própria no Rio. Em 1957, após o sucesso de “Rua São Luís, 27 - 8º Andar”, de Abílio Pereira de Almeida, Cacilda Becker e Walmor Chagas também se despedem e criam o Teatro Cacilda Becker - TCB.
Produções da companhia de Cacilda e do Teatro de Arena deram novo gás à dramaturgia nacional e o TBC mergulhou em grande crise. Em 1959, foi a vez de Fernanda Montenegro deixar a companhia para fundar o Teatro dos Sete (embrião do Teatro dos Quatro), ao lado de Sérgio Britto, Gianni Ratto e Ítalo Rossi. Um ano mais tarde, Zampari entregou a direção artística da casa a Flávio Rangel, primeiro brasileiro a comandar a companhia. Rangel emplacou sucessos como “A Semente” (1961), de Gianfrancesco Guarnieri, “Revolução dos Beatos” (1962), de Dias Gomes e “Vereda da Salvação”, de Jorge Andrade, última produção da casa, em 1964. Depois de 16 anos, 144 peças e mais de dois milhões de espectadores, o TBC foi fechado e deu lugar a um teatro de aluguel.
Na década de 80, houve uma tentativa de recuperar um pouco do brilho dos anos áureos do espaço. Antônio Abujamra apresentou sete espetáculos com o “Projeto Cacilda Becker”. E o teatro foi comprado e tombado pelo Condephaat dois anos mais tarde. No início dos anos 90, repleto de dívidas, acabou arrendado pela prefeitura.
No fim daquela década, houve a grande e última tentativa de reativar o TBC. Com investimento de cerca de R$ 4 milhões, o empresário Marcos Tidemann reformou a estrutura e entregou a direção artística ao diretor Gabriel Villela. Por lá passaram boas peças do eixo Rio/SP – uma das salas serviu de sede para o grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões. Mas, mais uma vez, a crise financeira engoliu a arte. Com faturamento abaixo do esperado, o “Novo TBC”, como era conhecido, encerrou as atividades artísticas do pequeno prédio do centro da cidade em 2003.


Essa história poderia ser de qualquer Cia de teatro. O teatro exige muita persistência, vontade e paixão para dar certo, seja ele amador ou profissional. E esses atores tiveram tudo isso, batalharam, acreditaram e foram em frente. E sabemos que nem tudo dura para sempre, há mudanças, tanto de elenco, como financeiras, e assim cada um vive aquilo que precisava.
O TBC fez sua parte ainda há vários atores oriundos de seus palcos produzindo e fazendo teatro, outros já partiram para o plano espiritual e com certeza lá podem estar interpretando outras personagens.
O que importa é que tentemos fazer nossos sonhos acontecerem não importa de que tamanho, mas que tentemos, as oportunidades estão aí, é só deixar acontecer. Tudo tem sua hora e sua vez, o que não podemos esperar é que tudo dure para sempre, as mudanças sempre acontecem, isso é normal faz parte da vida!
O TBC foi a mais importante Cia de teatro de nossa cidade e do Brasil. Tomara que esses bons tempos voltem com atores apaixonados pela arte e que tenham a coragem de enfrentar tantas dificuldades para realizarem seus sonhos!

Esse artigo foi tirado do site www.agentesevenoteatro.com.br um novo site que é um projeto da Globo para apoiar o teatro no Brasil. Um site bem elaborado com fotos, vídeos, entrevistas, matérias e história do teatro, excelente e com certeza estarei bebendo em sua fonte para trazer sempre notícias sobre o teatro em geral, vale muito a pena visitar, não há como não ficar apaixonado pelo teatro!!!

“As Notas” neste sábado às 20 horas no Educandário Allan Kardec! Ingresso 8,00! Censura 7 anos! Avenida Luiz Arrobas Martins 217 Veleiros Interlagos!!! E mais dois dias de apresentações dia 28 de novembro e 5 de dezembro às 20:30 no Espaço da Neuchatel, localizado na Rua Neuchatel, 390, Veleiros, Interlagos!!! Não percam!!! Emoção, morte, vida, segredos, drama!!! “As Notas”!

Galera não deixem de acreditar em seus sonhos!!!





Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!
Estão pedindo esmola?? Comida? Chamando para uma festa??? "As Notas" muitos sentimentos no coração!

Um diálogo franco, concreto, realista, sem meias palavras... Cada um faz sua escolha... "As Notas" um drama com fortes emoções!

Uma cena emocionante!! Obsessor e sua mãe!!! Ele será salvo?? Ela irá com ele?? Para onde vão?? Mistériooooo.... "As Notas" neste sábado!!!

Cenas finais de "As Notas" será um final feliz?? Muitas coisas serão ditas nas últimas cenas!!! Quer ouvir??? "As Notas" neste sábado!





"Vídeo Arte" - Crazy Frog - "Last Christmas" - Um natal muito louco!!!! Diversão!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

OLÁ, MUITO INTERESSANTE A HISTÓRIA DO TEATRO, PENA QUE TERMINOU, ESSE TEATRO, TUDO É ASSIM...., MAS OS NOVOS ATORES SEMPRE VÃO RECOMEÇAR É UM DIA O TEATRO VAI TER O VALOR QUE MERECE.
QUANTO AO VIDEO, UMA GRACINHA, ME LEMBRA ALGUÉM, RSSSSSSSS.
BEIJOS A TODOS
BEL PASTEL