quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ALMA CULTURA - ESCRITO NA ETERNIDADE!

Na nossa tela da TV mais uma novela chega ao seu final, estamos falando de “Escrito Nas Estrelas” cujo último capítulo vai ao ar amanhã pela TV Globo. Muitos a chamam de novela espírita na mídia, no entanto ela é uma novela espiritualista, pois, não é uma novela totalmente calcada na obra codificada por Allan Kardec, a autora Elizabeth Jhin misturou um pouco de tudo para agradar o público e lógico ter audiência de todos os lados religiosos e conseguiu.
No início da novela Daniel (Jayme Matarazzo) morre e passa a viver toda a trama do outro lado da vida, mas como fica ligado a Viviane/Vitória (Nathalia Dill) ele toda hora volta à Terra para proteger aquela que julga ser seu grande amor, ele na verdade em muitas ocasiões age mais como obsessor do que protetor, principalmente nos capítulos finais ao descobrir toda verdade sobre sua vida passada com ela e o pai, Ricardo (Humberto Martins) onde os dois disputaram seu amor, pois, eram rivais. Com esses ingredientes de vida após a morte, reencarnação, descobertas de vidas passadas e um triângulo não muito comum em novela onde um espírito disputa o amor de uma mulher, a autora da trama despertou muita gente para os temas espirituais, acreditando ou não o público se envolveu na trama entre crédulos e duvidosos, contudo todos seguem a novela para ver seu desfecho.
Elizabeth Jhin através da personagem Gilda, uma cartomante, interpretada pela ótima Jandira Martini transmitiu informações sobre mediunidade, esperança, força, alegria, Gilda é a energia da novela em todas as ocasiões, mesmo nas piores ela sempre tinha uma palavra de otimismo e ajudava a levantar os outros, e também através dela que Daniel consegue transmitir suas mensagens. De uma forma bem humorada, com momentos para refletir a novela passou a mensagem de que a vida continua e todos nós podemos ter esperanças melhores.
No geral “Escrito Nas Estrelas” foi uma boa novela. Seus núcleos foram bem desenvolvidos, todas as personagens tiveram um cuidado da autora, nenhuma estava lá atoa todas tinham uma função, o roteiro tomou muitos cuidados para não deixar buracos pelo caminho, ou seja, coisas sem explicações ou personagens que somem do nada, ou não tem função alguma. Com direção de núcleo de Rogério Gomes a novela mostrou cenas belíssimas principalmente quando Daniel e Seth (Alexandre Rodrigues) faziam seus passeios na Terra nas alturas muito bem elaboradas sem contar as cenas de perseguições no início da trama e agora no capítulo da última terça muito bem dirigidas, sem falar na do acidente que mata Daniel no primeiro capítulo.
Claro que há pontos que se mostraram deficientes e negativos. O plano espiritual montado apesar de ter imagens lindas não mostrou a realidade do outro lado, a parte mais ligada a Terra tinha lagos, árvores e mato, a parte mais ligada a superioridade era envolvida em nuvens e cores fortes, contudo ficou no ar para muitos o que existe realmente do outro lado. Nesses cenários andavam as personagens Athael (Carlos Vereza) e Francisca (Cássia Kiss Magro), ele o espírito superior, e ela mãe de Daniel em momento de elevação. A autora poderia ter focado e ousado mais se mostrasse as descrições que há em livros de cidades, prédios, ruas, escolas e outras construções do plano espiritual, faltou mais audácia nesse núcleo.
Com relação a trama, no início foi bem rápida, mas ao longo da novela muitas coisas demoraram a acontecer, apesar que em todo capítulo algo em algum núcleo acontecia, as tramas principais demoram a ter um desfecho e passar para uma outra fase, contudo a autora não deixou tudo para ser resolvido no último capítulo, desde a semana passada os conflitos tem recebido um cuidado especial para que nem tudo fique para o último minuto. Entretanto a novela poderia ter sido muito mais ágil em certos pontos.
Com relação aos vilões tudo funcionou muito bem. Gilmar (Alexandre Nero) foi o destaque da trama, conseguiu construir uma personagem convincente, astuta, de bom humor, suas conversas sozinho falando alto eram pura comédia com uma boa pitada de maldade, seu desfecho segundo os jornais será engraçado. Agora duas personagens que ficarão marcadas em nossa memória são Sofia (Zezé Polessa) e Beatriz (Débora Falabella) duas vilãs engraçadas, fúteis, mãe e filha que tentaram a novela toda dar golpes para conseguirem dinheiro e nenhum deu certo, se meteram em muitas enrascadas e nos fizeram rir, a química entre as duas atrizes foi perfeita. Parece que acabarão bem. E Carolina Kasting como Judite brilhou com uma personagem obcecada pelo marido Guilherme interpretado por Marcelo Farias que mostrou amadurecimento em sua interpretação. Judite imprimiu cenas onde a obsessão, a fascinação por alguém foi colocada muito bem pela atriz, um show de interpretação, suas maldades contra até os próprios filhos deixavam todos atônitos.
O trio romântico funcionou bem, Ricardo (Humberto Martins) conseguiu uma interpretação equilibrada, segura, sua personagem era difícil, mas o ator soube lidar com todos os detalhes. Viviane/Vitória (Nathalia Dill) deu uma interpretação natural a sua personagem com carisma, emoção em dose certa e firmeza nos momentos certos. Daniel (Jayme Matarazzo) conseguiu colocar emoção, dúvidas, raiva, medo, insegurança, inveja na medida certa, uma boa interpretação, apesar de que Elizabeth Jhin poderia ter usado essa personagem de maneira mais abrangente e explorado todas as nuances dela como espírito. No mais todos se saíram bem, Suzana Faini como Antônia foi excelente em todas as cenas, Carol Castro como Mariana soube levar muito bem uma personagem só do bem e os demais trabalharam com maestria suas interpretações.
Há notícias de que haverá mais duas novelas com temáticas sobre a vida após a morte, espera-se que nessas próximas produções haja mais ousadia e arrisquem mais com relação aos espíritos e o plano espiritual, é um material que pode ser muito bem explorado dentro de uma novela e render ótimas tramas. Que não haja medo de entrar de cabeça na espiritualidade.
“Escrito Nas Estrelas” foi um bom início de noite nesses últimos meses e seu final claro será com o casal protagonista juntos, teve fôlego e para uma novela sua duração foi curta, termina com 143 capítulos, normalmente chega-se aos 180. Coisas do horário de verão, “Araguaia” sua substituta estreia segunda e espera ganhar ibope antes da mudança de horário.

Álbum Alma Espírito!!! (CEU Feitiço da Vila)

Nossa parece que já vimos esses dois em outra história! Gioconda (Maria Creuza) e Juca (Jeferson) em mais uma trambicagem!!! "Rascunhos" - "A Alma da Cartomante" cena 02!

Lúcia - Chaveirinho (Fabiana) e Roberto - Bolota (Mário) mostram as verdades de um casal apaixonado! "Rascunhos" - "A Alma da Cartomante" cena 01!

(Nova Era)
Karin e Kaio (Mário) em momentos de lembranças e melancolia... Quem se salvará??? "As Notas" cena 12!

Karin (Patrícia) e sua revolta contra mãe Isa (Fabiana), Rachel (Adriana) intervém para ajudar a todos!!! Família de primeira... "As Notas" Cena 11!


"Escrito Nas Estrelas" - Abertura - Novela no ar entre abril e setembro de 2010 com 143 capítulos pela Rede Globo às 18 horas.


"Vídeo Arte" - "Escrito Nas Estrelas" Cenas do início da trama - parte 01!


"Vídeo Arte" - "Escrito Nas Estrelas" - Cenas iniciais Parte 02!

2 comentários:

Faby Vilela disse...

Adorei Escrito nas Estrelas, concordo com as colocações do Mario. Mas no geral deixou uma mensagem para refletirmos sobre o que fomos, somos e poderemos ser. Depende somente nós!!!

Jacqueline disse...

Hoy estoy con el alma española, estoy muy feliz por mis amigos y esta hermosa doctrina, amigos y otras encarnaciones de este, los amo mucho, gran beso para todos.