quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ESPÍRITO DA ALMA - ALMA FAMINTA!

Citações
William Shakespeare

— Devemos aceitar o que é impossível deixar de acontecer.

— Até mesmo a bondade, se em demasia, morre do próprio excesso.

— O cansaço ronca em cima de uma pedra, enquanto a indolência acha duro o melhor travesseiro.

— Vazias as veias, nosso sangue se arrefece, indispostos ficamos desde cedo, incapazes de dar e de perdoar. Mas quando enchemos os canais e as calhas de nosso sangue com comida e vinho, fica a alma muito mais maleável do que durante esses jejuns de padre.

— Ninguém poderá jamais aperfeiçoar-se, se não tiver o mundo como mestre. A experiência se adquire na prática.

— Se o ano todo fosse de feriados, o lazer, como o trabalho, entediaria.

— Ventre grande é sinal de espírito oco; quando a gordura é muita, o senso é pouco.

— Que é o homem, se sua máxima ocupação e o bem maior não passam de comer e dormir?

— Do jeito que o mundo anda, ser honesto é (igual) a ser escolhido entre dez mil.

— Hóspede oferecido (...) só é bem-vindo quando se despede.

— Um homem inteligente pode transformar-se num joão-bobo, quando não sabe valer-se de seus recursos naturais.

— Quem não sabe mandar deve aprender a ser mandado.

— A mulher que não sabe pôr a culpa no marido por suas próprias faltas, não deve amamentar o filho, na certeza de criar um palerma.

— As coisas mais mesquinhas enchem de orgulho os indivíduos baixos.

— Ninguém pode calcular a potência venenosa de uma palavra má num peito amante.— Sábio é o pai que conhece seu próprio filho.

— Tem ventura fugaz, sempre periga, quem se fia em rapaz ou rapariga.

— Ser ou não ser... eis a questão.

— É estranho que, sem ser forçado, saia alguém em busca de trabalho.

—As mais belas jóias, sem defeito, com o uso o encanto perdem.

— O bom vinho é um camarada bondoso e de confiança, quando tomado com sabedoria.

— Nunca poderá ser ofensivo aquilo que a simplicidade e o zelo ditam.

Aos que vierem depois de nós
Bertolt Brecht(Tradução de Manuel Bandeira)

Realmente, vivemos muito sombrios! A inocência é loucura. Uma fronte sem rugas denota insensibilidade. Aquele que ria inda não recebeu a terrível notícia que está para chegar.

Que tempos são estes, em que é quase um delito falar de coisas inocentes.Pois implica silenciar tantos horrores! Esse que cruza tranqüilamente a rua não poderá jamais ser encontrado pelos amigos que precisam de ajuda?

É certo: ganho o meu pão ainda, mas acreditai-me: é pura casualidade.Nada do que faço justifica que eu possa comer até fartar-me.Por enquanto as coisas me correm bem(se a sorte me abandonar estou perdido).E dizem-me: "Bebe, come! Alegra-te, pois tens o quê!"

Mas como posso comer e beber, se ao faminto arrebato o que como, se o copo de água falta ao sedento? E todavia continuo comendo e bebendo.

Também gostaria de ser um sábio. Os livros antigos nos falam da sabedoria:é quedar-se afastado das lutas do mundo e, sem temores, deixar correr o breve tempo. Mas evitar a violência, retribuir o mal com o bem, não satisfazer os desejos, antes esquecê-los é o que chamam sabedoria. E eu não posso fazê-lo. Realmente, vivemos tempos sombrios.

Para as cidades vim em tempos de desordem, quando reinava a fome. Misturei-me aos homens em tempos turbulentos e indignei-me com eles.

Assim passou o tempo que me foi concedido na terra. Comi o meu pão em meio às batalhas. Deitei-me para dormir entre os assassinos. Do amor me ocupei descuidadamente e não tive paciência com a Natureza. Assim passou o tempo que me foi concedido na terra.

No meu tempo as ruas conduziam aos atoleiros. A palavra traiu-me ante o verdugo. Era muito pouco o que eu podia. Mas os governantes se sentiam, sem mim, mais seguros, — espero. Assim passou o tempo que me foi concedido na terra.

As forças eram escassas. E a meta achava-se muito distante. Pude divisá-la claramente, ainda quando parecia, para mim, inatingível. Assim passou o tempo que me foi concedido na terra.

Vós, que surgireis da maré em que perecemos, lembrai-vos também, quando falardes das nossas fraquezas, lembrai-vos dos tempos sombrios de que pudestes escapar.

Íamos, com efeito, mudando mais freqüentemente de país do que de sapatos, através das lutas de classes, desesperados, quando havia só injustiça e nenhuma indignação.

E, contudo, sabemos que também o ódio contra a baixeza endurece a voz. Ah, os que quisemos preparar terreno para a bondade não pudemos ser bons. Vós, porém, quando chegar o momento em que o homem seja bom para o homem, lembrai-vos de nós com indulgência.



Álbum Alma Espírito!!!

O prazer da vingança! Fria, quente, morna, torrada... "As Notas" no Recanto de Interlagos em 25/09/2010!

Abraço de urso?? Hum... De despedida? De interesse? Abraços... "As Notas" no Recanto de Interlagos em 25/09/2010!

Catando os cacos, os pedaços... De quem??? Do quê? "As Notas" no Recanto de Interlagos em 25/09/2010!

Uma realidade entre o passado e o presente! Afinal o que é real? "As Notas" no Recanto de Interlagos em 25/09/2010!




"Vídeo Arte" - Festival TV Tupi - "Os Melhores da Semana" da Tupi do Rio de Janeiro canal 6!


"Vídeo Arte" - Bon Jovi - "It´s My Life" - Isto é minha vida - Qual é minha vida? A sua? A nossa? Qual vida?

3 comentários:

Bruno Cavalcanti disse...

Não sei pq, mas não acho essa uma das melhores traduções dese texto, nem uma das melhores do Bandeira. Gosto muito de uma tradução feita há uns anos atrás pelo Ferreira Gullar.

Pipou, não esqueçam de seguir o nosso tuiter: @almaeespirito

Jacqueline disse...

Buenas noches!!!
Toda vez que ouço esta música, lembro de uma menina muito linda, dançando, e isto gravou, agora ela já e adolescente, mas, na minha memória sempre será aquela pequena que amava o Bon Jovi.
Minha vida es cheia de altos e baixos, alegrias tristezas, superações e surpresas, aprendo todos os dias, e sabem a maior? Amo isto, amo minha vida e tudo o que vem com ela.
besos

Marlene disse...

Não sei, penso que a vida que tenho é a que mereço, não é boa nem ruim, não é melhor e nem pior, pois que não a comparo com a de ninguém. Ela é simplesmente a vida que consegui viver, com as coisas que pude aprender e apreender sempre de acordo com as minhas condições e capacidades internas e externas e, principalmente, de acordo minha necessidade. Foi o que pude fazer, simples assim...
A vida me deu muitas oportunidades de desistir, mas segui...com isso, descobri um ser rico em superação e persistência. Assim é a minha vida, cheia de aprendizado, desafios e muitas alegrias.
"Só por hoje".

Amo vc Jacq, aprecio muito fazer parte de sua vida.
Bjs