quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ALMA CULTURA - COM OLHAR NO SER HUMANO!

Ernesto Piccolo
Diretor estreia as peças 'Igual a Você' e 'Na Casa dos 40' no Rio

É raro encontrar pessoas que se emocionam ao falar sobre seu trabalho, mas Ernesto Piccolo é uma delas. É bonito ver os olhos marejados do ator e diretor quando recorda o início de sua carreira e fala com paixão e entusiasmo sobre teatro. Talvez este envolvimento explique o fato de assinar a direção de cinco peças em cartaz, “Igual a Você”, “Na Casa dos 40” – que acabaram de estrear –, “Mais uma vez amor” (exibida recentemente na Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis - Fita), “Doidas e Santas” e “A História de Nós Dois”, além de acumular mais três projetos para o ano que vem: “O Pacto das Três Senhoras”, “Pamonha e Panaca” e “O Circo Chegou”, espetáculo com crianças da ONG Palco Social. Para dar conta do recado, Neco, como é chamado pelos amigos, trabalha das 9 da manhã à meia-noite e dirige três montagens por dia.


Como entrou para o teatro?
Comecei com 12 anos no Tablado. Quando subi no palco minha vida mudou, costumo dizer que ela saiu do PB para virar colorida. Essa descoberta provocou um certo desespero no meu pai, que achou que seria algo passageiro. Com 18 anos, fiz uma a peça, “Nossa Cidade”, onde eu era o narrador. No final da apresentação, a Janete Clair me chamou para fazer a novela “O Jogo da Vida”, meu primeiro trabalho na TV. Quando tinha uns 23, fui dar aula e como diretor percebi como conduzia os atores para fazerem aquilo que eu estava pensando. Adoro trabalhar com atores e os respeito muito. São 36 anos de muita batalha, já vivi muita coisa. Cada vez me apaixono mais, descubro coisas novas e estimulantes.



Como é sua rotina diária?
Ensaio dois ou três espetáculos na mesma época, é como se a cada turno do dia eu fosse brincar de alguma coisa. Sempre busco textos de autores contemporâneos que tenham uma certa esperança no fim, que não denigram a imagem do ser humano ou a sociedade e que faça as pessoas refletirem sobre a vida de uma maneira otimista. Sou um crente no ser humano, acho que as pessoas valem a pena.


Fale um pouco das novas peças.
Susana Abranches me chamou pra dirigir um texto dela, “Na casa dos 40”, que é um jogo cênico e traz histórias de quatro personagens. No chão do palco tem um tabuleiro no qual os atores são representados por quatro peões de cores diferentes e disputam para ver quem chega primeiro ao final da trilha. Ao jogar os dados, os atores vão se movimentando no tabuleiro e revelando ao público a história dos personagens pouco a pouco. São 40 cenas ensaiadas, todas sem ordem cronológica. Cada dia um ator vence, cada apresentação é uma peça diferente. Já “Igual a Você” foi um processo difícil, experimentamos todas as maneiras de fazer esta peça. Meus atores são completamente alucinados e talentosos, acho que o tema do espetáculo deu uma mexida com a loucura de cada um. A Camila Morgado foi meu presente de 2010.

Como vê o sucesso das peças mais antigas?
Peças como “A História de Nós Dois” ficam muito em tempo em cartaz porque quando a gente fala com o coração, tocamos o público, as pessoas se identificam. O elenco é maravilhoso e nos dedicamos muito a este trabalho. Já “Doidas e Santas” é uma peça que eu e Cissa Guimarães queríamos muito fazer, brincávamos que era a nossa filhinha. Neste momento da vida dela, o teatro é o único lugar que sei que Cissa vai e tem um alento no coração. Ela é muito querida, recebe o carinho e a solidariedade de todos onde quer que vá. No Festival de Angra (FITA), a peça foi vista por 1700 pessoas, foi o recorde de público do festival. E “Mais uma Vez Amor” tem uma profissional exemplar, que é a Deborah Secco. Nunca cheguei um dia no teatro sem que ela já estivesse com o texto pronto.


Tem novos projetos para o ano que vem?
Vou estrear “Pamonha e Panaca” em São Paulo, com Cristina Pereira e Ricardo Blat no elenco. E vou dirigir ainda “O Pacto das três senhoras”, que estou tentando convencer a Rosamaria Murtinho a fazer parte. As outras duas atrizes são Laura Cardoso e a Camila Amado. Em março, vamos estrear a nova peça com o elenco infantil do Palco Social, chamada “O Circo Chegou”.


Como é seu trabalho com o Palco Social?
A ONG existe há quase 17 anos e é fundamental na minha vida. Não ganho nada, trabalho para caramba, mas recebo coisas que dinheiro nenhum do mundo vai me pagar. Lá, eu e o Rogério Blat pregamos a igualdade, a amizade, o respeito, a solidariedade e a comunhão. Isso é o teatro na sua essência, é um estímulo na minha alma.
Fonte:
www.agentesevenoteatro.com.br

Essa entrevista nos dá mais vontade de continuar dentro do teatro por ainda haver seres humanos como Ernesto que fazem por amor a profissão. Concordo plenamente quando ele diz que devemos valorizar textos que mostram otimismo na vida, nas pessoas, tenham algo a dizer a plateia e façam-na refletir sobre a vida de modo geral. Nossa Cia monta textos sempre a favor do se humano, mostra os conflitos, as personalidades e que ao final sempre tem uma saída para tudo o que vivemos, acreditamos na alegria, no humor para viver sempre de bem conosco e com todos. O teatro tem que estimular a vida, a alegria, o humor mesmo nos momentos mais difíceis, o teatro celebra a vida, e nós atores, diretores devemos fazer do palco um altar a vida eterna com muita loucura, alegria e deixar claro que vale muito a pena viver a vida que vivemos e que todos têm condições de melhorar em todos os aspectos. O palco é nosso discurso a favor do homem e da vida!!!

Álbum Alma Espírito!!!

Show de cantores famosos... Sabem quem é essa??? Só em "Nós Somos Encantados" dia 6 de novembro!! A TV no teatro ou o teatro na TV

E na inauguração da TV Tupi teve ballet especial e vocês nem sabem como é especial... Vejam "Nós Somos Encantados" a partir de 6 de novembro!!!! A TV no teatro ou o teatro na TV!





"Vídeo Arte" - Festival TV Tupi - "Antônio Maria" - TV Tupi - 1968 - Geraldo Vietri autor da novela conta um pouco da história dessa produção da Tupi onde não havia dinheiro para a sua produção!





"Vídeo Arte" - Christmas Festival - Christmas Light 2009! Natal no ar. As luzes começam a aparecer!!!

Nenhum comentário: