segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CRÔNICA DA ALMA - DIA DOS LOUCOS?

Hoje é dia dos artistas!
Podemos dizer que há variedades de artistas na vida. Há aqueles que literalmente fazem arte e há aqueles que fazem arte da vida ou vida em arte. Porque driblar a vida não á fácil. Precisa em alguns momentos ser especialista, um artesão de mão cheia e cérebro vivo para conseguir se manter de pé.
Mas por isso estamos aqui para aprender a sermos artistas vivendo, vencer os desafios, as piadas da vida, as loucuras diárias, a cada novo embate como artistas precisamos armar uma nova história, uma nova escultura, uma pintura surrealista, fazer um teatro.
Na vida real somos artistas o tempo todo, pelo menos aquele que luta pela sua vida, aquele que não desiste, não fica parado. Esse é artista da vida.
Agora aqueles que não lutam, que só se queixam, para eles a vida é uma tortura, este é um artista morto em vida, sem anseios, sem coragem, sem determinação, não ousa manchar a tela com tintas, vive na ecuridão artistica criada por si mesmo.
A vida é um grande palco, uma grade tela de pintura, uma partitura à espera das notas musicais, uma folha em branco que quer ser preenchida com uma história envolvente cheia de conflitos e aventuras, um concerto que precisa de seu maestro para viver, uma grande arte que espera a boa vontade de nós artistas.
A outra categoria é a que é artista na profissão, amador, sonhador, esse pinta por prazer, escreve por um sonho, atua por paixão, canta por impulso natural, dança pela vida, rege a orquestra para respirar, esculpe como se fosse Deus, dirige por alegria de conduzir vidas a um objetivo. Ah o artista não vive só neste mundo, ele está além do planeta Terra, está além dos “mortais”, o artista é imortal por sua natureza, por sua origem, pela sua obra!
É um ser persistente, teimoso, genioso, não se deixa vencer facilmente, adora desafios, nada pode ser tão fácil, porque não tem graça, ele gosta dos obstáculos artísticos para exercitar sua criação, criar soluções mirabolantes, ir além de sua capacidade.
O artista está sempre com o pensamento a sua frente, ele pensa em muitas coisas ao mesmo tempo referentes a sua obra, a sua arte, ele cria incessantemente na mente, muito nem é usado na prática, mas a mente do artista é uma turbina de produção onde tudo vai sendo colocado e classificado e escolhido para ser a obra que ele deseja fazer, a mente produz as imagens e algumas dessas imagens serão livros, peças teatrais, músicas, danças, pinturas, esculturas, filmes, novelas, concertos....
Ele é uma usina de criação. Perfeito? Talvez em sua arte sim, mas em sua vida muitos artistas ainda a trazem confusa, cheia de conflitos pessoais, manias, distúrbios, esquesitices, ele em muitas cenas está entre o bem e o mal, entre o equilíbrio e a desarmonia, entre a paz e a guerra interna. Serão os artistas loucos?
O que o artista busca? Nem ele sabe às vezes, apenas que a sua arte é sua vida, sua respiração, sua comida, seu sangue, seu coração e é por ela que ele fica vivo persistente na sua criação, na sua obra, o verdadeiro artista nunca desiste de viver, caminha com alguns tropeções, mas não para de andar para frente sem medo sem exitação, ele quebra barreiras que muitos não ousam quebrar para que todos possam enxergar além do horizonte e descobrir o verdadeiro sentido da vida, que é viver intensamente!!!
Dia dos artistas, um dia de comemoração, reflexão e descobertas!!!

Galera este sábado é nossa apresentação no Teatro do Colégio Paralelo às 20 horas com “Rascunhos” A peça 4 em 1!! Venham ver aqui em Santo Amaro, Rua Coronel Luis Barroso, 390. Teremos ingressos à venda no local no dia e quem quiser comprar antes pode se dirigir à Casa de Fabiano, Rua Luiz Arrobas Martins, 225, Veleiros, Interlagos, ou reservar pelo e-mail
teatromonteirolobato@globo.com R$10,00. Censura Livre!!! É esta semana galera, chegou, sábado, venham todos!!!

Pessoal mandem seus textos para a coluna de quinta, enviem suas fotos, peçam suas músicas!!!!
Nossa enquete terminou os resultados finais: Toto com 10 votos, Shakespear´s Sister com 8 votos e Whitney Houston com 2 votos.
E uma nova enquete foi pedida por nossa amiga Isabel Cristina, qual vídeo querem ver aqui: Bee Gees ou Elvis Presley? Votem em nova enquete!!!!

Semana de fazer artes galera!!!!

Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!!
Corpos e espíritos se separam e criam uma grande ilusão!!!!

Corpos em movimentos, quem é quem??? Todos em uma só ação!

Os corpos começam a ter vida e invadem o espaço!!!!

Os corpos não se mexem, mas falam mais que a boca!!!

Ensaio Teatro Colégio Paralelo, neste último sábado!!! Corpos ao chão e um espírito ao fundo!


"Vídeo Arte" - Toto - "I´ll Be Over You" - Eu esquecerei você!!! O que ou quem devemos esquecer??? O vídeo vencedor da enquete!


Um comentário:

Marlene disse...

Sou uma grande artista da e, na vida, dela sou protagonista.
Parabéns a todos os protagonistas DA VIDA! Que choram, que riem, que se descabelam, que sofrem, que "surtam", que gozam, que odeiam, que se enfurecem, que se indignam, que são racionais e emocionais, que filosofam, que são "ternurinhas", e que AMAM...AMAM...E QUE SENTEM SAUDADES!AMO VC!!!