sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ESPÍRITO É CULTURA - O INÍCIO, O FIM E O MEIO!

Há algumas semanas passadas fui assistir a peça “Noturno” da Oficina dos Menestréis com cadeirantes. Isso mesmo os atores usavam cadeiras de rodas em cena por serem portadores de deficiência física. Peça, música e dança uma mistura perfeita e os atores eram muito bons.
Não há limites quando queremos superar a nós mesmos e nossas dificuldades, aqueles atores no palco mostraram a qualquer um na platéia que podemos fazer muito mais que imaginamos. Eles venceram sua dura realidade, aprenderam a conviver com a deficiência e foram mais longe em seus sonhos.
Com certeza, assim espero, muitos do público devem ter saído do espetáculo refletindo sobre suas vidas, o que fazem, muitos acomodados com certeza, porque hoje em dia o povo anda com uma preguiça, com uma vontade, e aqueles atores deram um tapa em nossas caras dizendo: ACORDEM!!!
O movimento no palco, a sincronia de ações, a interpretação, pareciam que não usavam cadeiras de rodas por andarem no palco como se pudessem andar com as próprias pernas.
Fica claro para nós que não há limites quando queremos evoluir, crescer, nem intelectuais e nem físicos, basta querer e fazer.
A peça retrata a noite paulistana, suas personagens, acontecimentos, encontros e desencontros com músicas e danças e texto afiados. Foi um show de coreografia, movimentos, luzes e músicas, valeu a pena conhecer esse trabalho que só renova nossas energias para continuar, parar de reclamar da vida e fazer, deixar de lado nossas frescuras e crescer.
Se alguém depois de assistir essa peça ainda se achar limitado, incapaz, então não compreendeu nada!

O coral da Unifesp está apresentando o espetáculo “Os Afro-Sambas” de Baden Powell e Vinícius de Moraes com regência e direção musical de Eduardo Fernandes e direção cênica de Marcelo Lazzaratto. O coral além de cantar encena as músicas como um “teatro musical” com movimentos ritmados ao som de suas músicas. Este espetáculo traz para o público a história dos orixás, como surgiram, seus objetivos, e qual a relação entre nós e eles.
Um bom momento para tirar de nós o preconceito contra umbanda, candomblé e ver sua origem mesmo sem as intervenções humanas que criam aquilo que lhes favorece nas religiões e acabam por colocar como dogma. E ver que cada um segue aquilo que seu coração aceita e acolhe como verdadeiro cada um está onde precisa estar e não devemos nós julgar o que é errado ou não. Nosso discernimento tem grau suficiente para entender e saber se onde estamos nos faz bem ou não.
O espetáculo traz Iemanjá, Xangô, Ogum, Oxum, Exu e outros orixás que são cantados em prosa e verso musicados com harmonia e delicadeza. Saímos do espetáculo leves e querendo ouvir mais essas músicas que são fortes e chegam em nossa alma.
Este fim de semana é o último aproveitem, em cartaz no Teatro da Escola Paulista de Medicina na Rua Botucatu, 740. R$ 8,00. Sábado às 20h30min e domingo às 19h00. Censura Livre.

Hoje faz 20 anos que Raul Seixas partiu para o plano espiritual, independente de como foi sua trajetória aqui na Terra, ele foi um excelente compositor e cantor, além de muitas outras coisas, ele estava além do seu tempo em matéria de criações, fez o que tinha vontade, viveu a maneira que queria, partiu cedo, 44 anos, e devemos nos ligar nas boas coisas que ele deixou, os bons exemplos, isso é significativo. Poderia colocar aqui sua biografia, mas isso hoje muitos devem estar fazendo, resolvi então colocar seus pensamentos! Não farei comentários apenas reflitam!

"A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal."
"Ninguem tem o direito de me julgar a não ser eu mesmo. Eu me pertenço e de mim faço o que bem entender."
"Todos os partidos são variantes do absolutismo. Não fundaremos mais partidos; o Estado é o seu estado de espírito."
"Só há amor quando não existe nenhuma autoridade."
"O sonho do careta é a realidade do maluco."
"A desobediência é uma virtude necessária à CRIATIVIDADE."
"Ninguém morre, as pessoas despertam do sonho da vida."
"Quero a certeza dos loucos que brilham. Pois se o louco persistir na sua loucura, acabará sábio."
"Eu não sou louco, é o mundo que não entende minha lucidez."
"Somos prisioneiros da vida e temos que suportá-la até que o último viaduto nos invada pela boca adentro e viaje eternamente em nossos corpos."
"A formiga é pequena, mas elas são um exército quando juntas."
"De que o mel é doce é coisa que eu me nego a afirmar, mas que parece doce eu afirmo plenamente."
"Nunca é tarde demais pra começar tudo de novo."
"Há Homens que nascem póstumos."
"Que capacidade impiedosa essa minha de fingir ser normal o tempo todo."
"Antes de ler o livro que o guru lhe deu, você tem que escrever o seu."
(Raul Seixas)

Isso aí galera, mais um fim de semana povo, e aí vamos ficar em casa mofando ou fazer alguma coisa para movimentar essa vida??? Frio? Que frio??? Isso é psicológico, vamos esquentar nossa alma na vida!!!

Galera o que estamos esperando???


"Vídeo Arte" - Oficina dos Menestréis - "Noturno" Cadeirantes - Esta cena é do espetáculo de 2003!




Unifesp ´"Os Afra-Sambas" - "Canto de Iemanjá" Cena do espetáculo de 2008!


"Vídeo Arte" - Raul Seixas - "Maluco Beleza" - Todos somos malucos belezas???



"Vídeo Arte" - Raul Seixas - "Gita" - Somos o bem e o mal!!!

10 comentários:

Marlene disse...

AMO RAUL!!!! "Tente Outra Vez", meu hino, levo pra vida! Viva Raul, o Imortal!


"...Queira! (Queira!)
Basta ser sincero
E desejar profundo
Você será capaz
De sacudir o mundo
Vai!
Tente outra vez!
Humrum!...

Tente! (Tente!)
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!...

Bom fim de semana!
Bjss a todos

Francisco disse...

Aqui vou me entranhando e usando sem permissão este espaço. Mas, é que estou meio sem tempo e paciência para aguardar os caminhos da educação. Então, peço paciência de sua parte , atrevidamente edito um pequeno texto...

PARA MEU IRMÃO GUILHERME.
KARA VC FOI D+! VALEU!

Chovia como há muito não acontecia. Guilherme mantinha o semblante entristecido. Com o rosto colado a vidraça olhava fixo em direção ao mar. Mais um dia se passaria sem poder alçar vôo e flutuar em sua prancha de surf. Estava cansado daqueles dias todos obrigado ao recluso de seu apartamento, mas tinha que ser honesto em seus sentimentos, afinal ainda estava vivo e tinha o recurso de poder alçar vôo em sua mente. Então é o que faria... sonharia. Fechou os olhos ali mesmo. Ainda em pé, encostado à vidraça deu rumo ao seu desejo e sonhou acordado: de cabelo desalinhado e sorriso nos lábios abraçou sua prancha e correu para a areia que sentiu quente sob seus pés. Alcançou a água que estando morna naquele dia de verão aqueceu seu corpo causando-lhe sensação de acolhimento. Pensou: como sou feliz! Já a meio corpo entrado na água deitou sobre a prancha e com braçadas fortes impulsionou ambos, rumo ao horizonte. Ali, só, flutuando na imensidão do oceano volveu seus olhos para o ponto onde o mar encontra o céu e conversou com D’us. Perguntou por que e ouvindo a resposta se tranqüilizou, afinal D’us sempre sabe o faz e sempre o faz da maneira que deve ser. Ainda pensando na resposta que acreditava ouvira de D’us, sorriu e agradeceu. Na água permaneceu por longo tempo até que a luz do dia, suavemente, apagou o horizonte. Já retornando ao lar ouviu seu nome ser chamado e percebeu que seu irmão acompanhava seus passos. Alcançado por Francis, agora, os dois, lado a lado caminhavam rumo a casa. Em silêncio, mas unidos por amor único.
Guilherme abriu os olhos e sentiu na carne o úmido da água do mar como se lá realmente tivesse estado. Sentiu o sal em seus lábios. O calor em seu corpo. Os grãos de areia em sua pele. Devanear lhe trouxera vigor. Refizera suas forças.
Afastando-se da vidraça, sentou ao lado de seu pai que naquele instante dedilhava algumas notas musicais ao teclado e redescobriu a paz interior. Estava protegido. Sempre estivera, tinha certeza. Sentia-se seguro, amado e acarinhado pelos seus. Poderia fechar os olhos e enlaçado às asas de seu anjo amigo, finalmente, alçar vôo. Dizer Adeus!
Joseph Francis

OBRIGADO DIRETOR VC – TAMBÉM – SEMPRE FOI D+

Anônimo disse...

Videos do Noturno (cadeirantes) e Afro Samba, tive a oportunidade de assistir os dois. Bjos!

LEILA disse...

Olá Mario, tive a surpresa de ver voce comentando do espetáculo Noturno com os cadeirantes.Fui no mês passado´(18/07( +-) assistir com minha cunhada, minha sobrinha e meu marido, ali aprendemos muito mesmo e para minha cunhada que hoje está vivenciando esta nova fase , pois sua filha mais jovem sofreu acidente agora em Fevereiro/09 e ainda está sem seus movimentos ,mas a possibilidade de poder fazer tanto trouxe muitas esperanças a ela(s).Vale a pena prestigiar este grupo, passam muito bom ânimo à todos.
MUITO BOM!
Abraços Leila

Marlene disse...

Francis,

"Sorri quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos vazios

Sorri quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador

Sorri quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados doridos

Sorri vai mentindo a sua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz" Charles Chaplin

Deus contigo. Fica bem.
_________________________________

Gui, Eterno Amigo, vives em meu coração.

Cibele disse...

Toto

Raquel disse...

Voto no Shakespeare´s Sister

Madonna disse...

Sou maluca beleza, amo Shakespeare´s Sister

katryobrian disse...

Oi Mário tudo certo para Apresentação, voto tb Shakespeare´s Sister

Jacqueline disse...

Eu nasci há dez mil anos ...
E não tem nada neste mundo que eu não saiba ....

Raul Seixas, grande carinho tenho por ele, embalou minha infância, minha juventude roqueira hehehh demais++++ Gita eita divina canção...O inicio...o fim...e o meio...eu sou....

Francisco que linda mensagem ao seu irmão Guilherme, com certeza ele está em boas mãos, confie Deus sempre cuida de seus filhos com muito amor, shalon.

Hoje foi um dia maravilhoso, para mim, e desejo que ele (dia) possa ser a todos vocês.

besos