quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PALAVRAS DO ATOR - QUADRILÁTERO PERIGOSO!

Sex and the City - Sexo, Amor e Traição

Há pouco mais de uma hora terminei de ler o maravilhoso livro Sex And the City escrito pela jornalista americana Candace Bushnell que inspirou a série homônima. Há pouco menos de 30 minutos recebi o convite de um grupo de amigos (típicos do circuito cool da paulicéia - assim como eu) para uma "sessão cinema" na casa de uma amiga nossa para vermos três filmes: O Diabo Veste Prada, Sexo, Amor e Traição e Sex and The City - The Movie. Apesar de já ter assistido aos três filmes decidi aceitar o convite e preparar minha agenda, mas uma coisa me deixou muito intrigado ao ver o livro Sex And the City em cima da minha mesa de centro... a história! Como a história contada pela Candace pode ser tão real e, ao mesmo tempo, tão imáginaria... na realidade apenas as personagens são (a rigor) imaginárias, e uma coisa que me chama ainda mais atenção é o elo do livro Sex And the City com o filme Sexo, Amor e Traição, então resolvi escrever este texto.
O que é sexo? O que é amor? E o que realmente é a traição? Quem ama trai? Até que ponto se tem amor no sexo e até que ponto se tem sexo no amor? Há um elo entre amor, sexo, paixão? Ao ler Sex and The City eu me vi dentro do típico cenário amoroso nova yorkino que, em sua grande maioria, se difere bem pouco do circuito amoroso paulistano. Você fica? Ficar quer dizer gostar? E o sexo? O sexo é proibido? Sexo é bom!?
O mais interessante nesta história toda de se desvendar não é o amor, não é a traição, não é a cidade... é o sexo! O sexo passou a ser não mais uma "consumação" do casamento ou um "modo de procriação" (como prega, em minha vista, erroneamente a igreja católica). Hoje o sexo só é proibido para os mais falsos puritanos, aqueles que não podem nem se quer ouvir a palavra "sexo" que já imaginam as mais inimagináveis posições do Kamasutra... Sexo hoje é casual! Se você quer realmente conhecer uma pessoa, transe com ela! (como diz Candace).
Mas e onde entram o amor, a paixão, a cidade e a traição? O amor é subjetivo, é fácil duvidar dele hoje em dia, afinal é quase impossível saber o que é amor numa metrópole como São Paulo... se você dá um abraço apertado numa pessoa já se confunde carência com paixão, amor... Eu não sei o que é amor própriamente dito! Não sei se já senti! Sei que já me falaram dele... Sei o que é a paixão! A paixão é mais fácil de descobrir... Você vê os defeitos da pessoa, não os aceita, mas os ignora até o momento que lhe for propício... a paixão é o coração ficar quente, a alma mais leve, você imaginar a boca da pessoa tocando na sua, as mãos da pessoa se entrelaçando nas suas... isso é a paixão! Mas agora vamos às vias de fato! O que é a traição? Quem ama trai? Trai! Quem ama trai, isso já está mais que provado! É necessário saber que, por mais errada que seja, uma traição pode acontecer devida a atração (muitas vezes) sexual de uma pessoa por outra (tanto homens quanto mulheres, fique bem claro!). Sexo não é amor! Sexo é uma paixão incontida! E o sexo é a "salvação" de todos numa cidade tão pós-moderna, tão grande e tão "rápida" como São Paulo. Não há tempo para amar, não há tempo para nos apaixonarmos... só há tempo para uma transa rápida e fim!
Muitas vezes já ouvi a seguinte pergunta: "Como amar, ter relacionamentos em São Paulo? Como manter um relacionamento?"
E a resposta é simplesmente: "Querida... mude de cidade!".
E como já é de praxe aí vai um vídeo como ilustração. O amor e o sexo traduzidos em forma de canção: Rita Lee em Amor e Sexo.
(Bruno Cavalcanti)

Esses três filmes são bem contemporâneos, assim como a série “Sex anda The City”. Mostram bem ao que chegou o amor???, sexo???, paixão??? Na verdade as pessoas banalizaram tudo, sexo, amor, paixão, virou um grande fast food os nossos relacionamentos onde a primazia agora é sexual. Sentimentos, muitos querem, mas não estão sabendo trabalhar com eles e nem se dão ao trabalho de conhecer seus sentimentos, tudo é uma grande piada na verdade.
Sim, porque no fundo todos procuram um relacionamento duradouro, onde o amor possa ser o ingrediente maior e verdadeiro. Por que há tantas pessoas sozinhas? Por não encontrarem alguém a quem possam amar e ser amados... O fast food resolve no momento, mas e depois? A solidão, o vazio, o ninguém??? Hoje se perdeu a paciência de encontrar alguém, de conquistar, de observar, chegar, se atrair não pelo corpo, mas pela pessoa em si, pelo seu espírito, sua alma, as pessoas transformam seus relacionamentos como se fossem escritórios de trabalho, hora marcada e tudo rápido porque precisamos ganhar tempo.
Tudo errado! O sexo não é o principal de um relacionamento, há muito mais que isso. Ele é um complemento da vida de duas pessoas, ele é a energia necessária a ser trocada entre dois espíritos, não é só para procriar, é para satisfazer as almas que se amam, se completam em sentimentos e aí chega o sexo como deve ser entendido. Não há hora para praticá-lo, nem dia, quando há amor ele acontece naturalmente sem atropelos.
Nós que acabamos com sua naturalidade, com sua energia que nos eriquece, hoje a jogamos fora com qualquer pessoa. Isso seria a paixão desenfreada, sem destino, sem objetivo, que nos perde em aventuras sem razão, sem emoção, sem sentimentos reais, porque a paixão é imediata, um fogo que acende e se apaga rapidamente e o nada fica, um vazio, também banalizamos a paixão.
Quem diz que não tem tempo para um relacionamento duradouro, para amar é porque na verdade, no fundo do seu ser não quer um compromisso, alguém, e aí vem a desculpa de que na cidade grande não dá, bobagem, é possível, pode acontecer e acontece quando nós desejamos e deixamos naturalmente acontecer.
Tanto é verdade que todas as personagens dos três filmes buscam o amor, alguém, e só ver a protagonista de “Sex And The City” busca seu compromisso e acha com Mr. Bing.
Traição é um campo onde todos se perdem pela busca de algo que não tem em seus relacinamentos, algo ilusório, fantasia, trair é se condenar, então não há amor, não há nada, melhor separar. Pura atração sexual? E perde-se muito mais porque o sexo é instantâneo, depois o que sobra? Trai a si próprio e não o outro!
É não é fácil o relacionamento humano entre dois, sejam mulher e homem, dois homens ou duas mulheres, é tudo igual, a regra é básica em todos os casos. Nós precisamos aprender a valorizar o que temos, a respeitar, a entender, a saber ter um relacionamento, ainda estamos no início, mas necessitamos melhorar nossos sentimentos e deixar tudo mais acontecer sem stress, sem medo, sem ansiedade, sem ilusão, não existe o feliz para sempre, mas a compreensão, respeito para sempre é o que devemos tentar e aí disso virá o amor, não o ideal, o incondicional, mas aquele que poderemos dar e doar ao outro, é trabalhoso viver junto, quem não quiser nem tente, quem quer, saiba dá trabalho e requer muita paciência, tolerância, resignação de algumas coisas, dividir a vida não é bolinho é um grande bolão, mas só não vamos banalizar, cuidado, ainda somos presas fáceis nas tentações...


Galera neste sábado dia 29 às 20 horas a Cia. de Artes Monteiro Lobato apresenta “Rascunhos” A peça 4 em 1! No Teatro do Colégio Paralelo localizado à rua Coronel Luiz Barroso, 390, Santo Amaro. Ingressos à venda na Casa de Fabiano, rua Luiz Arrobas Martins, 225, Veleiros, Interlagos. Teremos ingressos à venda na portaria no dia. Reservas pelo e-mail: teatromonteirolobato@globo.com Censura Livre! R$ 10,00!

Gente a enquete era entre Bee Gees e Elvis!!! Hheheh, agora tem outra? Hhaah. Entre Roxette, Tracy Chapman e Joan Osborne, votem!!!!

Galera amar, apaixonar, trair??? Onde nos encaixamos???




Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!!Patrícia se faz de tímida.... Quem conhece teu passado que conte sobre sua timidez!!!!
Maria Creuza uma moça tão inocente... Até parece!!!!!

Jeferson vai decolar... Para onde??? Ninguém sabe!!!!!

Janaína no seu momento programa de calouros, se acha.... Hheheh!
Júnior torce para alguma coisa... Não vejo a hora dessa peça acabar....


"Vídeo Arte" - Rita Lee - "Amor e Sexo" - O que mais gostamos amor, sexo, paixão, trair??? Fazemos isso???


10 comentários:

Luigi disse...

voto no Bee Gees.

Pelé disse...

Não há traição maior que a de um governante pelo seu povo!

Bee Gees.

SempreAprendiz disse...

Amar, apaixonar, trair. Pode ser “virtual”. Com o tema de hoje lembrei-me do espaço virtual chamado “orkut”. Em uma pequena tela abrimos o mundo diante de nossos olhos: uma tela em que encontramos velhos amigos, fazemos novos amigos, expomos idéias, pensamentos, trocamos informações, aprendemos. Afinal o desenvolvimento humano se faz entre muitos seres humanos. É da natureza do homem conviver para um bem viver.
Acredito que cada um de nós já protagonizou um momento de estar sozinho com um núcleo razoável de amigos, programas, passeios... quando se experimenta o “ser” prazeroso, livre, descontraído. Então, em um belo dia, encontramos um dito ou uma dita cuja que “aparenta” ser nossa cara metade e nos encantamos, nos apaixonamos.
Algum tempo passa e começam as cobranças: "Quem é aquele que te deixou recado no orkut?" "O que aquele(a) engraçadinho(a) tá querendo contigo?" E as brigas continuam até decidirem acabar cada um com o seu orkut, o vilão da história! Que emocionante prova de amor! Eu te podo... tu me podas!
Esquecemos que existem muitas formas de se amar. Amores virtuais e amigos virtuais podem ser saudáveis, se deixarmos que assim seja. Sabemos que a internet também é usada por pessoas mal intencionadas. Mas o contrário também é verdadeiro. Nossas mentes estão interligadas vibrando nossos pensamentos e atraindo pessoas na mesma sintonia. Afinal, atraímos aquilo que transmitimos.
Contatos que acrescentam não precisam necessariamente terminar em relações de traições. São universos distintos, diferenciados. A natureza elaborou o estado amoroso, a magia e o encantamento entre seres humanos. Nada pode nos enriquecer mais.
Básico é o respeito pelas escolhas da(o) parceira(o). Tenho presenciado esposas e maridos que se amam e que têm auto-estima suficientemente alta para respeitar esse espaço de cada um e suas amizades virtuais. Ledo engano vigiar a vida do outro, como se pudéssemos ter o controle. Quem quer trair, simplesmente, trai!
Somente livres somos verdadeiros! E afinal, porque ter uma só cara metade na vida? Somos um universo de muitas caras-metades e o orkut, numa era fast, é um modo de encontrá-las.

SempreAprendiz disse...

Bee Gees

Marlene disse...

Texto legal Bruno!

Sexo é tabu?

Paixão, amor e sexo(não necessariamente nesta ordem)= mistura mais que perfeita

Traiçaõ?=autoafirmação

Bee Gees

Jeferson disse...

Eu voto na Joan Osborne

Marli disse...

Eu voto no Bee Gees e tb na joan

katryobrian disse...

Ainda que a traição agrade, o traidor é sempre odiado

katryobrian disse...

Voto no Bee Gees e na outra a Joan

Anônimo disse...

Voto Bee Gees

Ótimo finds a todos!