sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ESPÍRITO É CULTURA - FICÇÃO NA VEIA!

Afinal o que é ficção? Onde está o limite da criação? Criação tem limite?
Quando se fala em ficção fala-se em criar, fazer uma história, colocar as personagens com seus conflitos e histórias, criar as cenas, deixar acontecer o que vem da mente do autor, o limite é ele quem estabelece, ele que sabe até onde sua história deve ir, qual destino de suas personagens, como desenvolver sua história, tudo está dentro do criador, assim é no teatro, no cinema, na TV e em todos os gêneros de criação.
Ficção significa algo imaginário, criado que não precisa ter ligação com a realidade, tudo pode acontecer sem compromisso com a vida real, e mesmo que o autor escreva algo realista do dia a dia, ele tem o direito de criar o que quiser dentro de sua realidade, extrapolar, fantasiar, ser lúdico, isso é ficção.
Mas ultimamente há na mídia uma onda de querer que a ficção seja real por demais. Se algo não faz sentido, se algo é fora do padrão que poderia acontecer na realidade, metem o pau, falam que está errado, exigem correção, se então há algo contra as minorais, ou cenas que precisam ser inseridas nas histórias, mas uma ONG, ou associação, ou sei lá o que acha que foi agressivo contra não sei quem querem logo protestar, processar... Parece que esqueceram que as obras de ficção são criadas, e que não são reais, ou querem que sejam???
Tudo isso faz com que a ficção seja censurada, tenha uma comissão do politicamente correto sempre de olho nos filmes, novelas, peças, séries, a ficção pega muitas coisas da vida e leva para a arte para serem discutidas, observadas, para mostrar que acontecem, como agem as pessoas, que há ainda preconceito, problemas, que o mundo não é politicamente correto, por que então exigir isso da ficção?
Ela tem que mostrar e com certeza dar exemplos de condutas corretas, deixar uma mensagem implícita ou explícita para todos pensarem, mas para que haja história, é preciso ter um conflito, uma trama bem amarrada, seja na TV, cinema ou no palco, e para isso são necessárias cenas que podem às vezes parecer desumanas, fortes, preconceituosas, mas a ficção está só colocando um pouco da vida no enredo, é necessário ter um parâmetro de onde se pode ir, como colocar, de que forma escrever, mas não censurar, cortar, deixar uma história morna, ou mesmo chata porque não pode isso, isso está errado, não se pode tocar desse jeito nesse assunto, há necessidade de cuidados, porém, precisamos ter cuidado para não acabar com a ficção matando a imaginação, a criação, censurar tudo por achar que tudo está errado na colocação ou na situação mostrada.
O que estamos precisando é de bom senso na ficção e naqueles que ficam metendo o dedo onde não entendem nada de arte e só querem provocar cenas ridículas de censurar a arte por quererem tudo muito certo, a ficção não precisa explicar nada, ela não é politicamente correta porque a vida real não é.
Bom senso aos criadores, aos críticos, aos apreciadores da arte, aos órgãos, ONGs, associações, porque a ficção é livre e pode nos levar onde ela quiser sem precisar explicar tudo que faz, criar com bom senso é o que os autores precisam, mas censurar a ficção nunca, isso é tolher todo um processo criativo da alma, impedir o aprendizado e a evolução!!!
Ficção na veia!!!

Galera neste sábado, dia 28, no espaço Neuchatel, localizado a Rua Neuchatel, 390, Veleiros, Interlagos, mais uma apresentação de “As Notas” às 20:30, drama com uma hora e meia de duração, ingresso: produto de higiene (sabonete, pasta de dente, escova...) Censura 7 anos. Uma produção Cia de Artes Monteiro Lobato!

Nossa vida parece uma grande ficção às vezes...!



Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!
Um clip ao vivo, aqui é só o começo, Jeferson e Patrícia, tem muito mais ainda!!! "As Notas"!!!

Essas duas não tem jeito sempre discutindo, quem tem razão??? Karin (Patrícia) e Isa (Fabiana) uma explosão em cena!!!

Vó Ceci (Maria Creuza) dá seu show acompanhada de seu neto Júlio (Lucas) aquele que não nasceu!!!! "As Notas"!

A confusão em família, a vó Ceci (Maria Creuza) ficando biruta, Tia Isaura (Janaína) tenta ajudar, e Isabela (Ana Paula) desencarnada, sim ela está morta, mas tenta auxiliar sua família!




"Vídeo Arte" Christmas Songs - Várias músicas de Natal para curtimos e imagens que deixam nosso coração tranquilo!


3 comentários:

Jeferson disse...

Eu acho que nos fazemos muita ficcao da nossa vida

Anônimo disse...

TEM GENTE QUE ADORA SER CENSURADO, MAS VIVER AS VEZES COMO UMA FICÇÃO É LEGAL!!!!!!!!!!
UM ÓTIMO FIM DE SEMANA A TODOS.
BEIJOs

Luciana disse...

Ficção, nossa vida as vezes fazemos dela uma ficção.
Não sejamos tão radical, vamos aprender a analisar uma ficção da realidade.
Galera, merda para vocês hoje.
bjs.