sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ESPÍRITO EM CENA - ATOR E DISCIPLINA!

No nosso último ensaio focalizamos muito as personagens principalmente as que todos gostam mais de representar. Na verdade o ator precisa gostar de todas as suas personagens para que possa representar bem, ele precisa lembrar que a personagem não é ele, é uma outra personalidade que tem vida, ação própria e que como ator terá que estudar essa personalidade, pesquisar sua psicologia, físico, criar sua história além do que há no texto, aprofundar na sua personagem, criar empatia, afinidade, trabalhar algum preconceito que tenha sobre a personalidade ou atitudes para que possa ser real no palco. Caso contrário se o ator continuar com preconceitos, julgar as atitudes de sua personagem, fará uma atuação falsa, sem sentimento e tudo será mecânico. Não importa o que ela é, faça, pense no momento do espetáculo o ator tem que ser ela sem barreiras, sem frescura, é se entregar totalmente ao papel e deixar fluir.
E mesmo sendo a personagem mais fácil para eles, ainda assim tiveram problemas em sua interpretação, falta construírem melhor alguns pontos necessários para que a atuação fique mais leve, mais convincente.
Passamos a peça inteira, levamos umas duas hora e meia para isso. Mas o texto ainda não está na ponta da língua, falta concentração, disciplina, trabalho em equipe, afinar um elenco é muito complicado, não é de uma hora para outra que tudo fica no mesmo compasso, no mesmo tom. E eu falei muito para todos que como iremos ficar praticamente o maior tempo da apresentação no palco, inclusive com trocas de roupas, cenário, precisamos estar em silêncio, com atenção em todos os movimentos de quem está em cena para ajudá-los em troca de figurino, prestar atenção quem entra e sai de cena, ou seja, na verdade serão duas apresentações acontecendo ao mesmo tempo, a dos atores para o público e dos atores fora de cena, contudo no palco ao fundo do teatro com figurinos, acessórios, música, precisamos de muita, mas muita concentração ou então algo pode dançar e será um desastre.
E como é difícil todos ficarem quietos com atenção nos atores em cena, sempre há um zum-zum-zum, alguém fala, um barulho e esquecem de ter respeito pelos que estão em cena, nossa como o ser humano não consegue se autodisciplinar, precisa sempre de alguém para chamar atenção, além de diretor preciso sempre pedir silêncio o que deveria ser natural de ator para com ator no momento das cenas de cada um, quem está fora, em silêncio quieto, celulares desligados, concentração total no que ocorre, para conseguir disciplina é uma batalha todos os ensaios, por que será? Será que em todas as Cias de teatro acontece isso? E especificamente em nossa peça atual a concentração é primordial para que tudo saia corretamente. Talvez tudo isso faça parte de um movimento de trabalho, porém está na hora de todos começarem a trabalhar essa inquietude interior que acaba por exteriorizar-se nos momentos inadequados.
Não estou dando uma bronca apenas relato aqui o que acontece em nossos ensaios, e talvez em outros grupos e Cias a situação seja a mesma. Lidar com o ser humano não é fácil, aliás, eu não sou fácil como ser humano, e nem ninguém é, e o teatro tem como uma de suas bases justamente colocar-nos em situações tais que aprendamos a lidar com todos os tipos de pessoas e conosco mesmo e sempre pensar que tudo pode melhorar muito e assim eu espero que eu melhore e todo elenco também. Afinal todo esse trabalho é para o público e para nós também e nesse contexto é necessária a nossa evolução como seres humanos, como atores, como sociedade, afinal somos figuras públicas, agimos e atuamos para muitos e nossos exemplos ficam por onde passamos. Precisamos refletir sobre isso, nosso papel no teatro e em geral na vida, o que estamos deixando como marca? Algo nosso sempre fica, o quê?

SOM & FÚRIA!!!

Álbum Alma Espírito!!!


Aqui quem é Luciana? A cigana? A freira? A rumbeira? A herdeira? Quantas vidas em uma só... Ela enlouquecerá??? Saibam vendo "Nós Somos Encantados" em novembro!
As transformações serão radicais, muitos nem irão se reconhecer, quem sou eu?? As personalidades estarão afloradas... "Nós Somos Encantados" em novembro.


"Vídeo Arte" - Festival TV Tupi - "Beto Rockfeller" - Novela que foi ar entre 1968 e 1969 com Luiz Gustavo e Bete Mendes!


"Vídeo Arte" - Chris Brown - "Yeah 3X" - Três Vezes Sim - Quando falamos sim? Quantas vezes? Sim para quê?

Nenhum comentário: