quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ESPÍRITO DA ALMA - O ELEITO!

CENA 01 (Luzes acesas. Um gabinete de político. Mesa, cadeiras, tapete, abajur, ou um palco quase limpo com um cabideiro, um tapete, uma cadeira colocados em cena sem muita preocupação. Entra em cena Alfreu vestido de cueca samba canção, pode ser colorida, camiseta regata branca e pantufas, entra afobado, excitado e feliz. Com um pirulito na boca.)
Alfreu (Delirando de felicidade.) – Teófilo... Teófilo... (Grita ao chamar seu assistente) (Da coxia vem Teófilo calmo sorridente e aproxima-se de Alfreu.)
Teófilo (Ponderado olha para Alfreu sem estranhar suas roupas.) – Pois não Doutor Alfreu?
Alfreu (Indignado.) – Pois não? É isso o que tem a me dizer somente?
Teófilo (Calmo.) – Doutor aconteceu algo que eu ainda não saiba?
Alfreu (Lambendo seu pirulito.) – Claro que aconteceu. Fui eleito homem, ELEITO! Sou o novo presidente deste país.
Teófilo (Um pouco confuso.) – Como assim?
Alfreu (Com o pirulito na boca, bate na testa de Teófilo que não reage.) – Meu caro assistente e coordenador de campanha. Onde estava você quando foi anunciada a contagem final de votos? Ganhei de lavada dos outros concorrentes.
Teófilo – Mas Doutor Alfreu tem certeza disto? Digo como isso é possível se... (Alfreu o interrompe.)
Alfreu – Mas claro que é possível, ganhei, vi meu nome, o número de votos, foi uma noite de adrenalina, mas venci e serei empossado, agora vamos às glórias meu caro assistente e porta voz da presidência, esse será seu cargo, homem de minha inteira confiança.
Teófilo – Não seria melhor conferir esses dados senhor? Acordar realmente para sua realidade, trocar de roupa...
Alfreu – Trocar de roupa? Realidade? Ah faça-me o favor Teófilo caia na real você. Sou o novo presidente, vou governar esse país da minha maneira, serei o melhor estadista do mundo.
Teófilo – Compreendo Doutor Alfreu, digo presidente Alfreu Agrião dos Santos.
Alfreu – Você pode continuar me chamando de Doutor, para os outros eu serei o presidente Alfreu Agrião...
Teófilo – Então precisamos coordenar todo um trabalho, novos ministros, cargos e principalmente o cumprimento das promessas de campanha...
Alfreu (Olha assustado para ele, tira e coloca o pirulito na boca, coça a cabeça, olha de novo para Teófilo e para plateia.) – Promessas de campanha?
Teófilo – Sim Doutor Alfreu, o senhor fez várias promessas ao povo para ganhar confiança e votos e como foi eleito, o povo acreditou e agora basta o presidente cumprir.
Alfreu (Vai à direita.) – Mas eu não me lembro de nenhuma promessa meu caro Teófilo...
Teófilo – Vou apenas citar algumas presidente. O senhor prometeu mais creches para todo o povo, um número grande...
Alfreu (Coça a cabeça e vai à esquerda.) – Não me recordo de ter falado sobre isso, mas podemos implantar uma em cada estado e está resolvido... O povo não sabe contar, qualquer número é número para eles.
Teófilo – Uma em cada estado??? Bem prometeu mais escolas, educação de primeira, melhor saneamento...
Alfreu (Chupa seu pirulito ansioso e vai ao centro boca de cena.) – Escola nós podemos construir umas duas e reformar o restante dá um ar de nova, trocar umas lâmpadas e pronto. Educação a gente muda algumas regras, aumenta ou diminui a carga das escolas, faz concurso para professores e pronto parece que está tudo resolvido. Saneamento, podemos reformar algumas ruas, calçadas, fazer alguns buracos nas casas e está cumprida a promessa...
Teófilo – Mas Doutor Alfreu isso seria repetir tudo que praticamente os outros governos fizeram... E o senhor prometeu ao povo ser diferente...
Alfreu (Se aproxima de Teófilo.) – E quem se lembrará das promessas que eu fiz?
Teófilo – O povo!
Alfreu (Anda de um lado ao outro.) – Ah meu caro Teófilo o povo? Eles nem lembram o que comeram ontem...
Teófilo – Justamente porque a grande maioria não tem o que comer...
Alfreu – E depois o povo é como ovo e galinha, quebra-se fácil e é enganado quando vê já foi papado, não temos que nos preocupar com promessas de campanha. São apenas discursos para depois todos governarem para si próprios e é isso que irei fazer...
Teófilo- Um governo soberano para o senhor.
Alfreu – Sim e para todos que colaboraram na minha vitória, muitos cargos a distribuir, muita verba a ser doada você sabe muito bem para quem, sou o presidente, o dono do país...
Teófilo – Contudo Doutor Alfreu não se esqueça da mídia, ela estará de olho em todas as suas ações...
Alfreu (Dá uma risada cínica, lambe seu pirulito, aproxima-se de Teófilo coloca seu braço direito envolta de seu ombro e olha para o público.) – A mídia sou eu Teófilo, quem comanda jornais, televisões, internet sou eu, o poder sou eu, eles falarão mal de mim, criticarão, mas é só para parecer que há liberdade de imprensa, tudo já programado com a mídia, porque quem comanda sou eu Teófilo!
Teófilo – Quer dizer que todos são comprados e vendidos?
Alfreu – Como se você não soubesse disso. Você mesmo para ser quem é e está no cargo que está, é porque eu comprei e você se vendeu... (Teófilo se desgarra de Alfreu vai para direita e fica de costas para ele.)
Teófilo – Então precisamos comemorar sua vitória meu presidente...
Alfreu (Contente, feliz, balança seu pirulito no ar.) – Sim isso é o mais importante agora. Primeiro você vai contratar os melhores chefes de cozinha para o banquete. Quero todos convidados de traje de gala. Chame o melhor alfaiate. E quero a melhor orquestra e cantores, os que foram contra mim não chame, depois acabamos com a carreira deles. E muita bebida da melhor. Nossa festa de vitória tem que ser divulgada ao mundo.
Teófilo (Vira-se para ele com ar cínico e de raiva.) – Pode deixar será tudo como deseja. E mais alguma coisa?
Alfreu (Dá uma risada meio infantil, meio sádica e se aproxima de Teófilo.) – Claro que quero, quero... Não se esqueça de contratar as melhores garotas para a farra depois da festa, a noite promete e você sabe como sou faminto, e os outros amigos nossos também precisarão uma diversão extra... Ah e não se esqueça de contratar alguns rapazes também afinal há muitos de nós que gostam de outra fruta... (Ri cinicamente.) – Poder e sexo tudo a ver!
Teófilo – Não esquecerei esse detalhe meu presidente!
Alfreu – Isso Teófilo providencie tudo para hoje à noite. E não se esqueça do principal poder e sexo... Agora vou tomar meu banho, despertar melhor e ser presidente eternamente... (Ele coloca seu pirulito na boca e sai de cena pela direita. Teófilo tira do bolso um gravador pequeno ri satisfeito. Entra correndo em cena pela esquerda Justus e vai direto para Teófilo.)
Justus – E então como foi hoje?
Teófilo – Você sempre apostos Justus.
Justus – Com certeza, acha que vou perder a oportunidade de desmascarar esse Alfreu e aí hoje deu certo?
Teófilo – Para nossa sorte deu. (Mostra para ele o gravador.) – Está tudo aqui, detalhe por detalhe de como será o governo do futuro presidente. (Eles riem juntos. Justus pega o gravador da mão de Teófilo satisfeito.)
Justus – Então hoje aconteceu...
Teófilo – Sim nosso megalomaníaco sonhou que foi eleito presidente faltando dois dias para a eleição. Acredita que se elegeu e fez todos os planos de seu governo. Assim como já sonhou que ganhou o prêmio Nobel da Paz e queria porque queria embarcar para Genebra até que caiu na real. Já sonhou que era condecorado SIR pela rainha da Inglaterra e até acordou falando em inglês. (Os dois riem.)
Justus – Teu patrão é louco...
Teófilo – Louco pelo poder, pelo ter e ser o maior em tudo. E isso o leva a tal estágio que acredita que seus sonhos são pura verdade, porém...
Justus - A realidade o chama...
Teófilo – Sim em alguns minutos ele acordará de verdade e tudo será um grande pesadelo de decepção. Só que essa sua megalomania nos fará dar saltos em nossas vidas.
Justus – Com essa reportagem, com tudo gravado sendo transmitido pela mídia, ganharei fama e prêmios, nossa nem posso esperar para divulgar esse material.
Teófilo – Eu serei despedido, agredido por ele por tê-lo traído, mas serei um mártir para o povo e na próxima campanha eu serei um futuro candidato...
Justus – E eu seu assessor político, e que virada de campanha, nosso candidato quase eleito dançará e nós seremos os novos nomes para o futuro.
Teófilo – Política é uma grande teia de aranha, uns são as aranhas e os outros os pobres insetos... Por enquanto somos as aranhas, mas precisamos tomar cuidado para não virarmos mosquitos. Compreendeu Justus?
Justus – Sim pode deixar comigo, esse material vai agora para o mundo e o nosso pequeno inseto será devorado pelas aranhas. (Eles riem. E da coxia vem um berro de demência. )
Teófilo (Agitado.) – Corre, Justus, vai fazer seu trabalho, nosso louco caiu na real...
Justus – Pode deixar esse mosquito não tem mais como fugir das garras da caranguejeira. (Ele sai pela esquerda.) (Da direita vem Alfreu enrolado em um roupão de banho desesperado, quase chorando. Corre em direção a Teófilo.)
Alfreu (Desesperado.) – É tudo mentira, um sonho Teófilo, não é?
Teófilo (Balança a cabeça positivamente.) – Sim Doutor Alfreu ainda faltam dois dias para a eleição... E o senhor é o terceiro nas pesquisas...
Alfreu – Mas essas pesquisas são plantadas, falsas, eu serei o presidente, não serei Teófilo? (Ele se aconchega no colo de Teófilo que se senta no chão e o coloca em seu colo como se fosse uma criança desprotegida.)
Teófilo – Será sim doutor.
Alfreu – Eu governarei como eu quero esse país não é?
Teófilo – Sim futuro presidente. (Ele nina Alfreu como se ele fosse dormir.)
Alfreu – Vou dominar o mundo não vou Teófilo?
Teófilo – Irá, irá sim...
Alfreu – O poder é meu, poder, muito sexo, muito poder. (Ele se aconchega mais no colo de Teófilo e passa chupar o dedão da mão. Teófilo sussurra uma canção de ninar. As luzes vão escurecendo até apagarem.)

FIM

Álbum Alma Espírito!!!
Roberto - Bolota implora a volta de Chaveirinho... Será que ela volta??? "Rascunhos" "A Alma da Cartomante" - cena 08 - CEU Feitiço da Vila - 21/09/2010!
O além se manisfesta e deixa todos embasbacados... "Rascunhos" - "A Alma da Cartomante" cena 07 - CEU Feitiço da Vila - 21/09/2010!

Fim do poder, a morte busca e não há saída... "As Notas " cena 22 - Nova Era - 19/09/2010!

A confusão está armada, a família despenca!!! "As Notas" cena 19 - Nova Era - 19/09/2010!


"Vídeo Arte" - "As Notas" - Cena 14 - Recanto de Interlagos - 25/09/2010!


"Vídeo Arte" - "As Notas" - Cenas 15 e 16 - Recanto de Interlagos - 25/09/2010!

3 comentários:

Jeferson disse...

Mais o que aconteceu com a vovo Ceci, pq ela não ganhou???

Marlene disse...

Lobão: O Eleito

Ele é esperto e persistente
Acha que nasceu pra ser respeitado
Ele é incerto e reticente
Acha que nasceu pra ser venerado
O palácio é o refúgio mais que perfeito
Para os seus desejos mais que secretos
Lá ele se imagina o eleito
Sem nenhuma eleição por perto
Ele é o esperto, ele é o perfeito
Ele é o que dá certo, ele se acha o eleito
Seus ternos são bem cortados
Seus versos são mal escritos
Seus gestos são mal estudados
A sua pose é militarista
Ele se acha o intocável
Senhor de todas as cadeiras
Derruba tudo pra ficar estável
Ele não está aí para brincadeira
E o tempo passa quase parado
E eu aqui sem a menor paciência
Contando as horas como se fossem trocados
Como se fossem contas de uma penitência
E tudo parece estar errado
Mas nesse caso o erro deu certo
Foi o que ele disse a o pé do rádio
Com a honestidade pelo avesso

Marlene disse...

No final, a busca é sempre por sexo e poder....digo pela esquete descrita, claro...será?