segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CRÔNICA DA ALMA - NOSSOS MUROS!

Hoje faz exatamente vinte anos que o muro de Berlim foi derrubado. Um muro construído para dividir um país, de um lado o ocidental, capitalista, e do outro o oriental, comunista. Foram anos de sofrimento, preconceitos, problemas para vários alemães. A liberdade de ir e vir de um lado para o outro foi cerceada, e muitos morreram tentando passar pelo muro, uma mancha a mais na humanidade. De 13 de agosto de 1961 a 09 de novembro de 1989, o povo alemão viveu 28 anos de ditadura que finalmente foi encerrada depois de vários protestos e lutas, iniciou-se uma nova temporada na Europa, a guerra fria acabava e novos horizontes se abriram.
Pensando sobre esse momento histórico do nosso planeta, pensei em quantos muros de separação nós também não levantamos em nossas vidas. Sim vivemos construindo muros de preconceitos, medos, intolerância, vingança, contra nós mesmos.
São muros invisíveis, mas eles existem em nossas vidas e somos rápidos em construí-los, mas para derrubá-los leva séculos. Nosso orgulho é um dos elementos que mais constrói muros contra as pessoas, um povo, família...
E quando um muro é erguido tudo passa a ser sempre contra o outro lado do muro, tal pessoa é assim, toma cuidado, com relação a uma situação a mesma coisa, tudo bate no bendito muro. Quando colocamos um muro ou muros em nossas vidas não conseguimos enxergar mais nada. Ficamos cegos e só acreditamos até onde nosso muro vai, ali é o limite de muitas coisas que poderiam ir além se nós tirássemos a venda dos olhos e olhássemos mais para o infinito e percebêssemos que poderíamos caminhar mais com os outros e transformar toda uma vida se arrebentássemos os muros de nossas vidas.
Há tantos tipos de muros, da inveja, do preconceito, do despeito, da vaidade, do orgulho, da moral exagerada, da religião... Esses são muros podemos dizer íntimos, que muitos de nós construímos e nem percebemos e sofremos por isso, porque esses muros acabam virando contra nós, o que era para “proteção” em nossa mente vira nosso tormento. Porque sempre vamos achar o outro lado do muro melhor que o nosso e isso dói sempre.
Será que não é chegado o momento de derrubar nossos muros e sermos mais livres? Pois cada muro que erguemos nos prende mais, nos tolhemos do mundo achando que estamos nos preservando e na verdade estamos nos isolando, ficamos alienados, perdemos a real noção e perdemos o progresso que leva a todos para um melhor caminho, nossos muros impedem nosso crescimento, nossa liberdade, vamos arrebentar todos nossos muros e viver mais, nos misturar, trocar informações, ir até onde nunca fomos, ver o que evitamos ver, descobrir novos tempos, novas pessoas, novas culturas.
Então poderemos fazer uma seleção do que realmente queremos ver, com quem nos misturar, viver, aonde ir, quais informações guardar e quais eliminar, para isso precisamos experimentar a vida sem muros com horizontes abertos em todas as dimensões.
Vamos pegar nossas picaretas, martelos, e derrubar todos nossos muros e viver com mais ar, com mais força, com vontade do novo, da descoberta, da loucura, do céu aberto em todas as direções!
Muros da vergonha nunca mais!

O teatro é um dos meios mais eficazes de nós derrubarmos os muros. Ele nos dá a consciência da mistura, do experimentar, o de ser várias personagens, viver várias situações que nos tiram da alienação e passamos a ver o mundo de outra forma mais livre, mais alegre, mais verdadeira. O ator que se entrega ao seu ofício de alma e corpo destrói todos os muros de sua vida e invade todos os terrenos possíveis para levar a vida, a energia, e a sua mensagem para quem precisa, no teatro os muros nunca existem, a lei é colocá-los todos no chão. O teatro é um horizonte sem fronteiras, sem limites, a imaginação tudo pode, tudo faz, tudo cria, e nós atores entramos nessas imaginações e vivemos plenamente a verdade!!!

Galera nesta sexta dia 13, às 21 horas no Shopping Nobre Pompéia vamos apresentar “Rascunhos” a peça 4 em 1!!! Comédia com 4 peças curtas!! Censura livre, ingressos 20 com flyer 10!!! Venham ver a nossa última apresentação de “Rascunhos” neste ano!!! E dia 21 de novembro estreamos nossa nova produção “As Notas” às 20 horas no Educandário Allan Kardec, aguardem mais notícias!!!

Vamos viver sem muros!!!


Dia 13 -"Rascunhos"

Dia 21 - "As Notas"

Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!
Nosso cenário, parte dele, ainda falta alguns detalhes, ou quase tudo... "As Notas" dia 21 de novembro!!!!

Júlio (Lucas) pensa sozinho como vai acabar com a velha que tirou sua vida mesmo antes dele nascer... Uma trama cheia de rolos entre as personagens!!! "As Notas" dia 21!!!!

Júlio (Lucas) o obsessor só de olho na vó louca... Será que ela é louca mesmo??? Hum acho que não... "As Notas" dia 21!!!

Karin (Patrícia) fica horrorizada com o que ouve de sua avó Ceci (Maria Creuza). O que será tão grave??? Vejam "As Notas" dia 21!!!!




"Vídeo Arte" - Christmas light Show - Com músicas típicas remixadas e com os movimentos de luzes ganham uma nova leitura!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

OIEEEEEE, O TEXTO É ÓTIMO, UMA VEZ VI UM QUADRO QUE NUNCA ESQUECI.
ERA O SNOPY EM CIMA DE UMA CADEIRA, OLHANDO POR CIMA DO MURO O QUINTAL DO VIZINHO.
ESTAVA ESCRITO: A GRAMA DO VIZINHO É SEMPRE MAIS VERDE, ATÉ O DIA QUE DESCOBRIMOS QUE É ARTIFICIAL.
POR ISSO O MURO DA INVEJA É MUITO SEM SENTINDO, ASSIM COMO OS OUTROS MUROS. SE CADA UM VIVESSE A SUA VIDA, NÃO NECESSITARIA DE MUROS.
BEIJOS