sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ESPÍRITO EM CENA - SÓ MUDA O ENDEREÇO!

Nosso ensaio de domingo quase foi em casa, na sala mesmo, porque ficamos sem as chaves do CJ e o salão do prédio estava alugado, a sala de casa juntamente com o corredor do andar seria nosso palco, mas tudo se solucionou e fomos para o CJ atrasados, entretanto com tempo suficiente para ensaiar. Conseguimos fazer corrido da cena 01 à cena 12 em 1h e 56 min., e faltam ainda passar as últimas 6 cenas. Ensaiamos com as músicas pela primeira vez para ter ideia como ficará para as apresentações. Falta mudar muitas coisas e limpar tudo que está demais.
A peça começa a tomar forma, a crescer, posso ver o que vai funcionar bem e o que precisa ser melhorado para que funcione. Os próximos ensaios serão bem puxados, trabalhar muito a interpretação que é o principal canal do ator, e ainda precisamos completar o cenário e o figurino. Tempo de estreia sempre é uma loucura, uma overdose de teatro sem limites, afinal é o momento de colocar todo trabalho de mais de 2 anos em cena, dois anos de pesquisa e leitura sobre a televisão, especialmente sobre a Tupi e os últimos meses em cima do texto e levantar a peça. Agora estamos na nossa fase final de tudo estar pronto, esta fase é a que pega mais, onde precisamos nos doar ao máximo para que tudo possa ser da maneira que sonhamos. “Nós Somos Encantados” está quase nascendo. Aguardem.
Na terça feira, eu e o Jeferson fomos ao CEU Feitiço da Vila para uma orientação teatral e ver um filme sobre o Grupo Galpão de teatro. O encontro com a Cecília foi excelente para ver outros caminhos e o quanto precisamos explorar mais em termos de teatralidade, abrir mais na comédia, dar mais ênfase a fantasia do teatro, o tempo de comédia necessário e que neste caso entra muito o físico, o corpo como ação, além de outras necessidades de que toda Cia teatral precisa, sempre estudar, sempre interagir, buscar novas linguagens, foi uma ótima orientação para vermos como é necessária a busca, o encontro de teatro para discutir temas, formas, objetivos. Ela disse que estamos latentes e precisamos explodir o que estamos guardando ainda como politicamente corretos, é necessário um pouco de provocação, de surpresas, de enlouquecer mais ainda. Mas que estamos no caminho certo, estamos para abrir esse processo. Pena que todo elenco não pode ir, contudo foi muito válido em todos os sentidos.
Em seguida assistimos com outras Cias de teatro o filme do Galpão, um grupo de teatro de Minas Gerais que começou como todos nós e conquistou seu lugar com um espaço próprio, conquistou um público, viajou para Europa para apresentações, percorreu o Brasil com seus espetáculos, passou por vários processos e até hoje é um grupo de produções e exemplo para muitos que fazem teatro. O importante que notamos no filme que mesmo com a fama eles não perderam a simplicidade, a humildade, isso não fez com que a vaidade deles subisse e se transformassem em apenas vitrine teatral sem conteúdo e objetivos firmes além do comercial. Sabem o que desejam, fazem e lutam com vontade para vencer. Excelente a história que é muito similar de todas as Cias, pelo menos o início, depois com certeza cada uma segue seu rumo dependendo de seus objetivos...
Tivemos uns 15 minutos ao final para falar sobre o filme e sobre cada Cia ali presente. Vimos então que todas tem os mesmos problemas, atrasos do elenco, lugar para ensaiar, interesse de todos, um ou dois fazem, o resto participa, a noção de grupo de teatro, de 10, dois são o grupo os outros 8 são integrantes simplesmente, ou seja, só muda o endereço, as dificuldades, o processo é o mesmo, precisa amar, ser apaixonado pelo teatro, ter uma vontade imensa, se jogar de cabeça para fazer acontecer e sair do papel o objetivo traçado, muita luta, garra, é pensar em teatro quase 24 horas para que ele entre em cena, é puxar todo mundo.
E sempre há uma seleção natural dentro de qualquer Cia, aqueles que continuarão, os que sairão, sempre haverá mudanças, transformações, isso faz parte de toda trajetória e com certeza estamos a viver esse processo em nossa Cia de mudanças, de escolhas, de projetos, muitas coisas virão ainda e muitas acontecerão, tudo se agita, tudo pede mudanças, trilhar caminhos mais abrangentes, maiores, concretizar objetivos. Estamos em mutação!!!
Aguardem novidades na Cia. de Artes Alma Espírito!!! Loucuras maiores em cartaz em breve!!!!

Som & Fúria!!!

Álbum Alma Espírito!!!

A velha doida dá seu show e faz sucesso!!!! "As Notas" no Recanto de Interlagos em 25/09/10!
Um momento de perdão e paz! Será??? "As Notas" no Recanto de Interlagos em 25/09/2010!

Da loucura a morte, da morte a dor... Família exemplar... "As Notas" no Recanto de Interlagos em 25/09/2010!

A mãe dedicada enlouquece e tudo muda... "As Notas" no Recanto de Interlagos em 25/09/2010!



"Vídeo Arte" - Festival TV Tupi - "O Direito de Nascer" novela apresentada entre 1964 e 1965!


"Vídeo Arte" - Information Society - "What´s On Your Mind +Walking Away -O que se passa em sua mente e Caminhando distante - O que trazemos em nossa mente e para onde vamos?

3 comentários:

Jeferson disse...

Nossa a Orientação com a Cecilia, foi nota 10, ela nos orientou, deu muitas dicas, foi otimo,acho que todos nos da Cia precisamos de orientações,
Bjosss

Jeferson disse...

E la nos discuitimos o que é realmente um grupo de Teatro,será que um grupo de 15,20,27,etcccc
é realmente um grupo.
O que é um grupo

Marlene disse...

Bons tempos! Coisa boa lembrar...trás um calorzinho,muito bom, no peito...essa música, curti muito.

Inúmeras coisas passam pela minha mente, mas só uma permanece o tempo inteiro.

Bom fim de semana!