sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

ESPÍRITO É CULTURA - SOMOS CHEN TÊ?

O que é ser bom? Será que estamos disponíveis para o outro? Quais nossas condições de nos comprometer? Somos realmente todos irmãos?
São questões que antes de responder rapidamente precisamos pensar bem lá no fundo quais são nossas respostas verdadeiras, quais nossos sentimentos?
O nosso mundo vive hoje uma grande corrida, sim todos correm para ser melhor que o outro, todos querem o melhor, ser importante, ter sucesso, e essa corrida acaba nos individualizando cada vez mais. Não vemos o outro, não vemos o que acontece ao nosso lado, a não ser que seja por interesse nosso, muitas coisas acontecem, mas nós nem percebemos. Para onde vamos?
Ser bondoso, caridoso, ajudar o outro, estender a mão, se doar, ainda é possível ou temos temor de que se aproveitem de nós e além da mão levem o braço, o ombro, o corpo todo?
Ser bondoso, fazer a bondade é ser trouxa? Muita gente acha que sim, onde vamos parar?
Todo essas indagações é para falar da peça “A Alma Boa de Setsuan” peça de Bertold Brecht com Denise Fraga, Ary França, Claudia Mello e outros, direção de Marco Antônio Braz.
Esta peça é uma fábula sobre uma província na China onde os deuses cansados de procurar uma alma boa, os deuses são personificados em uma só personagem vivida por Ary França, ao chegar lá escolhem Chen Tê (Denise Fraga) como a alma caridosa, apesar dela mesma duvidar disto. No desenrolar da história Chen Tê mostra-se bondosa sempre tentando estar em harmonia com todos, contudo começa a perceber que há um certo abuso, todos querem sempre mais do que pedem, exigem, ameaçam, e ela como não consegue dizer não pela sua natureza bondosa, passa a ser vestir de seu primo Chuí Ta que só diz não, e é autoritário, esperto, ela passa a viver essa dualidade na esperança que quando recebem um não ou são contrariados em suas vontades, os moradores do vilarejo mudem suas atitudes com Chen Tê sabendo aceitar o que ela dá sem abusar de seu coração, contudo isso não funciona e Chuí Ta toma as rédeas de tudo fazendo todos trabalharem como se fossem escravos, colocando uma ordem e disciplina em todos mesmo que pela submissão. Isso claro vira uma grande desordem, mostrando onde cada um quer somente seu quinhão sem se preocupar com o sentimento do outro, é um querendo comer o outro vivo.
Ao final todo elenco para a peça e juntos com o público tentam achar uma solução para a nossa realidade, será que tem jeito? Tem que ter, algo precisa acontecer para acordar o ser humano para o outro. A peça tem quase setenta anos, mas é de uma atualidade absurda.
Que todos possam sair do teatro e refletir sobre essa fábula humana que pede a nós uma resposta sobre nossa sobrevivência. Só o homem pode ajudar o homem!
As cenas se desenrolam em um ritmo muito gostoso, o elenco é muito bem dirigido, além do talento de todos, Denise Fraga é excelente fazendo os dois primos, Ary França tem uma espontaneidade incrível o palco é como se fosse a sala de sua própria casa, totalmente a vontade, os demais são excelentes principalmente no tempo da comédia. Música, cenário, figurinos e expressão corporal de primeira, é um espetáculo imperdível. Essa atual temporada acabou, a peça volta dia 29 de janeiro de 2010 e fica até março no teatro Tuca. Não percam, o preço é popular, R$ 30 reais.
Vamos pensar camaradas!!!

Galera amanhã é nossa última apresentação de “As Notas”! Um drama familiar onde um suicídio acaba por mexer com todos colocando a família em xeque! Qual a verdade de cada um? O que fazer? Onde está o espírito suicida? Qual seu destino? Como estão os que ficaram na Terra? Qual o destino de cada um? Verdades e mentiras são desvendadas no texto cheio de emoção, sentimento e drama real. “As Notas” último dia, neste sábado às 20:30 no espaço Neuchatel, Rua Neuchatel, 390, Veleiros, Interlagos. Ingressos: Produto de higiene (sabonete, pasta de dente, escova...) Censura 7 anos! Uma produção Cia. de Artes Monteiro Lobato! Fim da temporada 2009!!! Aguardem 2010!!!

“Como posso ser boa se tenho que pagar o aluguel?” – Chen Tê para os deuses! (Bertold Brecht)




Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!
Júlio (Lucas) ataca sua querida vó Ceci (Maria Creuza) e dá-lhe vingança, uma grande dança de obsessor e obsediada! "As Notas"!!!
O neto obsessor Júlio (Lucas) em cima de sua querida vozinha Ceci (Maria Creuza) que solta as verdades em cima de Karin (Patrícia) e tudo vira um grande drama!!! Quem é obsessor de quem? "As Notas"!!!

Os irmãos Kaio (Mário) e Karin (Patrícia) em mais segredos de família, qual a responsabilidade de cada um??? O que cada um guarda em seu coração??? "As Notas"!!!

Tia Isaura (Janaína) tenta domar o gênio de sua mãe Ceci (Maria Creuza) na realidade as atrizes são mãe e filha, será que isso é o futuro de ambas???



"Vídeo Arte" - Ary França dá entrevista como Deus de "A Alma Boa de Setsuan" ! Imperdível e totalmente criativo, ludico, sem medos!!!


"Vídeo Arte" - Entrevista com Denise Fraga e cenas de "A Alma Boa de Setsuan" - Um espetáculo maravilhoso. Em Janeiro de volta!!!! Não percam!!!


"Vídeo Arte" - Amy Grant - "Sleigh Ride" - Passeio de trenó - Vamos todos passear em um trenó mágico que nos leve para um mundo transformado em bondade de Natal eterna!!!

2 comentários:

Jeferson disse...

A peça da Denise é muito legal, otimo

Anônimo disse...

Somos todos irmãos, perante DEUS, mas pelo menos aki na terra, creio que ninguem considera realmente irmão de ninguem, nem de sangue quanto mais os outros.
Da boca para fora dizem que sim, mas na realidade é uma comédia, se puderem uns acabam com os outros.
Beijos