sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

ESPÍRITO É CULTURA - DA COMÉDIA AO DRAMA!

Nossa temporada 2009 terminou! Esse ano foi um ano de desafios para nossa Cia, primeiro desenvolver “Rascunhos” uma peça com 4 histórias diferentes com elenco certo para cada peça. O problema começou aí, houve muitas mudanças até acertar personagens e atores, quando cada um iria fazer apenas uma personagem, terminamos a temporada de “Rascunhos” com atores fazendo 3 a 4 personagens por desistência de outros. Normal em uma Cia de teatro, mas que dá um trabalhão isso dá. Começamos os ensaios em fevereiro e até a estreia em junho muitas coisas mudaram, foi um troca troca de atores, personagens, chegou uma hora que parecia um grande quebra cabeças.
Contanto o resultado foi positivo, e sabemos que nada é por acaso e que tudo saiu como nós planejamos, a peça foi realizada, isso é o mais importante. Foi uma comédia com suas particularidades que a cada apresentação era mudado algo, acrescentado ou tirado, afinal a peça apesar dos ensaios e da estreia vai se fazendo aos poucos durante as apresentações. Tudo é muito observado vamos aprendendo o que funciona e não no palco, e como é comédia podíamos improvisar colocar uns cacos no meio, mas com cuidado para não sujar demais e terminar com o espetáculo, tudo tem que ter sua medida certa.
“Rascunhos” julgo como nosso aprendizado em muitas coisas. Tempo de comédia, saber trabalhar com o outro em cena, essa peça pediu muito da cumplicidade dos atores, todas pedem, mas essa exigia atenção redobrada em todas as cenas, e isso fomos vencendo ao longo do espetáculo, marcações mais complexas, músicas como pano de fundo indicando as ações de algumas personagens, enfim foi um trabalho de suor que valeu a pena.
Logo em seguida começamos a trabalhar “As Notas” nosso primeiro drama. Realmente quantas dificuldades tivemos para sair do ritmo de comédia de sete peças e entrar em um drama. Foram muitos exercícios teatrais, muitos exercícios psicológicos para nós atores assimilarmos as personagens densas e complexas desta peça.
Trabalho de meses que nos levou ao máximo de nossa interpretação. Um drama onde não poderia haver improvisação sem um mínimo de atenção, se esquecer ou errar não poderíamos jogar qualquer coisa, teria que haver um mínimo de lógica o improviso. Assim todo cuidado era máximo nas construções das personagens e das cenas.
Um ritmo de prender o público a cada momento, cada cena trazia um detalhe da história, acrescentava algo mais, mexia com os atores e com a plateia. Muitos detalhes técnicos e de sentimentos, exigiu uma sincronia densa de todos, todos atores tinham uma personagem marcante, com importância na trama, não havia protagonistas, todos tiveram seu momento de atuação mais forte, de emocionar o público. Foi marcante.
E com o fim da temporada bem sucedida de “As Notas” saímos realizados por todos nós termos constatado que somos capazes de fazer um belo drama envolvente e cativante.
Todo trabalho do ano foi recompensado em cada apresentação desta peça, significante papel em nossas vidas de atores e de como podemos superar nossas dificuldades e nos lançar aos novos desafios que ainda virão pela frente.
Nossa Cia terá muitas realizações em 2010, pretendemos apresentar “As Notas” mais vezes e começar um novo projeto que ainda é segredo, mas aos poucos dependendo do andamento das coisas estaremos anunciando o que vem por aí! Semana que vem falo um pouco mais de como foi esse processo de construir personagens mais densos.
O teatro é uma verdadeira escola de psicologia e das almas das criaturas!!!




"Vídeo Arte" - Só para lembrar um dos espetáculos marcantes deste ano "Andaime"! No início do ano!

Somos camaleões da vida e do palco!!!

Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!
Uma catarse entre irmãos é realizada pelo próprio bem das personagens!!! Saíram ilesos???
Uma conversa entre nós e o além... Um diálogo franco, sincero, cheio de traumas e verdades!Se soubéssemos como somos observados por olhos de testemunhas, mudaríamos muitas atitudes!!!

Muitas coisas precisam ser ditas, esclarecidas entre os membros de uma mesma família! Muitos podres vem à tona!



"Vídeo Arte" - Celtic Woman - "The First Noel" - O primeiro Noel! E sempre houve muitos alegres, trazendo a paz, a esperança e sempre haverá em nossos corações, basta acreditar!

2 comentários:

SempreAprendiz disse...

Somos camaleões da vida e do palco!!!

Serei um ser camaleão ou talvez um ser meramente adaptável. Camaleão da vida encenando em um palco ou camaleão do palco encenando a própria vida....

O ser camaleão tem como foco a facilidade e a sua expressão é um personagem. O ser humano busca naturalmente, para maior facilidade no atendimento de suas necessidades, adaptar-se ao ambiente em que vive. Entretanto, quando a adaptação exigida envolve questões relacionadas à essência da pessoa ela não ocorre motivada apenas pela busca de facilidades, mas, mesmo assim, a pessoa tende a agir como se a mudança houvesse se dado, ou seja, ela tende a criar um personagem para facilitar o atendimento de suas necessidades. Há vários motivos para a criação de personagens, mas entre os principais está a necessidade de ter aceitação ou de não ter rejeição e o desejo de aparentar ser/estar melhor/pior para o próximo. Um típico exemplo desse personagem é o indivíduo apaixonado, pois nesta condição ele busca fazer tudo o que o outro espera dele, mesmo quando isto não é a expressão da própria vontade.
Para muitos quanto maior a distância entre o ser camaleão e o ser real maior é a probabilidade de sofrimento.

AnônimoJunior disse...

Assisti as duas peças. Rascunhos e As Notas. Água e Vinho. Muito boas. Especiais. Com persistência, fé, sabedoria e esperança... Venceram!
Abaixo o que transcrevo é o que me veio à cabeça ao ler seu texto.


A lição do bambu chinês

Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada.
Durante cinco anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas, uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída.


Um escritor americano escreveu:

“Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês”:
você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e, às vezes não vê nada por semanas, meses, ou anos.
Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará, e, com ele, virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava...
O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos, de nossos sonhos... Especialmente no nosso trabalho,
(que é sempre um grande projeto em nossas vidas)
É que devemos lembrar do bambu chinês, para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgem em nosso redor.


Persistência e Paciência, pois você merece alcançar todos os sonhos!!!
É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão.

Afinal é nos obstáculos que nos tornamos mais fortes, devemos utilizar cada pedra que estiver em nosso caminho como uma escada para conquistarmos a própria vida = nossos sonhos = nossas realidades...

FELICIDADES AO GRUPO TODO!