quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ESPÍRITO DA ALMA - A SENHA

CENA 01 ( Palco sem cenário. Luzes acesas. Pode haver uma arara com roupas ou um baú com figurinos dentro. Entra Wilma correndo meio desesperada sem saber bem para onde ir. Vestida com um terninho feminino e com uma bolsa tira colo no ombro esquerdo. Tudo cor de rosa light. Ela corre para a boca de cena agitada.)
Wilma – Nossa perdi o horário e agora será que chego na entrevista? (Dona Nora mãe de Wilma fala em off da coxia, só a voz.)
Dona Nora (Off) - Eu falei para colocar o despertador Wilma agora vai perder o emprego...
Wilma – Ah Dona Nora eu sempre acordo sem o relógio, mas hoje não deu.
Dona Nora (Off) – Sempre teimosa assim vai longe Wilma...
Wilma – Ah mãe...
Dona Nora (off) – Ah filha... (Wilma faz um gesto de nem tô aí e sai de cena rapidamente. Alguns segundos depois volta.)
Wilma – Que droga! Fui lá atoa. Não gostei da cara da gerente. Nossa que lugar estranho, escuro. Um calor, uma empresa daquela e sem ar condicionado. Que horror! Melhor seria o inferno. (Ela começa a tirar sua roupa e coloca algo mais casual.)
Dona Nora (Off) – Já chegou? Quer almoçar?
Wilma – Não mãe me deixa em paz. (Ela deita no chão como se fosse uma cama, olha para o teto.) – Droga nada dá certo na minha vida. Que emprego chulé. Melhor ficar em casa. Será?
Seu Pedro (Off) – Oh Wilma minha filha não vai comer nada?
Wilma (Senta na cama e bufa.) – Não pai, deixa quieto.
Seu Pedro (Off) – Vai emagrecer demais, vai ficar igual uma tripa.
Wilma (Ela olha para o corpo. Fica em pé se olha inteira vai à direita e olha como se houvesse um espelho.) – Nossa preciso me cuidar olha esses pneuzinhos... Não vou comer mais carne de nenhum jeito, nem massa, só vegetais. (Ela anda de um lado para o outro.) – Preciso fazer algo... Já sei vou para a internet. (Ela senta na cama finge que pega o laptop e começa a teclar.)
Wilma – Ah essas salas de bate papo são chatas. Ninguém interessante. Uns babacas. Hum esse parece interessante. (Começam a conversar em voz alta o outro em off)
Carlão (Off) – Então tá afim de quê?
Wilma – De namorar e você?
Carlão (Off) – Conhecer alguém legal para algo.
Wilma – Quer tipo de algo?
Carlão (Off) – Sei lá. O que pintar. Você parece interessante...
Wilma – Você também... Faz o que da vida?
Carlão (Off) – Sou taxista e você?
Wilma (Pensa em voz alta) – Taxista??? Ixi!... Eu? Sou desempregada no momento.
Carlão (Off) – Aposto que daria uma ótima dona de casa.
Wilma – Eu cozinho muito bem...
Carlão (Off) – Vamos nos conhecer?
Wilma – Podemos... (Ela fecha o laptop. Corre para o baú ou arara e troca de roupa, arruma o cabelo, coloca sapatos, pega uma bolsa. Olha no espelho à direita e sai de cena. Depois de algum tempo ela volta para cena anda devagar cara triste e caminha até a boca de cena.)
Wilma – Não acredito mais em ninguém, não quero saber de mais ninguém. Todo mundo mente, não presta, homens melhor afogá-los.
Dona Nora (Off) – O que foi filha?
Wilma – Terminei o namoro...
Dona Nora (Off) – Por que filha? O Carlão era muito gentil comigo...
Wilma – Com a senhora né mãe. Comigo um troglodita, não fazia nada do que eu queria. Se vestia do jeito dele, se eu pedisse para mudar algo não fazia. Comia o que eu não gostava. Via os filmes que não gosto. Não lia um livro, só gostava de vídeo game e corrida. Eu não gosto de ficar que nem retardada jogando com botãozinhos. Cansei prefiro ficar sozinha do que ter um trambolho na vida.
Dona Nora (Off) – Você é muito exigente...
Wilma – Exigente? Agüentei seis meses de namoro é o suficiente. E vou pedir demissão do emprego.
Seu Pedro (Off) – Por que menina? O Carlão deu a maior força para conseguir o trabalho para você.
Wilma – Por isso mesmo seu Pedro. Não quero ficar devendo nenhum tipo de favor. Não vou ficar trabalhando para alguém que é amigo do meu ex-namorado. Vai virar fofoca.
Seu Pedro (Off) – Wilma, Wilma deixa de ser tão melindrosa.
Wilma (Começa a tirar sua roupa e colocar outra.) – Eu melindrosa?? Não sou não pai e me deixem em paz agora. (Ela coloca um pijama e fica sentada de cara amarrada por algum tempo.) (Senta de várias formas. Deita e fica rolando sem dormir. Ela levanta e vai até o espelho à direita.)
Wilma (Olha para o espelho.) – E se eu fosse uma dançarina??? (Ela dança alguns passos.) – Não tenho jeito para isso. (E se eu cantasse. Ela canta algo.) – Não, sou horrível. (Ela volta para cama.) – Só a cama me entende. Já sei vou ligar pro Beto. (Som de telefone tocando. Beto atende em off.)
Beto (Off) – Alô?
Wilma – Oi Beto é eu...
Beto – Eu quem??
Wilma – Nossa, mas não conhece mais puxa vida é assim que somos guardados no coração dos amigos.
Beto (Off) – Ah Wilma e aí como vai?
Wilma – Levando...
Beto (Off) – Para onde???
Wilma – Engraçadinho... Ai Beto tô tão arrasada. Nada dá certo na minha vida. Sem namorado, sem emprego, fico aqui em casa na cama olhando o teto, queria fazer algo, mas não sei o quê.
Beto (Off) – Volta a estudar seria legal.
Wilma – Para quê? Agora? Ah não, do que vai me adiantar estudar ninguém vai querer uma velha para trabalhar...
Beto (off) – Que nada Wilma é só ter coragem. Não tem idade para estudar.
Wilma – Ah não vou agüentar aquele bando de professores chatos, e depois deve tá cheio de patricinha, mauricinho...
Beto (Off) – Então um bom local, além de conhecimento quem sabe não arruma alguém...
Wilma – Deus me livre, tô fora! Não quero ninguém de cueca na minha vida...
Beto (Off) – Então fica assim como está que você parece feliz. Vou desligar, vou sair com os amigos. Quer vir junto?
Wilma – Ah não, tem uns amigos seus que não vou com a cara e nem eles com a minha...
Beto (Off) – Você quem sabe... Só não ligar para essa bobagem. Tchau!
Wilma – Nem amigos eu tenho. Ninguém gosta de mim. Não sirvo para nada, meus pais pensam que sou uma encostada... Vou procurar uma religião, quem sabe eu não encontre algo... (Ela levanta e troca de roupa. Corre até a boca de cena e presta bem atenção como se estivesse ouvindo alguém.)
Padre (Off) – Irmãos sejamos caridosos com a igreja...
Wilma – Caridosos com a Igreja!? Sei tudo vai é pro bolso desse padreco, olha a cara dele de safado... (Ela vai à esquerda para e ouve.)
Pastor (Off) – Temos que livrar nosso corpo do demônio que nos arrasta aos vícios do sexo, da bebida, libertai- nos Deus das garras do inferno...
Wilma – Esse pastor não para de olhar para minhas pernas, sei que tipo de demônio ele é... (Ela vai à direita para e ouve.)
Palestrante (Off) – Tudo o que nos ocorre é geralmente decorrente de nossas vidas passadas e precisamos superar a culpa...
Wilma – Vidas passadas? Culpa? Nossa que propaganda enganosa então fiz mal em outras vidas?? Esse aí deve ser o salvador de almas... Coitado... Não me engana todo arrumadinho assim deve aprontar muito na vida passada, presente e futura... (Ela volta para sua casa no centro do palco e troca de roupa de novo.)
Dona Nora (Off) – Wilma não vai sair do quarto?
Wilma – Para quê???
Seu Pedro (Off) – Wilma seu amigo está chamando...
Wilma – Diz a ele que eu morri... (Ela deita.) – Para que viver? Ninguém faz nada do que eu quero. Namorados só agem da maneira deles... Trabalho não há um que preste, lugares ruins, pessoas arrogantes, melindrosas... Ninguém deixa fazer o que eu quero...
Voz (Off) – E o que você quer fazer???
Wilma (Levanta assustada.) - Quem é agora?
Voz (Off) – Um amigo... Então me diga o que quer fazer?
Wilma (Fica em pé.) – Eu? Ah um emprego bom que eu ganhe muito e que não haja pessoas chatas, um namorado que faça tudo o que eu quero uma religião onde eu tenha todas as respostas e que me dê tudo pronto, parentes melhores, porque tem uns que meu Deus que terror...
Voz (off) – Não quer mais nada???
Wilma – Um corpo melhor. Podia ser mais bonita, apesar de me achar um pedaço de mulher. Mas tô sozinha... Todos os homens são uns chatos... Amigos conto nos dedos... Meus pais tolero, mas queria um canto meu, mas sem dinheiro, não sei o que quero mais, a vida é chata, sem nada a oferecer... Não sei o que eu quero... (Corre para a arara ou baú tira ou joga todas as roupas pro alto, no chão.) – roupas, carro, comida, religião, pessoas, (Fala isso andando para vários lados.) – vida, não sei, vida, tudo errado, eu errada? Não! Os outros estão errados... Tudo é errado, menos eu, eu sei o que é certo, eu tenho a certeza...
Voz (Off) – Você perdeu algo nesta vida....
Wilma (Para no meio do palco.) – Perdi? Mas o quê? Não perdi, acho que nunca tive, ninguém me deu oportunidades... O que eu perdi? Tudo....???
Voz (Off) – A senha da vida...
Wilma – A senha da vida??? A senha... (Ela aos poucos se ajoelha no meio do palco vai se encolhendo.) – A senha da vida... A senha... (Se fecha como feto) – A senha... Onde pego?? A senha...

FIM


Nossa Cia promove uma Oficina de teatro nos dias 11, 18 e 25 de setembro aos sábados das 13 às 16 horas! Com jogos teatrais, exercícios, noções de palco. Valor 50 reais, esse valor poderá ser parcelado em duas vezes, uma na inscrição e outra no final da oficina! Venha descobrir a arte! Participem!!!

Álbum Alma Espírito!!!



Thiago na sua interpretação, humor afiado, agitação louca, vamos conter esse furacão... "Nós Somos Encantados" Teatro, televisão, novelas, programas de auditório, tem de tudo e muito mais... Aguardem!!!

Alexandre tenta desenvolver sua personagem... Faz força, torce o corpo, ela sai ou não sai... Suspense... "Nós Somos Encantados" Tem de tudo, humor, drama, jornalismo, entrevistas, presente e passado, aguardem!!!


"Vídeo Arte" - Katherine Jenkins -"Angel" - Anjo - Somos anjos??? Temos anjos ao nosso lado?? Quem são??? Anjo, Anjos um dia seremos???

5 comentários:

Faby Vilela disse...

A senha da Vida, onde pegar??? Dentro de cada um de nós existe a centelha da vida, cabe a cada encontrá-la. A vida é para ser vivida com os outros e não só para nós. A flexibilidade, a força de vontade, a fé, amor próprio, o amor ao próximo, devem ser cultivados a todo instante. Vida...Vida...Vida...Acredite nela, acredite em você.

Thiago Mota disse...

Mario ,
Eu queria fazer um pedido para uma musica pro blog ....
http://www.youtube.com/watch?v=a_YR4dKArgo
Vo ficar bem happy se voce por ...
BjaOO
=D

Jeferson disse...

Eu sou um anjo, minha mãe sempre me dizia isso.

Jeferson disse...

Ja colcoou esse video aqui mas, queria ver de novo.

http://www.youtube.com/watch?v=_U9BSpdDH_c&feature=related

Marlene disse...

Hoje é o Dia do Ano Novo Judaico. Felicito a toda comunidade judaica de São Paulo, do Brasil e do mundo, neste dia.

"Que seja a Tua vontade renovar para TODOS um ano bom e doce”

Que o ano que se inicia seja abençoado, que traga paz, saúde e alegria para todos! Shaná Tová!

Atah haahavah sheli.
Ani ohevet otcha.
Shalom!