sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ESPÍRITO EM CENA - TEMPO, TEMPO, TEMPO!!!

Nossos ensaios renderam muito nesta semana que passou, aproveitamos o feriadão e ensaiamos de domingo à terça. E que diferença faz ensaiar em dias seguidos, como o espetáculo cresce e conseguimos acertar cenas e interpretação mais rapidamente. Tudo vai tomando forma.
No domingo terminamos de encenar as últimas cenas que vai da 15 a 18, repassamos muitas vezes algumas cenas dentro das cenas, porque há várias situações dentro de uma cena inteira, a 15 que engloba as novelas da década de 70, tem reviravoltas, entrada e saída de personagens, tudo muito rápido e com sentimentos e emoções bem diferenciadas. Muitos detalhes a serem trabalhados em cada ator juntamente em cada cena, todos nós precisaremos de muita concentração, atenção em toda a peça. Marquei muitos pontos necessários nessas últimas cenas. Depois falamos sobre o que falta em nosso figurino, cenário, os acessórios e detalhes da divulgação, ingressos, cartazes, afinal tudo isso sai do nosso bolso e dinheiro....
Na segunda ensaiamos na sala de casa mesmo, e pela primeira vez passamos a peça toda ainda com todos lendo o texto. O tapete da sala foi o palco e que susto a peça na íntegra ficou cronometrada em 3 horas. Como fizemos um intervalo para o almoço, ficamos na seguinte situação, da cena 01 à 10 a duração foi de 1 hora e 40 minutos. Logo depois do recreio passamos da cena 11 à 18 tivemos a duração de 1 hora e 20 minutos, estouramos todo o tempo possível. Claro aqui conta a falta de texto decorado, o espaço, e tudo mais, contudo constatamos que “Nós Somos Encantados” está enorme. O que fazer? Bem no início pensei em até adiar a estreia deste ano para o outro, porém, eu não gosto de começar um trabalho em um ano para continuar em outro, corta, e quando volta parece que não fizemos nada, o melhor então é cortar algo, mas o quê? Primeiro é todos os atores estudarem o texto e decorar as falas, isso já corta tempo, outra é reduzir algumas cenas ou cortá-las por inteiro, um jeito temos que dar para que fique um bom espetáculo na medida certa. Bem ainda tínhamos o ensaio da terça para fazer ajustes e ver o que realmente deveríamos fazer, eu particularmente não gostaria de cortar nada. Contudo se não houver outra forma teremos que arredondar mais a peça. Agora é estudar muito o texto.
Na terça ensaiamos no salão de festa do prédio, a dança do espaço é natural para uma Cia de teatro, cada ensaio está em um lugar. O salão de festas já virou nossa sala de ensaio há muito tempo. Um espaço bom e que pudemos realizar mais do que nos outros dois ensaios. Comecei com aquecimento e peguei algumas cenas mais delicadas em ação e movimento de atores e marquei novos tempos, novas diretrizes e repassamos muitas vezes, antes pedi que cada um durante um minuto representasse a personagem que tem maiores dificuldades para interpretação para que trabalhasse o sentimento, o físico, emoção, deixar fluir, foi um resultado regular, nem todos conseguiram, outros ficaram no meio do caminho e alguns conseguiram deixar a personagem acontecer, normal no processo, mas preciso que todos sintam as personagens e façam elas viverem no palco. Como disse repassei os movimentos de certas cenas e então começamos o ensaio com o propósito de encurtar a duração.
O ritmo foi outro, a energia diferente, começamos no pique e novamente fizemos da cena 01 à 10 e dessa vez a duração foi de 1 hora e 20 minutos, 20 minutos foram cortados só no pique das cenas sem necessidade de cortes no texto. Parada para a barriga ser alimentada e voltamos para fazer da cena 11 à 18, e para nosso alívio fechamos em 59 minutos, cortamos 21 minutos e assim ao total ficamos com 2 horas e 19 minutos sendo que esses 19 minutos é texto lido, não decorado, quando todos nós estivermos com o texto na boca esses 19 minutos sumirão, assim espero. Ensaiar todos os dias faz uma diferença brutal em todos os sentidos, o tempo melhorou a interpretação de todos começa a ganhar mais ação, vida, a estrutura do espetáculo fica mais visível, no ensaio de terça deu para ver que “Nós Somos Encantados” funciona muito bem. E ainda tende a ficar muito melhor. Decidimos algumas coisas e todos nós nos comprometemos a estar com o texto decorado e afiado até dia 24 para que tenhamos tempo suficiente para ler e estudar todas as nossas personagens. Agora é ver o que falta para o figurino, cenário, detalhes e ensaiar muito nos próximos domingos, feriados, sábados para que dia 6 de novembro estejamos bons, no pique, no tempo certo.
Fico a pensar na peça todos os dias, nos detalhes nas mudanças que posso fazer na direção e como fazer os atores serem melhores em suas interpretações, vivo teatro mais do que 24 horas por dia, é pensamento corrente na alma, espírito vibra palco, personagens, atores, cenas, quanto ainda preciso fazer para que essa peça melhore muito, não paro de pensar em cada cena, em cada movimento, em cada detalhe, teatro toma conta do ser diretor em tempo integral, quanto a aprender ainda... Tenho muito chão para saber dirigir com maestria e saber tirar o máximo de todos os atores... Sempre olhar para frente, para os lados, para dentro de mim e de cada um, o olhar me dá respostas para muitas soluções que eu preciso, não estou sozinho, mas como diretor no meu habitat tudo corre somente em mim, só meu espírito sabe o que se passa entre eu o diretor e o espetáculo que está em geração...

SOM & FÚRIA!!!

Álbum Alma Espírito!!!


Quase todo elenco em cena... Que muvuca... Onde vamos parar??? Isso promete... "Nós Somos Encantados" dia 6 de novembro!!!!

Todas as gerações em cena!!! Tem personagem para todos e ainda sobra!!! "Nós Somos Encantados" em novembro!!!


"Vídeo Arte" - Festival TV Tupi - "Antônio Maria" novela de 1968, um grande sucesso de audiência!


"Vídeo Arte" - Taio Cruz - "Dynamite" - Dinamite - Nossa vida pode virar dinamite??? Onde vamos colocar dinamite? Em quem???

Nenhum comentário: