segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CRÔNICA DA ALMA - PALCOS PELA CIDADE!

Os teatros localizados em bairros geralmente gerenciados pela prefeitura estão em reformas uns, outros fechados e alguns totalmente remodelados e prontos para uso. Contudo eles ainda não estão sendo ocupados como deviam. Hoje as Cias de teatro e grupos têm dificuldades para conseguir um local para desenvolver seus projetos.
Todos os teatros distritais estão em fase de mudanças, recebem novos equipamentos, novos palcos, estruturas melhores, contudo parece que ainda não se pensou em pessoas, quem vai cuidar desses locais?
Tem que haver uma conscientização de todos para que haja um trabalho com a comunidade em geral para que esses teatros possam ser um polo de cultura e desenvolvimento de artes em todos os sentidos que abrangesse a todos que se interessassem.
Aliás, muitos dizem que as pessoas não se interessam por artes ou no nosso caso teatro, mas a verdade é que se os órgãos competentes fizessem o que é necessário, muitos estariam nas portas dos teatros para buscar cultura e conhecimento.
As Cias. De teatro lutam muito para conseguir um espaço, um fomento para poder mostrar seu trabalho e tentar desenvolver algo com toda comunidade. O teatro tem condições de abrir campos para muitos, não só no campo da interpretação, mas também nas partes técnicas tão necessárias as produções de teatro, como cenógrafos, iluminadores, contraregras e outros.
Tudo nesse setor de artes é meio fechado, há parece uma panelinha, segredos, não há uma abertura para novatos, iniciantes, para esses tudo é muito precário, tem que cavar muito para conseguir conquistas, raramente alguém se presta a ajudar os que querem um espaço para trabalhar, tudo é muito suado.
No entanto isso é muito bom, suar para conquistar, acaba por se dar mais valor as conquistas. Abrir cada canto, cada momento, descobrir tudo sozinhos, aprender na raça, isso faz com que os grupos e Cias tenham força e energia para agüentar qualquer coisa que vier de encontro pela vida das artes.
Contudo sempre uma ajudinha é boa, afinal nem tudo se consegue sozinho, sempre há a necessidade de unir forças com alguém, saber dividir conhecimento, capacidade, histórias, se os objetivos estão corretos, e também uma coisa importante é que cada um tenha seu objetivo diferenciado, com personalidade, mas também saiba ajudar um ao outro sem preconceitos e sem competição, se todos unidos voltarem suas forças para desenvolver o ser humano no todo, cada um terá seu espaço sem brigas ou entraves, as coisas acontecerão naturalmente.
O teatro é uma comunidade, uma sociedade, ele tem como dever mexer, provocar, ensinar, demonstrar como a vida pode ser muito diferente da nossa, como muitas coisas são e nem percebemos, ele abre cortinas que deixamos fechadas às vezes por medo ou por acomodação, contudo o teatro é transformador da sociedade, da pessoa, da alma!
Que os órgão competentes possam pensar com mais carinho nesses teatros e como poder fazê-los vivos para os atores e para a comunidade em geral, movimentar toda uma célula de criação que está latente a esperar apenas uma oportunidade.
E nós artistas façamos nossa parte com vontade e muita imaginação para instigar a sociedade a sair do seu casulo e dar as caras na vida do palco e ir muito além...



Álbum Alma Espírito!!!
Tudo acontece em um ensaio! Nem queiram saber... Nada é o que parece!

Ensaio de "Nós Somos Encantados" em ritmo de dança!!! Será que vai sair???



"Vídeo Arte" - Festival Tv Tupi - Encerramento da novela "O Direito de Nascer" e a história de Isaura Bruno como atriz negra!

Um comentário:

Marlene disse...

É, tem razão, as comunidades são fechadas, e ouso dizer que vão permanecer fechadas. Tem muita panelinha, você diz. Tem sim, digo eu. Eu acho que esse dia ao qual se refere, em que as pessoas se agregarão, se solidarizarão, etc., para melhor fazer algo, está um pouco longe de ser realizado. Não é uma visão pessimista da coisa, é realista, mas da mesma forma que HOJE sinto as coisas assim, tenho certeza que se modificarão na vida futura. Falas de teatro, falo da vida...mas a vida imita a arte ou a arte imita a vida?
As pessoas falam tanto sobre solidão, ser solitário, isolado, queixam-se sobre isso, dizem não suportar isso, e para melhor parecerem aos olhos do outro, dizem, convictos, estarem bem consigo mesmos...será? Em meia hora de conversa já descubro a verdade...kkkkk...sou meio bruxa...mas voltando ao raciocínio... Fica cada qual com seu sonho, seu desejo, sua alegria, sua tristeza, seu choro, seu gozo, ou seja, sofrem sozinhos e riem sozinhos, vivem masturbando-se psicologicamente e emocionalmente, é meio insano isso e, ao mesmo, tempo, querem companhia...Mas não conseguem tolerar o outro, não aceitam seu modo de viver, de pensar, de sentir, querem sempre mudar o outro seguindo seus próprios padrões de sentimentos, pensamentos e ações, e não o conseguindo se isolam, é melhor só do que mal acompanhado, dizem...Fico pensando, e as comunidades? Como vivem se somos muito diferentes uns dos outros? Então, tem como ser tolerante e paciente...hum, sei...
É, as comunidades precisam se estender e abrir a tampa de suas panelas...quem sabe construiremos essa grande comunidade a qual menciona? Aquela que Deus quer que nos tornemos e a qual Jesus espera, pacientemente, pelo nosso despertar? Ninguém, absolutamente, ninguém, chegará ao Pai sozinho, desacompanhado, chegará até Ele, só se for de mãos dadas com seu irmão.

Bom feriado a todos!