quinta-feira, 26 de novembro de 2009

ALMA LIVRE - UNIVERSOS PARALELOS!

O teatro e o portal: a hora é esta (Flávio Marinho)

É fascinante como o teatro é forte - e frágil. Forte pois está vivo, sempre se reinventando, desde os gregos, sobrevivendo à passagem dos tempos e à invenção do cinema, rádio, televisão, videocassete (o que é isso mesmo?), computador, DVD, You Tube, entre outras que deverão ter surgido entre a digitação deste texto e a sua publicação.

É frágil porque suscetível aos mais diversos abalos: aquela chuva forte que sempre cai às sete e meia da noite (e como São Pedro adora mandar um temporal quando as pessoas estão se vestindo para ir ao teatro!), uma boa novela das oito, o tríduo momesco, um bom Fla-Flu – até a Feira da Providência é capaz de “providenciar” uma concorrência difícil de vencer. Mesmo assim, o teatro é, antes de tudo, um forte, fazendo desfilar, diante dos nossos olhos, ali, “ao vivo”, fantasia, realidade, drama ou humor – o mais verdadeiro de todos os (falsos) “reality shows” de que temos notícia. Imbatível vitalidade.

Muito se fala que o chamado “público teatral” ainda não chegou à era da internet. Que ele seria composto, basicamente, pelas adoráveis senhorinhas das “vans” e que, justamente, este segmento continua mais voltado para a mídia impressa e o “boca-a-boca” (telefônico) diário. Mas será mesmo esta a realidade quando, em julho deste ano, o número de pessoas com acesso à internet chegou a 64,8 milhões de brasileiros? Entre dez países pesquisados, o Brasil continua líder no que se refere ao tempo de navegação por usuário, tanto na navegação em páginas quanto no tempo total, incluindo programas on-line. Diante destes dados, será que a máxima “quem vai a teatro, não vai à Internet” é mesmo verdadeira?

Vale pensar, um pouco mais, sobre o assunto. Afinal, se vivemos no país da televisão – e isto é uma verdade incontestável – porque o monitor de um computador (que, afinal, é uma televisão interativa) estaria assim tão distante do universo da turma que costuma frequentar, com regularidade, o teatro?

As pesquisas seguem demonstrando que, cada vez mais, a terceira idade – a que supostamente consome teatro com mais assiduidade – está descobrindo os prazeres da Internet. Está na hora de nós, de teatro, sabermos aproveitar este momento, fazendo da web uma autêntica teia para aficionados cênicos e virtuais. Para isso, basta, apenas, encontrarmos a linguagem e o formato certos. Este é um momento histórico, em que passado e presente devem se dar as mãos e caminhar para um futuro onde arte e cultura sejam tão importantes quanto saúde, educação, alimentação e moradia. A hora é essa. Divirtam-se.

Fonte:
www.agentesevenoteatro.com.br

O texto de Flávio Marinho é de total verdade. Na primeira parte destaca a luta do teatro pela sua sobrevivência. Forte porque nós atores, diretores, autores acreditamos no que fazemos e vale tudo para colocar uma peça em pé, somos persistentes, em alguns momentos chatos mesmos, mas só assim o teatro vem por séculos sendo o que é, um espetáculo ao vivo, com vida imediata, dando e recebendo no mesmo “time”! Seu ser vivo é o que mantém sua vitalidade, o fazer ao vivo é mostrar garra, coragem, loucura, arriscar, e isso todo ator, diretor, autor faz questão de preservar a vida no palco é essencial.
Ele mencionou a chuva as sete e meia, e nós no último sábado enfrentamos a chuva neste exato horário antes da estreia, isso faz nossos corações pulsarem mais fortes na angústia se o público apareceria ou não. Mas a chuva diminuiu e a platéia se fez presente. Teatro é expectativa a todo o momento, uma surpresa sempre justamente por ser ao vivo, acontecer na cara do povo, isso é mágico, as histórias acontecem, os atores encenam, erram, trocam falas, entram em momentos inesperados, pulam cena, a cena volta, e o espetáculo acontece e a maioria do público nem repara nessas tragédias cênicas que deixam qualquer diretor doido. Mas ao vivo tudo pode acontecer e o elenco tem que ter um jogo de cintura enorme para saber lidar com os erros, consertar, jogar um caco para remediar, inventar às vezes uma nova cena, tudo para a encenação não parar e seguir.
Teatro é o que forma o verdadeiro ator!
Na outra parte do texto ele discorre sobre a internet e com certeza precisamos usar esse meio em favor do teatro, saber como chegar as pessoas que gostam e conquistar novos públicos, novas pessoas que queiram ir ao teatro. A internet é um instrumento com o qual o teatro pode juntar mais força e continuar sua luta pela vida. Basta que todos pensem em como usar esse veículo para que o teatro atinja um número maior de pessoas. O que gostariam de ver na internet sobre teatro, o que gostariam que fosse falado, escrito sobre teatro, é levantar uma pesquisa e ver qual a melhor maneira de fazer o teatro acontecer na net.
Nós da Cia de Artes Monteiro Lobato usamos este espaço para divulgar não só nossa Cia, mas o teatro em geral. Poderíamos fazer mais, mas falta lógico apoio, grana, fazemos o que é possível, mas temos várias idéias de explorar mais esse campo e aos poucos vamos tentar colocá-las em prática. Há outros grupos que mantém sites, enviam e-mails, aos poucos cada um está descobrindo que a internet pode ser uma grande aliada do teatro.
Desistir jamais, mas sempre se renovar isso é o que o teatro faz, descobrir, redescobrir e manter-se me pé eternamente!
Nosso blog é um espaço que podemos abrir muito para o teatro espírita e não espírita, no próximo ano vamos explorar mais esse espaço falando mais de teatro, da nossa Cia, vamos colocar novidades no blog em 2010, aguardem!
Teatro, internet, palco, vida, uma grande teia tudo a ver um com o outro, ainda temos muita lenha para queimar, ou seriam bites, neurônios, etc....

Galera neste sábado às 20:30, no espaço Neuchatel, localizado a Rua Neuchatel, 390, Veleiros, Interlagos, acontece mais uma apresentação de “As Notas” drama com uma hora e meia de duração, emoção, verdades, mentiras, traumas descobertos, sentimentos, “As Notas” neste sábado, venham descobrir os segredos de uma família! Censura 7 anos. Ingresso: Produto de higiene (sabonete, pasta de dente, escova...) Participem! Uma produção Cia. de Artes Monteiro Lobato!

Palco é um universo paralelo que nos leva a outra realidade!!!


Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!
Isa (Fabiana) faz do dinheiro seu ar, sua vida, sua alma e compra as almas dos outros como de Ênio Antunes (Jeferson), todos se vendem??? "As Notas" !
Júlio (Lucas) o obsessor familiar de Ceci (Maria Creuza) seu neto, os dois ficarão juntos talvez por séculos.... "As Notas"!
Tia Isaura (Janaína) a elegância faz a diferença, e ela vive a catar os cacos da família, até quando??? "As Notas"!
Em cena Júlio (Lucas), Ceci (Maria Creuza), Tia Isaura (Janaína), Isa (Fabiana) e ao fundo Isabela (Ana Paula), reunião familiar, verdades e mentiras! "As Notas"!


"Vídeo Arte" - "The Christmas Shoes" - Os Sapatos de Natal! Uma música lenta, tema de um filme de Natal! Fazemos de tudo pelas pessoas que amamos!!!





























Um comentário:

Anônimo disse...

Rssssss, chove chuva, chove sem parar...... aí a Isabel não vai!!!!
Beijos